segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Pensar Positivo

Eu sei que estas derrotas custam, também sei que nos últimos 7 jogos, apenas ganhámos 1 - Olympiakos (5-1), Vitória de Setúbal (2-2), Marítimo (0-6), Leixões (0-0 e 5-3 nos penaltis), Metalist (0-1), Nacional (0-0) e Trofense (2-0) - sei que a equipa anda sem atitude, sem carácter e sei que andamos todos a tentar arranjar culpados quando apenas devemos acreditar e pensar positivo.

Não pensem que o meu texto vai ser macio, mas quero copiar e colar algumas das palavras por mim escritas num texto que publiquei aqui no passado dia 10 de Julho 2008. Podem ler essas palavras na íntegra mas eu assim mesmo copiarei as partes que são oportunas relembrar nesta fase:

"Que o Quique mantenha a postura que demonstrou neste arranque e que o Benfica consiga definitivamente manter-se no topo até às ultimas jornadas onde realmente se decidem os campeonatos. Mourinho dizia numa entrevista há umas semanas que é comum o Liverpool desistir do campeonato para se focar com tudo o que tem na Champions League. Se eu pudesse dizer algo ao ouvido do Quique Flores dizia-lhe o oposto. Desiste de tudo o resto e aposta tudo no campeonato, com postura de prudência focando e lembrando o tal quarto lugar do ano passado para baixar a expectativa que possa existir ou para afastar fantasmas aquando das derrotas; preparar os adversários para um Benfica em crescimento, mas a médio-longo prazo e mais importante preparar os nossos adeptos para apoiarem sempre independentemente da classificação ou das derrotas/empates que possam ir surgindo. Penso que o Benfica pode ter um ano feliz, se for calmo e prudente em toda a linha. Que o Porto se apregoe como principal candidato, que o Sporting se vanglorie das suas contratações e das suas permanências e que se auto proclamem também eles candidatos. Nós deveremos correr por fora, tendo em conta que Porto e Sporting mantêm mesmos treinadores, mesmas rotinas, entrosamentos definidos e o Benfica muda tudo ou quase tudo. O campeonato. O campeonato senhor Quique Flores, mas devagarinho para não darem por nós."

Num post seguinte - mais concretamente a 22 de Agosto - falo da euforia que se estava a criar à volta da nossa equipa e lembrava que :

"Disse aqui no blog há umas semanas que iniciar o ano 2009 com 2 ou 3 pontos atrás do primeiro classificado seria algo muito positivo. Hoje escrevo-o novamente e sei que para chegar a esse objectivo temos que encarar cada jogo como uma final. Esta máxima é um cliché que ouvimos todos os anos, mas penso que nesta época este cliché faz ainda mais sentido. Temos um início complicado, mas sabemos que tirando os jogos em casa com FCPorto e Sporting, bem como a ida a Guimarães, somos muito superiores a todos os adversários que nos defrontam nas primeiras 10 jornadas, a começar já pelo Rio Ave. Só há uma maneira de recuperar o tempo perdido, e de minimizar os percalços que mais uma vez fazem com que esta época inicie sem o nosso plantel definido. Tudo se resume a atitude competitiva. A nossa equipa terá de lutar mais e brilhar menos, para atingir as vitórias que nos permitirão ter tempo para "dar tempo ao tempo".

Tenho pena que continuemos a preferir não lutar esperando que as vitórias apareçam do céu...

Sem querer fugir ao tema que me traz aqui hoje - a derrota na Trofa e o Pensamento Positivo que teremos que ter sem deixar de criticar o óbvio - apenas quero lembrar um outro texto de 20 de Outubro de 2008 com o título "As Lições dos Pequenos", onde lembrei o Penafiel, o Rio Ave, o Leixões, o Paços (onde ganhámos dificilmente por 3-4) e onde dizia que:

- "... essas equipas estão SEMPRE preparadas para jogar o jogo da vida delas contra o Benfica; o nosso Benfica tem de jogar o jogo da nossa vida cada semana. Não há outra hipótese. Temos de jogar todas as semanas, independentemente dos 11 eleitos, nos máximos limites competitivos."

Infelizmente nada disto se tem passado e noutro texto de 14 de Novembro a que intitulei "Será que aprendemos com os erros?" dizia eu a propósito do sorteio da Taça que nos iria colocar Leixões pela frente, que:

"Aqui veremos se este Benfica está preparado para ir aprendendo com os erros, nos mesmos locais onde já os cometeu esta época. Espero que ganhe, independentemente da sorte ou da atitude mas sei que sem essa atitude e sem o tal "fato de macaco" que pedi aquando do empate em Matosinhos, a vitória pode ser uma miragem. Da mesma maneira que espero que em Guimarães no primeiro jogo da Taça da Liga a 7 de Janeiro de 2009, o Benfica repita a atitude magnífica que teve no jogo do campeonato aí disputado. Se utilizarmos essa atitude, a inteligência e a união de Guimarães em Matosinhos arrisco-me a dizer que a vitória passará de uma "miragem" a uma "certeza". Nesta dicotomia de "aprender com os erros", melhorando, corrigindo e "aprender com o que temos feito bem" aplicando essas armas noutras batalhas passará o futuro da equipa nestas duas competições importantes para o prestígio deste "Novo Benfica" que se quer dominador a nível nacional. Até lá que vamos crescendo como equipa, garantindo os pontos necessários para ir lutando pelo grande objectivo do ano - Liga - e fazendo com que os artistas se habituem a dificuldades enormes nos tais campos pequenos, reduzidos e difíceis."

Tudo isto para dizer que perder com o último classificado, depois de todos os maus resultados das últimas semanas, depois de já estarmos avisados para os campos pequenos e para a atitude de cada um dos jogadores dessas equipas, é inadmissível.

Não quero entrar em detalhes técnicos - falarei apenas de um aspecto técnico adiante quando referir o tal pensamento positivo - mas quero focar uma vez mais na falta de atitude inqualificável da equipa. Só isso. Um amigo dizia me ao telefone no inicio da segunda parte que não tínhamos defesas esquerdo e que o defesa direito era fraquinho referindo-se a Maxi Pereira e eu disse-lhe - "Estamos a jogar com o último classificado. Qualquer um dos nossos jogadores é melhor que qualquer um dos outros. Não podemos desculpar o indesculpável."

Posto isto e focando uma vez mais na falta do tal "fato de macaco" que na verdade só vi este ano contra FCPorto em casa e contra Vitória de Guimarães em Guimarães, o Benfica é uma autêntica menina. Não tenho nada contra meninas mas esta expressão diz muito do que tem que mudar para sermos campeões. E o melhor de tudo é que ainda estamos a tempo.

Vamos focar nos Aspectos Positivos.

Dizia eu em Agosto que começar o ano a dois ou três pontos do primeiro seria muito bom. Pois bem, estamos a um ponto desse primeiro lugar. E porque é que estamos a chorar com essa desvantagem mínima? Porque não soubemos gerir bem a expectativa, porque os nossos jogadores meteram pressão no campeonato perdendo miseravelmente UEFA e Taça de Portugal e porque éramos primeiros há cerca de um mês. Muito bem. Mas sabemos que agora volta a normalidade... O FCPorto a pensar que já é campeão, o Sporting a pensar, como sempre, que tem a melhor equipa, a melhor estrutura e mais sei lá o quê que eles inventam sempre que têm melhor que nós, e nós a alterar a atitude e novamente a correr por fora para chegar em Maio no primeiro lugar.

Dizia eu que há que Pensar Positivo.

Focando no tal detalhe técnico que há pouco referi tenho que dizer que desconfiei da baixa de forma de Yebda nestas últimas semanas. Aliás desconfiei muito, mas como não falo da parte técnica no blog nunca aqui escrevi nada. Pois bem. Destes últimos 7 jogos em que só ganhámos 1, Binya jogou todos e Yebda jogou alguns minutos de alguns desses jogos. Nesses poucos minutos, toda a crítica foi unânime em criticar Yebda - especialmente com Metalist - mas eu não percebi essas críticas. Vale mais um dedo do Yebda que dois Binyas juntos. Ora, o que tem este facto a ver com o tal Pensamento Positivo que temos que continuar a alimentar? Binya não joga o próximo jogo e mesmo que não tenha nada contra ele, penso que parar pode ser bom nem que seja por uma questão de energia positiva...

Não pode haver melhor notícia neste momento. Katsouranis vai voltar. Nuno Gomes e Reyes já estarão aptos para receber o Sporting de Braga e se a atitude não mudar dramaticamente então teremos que pensar seriamente em entregar o título ao FCPorto.

Uma derrota com Beira Mar em 2005, foi a gota de água que fez transbordar o copo da paciência e desde esse dia o Benfica arrancou para o título.

Com o Nacional tentámos tapar e desculpar o indesculpável... A equipa não teve garra e atitude para dignificar a camisola e aproveitar os deslizes de Sporting e FCPorto e se nesse dia tivéssemos perdido e não houvesse caso do golo mal anulado, ontem não tínhamos seguramente perdido na Trofa, porque o copo tinha transbordado há duas semanas.

No intervalo do jogo pensei - muito muito longe da Trofa - o que poderia dizer Quique Flores aos jogadores. E com todo o respeito que tenho pelos nossos jogadores e por quem me lê, vou aqui escrever o que pensei sem que pensem que a loucura se apoderou de mim.

Pensei que Quique devia discursar durante 1 minuto e sair do balneário deixando os jogadores sozinhos. Nesse minuto diria em tom perturbado mas com liderança:

"Estamos a jogar com a pior equipa da Liga, somos líderes do campeonato e não depende de mim ou de qualquer elemento técnico a vitória neste jogo. Depende da vossa atitude que até agora foi MISERÁVEL. Juro-vos que se não ganham o jogo ao último classificado da Liga, amanhã antes do treino espera-nos uma piscina de estrume que eu farei questão que todos os elementos do plantel a experimentem. Eu serei o último a entrar nessa piscina e deixo nas vossas mãos o meu destino neste particular. Não vos digo nada mais. Ganhem o jogo. Só isso. Se não o ganharem, amanhã será um dia que não esquecerão pelas piores razões possíveis."

Sei que parece bizarro, mas o tal murro na mesa é ir de encontro às atitudes mais primárias que possamos ter. Há quem defenda que a direcção, equipa técnica e director desportivo não têm defendido bem os jogadores. É possível, mas em última análise se a atitude deles for positiva, tudo fica mais fácil para todos.

Temos de pensar positivo, porque eu sei que o murro da mesa será dado esta semana. Não podemos estar 10 jogos a ganhar apenas um jogo. Esta época pode ser a pior de sempre se continuamos a preferir sermos umas meninas a tentar jogar um jogo de Homens. Precisamos de garra, força, atitude e determinação.

Podemos neste momento criticar Quique por meter Binya, Di Maria e Carlos Martins, por ter gerido mal o caso Quim, por ter permitido que uma equipa em alta, tenha num espaço de 6 semanas deitado (quase) tudo a perder, por não saber preparar os jogos contra equipas teoricamente mais fáceis, por 1001 outras razões. Mas eu não o faço.

Sei que nos meus objectivos de Agosto escrevi claramente que o campeonato era prioridade. O FCPorto nos últimos 11 jogos empatou 1 e só tem um ponto de avanço sobre nós. Sei que começar 2009 a 1 ponto do primeiro não é a desgraça completa, sabendo que temos mais 17 jogos pela frente. Só peço ATITUDE. Para os jogadores digo:

"Por favor, deixem de ser meninas bailarinas para serem os operários criativos que vocês já provaram ser em Guimarães por exemplo. Unidos, vencerão..."

E vamos deixar os árbitros de lado, para focar no verdadeiro problema que somos nós. De tão mau que foi o jogo nem nos lembramos que também ontem fomos roubados num escandaloso fora de jogo que o árbitro assistente deixou seguir e que dá o primeiro golo do Trofense. Não faz mal... Assim focamos no essencial. A ATITUDE da equipa e a fase técnica e táctica negativa que vão ter que melhorar já na quarta-feira em Guimarães e melhorar muito muito no domingo contra Sporting de Braga.

Como sempre, eu tenho acreditado, mas alguém tem que me dar um sinal desse lado para que eu sinta que vale a pena continuar a acreditar.

Como disse acima, copiando uma frase de outro texto, volto a escrever o fundamental para sermos campeões. Um dos jogos da época foi contra Vitória de Guimarães onde voltaremos na quarta feira para um jogo doutra competição - Taça da Liga. Que esse estádio possa servir de exemplo para o que se quer no resto que falta jogar na Liga. Se utilizarmos essa atitude, a inteligência e a união que tivemos em Guimarães no jogo de Novembro passado, em todos os jogos que faltam para o campeonato, o título será obviamente nosso.

Força Benfica

Sem comentários: