segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Os cães ladram e a caravana passa...

No último post escrevi num dos parágrafos finais que:

"Neste momento, só nos falta regularizar a nossa performance com vitórias. Não interessa tanto sentir o pulso das exibições. Lutem pelas vitórias, por esses 1-0 que fazem campeões, por essas últimas defesas ou golos no último minuto que nos dão pontos que nos permitem sonhar e chegar ao Dragão, pelo menos, a 1 ponto do líder."

Sabia bem das dificuldades que iríamos ter contra Sporting de Braga e também sabia que a grande exibição que todos esperavam, não iria aparecer este domingo - por várias razões e a principal é que ainda não acredito em milagres...

Sabia que o Benfica tinha que lutar, lutar e lutar para ganhar o jogo e que isso neste momento da época é a única coisa que conta.

A última defesa de Moreira no canto que antecedeu o final da partida foi exactamente a tal "última defesa que nos dão pontos que nos permitem sonhar" e acreditar que podemos ser campeões. Moreira sentiu o mesmo e ficou no chão uns segundos a pensar exactamente no mesmo.

Podemos ser campeões. Ninguém de bom senso nunca o duvidou, mas agora parece-me claro que podemos ser campeões. Já disse que a próxima série de encontros - todos no Estádio da Luz excepto o jogo em Belém para o campeonato - é fundamental para podermos encarar os jogos de Dragão e Alvalade com a confiança que normalmente acompanha quem lidera.

Parabéns a todos pelo regresso merecido, por mérito próprio e por nenhuma oferta de árbitros ou de árbitros assistentes, ao primeiro lugar do campeonato.

Eu não falo de árbitros, não gosto que os nossos jogadores falem ou discutam com árbitros - neste particular Aimar ontem enervou-me bastante - não gosto de ver Quique a falar de árbitros e se alguém deve falar de árbitros Rui Costa e Luís Filipe Viera devem ter a palavra.

Ontem o golo de David Luiz foi irregular. É um facto. Roubo?? Não... Nem pensar... É um erro normal na confusão dum livre e que o árbitro assistente julgou mal.

Quique no fim diz que não falava de árbitros mas todos sabemos que falou de árbitros no final do jogo contra Nacional e a razão pela qual o critiquei - como o criticarei cada vez que ele falar de árbitros - é porque sei que no futebol o erro na arbitragem faz parte do jogo. Umas vezes a nosso favor outras vezes a favor dos nossos adversários.

Ver os "cães verdes e azuis a ladrar" é algo que me parece surreal. Um dos "cães azuis" para justificar o empate na Trofa veio falar do jogo do Benfica na conferência de imprensa desse mesmo empate com Trofense. E os adeptos verdes onde eu incluo obviamente Jorge Jesus não se lembram do penalti não assinalado de Postiga sobre Meyong - aparentemente nesse jogo a arbitragem para Jorge Jesus não foi escandalosa.

Eu não gosto de falar de árbitros porque acabamos sempre a contar os pontos perdidos e ganhos à conta dos árbitros, mas no final de tudo o campeão é campeão. Nunca vi ninguém retirar um título de campeão a alguém porque na oitava jornada um penalti foi mal assinalado ou porque um fora de jogo que deu golo foi anulado.

Por isso digo que "os cães ladram e a caravana passa". A nossa caravana vai em primeiro lugar porque é obviamente um lugar merecido. Quem empata com o Trofense em casa não merece ser primeiro, e o Benfica só não está mais distanciado por motivos óbvios e que se prendem com as arbitragens. Por isso admiro a coragem de alguém de cor verde ou azul falar de árbitros nesta época. Sinceramente admiro-me, porque essas pessoas comunicam-me nesse momento que a sua inteligência é abaixo de zero. Alguém que ouse colocar em causa o primeiro lugar do Benfica porque na confusão da área o fiscal de linha não vê um fora de jogo ou um hipotético penalti posterior de Luisão, só pode ser uma pessoa pouco inteligente.

Eu sei que vão existir erros de arbitragem ao longo do campeonato e muitos deles vão existir porque não há condições para arbitrar melhor. O ambiente criado ao senhor Paulo Baptista pelo árbitro Pedro Henriques e pelo árbitro Vasco Santos que apitou o jogo contra Setúbal, não foi o melhor. Os últimos jogos do Benfica na luz tiveram condimentos de um qualquer filme surrealista.

Ao minuto 79 do jogo com o Setúbal, há uma falta sobre Reyes que devia expulsar Sandro que o árbitro não assinala, a bola sobra para Ruben Amorim que segundo o árbitro estava fora de jogo (mas não o assinala logo), que centra para Suazo fazer o 3-1.

Que faz o árbitro? Anula o golo, marca falta sobre Reyes mas não expulsa Sandro. Eu estava a ver o jogo num canal internacional e o comentador em inglês disse que nunca na sua vida tinha visto nada assim. Nem eu... Mas como o Quim teve uma infeliz jogada, não falámos mais na tal jogada escandalosa que ainda hoje deve ser lembrada por esse comentador inglês como a coisa mais surreal que ele viu num estádio de futebol.

Passados umas semanas o árbitro inventa um novo conceito de mão na bola contra Nacional e não contente, expulsa Nuno Gomes no túnel sem que ninguém saiba ainda hoje porquê...

Posto isto, os três árbitros que hoje entraram em campo estavam pressionados? Mas por quem? Pelos seus próprios colegas que com erros de catedral lhes meteram muita, muita pressão. Não pelo Benfica ou pelos seus jogadores nem pelos seus técnicos. Simplesmente pelos seus brilhantes colegas de arbitragem. Depois este Baptista, que também num jogo entre Belenenses e FCPorto validou um golo a Postiga com fora de jogo de dois metros - quando Jorge Jesus liderava a equipa Belenense - só é mau árbitro quando falha com o Benfica.

Meus caros, o Benfica é primeiro com toda a justiça e sei que até ao fim do campeonato iremos ser beneficiados e prejudicados em vários jogos. Como provavelmente o FCPorto e Sporting também serão. Por isso digo e repito, que a questão dos árbitros é a desculpa sempre certa para desculpar o que fazemos mal em campo.

E o que fizemos hoje mal em campo? Falhámos um penalti que teria colocado um ponto final em toda esta discussão estéril de beneficiado ou prejudicado.

"Os cães ladram e a caravana passa". Somos primeiros porque merecemos e espero que consigamos manter este lugar até ao jogo no Dragão, onde consolidaremos essa liderança de forma inequívoca. Para os jornais que a semana passada rejubilaram com os títulos combinados de "Ano Novo - Líder Velho" penso que o deveriam ter recuperado esta semana. O único líder incontestado e natural deste campeonato até este momento é obviamente o Benfica e sem ser faccioso, quem não vê isto com claridade tem problemas de inteligência. Neste caso, ou se tem ou não se tem.

Considero-me uma pessoa inteligente e sei que neste momento somos líderes naturais, de forma merecida e incontestável.

Força Benfica

2 comentários:

Anónimo disse...

A Gloriosa blogosfera continua a crescer:

- Mais de 200 blogues Benfiquistas
- TV com vídeos do Benfica 24/7
- Escolha de vídeos "on-demand"
- Contacto entre Benfiquistas no "Chat"
- Possibilidade de colocar a TV no blog através de "Embed"
- Notícias oficiais do Benfica actualizadas
- Acesso a artigos do jornal O Benfica
- Acesso a artigos da revista Mística
- Notícias sobre o Benfica actualizadas
- Notícias sobre o desporto actualizadas
- Logos para blogs

Gloriosasfera
http://gloriosasfera.blogspot.com

De Benfiquistas para Benfiquistas

Anónimo disse...

É mais um coitadinho!!!

sofres da cegueira bacoca ou saloia, coitadinho, quando é que és operado???

até meteis pena!!!