domingo, 27 de novembro de 2011

Só mais 3 pontos rumo ao desejado título!

Vou escrever um texto com 12 notas sobre o derby.

1. Vi finalmente um jogo do sporting esta época e depois de 90 minutos concluí que não contrataria nenhum daqueles jogadores para o nosso Benfica - mas eu não mando...

2. Já aqui disse que não gosto de falar de Jesus e que decidi não o fazer há mais de um ano mas tirar Aimar por Rodrigo, Bruno César por Ruben Amorim e Gaitan por Nolito foram as melhores substituições que este senhor fez num jogo em muito tempo. Parabéns. 

3. A expulsão de Cardozo foi um presente que o árbitro deu ao Sporting  e que o clube de Alvalade não aproveitou, jogando sistematicamente em chuveirinho depois desse momento, mas possivelmente não sabem mais. 

4. Acho que vi Rui Patrício tirar um golo certo de Cardozo, um golo certo de Rodrigo e ainda vi a bola bater no poste desse mesmo Rui Patricio num remate de Gaitan na primeira parte e ainda vi a bola bater na sua barra na marcação dum canto directo desse mesmo Gaitan na segunda parte. Dizem-me os adeptos do Sporting que Artur foi o "homem do jogo" mas que me lembre ia sendo o homem do jogo quando deu quase um golo ao sporting pensando que a bola ia sair, mas o avançado leonino rematou para fora. Artur fez realmente "uma defesa à Artur" a uma cabeçada de Elias mas isso é muito pouco para uma equipa que jogou contra 10 metade da segunda parte, sabendo que o Benfica vinha dum jogo complicado em Manchester e sem o esteio da sua defesa - Luisão.

5. Ouvi e vi um tal de Cristóvão - vice presidente do Sporting - dizer aos microfones da Sport TV atordoadas monstruosas no final da partida contra tudo e todos - até criticou os 22€ do bilhete - apelidando de condições pré-históricas à maneira como os adeptos viram o jogo na luz, dizendo que o Benfica deu-lhes mais bilhetes que lugares para aqueles sectores - quando até eu do outro lado do mundo com uma ligação de internet lenta, vi clareiras nessas zonas - disse que teve de partilhar o seu lugar com outra pessoa (?) e disse mais uma série de coisas tão ridiculas, quanto a atitude da sua direcção esta semana acerca da "caixa de segurança".

6. O Barcelona perdeu e faz com que o Benfica seja a única equipa da Europa a jogar a sua Liga e competições europeias sem perder um único jogo esta época. "Estamos de Parabéns" como Jesus "também está de Parabéns" depois de bater o record de Eriksson com 22 jogos sem perder. Eriksson viu e aplaudiu da bancada esse feito.

7. Estamos mais perto do nosso objectivo de sermos campeões e espero que se crie a onda encarnada que nos possa criar condições para tentar ganhar tudo dentro de portas - Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga. Nas duas taças temos calendários dificeis mas tudo é possivel ainda. 

8. Ao contrário da maioria dos benfiquistas e sportinguistas que criticam (obviamente) o fogo no nosso estádio eu acho que estas atitudes entendem-se muito bem.  Os adeptos de futebol são 99% dos casos pessoas sérias e boa gente. Acredito que individualmente cada uma das pessoas que esteve na "caixa de segurança" do estádio da luz fossem até mesmo pessoas incapazes de fazer uma fogueira com maldade em qualquer outro local. O que se passou esta semana e que tem de ser mais uma vez sublinhado foi a atitude dos tais mentecaptos dos dirigentes e pessoas com responsabilidade no sporting que não vão nunca ao futebol com as claques, não saiem dos seus lugares Vips e não entendem nada do que é o futebol e as suas especificidades. 

Se esta semana e a semana anterior não tivesse havido nenhuma celeuma à volta dessa "caixa de segurança" e se a direcção do sporting tivesse desde o primeiro minuto optado pelo silêncio ou considerado "normal essa caixa de segurança como uma decisão do Benfica e tratando-se duma instalação de ultima geração - logo até mais moderna que as dos estádios de Milão , Barcelona ou Real Madrid - e aprovada por policia, bombeiros e empresa de segurança aceitando-a" nada disto teria acontecido.
 
Enquanto os nossos dirigentes não entenderem que eles são o "rastilho" ou a "água na fogueira" - neste caso literalmente - para as suas claques vamos continuar a ter um futebolizinho de século passado. 

Era óbvio que os adeptos do sporting com un resultado negativo e a terem que ficar mais uma hora na "tal caixa de segurança" iriam estragar cadeiras, pegar fogo e tentar fazer o máximo de distúrbios possivel. Quem não entende isso é porque nunca esteve nessas caixas de segurança  depois dum jogo terminar. 

O senhor Cristóvao e mais os outros ilustres sportinguistas irresponsáveis - e atenção que também os há no Benfica seguramente - deveriam entender melhor onde andam. Ser dirigente dum clube de futebol é algo de responsabilidade e eles deverão começar a tê-la antes, durante e depois do jogo. Não culpo nenhum dos adeptos que teve naquela "caixa de segurança" e conhecendo um pouco de sociologia e comportamento em grupo é tudo tão fácil de entender. O exemplo vem sempre de cima em qualquer área e nesta especificamente - onde os grupos são pessoas com menos educação e com sentimento de ódio para com os simbolos do clube adversário - é peciso ter muito cuidado. 

Para usar uma expressão querida ao senhor Cristóvao é importante que os dirigentes entendam isso para eles próprios sairem da pré-história do dirigismo nacional.

9. Vi toda a transmissão da Sport Tv a seguir ao jogo - na tal ligação lenta de internet -  e surpreendeu-me a atitude dos jogadores, dirigentes de futebol e treinador do sporting acerca do jogo. 

Não sabendo o resultado, até pensaria que quem tinha ganho o jogo seria o sporting. "Estamos na luta", "acreditamos que vamos ser campeões", "agora sim provámos que somos candidatos", bla bla bla... Inacreditável. Há partidos que nunca perdem eleições e estes senhores vão na sexta derrota consecutiva em jogos contra Benfica nos últimos tempos e conseguem sempre ver uma outra perspectiva que nós nao descurtinamos.
 
10. Witsel é um jogador de classe mundial e não me quero alongar muito sobre este senhor do futebol internacional que temos o privilégio de ver com águia a peito. Javi Garcia e Aimar idem idem. Emerson, um erro de casting que ainda nos vai trazer alguns dissabores. Aliás quando se junta naquele lado o senhor Emerson com o senhor Bruno César, ui ui ui ui...

11. O "público benfiquista"foi inexcedível no apoio à equipa e tal como em Manchester fundamental para que no fim se conseguiseem os três pontos. 

12. Viva o Benfica. Viva o Benfica. Viva o Benfica!

Força Benfica

6 comentários:

Carlos disse...

Concordo com praticamente tudo neste texto, só não entendo a parte dedicada ao Emerson e Bruno César. Deve ser embirração. As jogadas mais perigosas vieram do lado direito da nossa defesa (Maxi), criadas por Capel, e tu implicas com o Emerson?

SC disse...

Excelente texto.Concordo com tudo e acrescentaria apenas a necessidade dos homens das alas comecem a ser mais produtivos..xuta xuta e gaitan teem que desiquilibrar bem mais,a brincar a bricar tao ali 14m investidos.
Semana brutal..ao vivo em manchester e na luz!!
De Todos Um

Manuel disse...

Concordo com o Carlos sobre o Emerson. O nosso golo resultou de um ataque dele que deu canto. Quem eu gostaria de ver no Benfica como defesa esquerdo era o Evra, que joga no MU. Mas quem não tem cão caça com gato. O Emerson tem tido a pouca sorte de apanhar sempre com o melhor atacante dos nossos adversários.

"...eu acho que estas atitudes entendem-se muito bem". Pois eu não. Pegar fogo, seja em que circunstância for, é próprio de criminosos e não tem qualquer desculpa. Ainda por cima foi tudo feito com premeditação, pois não acredito que tenham sido os benfiquistas a darem os artefactos pirotécnicos aos adeptos sportinguistas dentro do estádio.

No resto totalmente de acordo.

O Benfica Sou Eu disse...

Carlos

Eu não digo que o Emerson não desiquilibra, nao digo que o Emerson sendo um defesa esquerdo numa equipa que ataca bastante - e ele tem de o fazer - nao ataca bem. Ele fá-lo bem, mas acho-o um elo mais fraco numa equipa que precisa doutro tipo de soluções ali.

Só isso. Sinto sempre que ás vezes para-lhe o cérebro (e isso acontece com grandes jogadores) o que obviamente faz com que me satisfazesse outro tipo de opção para aquele lado.

Embirraçao tenho com Bruno César e assumo-a. Pura e dura. Não entendo como aquele jogador custou o que custou, não entendo como alguém com aquele corpo pode pretener ser um jogador rápido nas alas, não entendo como aquele jogador pode estar perdido num jogo tanto tempo - ou em vários jogos - falhando passes apenas porque tem talento e tácnica (que tem) para num momento desiquilibrar.

Se Jesus quer que Bruno César seja um extremo puro, está longe de o conseguir. Se Jesus quer que ele seja um interior "parecido com Ramires" ele não o é.

A minha embirração negativa com Bruno César (sim existe e espero tanto tanto tanto tanto enganar-me porque adoro cada um dos nossos jogadores) é proporcional à embirração de Jesus em colocá-lo constatemente em jogo mesmo quando está uns furos abaixo.

Ontem ao tirá-lo, Jesus entendeu que mesmo as "embirrações positivas" têm limites e não tenho duvidas que grande parte do nosso sucesso contra o chuveirinho do sporting se deveu á saída de Bruno César. Por isso aplaudi Jesus no texto.

SC se esteve em Manchester e na Luz ontem - eu muito longe de cada um dos estádios desta vez não pude ir a nenhum - dou lhe os Parabéns porque o nosso publico mostrou quão grande é a nossa equipa e o nosso clube.

Força Benfica

O Benfica Sou Eu disse...

Manuel

Sobre o Emerson já falei antes no comentário ao que disse Carlos mas tenho que concordar que eu queria um Evra no Benfica e por isso posso embirrar mais com ele do que deveria.

Penso que o Manuel entendeu o que quis dizer na perfeição.

Em relação ao fogo posto sei do que falo e sei o que digo porque como já várias vezes escrevi não faço parte de claques, sou uma pessoa profissionalmente estabilizada, vajo para todo o mundo vendo eventos e espectáculos desportivos e sei que no Benfica existem pessoas iguais às que meteram fogo nas cadeiras do estádio da Luz.

O que temos que entender, e se eu fosse dirigente do Benfica entenderia, é que com as claques é preciso ser inteligente e falar uma linguagem social muito clara.

A pessoa com menos educação que leva tochas para os estádios - e eu sei como elas entram porque quando vou para esses lugares, em tantos estádios espalhados pelo mundo oiço o que os nossos espectadores de claques dizem - tem de ser tratada com delicadeza, inteligência e fazer com que o bom senso impere.

Este tópico pode dar uma tese e não há maneira de a entender se não passar por esses grupos.

Eu repito, nunca pertenci a uma claque. O meu Red Pass no estádio da Luz não é nas claques mas vou para os seus lugares nos jogos fora do Estádio da Luz e sei do que falo.

Alguém com mais educação, com mais percepção do fenómeno das claques pode ser fundamental no "atear do fogo" ou na colocação de "água na fervura". O que eu espero dos dirigentes de futebol com responsabilidades - especialmente os três grandes mas Braga e Guimarães também - deverão entender que isto é matéria delicada.

Há muitas maneiras de incendiar um jogo e a maneira como o sporting o fez esta semana foi um incentivo a que "algo acontecesse".

Repito que não sou juiz para julgar e como disse no texto é fácil condenar as atitutes, mas eu "acho que estas atitudes entendem-se muito bem" e não retiro uma vírgula ao que disse antes.

Pode ser uma visão politica de culpar o traficante em vez de culpar o consumidor de droga, ou culpar o cabecilha do grupo terrorista mais que o kamikaze que leva a bomba ao peito mas neste caso repito que a culpa é inteirinha dos dirigentes leoninos e era óbvio que se o sporting perdesse, alguma coisa ia acontecer na "caixa de segurança" seja nas cadeiras, nos vidros, na rede...

Entender isto antes do jogo e actuar em conformidade é sinal de inteligência que obviamente os dirigentes sportinguistas não tiveram.

Apareça sempre, Manuel. É muito bem vindo.

Força Benfica

Carlos disse...

Bom, são opiniões e respeito a tua, apenas não gosto que se diga o que disseste apenas por embirração(concordo se houver razões para isso).

Fábios Coentrões não aparecem todos os dias, mas para um perfeito desconhecido, Emerson tem feito um grande campeonato (basta ver que sentou Capdevilla - campeão do Mundo). Começou muito bem a defender mas pouco atacava, hoje defende e ataca. Quanto ao Bruno César também não estou de acordo. Acho um jogador fenomenal, grandes passes, grandes aberturas e bom remate, e não está a jogar na posição natural dele. Imagino quando jogar. Será o sucessor natural de Aimar.

Isto que chamas de embirração do JJ, daria para mais uma discussão que não é para aqui chamada.

Mas são opiniões.

Saudações Benfiquistas a todos.