sexta-feira, 5 de junho de 2015

Crucificar Jorge Jesus? Criticar Luis Filipe Vieira? Endeusar Bruno de Carvalho? Porquê?




1. Jorge Jesus


A verdade é que Jorge Jesus decidiu de forma livre mudar a sua vida para outro clube.

O outro clube é, só por acaso, o clube do seu coração e a julgar pelos media recebe um prémio de assinatura no valor de 5M e um ordenado bruto de 6M, ou seja 3,2M líquidos anuais.

Mais, o seu clube de coração deu-lhe poder total para mandar em todo o futebol nos próximos 3 anos, deu ainda garantias que não necessitam de vender ninguém este ano e ainda têm dinheiro para investir em novas contratações neste defeso e nos próximos dois.

Mais, o seu ex clube decidiu por varias razoes que a ele não lhe dizem respeito desinvestir na sua equipa e "aconselhou-o" a apostar na prata da casa, com ordenado igual ou inferior ao que tinha recebido nos últimos 5 anos.

Tudo isto são razões mais que suficientes para Jorge Jesus decidir tranquilamente com base no projecto desportivo sportinguista, no seu ordenado e prémios bem como no investimento prometido na sua nova equipa.

Tudo o resto são "fait divers" dramáticos que não interessam a ninguém.

Eu, que achei que Jorge Jesus deveria ficar no Benfica nos próximos dois anos, estou tão calmo quanto de todas as outras 4 vezes que o queria despedir contra a vontade do meu presidente.

Em Maio de 2010, Luís Filipe Vieira foi "apanhado" por um amigo meu aos berros no estádio da luz com uma primeira chantagem de Jorge Jesus.

O nosso então treinador recebia algo como 800 000€ ano + prémios e porque foi campeão, ameaçou ir para o FCPorto se o Benfica não lhe pagasse 4M.

Ligaram-me no exacto momento em que Luís Filipe Vieira dizia que esse valor era "impossível" e eu "em directo" quase ouvia os gritos do nosso presidente pelo telefone desse meu amigo.

Nesse momento pensei que Luís Filipe Vieira nunca iria aceitar essa chantagem, mas a verdade é que aceitou e com medo que Jorge Jesus fosse para o FCPorto em cada ano que passou, manteve-o  como seu treinador no verão de 2011, no verão de 2012 e no verão de 2013, sempre contra minha vontade.

Eu bem sei que Jorge Jesus é hoje o melhor treinador da nossa Liga, seguramente o mais bem pago, mas não consigo ficar triste com a sua saída, mesmo que isso signifique "perder a hipótese de conquistar o tri".

Ricardo Araújo Pereira disse ontem que não ter Jorge Jesus como treinador do Benfica é um "erro histórico" e eu até posso concordar tal como foi um "erro histórico" quando Vilarinho não apostou em Mourinho.

São "erros históricos" que a História se encarregará de julgar - passe a expressão - mas logo veremos se perdemos ou ganhamos o "tri" em Maio 2016, mas se o presidente acha que a estrutura ganha campeonatos, está muito enganado e aí concordo com o que Ricardo disse ontem á TVI 

A verdade é que Jorge Jesus decidiu em liberdade e com base na razão - prémio e ordenados - e com base no coração verde e no seu "amor" pelo Sporting.

O que Jorge Jesus não teve foi carácter para ajudar quem sempre apostou nele, numa altura em que aparentemente Luís Filipe Vieira mais precisaria.

A pergunta que se faz é muito clara...

Alguém esperaria outra coisa de Jorge Jesus?

Tem tanto de bom treinador como de mau carácter e a verdade é que tem vindo a cultivar e a aprimorar cada uma dessas duas características da sua vida.

Nunca por nunca seria condenável que fosse treinar o seu clube de sempre, mas exigia-se dignidade, amizade, respeito e solidariedade para com Luís Filipe Vieira. Se não pelo Benfica, pelo menos por Luís Filipe Vieira que o segurou sozinho durante 2 anos - pelo menos -  e nem isso Jorge Jesus fez.

Faltou-lhe a coragem para falar abertamente com Luís Filipe Vieira sobre o que se passaria.

Para terminar este primeiro ponto, umas palavras para os que dizem que Jorge Jesus decidiu mal em ir treinar o Sporting porque o clube de Alvalade tem "muito pior" equipa que o Benfica.

Eu não quero entrar em comparações até porque os planteis não estão fechados para a próxima época mas eu não acho que Cedric, Paulo Oliveira, Wiliam Carvalho, Adrien, João Mário, Carrillo, Slimani, Montero, Carlos Mane ou outros assim tão maus jogadores, pelo contrário.

Partindo do principio que Jorge Jesus impõe dinâmicas colectivas que favorecem as prestações individuais, não me espantaria que todos estes jogadores subissem em muito o seu desempenho pessoal, valorizando-se e muito nos próximos anos.

A ser verdade que o Sporting irá investir em contratações sonantes para culminar uma ou outra lacuna, o plantel leonino ficará obviamente muito forte e foi também com base nessa análise - que Sporting tem já um plantel forte - que Jorge Jesus tomou a sua decisão e isso não tem nada de criticável, pelo contrário.

Vamos saber ter calma na análise e deixar os nervosismos e a má educação para os outros.

No Benfica, as respostas são dadas em campo e vamos ter muitos jogos para ganhar, empatar ou perder contra Jorge Jesus nos próximos anos.

Deixemos as histerias de lado e vamos seguir a nossa vida com respeito e com ainda mais vontade de conquistar títulos.

A Jorge Jesus desejo-lhe a pior sorte desportiva no seu novo clube.

Pessoalmente nada tenho contra ele, como também nunca tive a seu favor em todos estes 6 anos que foi o nosso treinador, mas seria incapaz de lhe desejar algo de negativo na sua vida pessoal ou familiar.



2. Benfica e Luís Filipe Vieira


O Benfica está neste momento á procura do treinador ideal para a sua nova estratégia e na minha opinião deverá fazê-lo com base na crença de Luís Filipe Vieira.

Eu e muitos benfiquistas temos a opinião que Marco Silva é o treinador certo para abraçar este novo projecto, mas a verdade é que a nossa opinião vale e deverá valer zero.

Quem tem que decidir e arriscar é Luís Filipe Vieira e eu acredito 100% no seu bom senso.

É com o novo treinador que Luís Filipe Vieira e a estrutura do futebol irão trabalhar e eu e os benfiquistas vamos continuar a torcer por fora sem nenhum contacto directo ora com a estrutura ora com o treinador.

Se Luís Filipe Vieira quiser contratar Rui Vitoria, esse passa automaticamente a ser o meu treinador e não acho que o presidente deva sucumbir a pressões.

Se a sua crença é em Rui Vitoria, será nesse nome que devemos todos acreditar.

A ultima vez que Luís Filipe Vieira decidiu contra sua vontade - contratação de Quique Flores - foi o que se viu.

Prefiro que Luís Filipe Vieira escolha o que ele acredita ser melhor para o Benfica, do que saber que o meu presidente decidiu com base na "vontade popular", mesmo que essa vontade seja também a minha.

O Benfica neste momento tem de entender que o cenário do futebol em Portugal mudou com este "volte face" dado pelo Sporting e o favoritismo na vitoria da liga passa agora a ser dividido por três clubes de forma igual.

Hoje, Benfica, Sporting e FC Porto tem 33,33% de hipóteses de ser campeões - os sportinguistas acham até que o "tri" será seguramente deles daqui a três anos, tal a euforia generalizada á volta da contratação de Jorge Jesus - e o Benfica tem de ser muito humilde na análise das vendas e contratações.

Agora há que construir um plantel com base na equipa campeã, há que dispensar bem, contratar melhor e apenas vender o que representa um enorme negocio para o nosso clube.

Com cabeça, podemos continuar fortes e deixar que esta estrutura prove a Jorge Jesus que afinal também tinha uma quota parte de importância nos sucessos do Benfica!

O nosso presidente parece que neste momento definiu um novo paradigma para os últimos 18 meses da sua gestão neste mandato.

Se a BTV, o museu, o centro de estágios do Seixal, o estádio e outras obras estão prontas e com isso o normal endividamento, a ideia do presidente é tentar poder fazer mais no futebol e nas modalidades, mas com menos dinheiro.

Provavelmente será reduzido grande parte dos ordenados com emprestados, vendendo ou terminando a relação contratual com muitos destes jogadores, será reduzido os salários do plantel principal e equipa B, provavelmente não se irão investir cerca de 30M por ano em contratações como se tem verificado nos últimos anos e muito provavelmente o Benfica terá mesmo que apostar nos jovens que têm vindo a ser formados no Seixal ou que temos contratado noutras paragens.

A ideia de Luís Filipe Vieira será seguramente continuar a ganhar, gastando menos, mas isso talvez não seja possível e ele tem de estar preparado para a hipótese de abdicar desses títulos, para terminar o mandato com menos passivo e com contas mais equilibradas.

Esta é uma decisão que não pode ser criticada, mas que abre a discussão sobre dois pontos essenciais:

- Quererá Luís Filipe Vieira recandidatar-se a mais um mandato de 4 anos?

- Caso queira recandidatar-se, será que a maneira como deixou fugir Jorge Jesus para o Sporting - num processo sem culpas, mas onde ele era o "dono do dossier" - e este aparente desinvestimento no futebol, influenciarão os resultados dessas eleições?

É muito cedo para falar, mas muito se joga nos próximos 12 meses.

Num momento em que o Benfica está a pagar prémios a equipas técnicas e jogadores de futebol, voleibol, basket e hóquei pelas conquistas dos títulos que tanto nos alegram, a folha salarial aumenta e o perfil do novo treinador está definido e anunciado publicamente.

Luís Filipe Vieira falou de alguém com "carácter, ambicioso e comprometido com o Benfica!"

Disse ainda que quer alguém "ganhador que não tenha medo de apostar nos miúdos e que seja capaz de construir um projecto integrado desde a formação"

Não existem neste momento nenhumas duvidas que todas as palavras do presidente apontam para o perfil de Rui Vitoria e para esse menor investimento no futebol, mas também não podem haver nenhumas duvidas sobre as dificuldades que vamos ter sem Jorge Jesus.

Se o ano passado sobrevivemos a todas as vendas com a mestria, liderança e a estabilidade de cinco anos com o mesmo timoneiro, hoje isso não existe e seja quem for que entre terá muitas dificuldades em fazer esquecer o nosso ex treinador, especialmente nos primeiros 18 meses - por acaso exactamente a altura em que se irá para eleições.

E isso leva-me a outra questão importante na vida da semana benfiquista.

Amanhã acaba o prazo para os sócios pagarem as quotas em atraso antes da recontagem de segunda-feira, 8 de Junho.

Com tudo o que se passou nas ultimas 48 horas, deduzo que poucas pessoas se tenham sequer lembrado da obrigatoriedade de pagar essas quotas em atraso, antes da renumeração de segunda-feira.

Há quem diga que o Benfica pode perder 80 000 sócios e isso significa um rombo muito grande neste importante projecto que Luís Filipe Vieira lançou como prioritário há muitos anos.

Os 300 000 sócios são agora uma miragem e com sorte teremos 200 000 pagantes na próxima segunda-feira, mas ninguém acredita que isso será ainda possível.

E isso é fundamental porque só com uma família completamente unida, compenetrada e dedicada temos alguma hipótese de continuar a vencer.

Criticar Luís Filipe Vieira porque foi ultrapassado pelos acontecimentos desta semana é algo que não faz o menor sentido.

Algum dia saberemos a verdade e o que fez Jorge Jesus não aparecer no almoço marcado com Luís Filipe Vieira de quarta-feira, o que fez Jorge Jesus não atender nenhuma chamada durante essa tarde ou o que fez Jorge Jesus fechar completamente a porta ao Benfica sem o comunicar cordialmente ao nosso presidente.

Seja o que for que aconteceu - proposta de ordenado muito abaixo do que Jorge Jesus exigia, proposta ou obrigatoriedade de gerir o plantel do Benfica com prata da casa, desinvestimento em contratações,  descrença no projecto desportivo, cansaço do projecto Benfica - um dia Luis Filipe Vieira e/ou Jorge Jesus falarão sobre esta situação.

Agora não há os pró Jesus e os contra Jesus, porque Jesus está no banco dum adversário directo.

Agora não deve haver os pró Vieira ou os contra Vieira, porque para isso haverá tempo daqui a 18 meses quando chegarem as eleições.

Agora temos que convencer todos os sócios a pagar as quotas, a assinar a BTV, a pagar os Red Pass para a próxima época e a estarem unidos á volta do clube, como estavam há duas semanas com a conquista do bi campeonato.

Ainda há uma final de futsal para disputar e depois temos de preparar-nos para o mais longo verão da nossa vida recente e quanto mais unidos estivermos, melhor !


3. Bruno de Carvalho / Sporting


Bruno de Carvalho acabou de receber dinheiro fresco dum empréstimo obrigacionista que só vence daqui a 3 anos.

Alem desse dinheiro, parece que há investidores africanos milionários que estão a investir no clube em troca de participação na SAD.

Alem disso, Bruno de Carvalho acha que com Jorge Jesus a mandar no futebol e com as hostes leoninas entusiasmadas com a conquista heróica da Taça de Portugal, haverá uma excitação tão grande nos sócios que se venderão mais "game box", que se conseguirá finalmente pagar o pavilhão e que se irá em 3 anos conquistar muitos títulos e valorizar muitos jogadores que serão vendidos por milhões que servirão para pagar o empréstimo obrigacionista e ajudar na reestruturação financeira do clube.

Não há aqui nada de genial, mas há claramente uma estratégia que pode vir a resultar e que pode colocar o Sporting no lugar de "grande candidato a tudo" como era há algumas décadas e a confrontar o poder Porto / Benfica dos últimos anos.

Jorge Jesus é hoje um muito melhor treinador que era há 6 anos no Benfica e é alguém profundamente conhecedor de todos os cantos do futebol benfiquista, dos nossos jogadores e estava a par de todos os dossiers da formação e da prospecção.

Aliás, ele e toda a equipa técnica que muito provavelmente seguirá com ele para Alvalade.

Quer se queira quer não, esta é uma vantagem competitiva enorme que Jesus leva para Alvalade.

Quase como ter um espião dentro do Benfica que agora passará a levar todo esse "know how" para Alvalade e isso é algo que eventualmente até pode ser mais perigoso que a vantagem enorme que terá em todos os jogos contra o Benfica.

Ganhar ao Sporting de Jorge Jesus será uma missão complicada em todos os jogos desta próxima época e teremos que estar humildemente preparados para isso.

Tirando todas estas situações técnicas do futebol táctico, há uma outra questão muito importante no panorama desportivo nacional.

Se em 2018 vamos dividir o bolo das transmissões televisivas num formato de centralização dos direitos televisivos, vamos ter que obviamente basear esses critérios nos últimos títulos desportivos e não desportivos.

Ora, se o Sporting se intrometer nos títulos nos próximos 3 anos, terá mais hipóteses de fazer subir a parada para o seu lado, mesmo estando fora do processo negocial liderado pela Liga e por Domingos Soares Oliveira.

Tudo isto para dizer que a aposta estratégica na contratação milionária de Jorge Jesus é uma jogada de mestre e que o Benfica e FC Porto terão de responder de forma muito forte.

Para terminar umas poucas palavras para a maneira como despediram Marco Silva alegando justa causa - deplorável, miserável e revelando que por muito boas que sejam as ideias e estratégias, a educação e ética nunca estarão naquela casa enquanto Bruno de Carvalho mandar por aqueles lados.



4. FC Porto

Pinto da Costa obviamente que entendeu que a sua estratégia de colocar Jorge Jesus fora do Benfica e desejavelmente no estrangeiro, foi apenas parcialmente cumprida.

Agora o Benfica e Sporting estão obviamente de costas voltadas como ele gosta de ver, mas com o
Sporting muito mais forte.


Será muito interessante ver como Pinto da Costa responderá a esta forte ofensiva sportinguista, mas também terá que investir e dar a Lopetegui - ou outro qualquer se miraculosamente aparece uma proposta para o espanhol - todas as condições para poder voltar a ganhar títulos que fogem desde o milagre envenenado de Kelvin.



5. Mercado 

Que comece a silly season de Junho/Julho/Agosto mas penso que este ano não terá nada de silly e será muito interessante acompanhar todas as movimentações do mercado até 31 de Agosto.

Se conseguimos aguentar Matic e Enzo Perez até Janeiro de 2014 e 2015 respectivamente era muito importante fazer um esforço para fazer o mesmo com Gaitan.

O Benfica vendeu Cancelo, pode vender alguns dos tradicionais suplentes - Ola John, Sulejmani, Benito, Derley ou André Almeida - pode vender alguns dos emprestados - Farina, Sidney, Djuricic, Funes Mori, Bebe ou Ivan Cavaleiro - e assim encaixar alguns milhões.

Sabendo que Salvio estará lesionado nos primeiros meses da época, sabendo que teremos novo treinador, novos métodos, sabendo que temos uma champions para jogar e passar para os oitavos de final, manter Gaitan até Dezembro seria muito, muito importante, mas como todos sabemos quem manda nessa questão é o mercado!


Força Benfica

9 comentários:

José Rama disse...

Dizes contar com o bom senso do presidente, não poderás é contar com os seus conhecimentos em matéria de futebol.

moreira disse...

Não consigo entender!!!!!!!!
O Benfica é bicampeão...............OZporting não é.
O Benfica tem a BTV que rende muitos milhões...........OZporting não tem
O Benfica tem o maior complexo desportivo do País...........OZporting não tem
O Benfica tem o Seixal..........OZportig tem Alcochete que é muito inferior
O estadio do Benfica tem a lotação de 65000 espectadores.........OZporting 49000
O Benfica tem a Fly Emirates nas camisolas .....Zporting tem ??????
O Benfica tem uma legião de seguidores em todo o Mundo....OZporting não enche o Marqês
O Benfica será o clube com mais sócios a nível Mundial.......OZporting??????
O Benfica é o clube com mais títulos nacionais no futebol...OZporting não é
O Benfica não está a ser controlado pela UEFA(Fair Play financeiro)...OZporting está
Mas,
mesmo assim,
OZporting tem um futuro risonho(de novo campeão na pré-época),
O Benfica ficará de novo em 3º.
Vivam os analistas!!!!!!!!!!!
Benfica Sempre

José Rama disse...

Esqueceste um único ponto fraco do SLB, mas importante, o presidente que tem.

moreira disse...

Tens razão.
Com o nível do presidente do Zporting, só o Vale e Azevedo.

Anónimo disse...

moreira, LOL!!! Colocaste o anti na ordem!

A propaganda é tramada, os lagartos andaram vários meses a martelar que LFV queria baixar o salário do JJ o que é mentira, a preparar o caminho para o "showdown".

Se pensarmos que o Sobrinho é dono de 30% da SAD lagarta e também tem % na Sic, Expresso e na Cofina não admira mesmo nada.
Vamos é contratar um bom treinador para o futebol profissional para continuarmos com a senda vitoriosa e não só no futebol.

José Rama disse...

Um bom treinador, queres dizer é que será essa a escolha do presimente, seja ele quem for.

Anónimo disse...

Estou nessa com o moreira, apesar que os lagartos têm esses milhões sujos e nós não. (aliás, acorda fair play financeiro, há dinheiro a ser branqueado)
De qualquer modo, e ainda mais agora que vamos pagar bem menos ao treinador do que estávamos à espera, e dado que corruptos e submissos estão a apostar forte, é hora do Vieira apostar forte no futebol e adiar uns tempos as poupanças. Um milhão gasto este ano pode poupar 4 ou 5 milhões daqui a 2 ou 3 anos.
CARREGA BENFICA!!!

Anónimo disse...

Aliás, belo texto. Pena foi ter demorado tanto tempo, mas voltaram em grande :)

Anónimo disse...

Quem viu na segunda circular? OUTDOOR
“Caro presidente, lamentamos a traição, se precisar de levantar o ânimo, aconselhamos algo bem disposto.” Muito bom…
“Caro Jesus, Decisão dificil, caso tenha problemas em adormecer recomendamos algo que ajuda a adormecer” ainda melhor, hehehe