segunda-feira, 17 de março de 2014

Encerrar o superficial e focar no essencial !

Há exactamente um ano atrás o Benfica ganhou em Guimarães na 23ª jornada por 4-0 e o FCPorto empatou na Madeira com o Marítimo por 1-1. 

Nesse momento o Benfica aumentou a vantagem para 4 pontos e assim manteve essa distancia até ao fatídico jogo contra Estoril. 

Na Taça de Portugal estávamos nas meias finais e iríamos jogar contra o Paços de Ferreira, na Taça da Liga íamos jogar a meia final com o SCBraga - que perdemos - e seguíamos tal como agora, vivos na Liga Europa.

Além de estarmos vivos em todas as competições, estávamos também a encantar com o nosso futebol atractivo e de ataque.

Ou seja as semelhanças com o ano passado são hoje uma fotocópia, mas a verdade é que o Benfica tem um trunfo para poder jogar hoje e marcar desde já a diferença...

O Benfica apenas perdeu um jogo esta época e foi no Funchal contra o Marítimo. Hoje jogamos nessa mesma cidade contra a melhor equipa da ilha - o Nacional da Madeira.

Estamos com 4 pontos de avanço sobre o Sporting e se ganharmos hoje aumentamos para 7 pontos de vantagem o que nos dá uma margem de manobra e confiança importantes para as 7 jornadas que faltam.

No entanto, e conhecendo bem a casa, qualquer resultado que não seja a vitória hoje, fará soar o alarme nos nossos adeptos e alimentar fantasmas do passado, especialmente com o calendário a reservar um ultimo jogo no Dragão.

A verdade é que empatar na Choupana será um resultado normal e se por algum azar o Benfica perder, não será nenhuma vergonha.

Mas quando tudo parecia estar a correr bem, eis que aparece Jesus no seu estilo tradicional a voltar a dividir os adeptos benfiquistas.

Ao mesmo tempo que divide os adeptos benfiquistas, dá trunfos aos nossos adversários para que se possa atacar Jesus e o Benfica.

Eu, que sei que Jesus não mudará nunca a sua actuação de arrogância e sobranceria no Benfica, deixei de mandar pedras ao nosso treinador há muito tempo.

Espanta-me ver bloggers, comentadores conhecidos e benfiquistas nas redes sociais muito espantados e chocados com o que viram Jorge Jesus fazer em Londres na passada quinta feira...

Apetece-me perguntar a esses benfiquistas "onde andaram durante os últimos 5 anos?"

Jorge Jesus é assim. Assim é Jorge Jesus, para o bem e para o mal.

O que me importa agora não é sublinhar quão mal educado ele foi com Tim Sherwood, Raul José, Rui Costa ou Shéu, mas focar na estabilidade que precisamos até Maio...

Dizer mal de Jesus agora para quê? Que ganha o Benfica em entrar em campo na Madeira com a pressão dum caso "normal" fruto do feitio execrável do seu treinador?

Nada!

O Benfica e os benfiquistas agora só tem de criar condições mínimas para sermos campeões.

O Shéu, o Rui Costa e o Raul José sabem quão intragável é o Jesus e estão habituados a ele desde há 5 anos.

Não precisamos ser advogados de defesa de pessoas que se sabem defender, que defenderam e defendem muito bem o Benfica há décadas e aceitam todos os dias conviver com este mal educado de nome Jorge Jesus.

Todos eles querem mais que eu e qualquer um dos benfiquistas ser campeões e todo o ruído á volta da equipa é prejudicial para esse objectivo.

Podemos ter uma época de sonho.

Podemos ter uma época boa. 

Podemos ter uma época igual ao ano passado e perder tudo.

São três hipóteses em aberto e todos nós queremos apenas a primeira.

O actor principal deste filme é o mesmo, com os defeitos e virtudes de há cinco anos e não mudará. Não mudará!

Não muda na sua maneira de orientar as equipas, não muda na genialidade de algumas decisões tácticas, não muda na capacidade que tem em revelar o melhor de cada jogador nem na bazófia que tanto deitou a perder no passado.

Agora há que apoiar e ganhar o que virá um ano atrasado, aceitando os defeitos e qualidades do nosso timoneiro.

Para isso acontecer temos que ganhar muitos jogos e muitas finais  - quatro delas contra FCPorto na Taça de Portugal, na Taça da Liga e no campeonato, podem até ser seis se nos encontrarmos na Liga Europa - o que pressupõem só por si uma dificuldade extrema em conseguirmos atingir os nossos objectivos.

Para facilitar toda a nossa vida, ganhar hoje é importante, mas não decisivo para o principal objectivo.

Que aprendamos a ter paciência porque é aí que reside a chave do nosso sucesso esta época!

Força Benfica





3 comentários:

Bruno Pereira disse...

Não concordo contigo :)
(atenção que poder ferir suscetibilidades!)
http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/2014/03/nacional-benfica.html

Abraço,
Bruno Pereira

O Benfica Sou Eu disse...

Olá Bruno.

Obrigado pelo comentário e pelo link que já tinha lido.

Leio sempre o que escreves e nao concordar faz parte do processo, mas eu concordo contigo na análise.

Hoje a 17 de Março somos superiores a todas as equipas nacionais,mas bastaria uma derrota logo mais na Madeira, para fazer cair tudo e acordar fantasmas recentes.

Desejavelmente, não acontecerá essa derrota...

Força Benfica




Anónimo disse...

agora até é um grande amigo do Villas Boas. Tb já era um grande amigo do Pinto Costa. Quando é que o podemos criticar ' quando bater no presidente ?