quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Os devaneios dos últimos dias...

Ouvi nos últimos dias as mais variadas teorias a querer empurrar o FCPorto para uma candidatura séria a vencer a nossa Liga, empurrando por consequência o Benfica para uma derrocada, considerando a nossa equipa como vulgar, acabada ou assustada e a verdade é que me tenho rido com tudo isto.

O meu caro amigo Miguel Guedes diz em plena RTP que o Benfica "jogando mal em Guimarães e sem a ajuda dos árbitros" não consegue ganhar e relança o campeonato, pois o FCPorto depende de si próprio. Os jornais corroboram da mesma parvoíce colocando em letras garrafais que o FCPorto "só depende dele" esquecendo que o Benfica alem de só depender dele ainda pode empatar em Coimbra e continuar a poder depender só de nós próprios e que o FCPorto dependeu dele mesmo até há apenas duas semanas quando perdeu em Barcelos. O sempre cómico e simpático Manuel Serrão diz que "obviamente vai ganhar à Luz", tal como Hulk já tinha dito aos microfones da SportTV quando empatou em Alvalade há várias semanas, e fechar o campeonato nesse dia 2 de Março.

As estatísticas por telefonemas neste programas de debate futebolístico são claras em apontar o FCPorto como maior candidato ao título - vá lá que o Benfica aparece em segundo lugar - e last but not least vejo alguns benfiquistas apreensivos quanto à conquista do título que já parecia entregue.

Primeiro é bom lembrar que no Benfica o título só se entrega quando matematicamente é impossivel ao FCPorto de fazer alguma das suas, e mesmo que eu e muitos critiquemos o que tem que ser criticável no nosso clube - e por isso somos do Benfica e não do clube ditatorial de nome FCPorto - nunca em nenhum momento deixaremos de acreditar na nossa equipa.

Vou repetir porque pode não ficar claro a quem me lê... Os benfiquistas não vão deixar de acreditar na nossa equipa em nenhum momento nesta época.

Eu sou dos que critico quando tenho que criticar, aplaudo o que tenho que aplaudir e acho que é assim que deve ser neste clube democrático, livre e de opinião aberta. Critiquei o Jesus pelas opções em Guimarães, mas nunca em nenhum momento deixei de acreditar que esta época é e será nossa.

E com que bases poderia eu deixar de acreditar? Numa época em que temos apenas três derrotas - Marítimo, Guimarães e Zenit -  que temos mostrado umas exibições de nível superior, que temos uma concorrência dum FCPorto medíocre, tenho que ter medo de quê? Do SCBraga? Do Vitor Pereira?

Do Janko que tem vergonha de escrever "Benfica" no seu post do twitter e depois aparece como virgem ofendida a zangar-se com os benfiquistas que lhe invadem essa mesma conta do twitter? Se queria celebrar a vitória do Guimarães que o faça e eu não vejo nenhum mal nisso. Bem pelo contrário. Nós celebramos as derrotas do FCPorto e os adeptos portistas têm todo o direito em celebrar as derrotas do nosso clube como melhor entenderem. Acho que deve fazê-lo mas que não tenha vergonha de escrever a palavra "Benfica" porque até eu que não morro de amores pelo novo clube deste Janko sempre trato o FCPorto com o respeito que o nome me merece e por isso a sigla completa em todos os meus textos - FCPorto! Vá lá Janko, não custa nada... B e n f i c a !

Mas ninguém vê que o FCPorto este ano, mesmo que até seja campeão - e milagres em Portugal existem mais do que deviam existir lá para os lados do Dragão - anda sem rei nem roque há meses e meses?

Então mas alguém tem dúvidas que esta nossa derrota em Guimarães é apenas um acidente de percurso que teria de aparecer mais cedo ou mais tarde, quando os do norte querem fazer deste resultado uma mega crise?

Meus caros amigos portistas, acalmem as passarinhas porque o Benfica está vivo e recomenda-se ao contrário do vosso FCPorto.

Mas os meus amigos do FCPorto motivam-se por ganharem ao ultimo classificado com uma exibição a roçar o sofrível ou só vêm o mal do vizinho e não vêm o que têm em casa?

Então mas este FCPorto que tem de ir à Luz, ao Marítimo, ao Nacional, a Braga, este FCPorto que já foi eliminado da Taça de Portugal, que tem de jogar outra vez na Luz para a Taça da Liga, que ficou em terceiro lugar num grupo da champions contra Apoel, Shaktar e Zenit, sendo relegados para a Liga Europa, que sofre seis golos do City em dois jogos e mais sete golos nos outros restantes seis jogos da champions - por acaso perfazem os mesmos treze que já leva sofridos em dezanove jogos no campeonato - mete medo a quem?

A sério, meus caros amigos portistas, digam-me a quem é que este FCPorto mete medo? Ao Benfica? ou ao Braga?

Andam todos espevitados com a hipótese do Benfica perder em Coimbra e perder na Luz no clássico do dia 2 de Março, mas mesmo que isso aconteça e com o score do FCPorto este ano, eu sairia do nosso estádio com esperança em ser campeão porque este FCPorto pode perder pontos em qualquer campo.

Andam todos a sonhar acordados em vez de pousarem os pés na terra e verem o que se passa ao seu redor. O Benfica está a lutar para ser campeão, leva dois pontos à frente de FCPorto e cinco pontos à frente de SCBraga, recebe os dois mais directos candidatos em casa enquanto o FCPorto vai a Braga e ao Estádio da Luz... Mais importante que tudo isto, o FCPorto é hoje, como tem sido toda a época, uma anedota, uma equipa frágil, até ridícula nalguns (muitos) momentos como ontem em Manchester. Apregoam que o resultado contra o City "é injusto, uma mentira" e eu que ia vendo o jogo já achava que ao intervalo já poderiam estar a perder por três ou quatro. Mas quem é que querem enganar?

Mesmo tendo apenas ido a um dos estádios dos primeiros cinco classificados - quando o Benfica já foi a quatro estádios desses mesmo cinco primeiros classificados - os do Porto sonham acordados e nem a derrota hoje por 4-0 (6-1 nas duas mãos) os desanima um pouco.

Pois bem, eu já disse que acredito no Benfica mas estou preparado para tudo o que possa acontecer nas próximas semanas e nos próximos meses. Acredito que no final o título será nosso, mas estou preparado para dificuldades. Agora o FCPorto não me tira o sono, porque eu vivo da realidade e não dos sonhos dos portistas que acham que a sua equipa vai ganhar os próximos onze encontros para a Liga...

Tira-me muito mais o sono a partida contra o Zenit porque ao contrário da Liga onde levamos dois pontos de avanço, na champions estamos a perder 3-2 e antevejo muitas dificuldades em passar a eliminatória. Se tiver que abdicar da champions para ser campeão este ano, pois que seja já no próximo dia 6 de Março. Ganhámos muito esta época na champions, temos o Gaitan e Javi Garcia no mercado se o dinheiro em Junho for um problema, temos os direitos televisivos a serem negociados e hoje a prioridade desportiva é sermos campeões. 

Sermos campeões, sermos campeões, sermos campeões. 

Nada mais importa e cerrar fileiras neste objectivo é a única prioridade, mesmo que a champions seja algo apetecível até porque vendo os resultados dos oito jogos da primeira mão, passar o Zenit seria algo importante...

Sabendo que Barcelona, Milão e Real Madrid estão apurados, temos o Lyon, Marseille e Basel com resultados muito animadores - ganhar por 1-0 é um resultado muito bom e o Benfica nunca foi eliminado quando consegue ganhar por esse score em casa - e o Nápoles com um pé nos quartos...

Ou seja, este até poderia ser o ano certo para com um sorteio simpático podermos sonhar com algo grande na maior prova europeia, mas eu prefiro neste momento esquecer de todo a champions e focar nos seis ou quatro pontos que temos que fazer nos próximos dois encontros em Coimbra e em casa contra FCPorto. Fazendo quatro ou seis pontos nestes dois jogos dá-nos uma vantagem de dois, de três ou cinco pontos sobre FCPorto - em qualquer variável - e isso será suficiente para encarar os últimos nove jogos da Liga com um espírito humilde mas positivo.

E termino com um aviso aos meus amigos portistas. Sei que sonham com as derrotas do Benfica em Coimbra, na Luz contra FCPorto e na eliminação do meu clube contra Zenit. Ou seja, no fundo vocês sonham que é possivel o Benfica perder cinco jogos seguidos - contando já com as duas derrotas em Zenit e em Guimarães -  e eu lembro-vos que o Feirense já vos tirou dois pontos este ano e mais que sonhar acordados com os outros, vocês têm de se preocupar (e muito) com a vossa própria equipa já este domingo contra os de Santa Maria da Feira.

Está tudo em aberto mas os vossos indicadores até agora são claros quanto às hipóteses de ganharem algo este ano!

Sonhem à vontade, mas não nos queiram meter medo com os vossos sonhos porque nós vivemos da realidade e para mal dos vossos pecados, a realidade é bem mais positiva para o nosso lado em toda a linha.

Estamos unidos e unidos ficaremos

Força Benfica
 

9 comentários:

Socio slb nº 218219 disse...

Gostei da analise, com a qual estou genericamente de acordo! Só não achei que a exibição do FCP em Manchester tenha sido má... Não sei se deveriam ter jogado tacticamente de maneira diferente, mas o FCP perdeu esta eliminátoria essencialmente em casa....

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro consócio 218219

Eu nao disse que a exibição do FCPorto foi má. O que disse é que não se podem queixar do resultado dizendo que é enganador ou uma mentira porque poderiam ter realisticamente e objectivamente sido mais.

A ganhar 1-0 aos 20 segundos, com a eliminatória em 3-1 e com um treinador italiano como acha que o City ia jogar? Em contra-ataque pois claro...

O contra-ataque acabou por ser sempre perigoso e a verdade, verdadinha é que se tivessem levado 6 ou 7 golinhos (que por bolas na barra, no poste e por falhas clamorosas dos avançados do City ficaram por marcar) não seria nenhum escândalo.

Obrigado pelas palavras e apareça!

Força Benfica

Tiago Rodrigues disse...

Espectacular post.

Quanto à discussão da exibição do Porto só tenho a dizer que 4 foram poucos para o que se passou. Andar a trocar a bola de um lado para o outro ou um ponta de lança fazer cruzamentos para onde devia estar a finalizar não mete medo a ninguém. Mas constrangedor para o Porto deve ser mesmo um City em gestão de esforço espetar 4. Tivessem eles apertado um bocado e tinha sido uma sacada das antigas.

Quanto a nós basta continuar o que temos feito. Estamos a fazer um grande campeonato e não temos de temer ninguém. Apenas ter atenção às manobras típicas do futeluso.

Carlos Alberto disse...

Hoje vim aqui através do 'Coluna...) e fiquei com uma duvida:

Já foi há tanto tempo que já nem me lembro mas...

Porque é que nunca trocámos links?

Abraço

Anónimo disse...

O Janko nao sabia era como se escreve Benfica,mas o Javi ja devia saber como se escreve FCPorto quando festejou no twitter a derrota do Porto.
No ano passado acreditavas que o benfica ia ser campeao quando eu dizia que ia ficar a 20 pontos.
Deixa la os portista sonharem, porque ainda te vou a aplaudir o Porto de pe,sem dares os parabens é claro.

Dylan disse...

Dou-lhe razão na parte teórica do seu post, aliás, espero que tenha razão, mas a parte prática é bem diferente. Não esquecer que estamos em Portugal e o mais estranho pode acontecer...

O Benfica Sou Eu disse...

Meus caros Tiago Rodrigues, Carlos Alberto e Dylan, muito obrigado pelos vossos comentários.

Em relação á troca de links com o Carlos Alberto diga me o que tenho de fazer porque eu tenho por norma trocar links com todos os colegas blogers.

Em relação ao anónimo portista que por aqui anda, tenho a dizer sem ironia que és sempre bem vindo e acho que já começamos a ter um diálogo aberto, honesto e apaixonado defendendo cada um a sua dama.

No entanto, sei que o ano passado preveste os "mais de 20 pontos de atraso do Benfica", mas depois de termos iniciado com zero pontos nas primeiras 3 jornadas, tenho que admitir que não foste grande "Zandinga" nas tuas previsões.

Acertaste, é certo mas não te vanglorizes por isso. Era quase pura matemática.

Em relaçao ao post do Javi Garcia no seu twitter que escreveu "Grande Dia" eu pergunto muito directamente o que é que isso tem a ver com "...ica has lost! Yuhhuuuu :-)))"

Eu acho que cada jogador diz o que quiser no seu facebook ou twitter e nao defenderei ou atacarei nunca ninguem por usar esses meios que sao pessoais.

O que critiquei foi o facto do rapaz nao escrever a palavra "Benfica". Só isso.

Já agora, onde é que escrever no Twitter "Grande Dia" num final de domingo pode ser provocador?

Aparece sempre

Força Benfica

Bruno Pereira disse...

Gosto do otimismo e da análise fria dos factos. Em futebol nada é linear e sinceramente, esse é a linha de pensamento que tenho, mas até tenho medo de pensar alto não vá o papa ouvir e mandar mais senhoras com linhas não lineares tratar de estragar aquilo que para nós parece ser o mais lógico e provável. O 33º.

Se quiseres trocar links, aqui fica o meu. O teu lá estará também :)
http://orgulhosamentelampiao.blogspot.com

Abraço,
Bruno Pereira

O Benfica Sou Eu disse...

Bruno Pereira

Já adicionei o blog "Orgulhosamente Lampião" aos blogs vizinhos!

Vá aparecendo que eu agora estarei mais atento ao seu blog também.

Força Benfica