quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Insubstituíveis no Benfica? Sim, há... Os benfiquistas!

1. No domingo o jogo começou com momentos intensos de respeito mutuo - benfiquistas e portistas - na ultima homenagem ao Rei, com 11 guerreiros com o nome Eusébio nas costas e acabou com um resultado positivo para o Benfica e uma exibição decepcionante do FCPorto.

No entanto, apesar da PAZ que eu pedi antes se verificar por momentos no domingo á noite, ela acabou no momento em que começaram as novelas do mercado de inverno.

Antes de falar disso e para terminar o capitulo "clássico" acho que o Benfica poderia ter feito mais ofensivamente - especialmente depois da expulsão de Danilo - e penso que se o resultado tivesse sido 3-0, seria bem mais positivo para todas as nossas aspirações ao título.

Os resultados entre duas equipas é o primeiro critério de desempate para atribuir o título de campeão e sabendo que vamos ao Dragão na ultima jornada, fiquei com a sensação que se poderia ter feito "algo mais".

O Benfica perdeu 9 pontos em 15 jogos - derrota no Marítimo, empate em Alvalade e com Belenenses e Arouca na Luz - enquanto o FCPorto perdeu 12 pontos em 15 jogos.

Se o Benfica perder o mesmo numero de pontos que FCPorto na segunda volta -  isso é possível - poderemos chegar ao Dragão com estes 3 pontinhos de avanço e aí poderá fazer falta esse golinho que não procurámos assim tanto, nos minutos finais do jogo de domingo...

Enfim, nesta altura nada disso é importante e o que conta são os 3 pontos de vantagem sobre o nosso maior adversário.

2. Todos os dias desta semana tem-se falado sobre as nossas transferências de Matic, Rodrigo e Garay. Tenho visto as mais diversas estratégias dum lado e de outro...

E de um lado eu considero a  direcção a tentar limpar a decisão de vender Matic muito abaixo da clausula e do outro lado os benfiquistas criticando a decisão da direcção em vender jogadores numa altura critica do campeonato.

Como eu sou dos que defendo a PAZ e que juntos seremos muito mais fortes, eu nem critico a direcção nem os meus caros consócios que estão a usar todos os métodos para "rebentar" com o presidente, especificamente.

Eu sou pela transparência e custa-me ver estratégias a dizer que "Matic é que queria sair", que "Luís Filipe Vieira está muito decepcionado com Matic" que o jogador "exigiu sair", isto e aquilo...

Tudo mal feito, como mal feito foi Matic falar no jornal A Bola sem sequer o Benfica ter dito uma palavra sobre a transferência, nem os seus moldes.

Entre o Benfica e os Benfiquistas só a verdade pode imperar e se Luís Filipe Vieira e a direcção acham que o negócio é bom para o Benfica, só têm é que assumir e deixar de enviar recados para a imprensa.

Eu sou dos que acho que NINGUÉM é insubstituível no Benfica. 

Não há insubstituíveis no campo, na direcção no na equipa técnica e eu até posso entender quem discorda das decisões de vender nesta altura, mas se temos um plantel vasto e com qualidade é para ele se mostrar agora.

Ficámos sem Salvio durante 6 meses e não foi por isso que perdemos a Liga.

Ficámos sem Cardozo durante 2 meses e não foi por isso que perdemos a Liga.

Ficámos sem Artur e não foi por isso que Oblak mostrou pior serviço.

Ficámos várias semanas sem vários jogadores por lesão e estamos na liderança do campeonato.

Vamos já considerar a pior hipótese de todas que é ficarmos sem Garay, Rodrigo, Gaitan e Matic... 

Se isso acontecesse - e não vai acontecer - poderíamos encaixar perto de 100 milhões de euros e a equipa encontraria soluções dentro do seu plantel para conseguir ser campeão.

Esqueçamos a Liga Europa, mas o Benfica com Steven Vitória, Jardel,  André Almeida, André Gomes, Ruben Amorim, Fejsa, Ola John, Salvio, Sulejmani, Ivan Cavaleiro, Djuricic e Cardozo não tem soluções dentro do plantel para ser campeão? 

Eu apenas coloquei jogadores que não são titulares indiscutíveis e que tem jogado menos nesta primeira fase da Liga, mas todos sabemos que alem destes jogadores no plantel, com as hipóteses de voltar Lisandro Lopez e Pizzi e com a matéria prima na equipa B para reforçar qualquer umas destas posições, o Benfica fica forte e continua a ser o principal candidato ao título.

Apenas com jogadores que estão na estrutura do clube, sem contratar ninguém!

O nosso clube é assim que funciona há muitos anos.

Vende e compra, compra e vende.

Vamos criticar o timing ou o valor da clausula de Matic que não foi cumprida? Podemos criticar o timing sim, mas os negócios aparecem e é importante aproveitar.

Mas alguém acredita que Matic vale 50 milhões de euros depois de ter sido eliminado pelo Olympiakos da Champions League?

É óbvio que se calhar algum outro clube ofereceria 30 milhões ou até 35 milhões, mas se Matic quer ir para o Chelsea, ser treinado por Mourinho, entrando pela porta grande no seu clube anterior, o que se vai fazer?

Que querem fazer os arautos da gestão desportiva? Ficar com Matic contrariado?

Para mim, que sou crítico de muitas coisas de Luís Filipe Vieira, entendo que o Presidente quis manter a estabilidade da equipa no verão para ganhar dinheiro na champions e manter a equipa competitiva depois do desaire de Maio, mas falhando redondamente o apuramento para os oitavos da champions, não há outra maneira de resolver o assunto financeiro.

Há que vender, mantendo a equipa competitiva e valorizando outros jogadores como Lisandro, Markovic, Ivan Cavaleiro ou André Gomes, apontado por Matic como a grande futura estrela do Benfica. 

Ponto final. 

É assim que funciona e no futebol como na vida mais vale um pássaro na mão - os milhões hoje em Dezembro - que dois pássaros a voar - os milhões que podem não nos oferecer em Junho. 

Eu quero ver todos aqueles jogadores que reclamavam uma oportunidade a jogar á séria, sob pressão para se valorizarem e poderem dar títulos ao Benfica.

Eu quero e vou ver estes novos jogadores a entrar e a fazer esquecer Matic - seguramente - ou Rodrigo, Garay e Gaitan.

Se forem embora os três que se fala deixando Gaitan, a equipa fica melhor que todas as outras da nossa Liga e se os nossos jogadores entrarem em todos os jogos com a atitude que entraram contra o FCPorto, o Benfica perde menos pontos que os adversários, mesmo que não jogue bem todos os jogos. 

De que serviu ter os craques todos contra Arouca e Belenenses se não houve atitude?

São 15 finais para sermos campeões e a Taça da Liga pode servir para testar novos jogadores, como hoje contra Leixões.

Faltam 3 jogos na Taça de Portugal e feitas as contas são apenas 18 jogos para chegarmos ao nosso grande objectivo de sermos campeões e voltar de novo ao Jamor.

Liga Europa? O que é a Liga Europa?

Força Benfica


1 comentário:

Jorge Ramiro disse...

Eu também sou do Benfica porque é uma tradição familiar. Agora eu vivo em São Paulo, porque eu trabalho em ums restaurantes em sp, mas eu viajo toda semana para ir ver meu time.