quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O jogo do ano - Parte VII

Eu digo sempre que jogar contra o Sporting é sempre o jogo mais fácil do ano, por várias razões.

A primeira razão é que os sportinguistas estando em sétimo, primeiro, terceiro ou quinto acham sempre que vão ganhar. 

E por goleada!

Eu acho incrível como eles ano após ano, jogo após jogo, crise após crise têm sempre a mesma convicção :

- Vamos ganhar ao Benfica. Sempre.

Quando perdem, nunca há problema, porque esse resultado nunca importa - seja a eliminação da Taça de Portugal, da Taça da Liga ou menos três pontos na Liga - pois o que importa mesmo é que o próximo jogo contra o Benfica eles vão ganhar de certeza.

Admiro-os nesse aspecto e acho alguma piada pois nós benfiquistas somos o oposto. 

Mesmo que exista esperança em ganhar derbies e mesmo que os indicadores assim o mostrem - nos últimos 11 jogos oficiais com Jorge Jesus o Benfica ganhou 8, empatou 2 e perdeu 1 - a verdade é que temos sempre um pequeno receio de algo nos poder acontecer, especialmente depois de Maio onde sentimos que só temos azar, azar e azar!

O sportinguista tem uma capacidade incrível em ver apenas aquela pequena vitória no meio de 11 jogos e focar todas as suas energias nesse pequeno mas importante numero, para ter a certeza que "vai ganhar o jogo".

É sempre assim...

Eles vão sempre ganhar! Sempre! Não vão empatar ou sofrer. Vão ganhar.

O entusiasmo deles para a sua final é algo que o benfiquista nunca vai viver nos próximos tempos porque somos um clube diferente e olhamos para o Sporting como "um Grande" que faz umas gracinhas mas que não levamos muito a sério.

E não digo isto com ironia, mas a guerra "Benfica vs Porto" dos últimos 25 anos tirou o Sporting do mapa, mesmo quando ganham campeonatos e a verdade é que ganharam dois títulos no ano 2000 e 2002.

Ontem em poucas horas foram vendidos 5500 bilhetes para o sector dos sportinguistas e eu já disse antes e volto a dizer, porque não lhes vendemos 10 000 bilhetes?

Qual será o problema deles terem todo um topo, desde que não provoquem mais nenhum incêndio?

Podíamos falar com o Bruno de Carvalho e dizer:

"Oh Bruninho, agora que o Sporting está do lado do bem contra o mal do Norte, nós damos te 10 000 bilhetes mas tens que assinar aqui um papel a dizer que se houver outro fogo pagas as despesas vezes dois!"

Voltando ao futebol, este é obviamente o jogo do ano para eles - tirando todos os outros que também o são quando defrontam o Benfica - e será a sua Champions.

Aliás eles vêm motivadíssimos porque não perdem na Champions há 5 anos e isso obviamente é um numero importante e a ter em conta, mas desta vez a Champions deles é a Taça de Portugal.

A Liga está ganha, porque se o objectivo deles era ficar no mínimo em terceiro lugar, isso está conseguido.

A Taça de Portugal é o equivalente á Champions e se ficarem fora têm praticamente o seu ano fechado.

Com a Liga conquistada em termos de objectivo "número 1", se algo correr mal no sábado, podem finalmente assumir a candidatura oficial a serem campeões, tendo em conta que vão jogar exclusivamente para essa competição (todos sabemos que a Taça da cerveja para eles não conta há alguns anos).

Posto isto, o Sporting vai sempre ganhar no sábado, passando a eliminatória ou sendo eliminado.

Se ganharem, vão celebrar até ao Natal; se perderem vão celebrar também porque agora podem finalmente centrar-se em vencer a Liga e sonhar com o próximo jogo importante que será também no Estádio da Luz contra o Benfica, em Janeiro...

Nós ao contrário, perderemos sempre...

Se ganharmos, é mau, porque apesar de ganharmos, não significou ganhar nenhum título e nós precisamos é de títulos, não de vitórias avulsas.

Se perdermos é mau porque os adeptos vão gritar a voz alta que não vamos ganhar nada este ano e depois de termos perdido com Olympiakos, já faz lembrar aquele final de Maio que perdemos contra Chelsea e Guimarães, pedindo pela enésima vez a cabeça de treinador, presidente, roupeiro e motorista...

Jorge Jesus, ganhando ou perdendo será o pior treinador do mundo.

Leonardo Jardim, ganhando ou perdendo será o melhor treinador do mundo.

Luís Filipe Vieira, ganhando ou perdendo será o pior presidente do mundo.

Bruno de Carvalho, ganhando ou perdendo será o melhor presidente do mundo.

Tendo em conta estes cenários, eu pergunto se alguém acha que o estádio vai encher de benfiquistas?

Alguém acredita mesmo que o Benfica vai conseguir mobilizar 60 000 adeptos para um jogo destes?

Claro que não! 

Então que se abram os portões e se dê aos homens mais bilhetes, que eles estão maluquinhos para nos ir ganhar finalmente por goleada e querem ver tudo isso bem de perto, sem perder pitada!

Nós?

Vamos esperar que chegue Janeiro e já com outro treinador, com dinheiro fresco da venda de Matic, Gaitan, Garay, Cardozo e Markovic, possamos finalmente começar a época!

Eu como sou do contra, e acabando com a ironia da ultima frase, acho que o Benfica tem de ser apoiado a 100% este sábado e em todos os outros sábados, domingos, segundas-feiras onde se jogue competições nacionais.

Há anos que defendo que só vencendo regularmente em Portugal se pode sonhar com a Europa e o nosso problema este ano é que mesmo sem tendo ganho nada o ano passado, sonhou-se desmedidamente com uma Europa difícil de alcançar.

Aliás, perdendo com Olympiakos e apenas com 4 pontos na Champions, a derrota em Atenas serviu para ver, ouvir e ler adeptos benfiquistas a apontar a conquista da Liga Europa como o grande objectivo a partir de agora...

Eu tento ser sério, honesto e moderado nas análises, mas alguns benfiquistas ás vezes, perdem a noção do ridículo.

O que a derrota em Atenas deverá provocar no Benfica pela primeira vez na época, é um foco absoluto e determinado nas competições nacionais e deixar os devaneios europeus de fora.

Foco nas competições nacionais onde o Benfica poderá aspirar a ganhar títulos de forma realista.

Temos equipa e plantel para isso, apesar de não termos ainda um futebol consistente e atractivo.

O Sporting tem um futebol atractivo e consistente - segundo dizem, porque eu só vi um jogo no final de Agosto contra o Benfica - e não tem plantel tão competitivo...

Se a vitória do Benfica desse a paz que se precisa à equipa técnica e ao plantel eu escreveria que este pode então ser o nosso jogo do ano, mas como não acredito nem um pouco nisso, este será, tambem pela enésima vez, o jogo do ano mas sempre para a mesma equipa - o Sporting!

Assim mesmo tenho esperança que em 48 horas todos os (as) benfiquistas que decidiram hoje ir ao jogo, falem com os amigos, namoradas, namorados, familiares, conhecidos, amigos dos amigos e os convençam a juntar se ao grupo e apoiar o Benfica neste importante jogo.

Começaremos a ganhar o jogo no momento em que os jogadores sintam que pela primeira vez esta época a equipa está apoiada por uma moldura humana encarnada disposta a ser o décimo segundo jogador!!!

Vamos lá "trazer um amigo também" para o jogo de sábado!!!

Força Benfica

Sem comentários: