sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Quique 1 - Bento 0

Não gostei nada das palavras de Paulo Bento na conferência de imprensa que antecedeu o derby. Paulo Bento tem uma equipa coesa, consolidada, com vários anos de trabalho e vai na liderança do campeonato. Vai defrontar um Benfica em construção, com castigados, por vezes inseguro mas com vontade de mostrar outros resultados. Joga no campo adversário e por isso mesmo devia ter dado o favoritismo ao Benfica. Agradeço que não o tenha feito, porque foi um erro de palmatória.

Há coisas no futebol que nunca mudam e Paulo Bento tem obrigação de saber isso mesmo. Os clichés do futebol existem, para se utilizarem nestes jogos e quem quer fugir dos clichés tem de estar preparado para essa difícil barreira de "mindgames" como Mourinho faz de forma soberba.

Quando Paulo Bento assume que vai ao Estádio da Luz para ganhar e "aumentar a vantagem" quer dar moral e confiança aos seus jogadores - até aqui entendo. Mas a verdade é que manda a prudência, nestes casos, utilizar a linguagem do politicamente correcto como "vamos defrontar uma grande equipa"; "temos de respeitar a equipa que joga em casa"; "há 50% de hipóteses, estamos confiantes, mas o factor casa nestes derbies pesa". Alguns clichés habituais no futebol que Paulo Bento de forma corajosa mas naif resolveu não utilizar.

E seria tão fácil utilizá-los porque a verdade é que o líder é o Sporting, vai jogar fora e por isso devia ter metido pressão no Benfica. Não o fez.

Quique respondeu umas horas depois de forma sublime. Diz ele que:

- "quer ver uma «grande resposta» dos seus jogadores no “derby” com o Sporting, que, na opinião do técnico espanhol, opõe «um projecto consolidado e outro em construção». Um deslize no embate de sábado não compromete as aspirações dos encarnados, porque, frisa, «a Liga não se decide em Setembro».

Paulo Bento lembrou, esta sexta-feira, que o Sporting não perde no Estádio da Luz há três épocas – a última derrota remonta a 2004/05 (1-0), a que se seguiu uma vitória (1-3) e dois empates (1-1 e 0-0).

Quique Flores responde de forma magistral afirmando:

- «Prefiro o caminho da humildade e não andar de peito feito. Sendo humilde é mais fácil as coisas saírem bem», acrescentando que «as estatísticas dizem-me pouco, estou cansado de as quebrar».

No final e como bom gentleman resolveu valorizar as qualidades do Sporting afirmando que se trata duma equipa «que gosta de jogar bem», mas que tem «virtudes e defeitos». «O Sporting sabe como joga. Não depende de um ou outro jogador, vale pelo colectivo».

Sempre disse aqui que temos treinador de futuro - caso Quique aqui queira ficar - e só espero que os resultados apareçam para tirarmos todas as dúvidas sobre se este é ou não o timoneiro certo para a grande Nau que representa o Glorioso.

Para terminar, e agora que Quique ganha na guerra de palavras, espero que os jogadores entendam que estas palavras de Quique - "prefiro o caminho da humildade" - não são mais nem menos que um aviso à navegação, reforçando a ideia que amanhã só com suor, força, determinação, raça e vontade podemos ganhar os três pontos. O jogo bonito que fique para os Romagnolis, Moutinhos, Rochembachs e Derleis desta vida...

Força Benfica

Sem comentários: