quinta-feira, 25 de outubro de 2012

As eleições, fazem me voltar a escrever...

Estive calado durante muitos meses neste humilde blog, porque perdi a paciência para este Benfica e para Jorge Jesus.

Ganho "paciência momentânea" semanalmente nos quatro cantos do mundo onde acompanho SEMPRE todos os jogos do nosso Glorioso e continuo a achar, como em todas as épocas, que seremos campeões, mas tem me faltado tempo para escrever.

A pré época foi sofrida, mal planeada, sem pés nem cabeça? Sim  foi, mas não faço parte dos hipócritas que andam a protestar nas ruas contra as medidas de austeridade do governo - e muito bem, no seu pleno direito - e depois vêm criticar a direcção por vender dois jogadores no fim do mercado por 60 milhões de euros. Repito, 60 milhões de euros!

Eu fiquei triste mas aplaudi a coragem. Ao dinheiro só se dá valor a quem lhe custa a ganhar e estes excelentes e imprescindíveis jogadores não foram embora grátis - como outros - mas deram-nos um encaixe de 60 milhões de euros.

Estive nestes meses calado no blog, mas nem por isso desatento aos vários assuntos que dominaram a vida do nosso clube.

As eleições estão à porta e a conclusão é que mais uma vez o nosso presidente fez uma promessa importante na campanha do ultimo mandato e não cumpriu.

Luís Filipe Vieira tem feito muitas, muitas, muitas, muitas, coisas boas e não vou perder tempo a enumerá-las porque são centenas de decisões que aproximam o nosso clube do modelo moderno que eu ambiciono ver instalado no meu Benfica.

No entanto eu não vou votar nele este ano. Aliás não voto nele, não voto em Rangel e também não votarei em branco. A razão pelo meu não voto é que tenho a minha morada associada ao cartão de sócio em Portugal, apesar de viver maior parte do ano no estrangeiro.

Li algures que quem estivesse no estrangeiro poderia votar pela Internet, mas a verdade é que as únicas pessoas que estão no estrangeiro e que podem votar são aquelas que tem uma morada associada ao cartão de sócio num qualquer outro país que não Portugal.

Sempre votei em todas as eleições do Benfica - não posso dizer o mesmo doutras eleições nacionais - e é com tristeza que desta vez não o farei.

Mas se o fizesse não votaria em Luís Filipe Vieira.

O mandato desportivo de sucesso que ele prometeu não teve os resultados que eu ambicionei e desejei - apesar de bons resultados recentes nas modalidades amadoras - e não acho normal, desejável ou aceitável que não apresente um programa, não se apresente a debater as ideias dele com as ideias do outro candidato, não defenda o trabalho que tem feito e o que pensa fazer, que anuncie a dois dias das eleições a medida de passar os jogos na Benfica TV, sem apresentar o modelo completo de negócio assumindo esta importante decisão como uma medida populista e eleitoralista. 

Para terminar não aceito que minta aos benfiquistas  dizendo que em 4 anos vai ganhar três campeonatos, um título europeu e 50 títulos nas modalidades amadoras. Sim Luís Filipe Vieira, todos queremos ganhar 3 títulos em 4 anos mas isso não se promete. Isso terá de ser consequencia do trabalho, não promessa...

Então em 11 anos no Benfica, Luís Filipe Vieira ganhou 2 campeonatos e em 4 anos vai ganhar 3?

Mas que responsabilidade é esta de afirmar que em 4 anos vai ser campeão três vezes? Mas ele sabe que o futebol não é ciência exacta?

Ciência exacta são as contas e matemática. O que ele poderia e deveria prometer era que no final do mandato de 4 anos o passivo estaria reduzido para metade e sobre isso não disse uma única palavra.

Votei em Vieira há 3 anos mesmo com eleições antecipadas, com golpe estatutário ou com outras manhosices mas desta vez não o faria.

Não gosto da maneira como a lista A está a jogar sujo, ligando o aventurismo e mau carácter de Vale e Azevedo - não comparável a ninguém, no universo benfiquista - com o candidato da lista B,  Rui Rangel.

Rangel e a sua equipa vêm pelo bem, pela discussão, pelo debate e vêm dar luta a uma lista A que tem a vitória antecipada. Disseram muitas asneiras nesta campanha? Sim, disseram, mas faz parte...

Mesmo assim só queria ver respeito e elevação na disputa eleitoral no Benfica. Só isso...

Qualquer pessoa de bem na Lista A, respeitaria a Lista B, não entraria no jogo sujo e lembrar-se-ia que o Benfica é de todos e todos são necessários ao Benfica. Só o FCPorto não tem oposição há 30 anos... No Benfica sempre houve oposição, sempre houve disputas eleitorais e sempre houve democracia.

Pensei em votar na Lista B, por achar que os votos brancos vão ser desvalorizados e assim, votaria com muito custo na Lista B para dar um sinal inequívoco a Luís Filipe Vieira que há coisas que não se podem repetir no Benfica destes próximos 4 anos. Escrever isto sendo eu um "Vieirista"como se diz por aí custa, mas seria um voto pelo Benfica. No entanto, sabendo que não vou votar e pensando que poderia votar donde me encontro, optaria na mesma pelo voto Branco. Seria o meu voto de protesto e seria o voto mais adequado apesar de ser desvalorizado pelo vencedor.

Defendo que não podemos continuar a pagar ordenados a quase 100 jogadores - sim meu caro Luís Filipe Vieira estão mais perto dos 100 que dos 75 que apregoa -  não podemos continuar a utilizar os empréstimos bancários - com juros altos - como tábua de salvação financeira, temos de estancar definitivamente o galopante passivo, temos de ser bi-campeões de futebol para que FCPorto veja a sua hegemonia afectada, temos mesmo de ter mais portugueses na equipa e consequentemente na selecção, temos que ser rigorosos nas contratações - menos e melhores - e temos que ser mais fortes em todas as áreas de gestão financeira e desportiva com humildade, sem arrogância e com mais respeito por todos os benfiquistas.

Em relação aos direitos televisivos eu escrevi dois textos grandes - como é meu apanágio - sobre este assunto nos últimos meses. Num primeiro texto a que dei o título de Benfica 2012-2020 e noutro uns dias depois onde dei o título de Champions League e nega à Olivedesportos falei sobre esta importante questão. Podem ler se tiverem tempo...

Nos dois textos defendia que a crise que assola Portugal e a Benfica TV com esta estrutura não teria capacidade de no imediato gerar as receitas de 25 milhões de euros/ano que eu achava que seria o mínimo para poder assinar com a Olivedesportos.  Defendi que a Benfica TV deveria crescer em Portugal e no estrangeiro até 2018 e preparar-se para esse desafio de ter os direitos na nossa televisão nestes próximos anos.

Hoje, com José Eduardo Moniz como director deste novo projecto, assumo que se pode trabalhar bem e começar desde já a tentar rentabilizar o pay per view. Tenho dúvidas, mas o nome deste novo director dá-me garantias e por isso a um dia das eleições dou o beneficio da dúvida á Lista A.

O que também me gera muitas dúvidas é ler nos blogs vizinhos que fizeram sondagens - maioritariamente dando vitória à Lista B - que essas sondagens desapareceram misteriosamente no dia de ontem. Mas o que é isto?? Isto pode ser verdade??

Para terminar, umas palavras directas para o senhor Rui Rangel. Disse aqui neste texto que até pensei em votar na Lista B por achar que o voto Branco será desvalorizado, mas tenho que dizer algo  importante e directamente para o candidato Rui Rangel. 

O Presidente do Benfica não recebe nem um cêntimo, não recebeu, nem deverá receber NUNCA.

Se algum benfiquista um dia decidir ser Presidente do Benfica - e todos poderemos ser candidatos se tivermos mais de 25 anos de associado - tem que saber que nesses 4 anos, não vai ter vencimento. Se tiver filhos, encargos, despesas e não tiver receitas na sua vida profissional, rendas, outros rendimentos não se pode candidatar. Isto é condição básica.

A pessoa que se candidata a Presidente do Benfica tem de ter isso claro. Muitas pessoas deram MUITO ao Benfica de forma gratuita e para honrar a nossa história isso terá de ser inalterável.

Vai-se para o Benfica para servir. Vai-se para o Benfica para estar lá 24 horas de forma gratuita, com a vida resolvida, com o foco absoluto nesse projecto. Vai-se para o Benfica por paixão, por amor e vai-se com uma conta bancária que permita viver 4 anos - mínimo, porque podem ser 8 anos - sem precisar de receber um cêntimo do Benfica.

Sempre gastei muito dinheiro com o Benfica e gastarei toda a minha vida. Cada vez que o faço é por prazer. Só assim sei estar no Benfica e custa-me muito ter visto uma entrevista sua a dizer que teria que mudar os estatutos para poder ser remunerado. Não está em questão o valor da sua remuneração, que até poderia ser simbólica. O que está em causa é que NÃO SE PODE candidatar sem ter a noção clara que NENHUM presidente do Benfica alguma vez recebeu ou vai receber ordenado.

Apenas isso, caro consócio Rangel!

Viva o Benfica


3 comentários:

Anónimo disse...

Olha quem voltou!
Tanto tempo caladinho, o justiceiro.Agora nao tem paciencia para o Jesus e o Vieira, ta cansado o justiceiro, ta?Coitadinho.Nao ta com diposicao para chamar nomes aos jogadores e tecnicos dos outros clubes.E ao mesmo tempo o jogador dos seus atira um arbitro ao tapete e um treinador faz gestos obscenos no campo de um adversario.
Mais um que acredita na estoria do 60 milhoes.

Entao o "clube do povo" nao pode ter um presidente do povo, tem que ser um Senhor que tenha amealhado umas croas,sabe-se la como, para estar sem ganha pao por 3 aninhos(esperto e outro que fecha os negocios no camarote VIP,sera que clube nao tem direito a comissao?).Nem os comunas se atrevem a tanto,so limitam o salario dos eleitos ao que ganhavam antes de ser eleitos.O presidente nao ganha nada e os directores e outros como o ruizinho ganham centenas de milhar. Bela democracia vermelha que faz distincao entre os eleitores.

PS:Nao te disse que o teu amigo, o gordo gobern ia ser recompensado com um tacho na RTP. Bruxo. Este ganha dinheiro a custa do benfica e nem socio e.

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro anónimo

De Justiceiro tenho pouco, mas memória tenho alguma e por ser o clube do Povo, nunca precisou de ter Presidentes que fossem servir o Benfica a troco de alguns centavos, escudos, centimos ou euros. Bem sei que no teu clube a cultura é diferente e oposta. O teu Presidente nao aceita ver ninguem mais bem pago que ele em nenhuma funcao directiva, desportiva ou tecnica e tu aprovas.

Como tu aprovas votar sempre no mesmo, sem oposicao, calando e consentindo.

Acredito nos 60 milhoes - veremos quanto entrou realmente nos cofres na proximo relatório de contas - como acredito que Carlos Lisboa se tenha arrependido do tal gesto de celebracao do campeonato de Basket brilhantemente conquistado aí no teu pavilhao Caixa. Estavas lá a ver? Gostaste de ver o teu presidente com a rabugem? É que para o ano se quiseres ver Basket do Benfica tens de ir a Ovar...

Em relacao ao Luisao, algo corre mal no reino do Dragao porque está quase a acabar o castigo e ainda nao vejo na tabela classificativa os 10 pontos de vantagem que sonhavam ter quando souberam que Jardel ia ser o titular durante mais de dois meses.

Para terminar , dizer que o amigo Joao Gobern está muito bem no painel com o meu outro amigo Miguel Guedes... Gente de bem e de cultura com gente de bem e de cultura nunca sao demais. Para mim "tacho" é expressao que se utiliza para descrever pessoas que estao num cargo sem ter feito nada para o merecer. No caso do Joao Gobern nao é "tacho" nenhum porque já faz parte da RTP N, como faz parte da RDP há muito tempo e porque tudo o que ele fizer em qualquer media estará sempre acima de qualquer suspeita.

Vai aparecendo, vai aparecendo...

Viva o Benfica

Anónimo disse...

Coisa que eu nao confio e na memoria, a memoria
tem tendencia para ser distorcida, entao a de um justiceiro...
Ja argumentei quanto a questao da remuneracao do presidente e tu vens com os ideais de justiceiro, nao consegues ver que impedir um socio de ser presidente por causa de centimos e antidemocratico. Essa estoria do amadorismo e antiga, vem dos tempo dos burgueses que para impedir a competicao com pessoas mais pobres, as impediam de concorrer com a desculpa de serem "profissionais" que ia contra os ideais da pureza do desporto, tretas.
Preferes vigarista a pessoas honestas que recebam dinheiro por um trabalho honesto.Acreditas nos 60 milhoes, hehe!Vou te dar umas dicas, o javi parte ja tinha sido vendida ao fundo, o witsel teve em lisboa o jorge mendes(baratinho este senhor).

Caladinho e como tem de estar um opositor nas eleicoes do benfica, porque se se manifestar contra a direcao sofre as consequencias.Caladinho porque nao pode debater com o presidente porque este nao aceita.Caldinho porque o presidente faz as promecas mais descabida e falsas(que ele sabe que nao vai comprir) so para alegrar o rebanho.
Caldinho porque um socio benfiquista pode ter 1 voto e outro 50. Caladinho porque 300 casas do benfica ( 50 votos +1) equivale 15.300 socios com 1 voto.
Caladinho porque o presidente candidato do benfica vai a televisao mentir sobre o passivo,acusa os outros de mentir, mesmo sabendo que do outro lado ta um ex-vice seu que ta por dentro das contas.
No porto tao caladinhos sim, mas cadinhos de contente com as vitorias do porto.

Entao es tao leste pedir justica para qq coisinha que um jogador do porto faca de mal ao olhos do justiceiro, mas quando e um do benfica contentas-te com o arrependimento moral ... la esta hipocrisia a espreitar.
Obrigado pelo convite mas nao gosto de basquete.

Achas que o luisao faz alguma diferenca?ta ca a 9 anos e ja viu o porto 7 vezes campeao, nao parece nada mau para os lados do dragao.
Tens que ter calma, vais ver os 10 pontos de diferenca la para dezembro,vai uma aposta?
Fica la com teus amigos, nao representa o tipo de cultura reivindicativa e revolucionaria que eu aprecio. Comodista e cultura deles.