segunda-feira, 23 de abril de 2018

É possivel ver benfiquistas a gozar a toda a hora com Rui Vitória? Isto está mesmo a acontecer ?

Acho deplorável a campanha que está a ser feita por muitos benfiquistas a Rui Vitória.

Acho inaceitável que isto possa estar a acontecer desta forma, quase concertada em alguns blogs, nas redes sociais, nos cafés, nas caixas de comentários de muitos jornais online, na TV e nalguns comentadores encarnados e adversários...

Rui Vitória é na boca dalguns destes benfiquistas o pior treinador do mundo, mas a pergunta que eu faço é em que se baseiam para dizer tal afirmação?

Qual é o facto real que sustenta a tese que Rui Vitória é o pior treinador que alguma vez treinou o Benfica? Porque razão vemos tantos entendidos atrás do teclado a gozarem com o nosso treinador?

Será que é só as más substituições no jogo contra o FC Porto?

Mas querem que eu enumere as dezenas vezes que Jorge Jesus falhou nos onze iniciais e nas substituições enquanto teve no Benfica?

Eu gosto de factos e números para provar as minhas teses no que a futebol diz respeito e os números provam que Rui Vitória tem feito um maravilhoso trabalho.

A semana passada falei do facto de termos perdido Ederson e termos substituído este candidato a melhor guarda redes do mundo com Varela e Svilar. Peço que não riam...

Falei também sobre a troca de Semedo por Douglas... Peço que não morram a rir.

Falei também da troca de Lindelof por Ruben Dias e da dispensa de Lisandro Lopez em Janeiro... Mas quem lançou Rúben Dias e apostou nele não fui eu nem os críticos de Rui Vitória, seguramente.

Falei também da troca de Mitroglou por Seferovic...

Também falei nas lesões de Krovinovic em Janeiro, Salvio em Fevereiro e de Jonas em Abril...

Tudo razões mais que suficientes para dar no mínimo o beneficio da dúvida a Rui Vitória, mesmo assumindo que as substituições no clássico lhe correram mal, mas isso faz parte do processo.

Vejo, leio e ouço pessoas a criticar Rui Vitória pelas substituições no Estoril e aí quem se ri sou eu porque estive lá no estádio e não vejo onde a equipa poderia beneficiar com outras substituições.

Vejamos o jogo do Estoril com números:

- Benfica tem 15 remates, 7 deles enquadrados, temos 39 bolas na área adversária e 59% de posse de bola.

Tirando os primeiros 15-20 minutos da segunda parte onde o Benfica andou a dormir como tem feito em cada inicio de segunda parte, o Benfica pode apenas queixar-se de si próprio e dos golos que falhámos.

Que culpa tem Rui Vitória dos golos que falhámos?

Que má substituição é fazer entrar Salvio para o lugar dum Cervi apagado?

Que má substituição é fazer entrar Seferovic para o lugar do Pizzi, metendo Zivcovic no meio?

Que má substituição é tirar Raul por Samaris nos últimos minutos?

Diz-se por aí que apenas Jonas tem disfarçado a péssima qualidade de Rui Vitória, mas a verdade é que partindo do principio que não ganhamos o Penta, o homem tem 48 anos e já leva no curriculum 2 títulos de campeão nacional, 2 Taças de Portugal, 1 Taça da Liga 2 Super Taças.

Isto são 7 títulos e ainda leva uma final da Taça da Liga com Paços de Ferreira, uns oitavos de final da champions e uns quartos de final da champions.

Este ano leva o título de ser o único treinador que fez zero pontos na fase de grupos da champions, mas com equívocos de Douglas, Gabigol, Filipe Augusto, Svilar e outros, difícil teria sido ser campeão europeu.

Quando tudo falha numa discussão sobre futebol os números ajudam-nos a perceber melhor tudo isto.

Primeiro falamos do investimento no plantel e na comparação contra Sporting.

O Sporting entre compras no verão e em Janeiro leva aproximadamente 45 milhões de euros investidos em novos jogadores e está 3 pontos atrás do pior treinador do mundo.

Na Liga Europa ganhou a Astana e a Pilzen - após prolongamento - e na champions league ganhou dois jogos a Olimpiakos e empatou um jogo contra a Juventus.

Na Taça de Portugal elimina nos quartos de final o Cova da Piedade, nos oitavos de final o Vilaverdense, na quarta eliminatória o Famalicão e na terceira eliminatória o Oleiros.

Na meia final elimina o FC Porto com um golo aos 87 minutos e nos penaltis após prolongamento.

Lembro que a final será contra o Aves que está a lutar para não descer...

Na Taça da Liga o Sporting empata 0-0 contra Marítimo, ganha 6-0 ao União da Madeira em casa e empata contra o Belenenses 1-1. Na meia final ganha ao FCPorto nos penaltis depois de empatar após os 90 minutos e contra o Setúbal ganha nos penaltis após empate no tempo regulamentar. 

Quem vê aqui as "maravilhas do mestre da táctica" não percebe nada de futebol, mas os números não mentem e no campeonato o Benfica tem:

496 remates contra 406 do Sporting - diferença de 90 remates.

- 138 remates na direcção do guarda redes contra 107 do Sporting - diferença de 31 remates

- 341 remates na grande área contra 268 remates do Sporting - diferença de 73 remates

- 77 golos  contra 60 de Sporting - diferença de 17 golos.

- 1647 bolas ganhas contra 1565 do Sporting - diferença de 82 bolas ganhas

- 49 assistências contra 35 do Sporting - diferença de 14 assistências

- 53 amarelos contra 63 do Sporting - diferença de 10 amarelos

- 64 defesas dos nossos guarda redes contra 80 de Rui Patrício - diferença de 16 defesas a mais de Rui Patrício

- 20 golos sofridos contra 21 do Sporting - diferença de 1 golo sofrido.

Vendo estes números entende-se que os 45 milhões de euros de investimento a juntar ao terceiro ano de experiência acumulada de de Jorge Jesus estão a dar muitos frutos desportivos nesta Liga NOS.

Quando falamos no segundo melhor treinador do mundo - Sérgio Conceição - os números são diferentes, apesar do FC Porto ainda ter menos um jogo contra o Setubal...

Então para os críticos do Benfica eis os números até hoje :

496 remates contra 499 do FCPorto - diferença de 3 remates a favor do FC Porto .

- 138 remates na direcção do guarda redes contra 124 do FCPorto - diferença de 14 remates

- 341 remates na grande área contra 357 remates do FCPorto - diferença a favor do FC Porto de 16 remates

- 77 golos contra 73 de FC Porto  - diferença de 4 golos.

- 1647 bolas ganhas contra 1613 do FC Porto - diferença de 34 bolas ganhas

- 49 assistências contra 48 do FC Porto - diferença de 1 assistência

- 53 amarelos contra 58 do FC Porto - diferença de 5 amarelos

- 64 defesas dos nossos guarda redes contra 56 dos guarda redes do FC Porto - diferença de 8 defesas a mais dos nossos guarda redes

- 20 golos sofridos contra 16 do FC Porto - diferença de 4 golos sofridos.

Isto tudo com apenas 1 milhão de investimento este ano e com 2 pontos de avanço sobre o Benfica e 5 pontos sobre o Sporting. 

Com estes números o que eu pergunto é :

- Mas como é possível que o Benfica com Pizzi a metade do que foi o ano passado, sem Krovinovic a partir de Janeiro, sem Salvio durante Fevereiro, Março e metade de Abril, sem Jonas durante todo o mês de Abril, com Varela, André Almeida e Ruben Dias no lugar de Ederson, Semedo e Lindelof , com Seferovic no lugar de Mitroglou vá acabar a época com mais pontos que o ano passado?

Alguém se perguntou como isto é possível?

Alguém se perguntou como foi possível ser "tri" e "tetra" sem ganhar um jogo ao FC Porto?

Alguém chorou por termos perdido esses jogos contra FC Porto sabendo que fomos campeões no final?

Se calhar quem chorou esses jogos contra o FC Porto são os mesmos que agora são muito espertinhos, muito intelectuais e muito cobardes a dizerem mal de Rui Vitória a cada minuto... 

Volto a dizer que esta época foi a mais mal preparada de toda a nossa história recente e os adeptos do Benfica perdem tempo a criticar Rui Vitória que tentou e vai tentar tudo o que for possível para ajudar o Benfica a conquistar o Penta?

Criticar Rui Vitória, gozar com Rui Vitória, fazer chacota do nosso treinador nesta altura depois de tudo o que se diz nos jornais desde Julho de 2017?

Mas esta gente está doida da cabeça?

Mas alguém pensa em despedir Rui Vitória quando a direcção decidiu não investir um euro no plantel?

Mas alguém pensa em despedir Rui Vitória e colocar outro treinador nesse lugar?

Mas alguém está mais preparado que Rui Vitória  para colocar em prática o projecto de aposta na formação?

Mas alguém entrará no Benfica sabendo que a equipa vai ser outra vez a mesma mas sem Grimaldo, talvez sem Ruben Dias e sem contratações de peso como fizeram no tempo de Jorge Jesus?

O que Rui Vitória necessita é de ganhar os 3 jogos que faltam, garantir o segundo lugar e esperar que um qualquer milagre possa acontecer nos jogos do FC Porto, mas se não acontecer esse milagre e o Benfica empatar em Alvalade conquista o segundo lugar, fazendo 84 pontos.  

Repito... O Benfica faz 84 pontos se empatar em Alvalade e fará 86 pontos se ganhar lá.

Como é possível que alguém diga tão mal do nosso treinador?

Coloquem um bom guarda redes na equipa, um magnífico defesa direito, um bom defesa central, um maravilhoso defesa esquerdo, um bom substituto trinco para lutar com Fejsa pela titularidade, um extraordinário jogador no lugar de Pizzi, um muito bom avançado para competir com Raul e Jonas pela titularidade e depois digam-me no final da próxima época se Rui Vitória é bom ou mau treinador. 

Até lá, com este miserável e desequilibrado plantel que temos desde Julho 2017 o que Rui Vitória fez no campeonato até agora foi um autentico milagre

As pessoas que estão gratuitamente a rebentar com o nosso treinador deviam ter vergonha, mesmo que o nosso lugar daqui a três semanas seja o anunciado terceiro já proclamado por todos em Dezembro de 2017.

Força Rui Vitória 

Força Benfica


16 comentários:

Anónimo disse...

Por fim vejo alguém falar de Rui Vitória com orgulho nele, como eu.
Dá raiva ver alguns blogs, já que parecem mais anti Benfica do que Benfica.

F.L. disse...

A crítica que faço a Rui Vitória é baseada no que acabas de frisar. Devia ter dado um murro na mesa e exigir jogadores de qualidade. Nesse sentido Rui Vitória é corresponsável pela época menos conseguida. Veremos o que a próxima época nos reserva, mas temo que iremos ter mais do mesmo. E espero que desta vez Vitória não se fique...

Zé Tó disse...

F.L. isso é muito bonito de se dizer, mas extrapolando essa situação para o mundo empresarial quantos fazem isso nas empresas em que trabalham como chefias? É que no futebol ainda é mais complicado, porque nas empresas os subordinados se não produzem são demitidos, no futebol a maioria são meninos mimados que se não lhes apetecer não jogam, mas continuam a receber os ordenados, muitas vezes milionários! Mas a culpa cai sempre no treinador. Já agora coloco outra questão, será que o JJ só dá murros na mesa para ter melhores jogadores, porque fica apertado por receber o que recebe e depois não consegue justificar o ordenado que lhe pagam?

É que o RV em 2 anos, por muito menos dinheiro, fez o mesmo que o outro nos dois anos antes.

Unknown disse...

Claro que é possível e é óbvio que está e irá sempre acontecer. São os que eu apelido de adeptos do SLBotabaixo.

Zeca Diabo disse...

Já enche essa conversa de estarem sempre a tentar enxovalhar o Rui Vitória, parece que o homem tem de fazer o dobro dos outros e mesmo assim ninguém lhe dá mérito.
Lembro os mais distraídos que jj (o último termo de comparação que temos), só por uma vez fez mais de 80 pontos no campeonato!!!!



lawrence disse...

Um TREINADOR de futebol, especialmente nos clubes de média alta dimensão, com pretensões de serem campeões nacionais, tem uma palavra final a dizer sobre a construção do plantel.
Já os TREINADORES da Taça UEFA para baixo "papam" a comida que presidentes contadores de tostões e pedintes de empréstimos lhes põem na mesa!
Considerando o atrás dito, onde pões o Rui Vitória, companheiro?
Isto é tudo um jogo de equilíbrios e se o Benfiquista Rui Vitória não tem "tomates" para exigir condições claras para lutar pelo caneco e para ter uma boa prestação na Europa, aceitando o que lhe põem no prato, será que é um TREINADOR à altura dos pergaminhos do nosso GLORIOSO?
Ou é apenas um "yesman" que tanto pode estar a treinar o Benfica como o Marítimo?

Inês Lima disse...

O nosso treinador tem um gabarito que é intocável! Quando ganha, quando perde, sempre um Senhor!
Quanto ás suas competências técnicas e profissionais, entendo que ele não precisa de advogado.
Bem haja,Rui Vitória, por me representar, à altura do meu orgulho de Benfiquista,e Obrigada.
Sempre Presente

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Lawrence lembro te que o Sergio Conceiçao é tao "Yes Man" como o Rui Vitória e aceitou uma equipa sem um minimo de investimento.

Sao exactamente as duas equipas com investimento mínimo que estão mais perto de serem campeões em Portugal e foi isso que eu tentei escrever no texto.

Pelo contrario ha um treinador que ganha o dobro de Sergio Conceicao e Rui Vitória juntos que exigiu um plantel de 45 milhões de investimento e pelos vistos não será campeão seguramente.

Se sonhas com treinadores a ganhar 8 milhões por ano e investimentos de 45 milhões de euros/ano para ganhar Taças da Liga e Tacas de Portugal lembro te que o ano passado ganhou o Moreirense de Inacio a Taça da Liga e tambem te lembro que o treinador que não serve para o Benfica tambem ganhou ao Mestre da Tactica uma final da Taça de Portugal.

Ambos tinham orçamentos mínimos!

Vamos deixar-nos de guerrinhas sem jeito nenhum e focar no que é importante - ganhar os 4 jogos e tentar que a nossa direcção e equipa tecnica reforcem o que tem de ser reforçado.

Força Benfica

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Aceito o que escreves, mas o 4.4.2 de RV é assustador, é uma coisa sem ideias, ao fim de 3 anos insistir nisto é surreal. O facto de respeitar a pessoa e o trabalho que realizou até aqui não deve impedir-nos de observar essa realidade, até ao 4.3.3 o nosso Benfica era um horror, terror esse que voltámos a ver nestes últimos jogos em que ele avança em desespero para esse 4.4.2 sem uma ideia de jogo objectiva e avassaladora, desculpa-me mas isso é inacreditável, pode ser para ti uma coisa normal, mas para mim é bizarro.

Frank disse...

Exatamente como diz Benfica sou eu ,e como dizia um antigo nosso treinador salvo erro o falecido Mario Wilson sem ovos nao se pode fazer uma boa omelete,acho que muito tem feito Rui Vitoria com o plantel que tem a sua disposicao e com tantos azares com jogadores importantissimos como disse e bem,mas faltou acrescentar que tanto Sporting e FCP jogaram com tudo este ano um investio o outro atirou-se ao Benfica com emails e toda a porcaria possivel para nos afastarem do penta, entre Benfica e o Sporting nos separam 3 pontos mas se nao fosse o VAR os lumiarenses estariam bem mais atraz e Quica os fruteiros tambem tudo valeu para nos afastarem do penta e mesmo assim falarem mal do Rui Vitoria e crime, mas o penta ainda e possivel claro que e mas que esta dificil la isso esta.

ChakraIndigo disse...

Amem!

Viva o Benfica!

José Rama disse...

«NÃO É SÓ LANÇAR A EQUIPA EM CAMPO, HÁ QUE LIGÁ-LOS E DAR-LHES UMA IDEIA DE JOGO» - GUARDIOLA

joão carlos disse...

isso do rui vitoria ser o pior treinador ou sequer mau é um exagero, alias dos mesmo que se calhar dizia noutras altura que era o melhor a treinar em portugal.
mas isso não impede de ver que rui vitoria tem vários defeitos alias sempre os teve.

a minha opinião sempre foi a mesma não era a minha escolha porque achava que precisávamos de mais e que não ia resolver o grande problema que tínhamos com o outro que era falhar nos jogos de mais importância, o que infelizmente sempre se verificou.

mas mesmo na tua analise ao quereres defender rui vitoria apontas o seu maior erro que é das duas uma, ou falha rotudamente nas escolhas que faz, ou então come com todo o lixo que lhe dão e algum até nós simples adeptos víamos que alguns não iam resultar.
já agora não falaste na aposta do rui num filipe augusto que nunca ninguém percebeu.

existem ciclos e o do rui claramente acabou porque o que ai vem, que será mais do mesmo que tivemos este ano, claramente não é indicado para as qualidades dele.

já agora virmos queixar das lesões não faz sentido elas existem e vão continuar a existir e para isso é que tens um plantel, que deve de ser de qualidade e equilibrado, coisa que não foi este ano, e não apenas onze jogadores.

por fim a comparação com ou outros é ridícula porque o que é que ou outros nos interessam, que nos serve não sermos tão maus como os outros se formos maus, como se viu na liga dos campeões, até porque o nosso clube felizmente fez-se grande porque quis sempre ser melhor e não apenas não ser tão mau como os outros.

fvbd disse...

óptima análise-

troza disse...

Enorme post!

Fantástico!

E sem falar que, apesar de tudo, alguns acertos na arbitragem (que seria de esperar com o VAR) e estariamos na frente... apesar de tudo!

A ingratidão no Benfica paga-se caro...

Pulpus Corruptus disse...

Quem afirma que o Rui Vitória é um "Yes Man" é um idiota, porque não sabe do que fala. Não estando dentro da estrutura do Benfica, só se isso acontecesse é que poderia falar sobre essa questão com conhecimento de causa. E só se deve opinar quando se sabe do que se fala.

Ao não saber do que fala, porque é impossível saber o que se passa, não conhece as pessoas nem o que se passa nas reuniões entre técnicos e direcção, estará de má fé, isto é, a vontade não é apenas de criticar mas também de dizer mal da pessoa e da administração do Benfica, com LFV à cabeça (ditador), e por isso no meu dicionário essa pessoa não passa de um idiota.