quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Um novo despertar

O Benfica hoje é um clube com uma nova realidade, bem diferente do que era ontem!

Fora da champions, o Benfica falha redondamente um dos primeiros objectivos da época - passar à segunda fase da competição - e com isso, estamos perante o primeiro grande descalabro desportivo e financeiro do ano.

Ao não vender ninguém e a contratar alguns bons e caros jogadores neste verão, o clube tinha como objectivo passar esta fase de grupos e tentar depois ir o mais longe possível, cimentando o sucesso desportivo e aumentando as receitas de tesouraria seja com os prémios da UEFA ou com as receitas de bilheteira.

Falhámos redondamente em todos eles.

Falhámos as receitas de bilheteira com Anderlecht e Olympiakos e vamos falhar obviamente a receita de bilheteira associada ao jogo contra PSG.

Apesar de ainda podermos estar vivos aquando dessa recepção ao PSG, na matemática "à la Jesus" que deve acreditar que vencendo o PSG e com o empate do Olympiakos no ultimo jogo poderemos passar - se ganharmos em Bruxelas - a verdade é que a nação benfiquista já está farta destas matemáticas e o que será óbvio é que o Estádio da Luz apresentará mais uma moldura humana fraca no ultimo jogo da nossa equipa nesta tão importante competição.

Feitas as contas e jogando um pouco de xadrez, parece-me óbvio que o Benfica terá de vender em Janeiro. 

Aceitam-se apostas dos nomes que poderão render receitas mas a verdade é que será impossível continuar este ano sem as receitas da champions e com os primeiros meses tão maus de receitas de bilheteiras, sem efectuar uma venda que dê dinheiro fresco na tesouraria do clube.

O Estádio da Luz tem estado a meio gás e será interessante ver como a gestão financeira do Benfica resolverá este importante problema  nos próximos meses.

Neste sábado o Benfica recebe o Sporting num jogo de Taça de Portugal onde a receita se divide 50%-50% entre os dois clubes.

O Benfica deu 6500 bilhetes para os adeptos do Sporting, mas por mim até poderia dar 10 000, pois é certo que a nação benfiquista mais uma vez ficará por casa a ver o jogo na Sport Tv...

Temos que nos mentalizar que esta época existe um divórcio completo entre a grande massa adepta e o clube.

Por mais que se tente pedir, implorar, gritar pelo apoio dos benfiquistas ao nosso clube no Estádio da Luz, a verdade é que os 30 000 que sempre vão, são menos de 50% da lotação do estádio, são 15% de todos os sócios e são apenas 0,5% de todos os adeptos do clube em Portugal. 

Não importa saber se foi Roberto que defendeu ou os nossos avançados que falharam, não importa dizer que o Olympiakos é pior que nós e que nós merecemos ganhar em Atenas, porque quem ama o Benfica quer jogar ao mais alto nível na principal prova de clubes do mundo e a verdade é que em dois anos seguidos somos eliminados por essas duas potências de nome Celtic e Olympiakos.

Isto é um retrocesso incrível no projecto desportivo europeu do Benfica.

Já não há paciência para vitórias morais. 

O Benfica está a cometer os mesmos erros que o ano passado e não consegue ganhar nenhum dos jogos importantes. 

Eu disse 500 vezes que era ABSURDO, RIDÍCULO, EMBARAÇOSO alguém falar da final da champions no nosso estádio como um objectivo.

Deixem nos sonhar ?!?!

Sim eu até poderia sonhar - que não o faço - com a passagem aos oitavos de final e sonhar com o milagre de ganhar em Bruxelas, ganhar ao PSG e esperar que o Olympiakos não ganhe nenhum dos dois jogos, sabendo que o ultimo jogo é contra o Anderlecht em casa...

Por favor....

Eu sonho mas quando acordo estou a sonhar com equipas da segunda divisão europeia... Sonho com resultados entre Anderlecht e Olympiakos e querem que eu sonhe com a final da champions?

Por favor, Benfica, acorda!

Por favor, fanfarrões que mandam no Benfica e que foram democraticamente eleitos e escolhidos para a equipa técnica, sejam um pouco crescidos, porque o clube merece respeito, humildade e trabalho.

Trabalhem, tenham exigência, mas com os pés bem assentes no chão.

Eu sou dos que acho que o Benfica tem realmente o melhor plantel das ultimas décadas.

Sim acho...

Sim, defendo-o em todo o lado e basta ir aos arquivos comparar os planteis dos últimos anos e ver o que digo. 

É um facto. 

O Benfica tem plantel com soluções para todas as posições e quando se fala do problema do defesa esquerdo não acham que Silvio, Cortez e Siqueira são boas opções?

Enfim, a verdade é que se há algo positivo no resultado de ontem é que finalmente vou deixar de ouvir dirigentes e adeptos megalómanos a falar na final da champions como objectivo.

Aleluia!

O que me chateia bastante é o facto de ter de jogar a Liga Europa.

É um problema jogar a Liga Europa e isso é fácil de demonstrar.

Financeiramente é terrível porque não se ganha nada, como se pode comprovar pelo relatório de contas depois de termos atingido a final a época passada.

Desportivamente vamos ter o Benfica a jogar vários jogos, com viagens cansativas - a Liga Europa tem mais uma eliminatória que a champions - à quinta feira.

Vamos jogar vários jogos á segunda feira seja em casa ou fora, sendo um problema para transmissões na Benfica TV e especialmente para as poucas receitas de bilheteira que já temos.

Em termos de prestigio europeu não conta para nada e se é para "ganhar" pontos que nos dêem acesso ao pote 1 da champions, viu-se como isso pode ser importante...

Eu sei que é quase impossível não irmos á Liga Europa, mas se eu pudesse escolher, gostaria de fazer os 10 pontos possíveis na champions, ganhar esse dinheirinho dos pontos e depois abdicar dessa competição menor, focando nos objectivos importantes que temos pela frente em Portugal.

E por falar nisso, ninguém se admire que o Estádio da Luz tenha pouca gente no sábado para apoiar o nosso clube contra o Sporting.

E isso dá pena, porque o clube e os jogadores merecem ser sempre apoiados e depois duma derrota que significa tanto no futuro do nosso clube, seria importante que a equipa sentisse esse apoio de todos os sócios, simpatizantes e adeptos.

Eu infelizmente não acredito nesse milagre, nem sequer acredito que uma eventual vitória possa fazer as pazes entre adeptos e clube.

Não acredito porque as feridas abertas só se curam este ano com títulos e muitos, de preferência. 

As feridas este ano podem-se curar com um triplete de Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga, mas a verdade é que ninguém acredita. 

Não há uma só alminha que acredite no Benfica esta época, com boas ou más exibições, com adversários fortes ou fracos, porque deixámos de acreditar nas vitórias. Há sempre algo que acontece para nos roubar a vitória importante que ia fazer alterar isto ou aquilo...

Hoje, a 3 dias do derby contra Sporting vejo os adeptos sportinguistas muito mais confiantes na vitória que os adeptos benfiquistas, mesmo jogando em nossa casa.

Eu acho que o Benfica pode ganhar e deve ganhar, mas também sei que com a energia que gravita á volta do Benfica, todos nos podem ganhar - até o Sporting - merecendo ou não merecendo. 

A verdade é que o jogo da Taça de Portugal é irrelevante quando comparado com uma eliminação da maior competição de clubes do mundo. 

O único problema é como vão reagir os nossos jogadores este sábado a esse facto consumado que é a nossa eliminação dessa prova e terem de jogar depois contra uma equipa motivadíssima porque esta é a sua champions?

Eu antevejo muitas dificuldades para o nosso Benfica, mas espero sair vivo deste importante objectivo da época.

Há quem diga que Rui Patrício não é Roberto mas com a sorte que estamos é óbvio que o guarda redes do Sporting quer vingar o frango da selecção, e a razão porque não estamos no Mundial, contra o rival de sempre.

Este ano estou preparado para que nos aconteça de tudo.

Assim mesmo, Viva o Benfica!

Força Benfica



5 comentários:

Dylan disse...

A sua opinião sobre a actualidade benfiquista é muito idêntica à minha. Gostaria de dizer que o problema de bilheteira e assistência não me preocupa - apesar de me incomodar - porque basta o clube regressar ao bom futebol, manter-se na luta por todas as competições internas e chegar longe na Liga Europa (se ficarmos em terceiro), para as receitas aumentarem exponencialmente. Sem dúvida que vamos vender em Janeiro, mas certamente que existirão boas alternativas dentro do mercado nacional (até mesmo para o lugar do treinador...)

Manuel disse...

Farto de profetas da desgraça estou eu.

Penso que o ADN do Benfica não se coaduna com o desistir antes de tempo. Isso é próprio dos "losers", que eu não sou.

Como ainda é possível matematicamente passarmos aos oitavos, eu não deito a toalha ao chão. Enfim, feitios de benfiquistas teimosos e que possuem arreganho!

Quanto ás assistências o melhor é lerem o R&C e verificarem qual é a percentagem que as assistências ao jogos têm nos proveitos operacionais do clube. Eu conto, cada vez menor.

Por isso, as assistências a diminuirem naturalmente que é pena e é de lastimar, mas é para o lado que eu durmo melhor, numa perspectiva financeira. O aumento significativo das receitas da BTV cobre isso e muitíssimo mais.

Para mim mais importante é a influência que as grandes assistências têm no desempenho dos jogadores no jogos. Isso para mim é mais importante do que os (relativos) poucos euros que deixam na bilheteira. Ainda por cima agora com a crise.


O Benfica Sou Eu disse...

Dylan, Obrigado pelo comentário. Felicito-me por termos (quase) a mesma opinião sobre alguns assuntos do nosso Benfica.

Manuel, Obrigado pelo comentário. Concordo com a maioria das coisas que disse, especialmente no que diz respeito ás receitas de bilheteira, mas lembro que apesar de terem menos importancia nos proveitos operacionais do clube, são ainda uma receita importante - especialmente em jogos que o Red Pass não funciona para a maioria dos adeptos.

Não concordo com a ideia que sou um profeta da desgraça. Nao sou nem jogador, nem dirigente, nem técnico do Benfica e como tal posso assumir que a Champins para mim está perdida.

Eles tem de acreditar e fazer acreditar todos os adeptos que é possivel, mas tambem me queriam fazer acreditar que a final da champions era possivel, desde Junho...

EU vou torcer pelas nossas vitórias e sonhar que o Anderlecht possa empatar em Atenas, mas algo me diz que isso será impossivel de acontcecer.

Não imagina o quanto me alegraria se pudesse passar aos oitavos de final e admitir que me enganei na previsão.

Abraços e apareça sempre

Força Benfica

Manuel disse...

Uma correcção. Que eu tivesse percebido, nunca ninguém tentou fazer acreditar nada. O que Vieira tentou passar foi o, "Deixem-me sonhar" do velho José Torres. Aspiração legítima e próprio de um líder.

Sonhar é legítimo e quem nunca sonhou nunca alcançou nada. O sucesso consegue-se primeiro sonhando.

Esperar que o sucesso caia do céu, como quando se joga no Euromilhões é próprio de gente alienada e que sonha com Fátima.

Eu continuo a sonhar e a acreditar no Benfica, porque acho que é a postura própria de alguém que quer e gosta de ganhar.

O Anderlecht pode muito bem ir empatar em Atenas como empatou em Paris. O Olympiakos não é nada de especial e em condições normais tínhamos ganho por 4 ou 5 a zero.

O Anderlecht que perdeu na Luz impressionou-me mais do que o Olympiakos que empatou na Luz. Portanto…

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro Manuel

Vamos então acreditar no "milagre" de ganhar ao Anderlecht e ao PSG, ao mesmo tempo que acreditamos que o Olympiakos jogando em casa no ultimo jogo, empata com o Anderlecht!

É obvio que eu desejo que tudo isto aconteça e se realmente formos vivos para o ultimo jogo - ou seja se ganharmos em Bruxelas - pode se dar uma conjugação de resultados favoráveis, mas neste momento acho essa realidade muito distante.

Força Benfica