quarta-feira, 24 de junho de 2015

Revolução na politica desportiva do Benfica ou "comprar à duzia é mais barato"?

Parece que a silly season este ano está realmente a provocar um interesse maior em todos os adeptos dos três grandes e em todos os media sejam eles generalistas ou desportivos, sites ou revistas, blogs ou programas televisivos.

Eu não sei o que se vai passar com os planteis dos três grandes e sinceramente apenas me preocupa como vai acabar o plantel do Benfica...

E como me preocupa...

Eu sinceramente pensei que esta época fosse de revolução no Benfica e por essa revolução tivemos que perder o treinador que não a queria fazer para apostar num outro treinador que não se importaria de arriscar a pele nessa famosa revolução.

E que tipo de revolução seria essa?

Basicamente a revolução que levaria á mudança de paradigma de custos em toda a estrutura de futebol do Benfica sem retirar competitividade á nossa equipa bi campeã.

Eu disse e escrevi que sinceramente pensei que o Benfica ia vender meia equipa - ainda acredito que vamos vender muitos jogadores - e que para a re-estruturação ser completa deveriam ser tomadas medidas radicais nas contratações e nas dispensas. 

Então se a aposta da equipa A é também na formação, é óbvio que a aposta na equipa B seria igualmente nos jovens talentos portugueses ou estrangeiros que despoletavam na nossa academia do Seixal ou noutras academias do mundo, mas com um controlo muito claro do numero de jogadores ligados ao Benfica e do numero de jogadores emprestados. 

Então, na minha modesta e singela opinião pensei que o Benfica ia finalmente acabar com os 30 emprestados, ia tentar rentabilizar investimentos passados com vendas ou dispensas para que a tal folha salarial fosse mais compatível com a realidade portuguesa "em crise".

Mais, como disse antes, tinha esperança que essa realidade significasse que o Benfica deixasse de contratar por contratar e controlasse melhor todos os activos do Benfica, vendendo e dispensasse quem não interessasse.

A verdade é que até 31 de Agosto o Benfica pode vender muitos dos emprestados e caso não consiga vender, pode até rescindir amigavelmente com alguns deles, ficando sem o encargo mensal dos seus salários. 

Até pode voltar a emprestar alguns jogadores com opções de compras vantajosas para o Benfica ou com parte desses salários - ou a totalidade - pagos pelo clube para onde esses jogadores forem emprestados. 

O que eu sei é que ainda o mercado mal abriu e o Benfica tem já 10 contratações para a nova época.

São eles:

Ederson
Diego Lopes
Hassan
Péle
Dalcio
Jhon Murillo
Taarabt
Carcela Gonzales
Marçal
Vera

Fala-se de Zivkovic que eu pensava que estava já contratado, mas pelos vistos pode ser abortada, pois tubarões com mais dinheiro que o Benfica já se metem na jogada e nem conto o russo Lystsov que foi contratado em Fevereiro ao União de Leiria. 

O ano passado o Benfica contrata Djavan, Candeias e Luis Filipe e nenhum deles sequer chegou a jogar no Benfica. 

Alem destes, contrata Bébe que em Janeiro já tinha guia de marcha, contrata Benito que já foi vendido ao Young Boys, Derley que será muito provavelmente tambem vendido neste defeso, alem de Cesar e Cristante de quem se espera algo muito bom num futuro próximo, mas  que jogaram muito pouco na época passada. 

O que me preocupa é que já temos 10 contratações + os famosos 5 jogadores da equipa B que farão parte do plantel e ainda estamos no São João.

O que eu quero dizer é que é óbvio que o Benfica vai contratar pelo menos mais 3-4 jogadores para esta próxima época, alem de ter que receber alguns emprestados para se mostrarem a Rui Vitória.

Vinha esta semana num jornal desportivo uma lista dos jogadores emprestados que o Benfica tem actualmente, tirando obviamente alguns juniores já profissionais e toda a equipa B.

Então vejamos:

- Candeias
- Bébe
- Rui Fonte
- Nelson Oliveira
- Ivan Cavaleiro
- Fábio Cardoso
- Sidnei
- Farina
- Djuricic
- Helder Costa
- Djaló
- Luis Filipe
- Friesenbrichler 
- Steven Vitória
- Rojas
- Raphael Guzzo
- Rochinha
- San Martin
- Lolo Plá
- Gianni Rodriguez

Sinceramente e sem especular muito, é natural que Rui Vitória queira ver alguns destes jogadores em acção na pré época.

Se pensarmos em 10 jogadores destes 20 emprestados que podem vir fazer a pré época com Rui Vitória, falaremos em nomes como:

- Candeias
- Bebe
- Rui Fonte
- Nelson Oliveira 
- Ivan Cavaleiro
- Farina
- Djuricic
- Helder Costa
- Guzzo 
- Rochinha

Eu não faço a menor ideia se estes jogadores irão realmente fazer a pré época com Rui Vitória, mas parece que alguns tem essas aspirações a julgar pelas declarações deles próprios ou dos seus agentes. 

Alem destes 10 contratados e dos 10 emprestados que têm ambições a jogar no Benfica há os 5 ou 6 jogadores da formação que terão tambem aspirações a treinar com Rui Vitória e a mostrarem o que valem ao novo treinador do Benfica. 

Então, considerando as 10 contratações + os 10 jogadores emprestados + 6/7 jogadores da formação que irão fazer a pré época o Benfica já tem 26/27 jogadores para Rui Vitória avaliar sem contar com nenhuma nova contratação ou nenhum dos jogadores que fizeram parte do plantel da passada temporada. 

A minha pergunta é:

Mas isto é mudar o paradigma?

Mas isto é alguma revolução?

Mas isto é exactamente o quê?

Será que continuar a contratar á "meia dúzia sairá mais barato"?

Todos os anos é a mesma coisa e todos os anos me enervo solenemente. 

Eu quero ser tri campeão como todos os benfiquistas, mas não quero ter 25 jogadores emprestados e não quero especialmente ter jogadores emprestados com 24, 25, 26 ou 27 anos como actualmente temos com Candeias,  Farina, Sidnei ou Steven Vitória.

Se a ideia é mudar o paradigma e apostar na formação e no modelo de 20 jogadores + 5, 6 ou 7 da formação então para que precisamos de 20 emprestados? Então para que necessitamos de continuar a comprar sem critério?

Eu entendo tudo sobre os novos mundos do futebol, da formação abragente e multinacional com jogadores de vários países, da prospecção e até da valorização de activos sem que eles joguem no nosso clube, mas será que não está chegada a hora de o Benfica repensar seriamente a sua politica desportiva? Não era para isso que Luís Filipe Vieira queria um Rui Vitória em detrimento dum Jorge Jesus?

Eu sei que até 31 de Agosto a casa vai ser arrumada e eu acredito MUITO na tal estrutura que são 5 ou 6 pessoas que trabalham no departamento de futebol do Benfica, mas não é claro para todos os benfiquistas que alguns dos contratados neste defeso, não irão outra vez sequer jogar com a camisola do Benfica?

É claro para todos ou sou só eu que tenho essa impressão? 

E quem beneficia com isso?

Por exemplo, quando se contrata um dos melhores jogadores do Belenenses, ligado ao AC Milan de nome Péle, com 23 anos qual é a ideia?

Nós temos Cristante, Samaris, Pizzi, André Almeida, Fejsa, Ruben Amorim, João Teixeira e Muhktar para o meio campo. Com Péle esse numero sobe para 9 jogadores apenas no meio campo e não se pode meter Pele na equipa B pois tal como Cristante vem do Milan, apesar do empréstimo ao Beleneneses, seria andar para trás na carreira e parece-me que seria algo inaceitável para o jogador internacional português em várias categorias.

Então qual é a ideia?

Vamos emprestar Péle de novo ao Belenenses? Vamos emprestar Péle a um qualquer Guimarães numa época fundamental pois terá 24 anos durante o ano? 

Eu até percebo que Dalcio é um menino com 18 anos e irá para a equipa B, como Victor Andrade foi o ano passado mas não será normal que este Victor Andrade por exemplo queira já uma oportunidade na equipa A ou nos treinos de pré época de Rui Vitoria?

Então e que dizer se a estrela campeã do mundo sub 20 Zivcovic chegar ao Benfica?

Vai ser emprestado á equipa B? Entrará directamente na equipa A do Benfica para substituir Gaitan? Tambem se vai emprestar porque tem 18 anos?

Eu só gostava de ter mais informação sobre a politica desportiva do Benfica e esta questão é sempre omissa em todas as entrevistas de Luís Filipe Vieira ou até mesmo do ex treinador que no seu reinado contratou (ou aceitou contratar) muitos jogadores miseráveis que obviamente nunca chegaram a jogar no Benfica.

Qual é a ideia?

Não pode ser apenas a célebre frase de que "contratamos 10 para acertar 2" porque isso é uma politica desportiva de gente rica. 

Nós não somos nem ricos nem arrogantes e espero que o Benfica não perca a oportunidade de arrumar a casa até 31 de Agosto e apenas mantenha os jogadores que podem render dinheiro, que possam ser mais valias financeiras e desportivas ou que possam ser realmente apostas na primeira equipa do Benfica!

Tudo o resto tem de ser vendido ou dispensado e fazer a revolução que eu esperava ver em prática neste defeso, sem perder a competitividade do plantel, como disse e bem o nosso presidente na apresentação de Rui Vitória!

Força Benfica


7 comentários:

Anónimo disse...

O Benfica terá sempre de emprestar jogadores, para poder ter 'boas relações' com os ourtos clubes, precisamente aqueles que fazem a diferença no campeonato.

É verdade que ganhámos porque tivemos um grande treinador, mas também porque tínhamos empréstimos que nos facilitaram alguns jogos.

Isto é política. O Sportem é o exemplo de clube que não entra nestas politicas, mas veja-se o resultado: 50 anos com 4 campeonatos. É ridiculo.

Portanto é sempre preciso emprestar.

Nau disse...

Temos, de facto, jogadores a mais. Há que despachar uma boa parte deles, para reduzir encargos e amealhar verbas.

Anónimo disse...

Muitas perguntas, algumas delas que não fazem sentido. Prova que o autor ou anda distraído ou não tem tempo para acompanhar os curvas e contracurvas do defeso. O que não admira.
1. Não há mudança de paradigma nem revolução, nunca se ouvi alguém da direção do Benfica afirmar isso, muito menos o presidente. Tudo invenção da CS, dos blogues, dos paineleiros verdes e da propaganda lagarta. A saída do JJ não tem nada a ver com mudanças de paradigma, faz parte do ciclo de vida de todas as empresas e de todos os profissionais vivos. Os mortos é que já não têm ciclo!
2. Os 10 contratados são todos bons jogadores. Ederson, Hassan e os marroquinos têm lugar directo na nova equipa. Os outros serão emprestados ou irão jogar na B.
3. Até agora não saiu ninguém para além dos que a CS inventa. Gaitan poderá sair assim como Maxi. O 1º já tem substituto e o 2º também que é Sílvio que podemos resgatar ao AM, André Almeida e Nelson Semedo.
4. Muitos dos emprestados serão vendidos ou emprestados outra vez. Já sairam Sulejmani, Benito, Artur, Mori.
5. Candeias, Bebe, Rui Fonte, Nelson Oliveira, Ivan Cavaleiro, Farina, Djuricic, Helder Costa, Guzzo, Rochinha, Djaló, Luis Filipe, Friesenbrichler, Steven Vitória, Rojas, San Martin, Lolo Plá, Gianni Rodriguez tudo para vender ou emprestar. Guzzo poderá voltar à B. Será o único.
6. Dalcio e Pelé serão emprestados.
7. 4 ou 5 serão subidos da B. Natural order of things! O que tem isso a ver com mudança de paradigma?
8. As saidas anunciadas de Jonas, Lima, Samaris, Pizzi é tudo mentiras da CS. Mas não me admirava nada que Lima saísse.

Se entrarem mais um ou dois bons jogadores serão bem vindos, provavelmente Ola John para além do Maxi e Gaitan irão sair. Salvio não pode jogar.
Temos a equipa prácticamente fechada quase igual à do ano passado com 3-4 reforços já contratados.
Onde está o problemaaaaaaaaaaaaaa?



Anónimo disse...

Concordo com o anónimo das 12:16, a politica é a unica razão para termos tantos emprestados e não acredito que seja uma politica cara para o clube. O FC Porto faz isto à muitos anos e é o que lhes permite passear em certos campos deste país. Vivemos num mundo pragmático e ou estamos preparados para ganhar (mantendo os nossos valores e avitando que o pessoal da fruta tenha demasiado poder em certos clubes) ou vamos perder porque alguem vai mais além.
Controlar o mercado português é outra das razões e perdemos poder quando o Fernando Martins ofereceu esse control ao Pintinho da Bosta.
Frankkk

O Benfica Sou Eu disse...

Vou falar primeiro para o anónimo das 545am.

Obrigado pelo comentário e por me recordar que a politica faz parte do futebol. Eu sei disso, mas a verdade é que dos 20 emprestados que eu enumerei apenas 2 jogaram na mesma divisão que o Benfica. Rui Fonte no Belenenses e Fábio Cardoso no Paços de Ferreira. Em Portugal alem destes dois, temos o Guzzo que jogou no Chaves, ou seja na segunda Liga.

Todos os outros 17 jogadores foram emprestados a equipas estrangeiras e sendo assim o seu raciocinio, que tem lógica, não está a ser colocado em prática.

Em relação ao anónimo das 1216pm agradeço o comentário e a clarividencia na análise e na maneira simples como colocou as peças certas num puzzle aparentemente complicado.

O problema nao é a maneira como as peças são colocadas e isso eu já percebi antes.

O que eu "pensava" que ia acontecer este ano é que iamos contratar menos, com mais critério e tentar aligeirar o numero de jogadores contratados e emprestados.

A facilidade com que escreve "Os outros serão emprestados ou irão jogar na B.", "tudo para vender ou emprestar" "Dalcio e Pelé serão emprestados" deixa antever que lida bem com este processo.

Como eu disse a sua análise é pragmática e bem fundamentada, mas o que eu nao entendo é porque continuarmos a gastar dinheiro para emprestar.

Porque continuamos a comprar para emprestar sabendo que mais de 70% dos que emprestamos nao chegam nunca á equipa A do Benfica.

A verdade é que isso nao me deveria preocupar e escrever que "Pele e Dalcio sao para emprestar" quando um deles tem 23 anos nao deveria fazer sentido, mas se calhar eu sou demasiado romantico na maneira como vejo o negócio do futebol.

Frank, acho que o que dizes é semelhante ao que diz o primeiro anónimo e eu concordo em que se empreste jogadores de 18, 19, 20, 21 anos a equipas da primeira divisão portuguesas.

Nao entendo que se faça isso apenas com 2 dos 20 emprestados e nao entedo que se empreste jogadores como Candeias que tem 27 anos, Pele que tem 23, Steven Vitoria que tem 28 a equipas portuguesas ou estrangeiras. Ou dá para o Benfica ou é para vender.

Apareçam sempre e aqui estaremos á espera que o 31 de Agosto chegue, para vermos quem fica, quem é emprestado e quem é vendido. Para mim quanto mais se vender e menos se emprestar, melhor!

Força Benfica

Anónimo disse...

Eu lido bem com o que afirmei porque é a realidade e porque confio em quem dirige o clube.
A equipa B necessita de 25 jogadores, pelo menos, por isso natural que se contratem algumas "oportunidades de negócio" como foi este último holandês de 17 anos e outros.
É mais produtivo pagar 1,5M por um puto com futuro do que 15M por um jogador adulto, homem já feito, que pode dar certo... ou não.
Temos equipa de juniores (sub-19) que devem ter mínimo de 25 jogadores que não precisam de ser formadas apenas por portugueses.
Na equipa B a mesma coisa.
Erros toda a gente comete e concordo que poderá ter havido um ou outro jogador em que houve alguma precipitação. No entanto desde que não se perca dinheiro… Já vendemos 3 excedentários que já deram dinheiro, Mori (3,5M) Sulejmani (3M), Benito (3M). E poderá haver mais uns 5 ou 6.
Os salários dos emprestados são quase todos pagos pelos clubes onde vão jogar e por vezes até pagam o empréstimo.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Li há poucos minutos num blog benfiquista uma recolha de "mentiras" ditas por LFV e pela sua estrutura, umas 50!
Um ser humano muito considerado por muitos seres humanos, referiu : "Conheces a árvore pelos seus frutos"! Não é o ex-treinador!
O Benfica é gerido de forma curiosa!