segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Jorge Jesus e o Derby


Começo por falar no Jorge Jesus,  o treinador do nosso enorme clube!

Já o elogiei este ano na maneira como tem inventado soluções mirabolantes para problemas complicados.Sei que perdendo Witsel, Javi e estando muito tempo sem Luisão, Aimar, Martins, ganhou Jardel, adaptou Enzo e está a fazer Andre Gomes, André Almeida e Ola John.

Não sei porquê, mas perdemos Kardec (para sempre?), Rodrigo e Gaitan andam perdidos - esperamos que encontrem o seu rumo rapidamente -  mas ganhámos Salvio (tem dias...) e Lima.

Também inventou Melgarejo e tem Luisinho em stand by.

No entanto, este nosso treinador está longe de ser alguém que seja bom na comunicação com os media e isso é hoje parte do circo do futebol. Sei que este assunto pode tornar-se chato e repetitivo para os fans mais acérrimos de Jorge Jesus mas eu estou a tentar deixar de falar dele...

Jesus ontem falou bem na conferencia de antevisão ao derby afirmando que este será um dos jogos mais difíceis do ano mas voltou a vangloriar-se fora de timing da exibição em Barcelona, dando a ideia que passou a semana a ver o jogo do Benfica  em Camp Nou, maravilhando-se com a perfeição dos movimentos dos seus jogadores e pensando que neste momento estará meio mundo a pedir o mesmo DVD para finalmente saberem como jogar em Nou Camp.

Diz ele na antevisão do jogo contra Sporting que :

« O objectivo não foi conseguido, mas é uma exibição que galvaniza para o futuro. Já falei sobre esse jogo e volto a afirmar que não houve qualquer equipa que fizesse em Nou Camp o que o Benfica fez em Barcelona. Aliás, acho que esta abordagem vai ter muitos seguidores. Não seguir em frente foi a nossa frustração»

Viver o dia a dia dum clube que amamos com paixão e ler estas palavras cria-nos mal estar, mas prefiro encará-las como um mal menor.

Prefiro um Jesus tecnicamente e tacticamente bom - não confundir com muito bom porque tem teimosias desnecessárias e que prejudicam o clube - e com pouca comunicação do que ter um bom comunicador e mau treinador.

Disso ninguém tenha a menor duvida mas sinceramente, não há ninguém na estrutura que lhe ensine a gerir melhor os silêncios, sabendo que o homem não perde uma oportunidade para ser o fanfarrão da corte?

Se não conseguem colocar o homem a falar bem, pelo menos ponham-no a gerir melhor os silêncios!

Para quê voltar a vangloriar se de Barcelona se o "sound bite" esta semana era - e bem - a dificuldade de jogar em Alvalade contra um Sporting ressabiado e ávido da sua alegria anual?

Por falar em Sporting o Benfica hoje tem de ser paciente, inteligente e mortífero nas oportunidades que criar.

Muita atenção ao árbitro e às manhosices que sempre aparecem nestes jogos com epicentro de interesse a norte e às possíveis entradas duras dos jogadores sportinguistas.

Estes jogadores estão desde Agosto a jogar - levam quase 20 jogos feitos - sendo que apenas ganharam por 4 vezes e vão hoje estar no limite da virilidade não porque sejam maus, mas porque sabem que o publico pede "sangue, suor e lágrimas" (de alegria, presumo eu) .

Nesse ímpeto de dar e mostrar tudo, podem naturalmente chegar a níveis violentos, mesmo sem intenção premeditada.Eles sabem como ganhar crédito e com quem têm que jogar no limite. 

Hoje é o seu dia e eles melhor que ninguém sabem que a expressão "tudo ou nada" tem hoje um sentido ainda maior.

Do lado do Benfica como escrevi antes, também quero uma atitude de "tudo ou nada" por várias razões.

A principal de todas é que nós precisamos mesmo dos 3 pontos para não sair do primeiro lugar. 


Se o FCPorto ganhou em Braga nós temos que ganhar em Alvalade e ponto final. Por tudo, mas principalmente pelos pontos, temos de ganhar em Alvalade.

Também devemos ganhar em Alvalade porque mesmo com 15 pontos de avanço, um derby é um derby e queremos muito ganhá-lo sempre, pela rivalidade, pela História e pela alegria que estas vitórias proporcionam aos adeptos e mesmo nos jogadores.

Last but not least, este ano toda a gente ganha ao Sporting e não o fazer este ano, nesta altura, depois do fait divers da data do jogo e depois de todas as palhaçadas que este clube vem fazendo há meses era dar uma machadada no coração dos adeptos encarnados.

Por muito que custe, a pressão está toda do nosso lado e assumi la com dignidade e com pujança competitiva será a primeira condição para sair de Alvalade com uma importante vitoria.

Força Benfica


Sem comentários: