terça-feira, 11 de agosto de 2015

"Volta Jesus, estás perdoado?" Nem banhado a Ouro!

Desloquei-me ao Estádio do Algarve com a certeza que só um milagre daria a vitória ao Benfica e não me enganei.

Qualquer equipa mais fraca pode ganhar a uma equipa mais forte com cantos ou outra situação de bola parada e o Benfica ontem teve duas oportunidades por Jonas - uma de cabeça, outra que chegou a entrar mas havia fora de jogo - e ambas foram de canto. 

Alem disso, tivemos uma jogada individual de Gaitan que era penalti, mas que nada influenciou o jogo colectivo do Benfica que como se tem visto na pré época - especialmente no Mexico - é zero

Eu fui dos primeiros a "criticar os críticos" e a escrever um texto de apelo á calma e volto a fazê-lo...

Não vale a pena o Benfica e os benfiquistas entrarem em choros porque Jorge Jesus não volta e como eu digo no título, nem que viesse banhado a ouro...

Não vale a pena estarmos em Agosto a criticar tudo e todos porque o que está decidido, decidido está e Rui Vitória é o nosso treinador até final de época, a não ser que se despeça como o fez Paulo Fonseca no FC Porto. 

Luís Filipe Vieira escolheu este treinador para um projecto novo e não serão meia dúzia de maus resultados que o farão demover dessa ideia. 

O Benfica em Agosto de 2015 está a construir o Agosto de 2016, de 2017 e muito provavelmente até está a fazer essa construção não só no Seixal, mas noutras equipas que têm ou vão ter jogadores do Benfica emprestados. 

Se a ideia é baixar passivo, se a ideia é baixar a folha salarial, se a ideia é fazer o mesmo que no passado recente, mas com menos investimento, não será uma derrota por 1-0 com uma carambola de Carrillo que vai demolir a ideia do nosso presidente.

O que cada um de nós tem de fazer é uma de duas coisas :

1. Criticar e lançar fogo para tudo o que tem a ver com o Benfica - pré-época, contratações, dispensas, Rui Vitória, Rui Costa, Luís Filipe Vieira, e tudo o mais.

2. Encarar a perca da Supertaça como algo infeliz e triste, mas claramente anunciado e apoiar o Benfica. 

Não há outra maneira de ver o problema. 

E porque é que a primeira opção é estúpida?

Porque as eleições do Benfica são daqui a 14/15 meses, porque os nossos adversários já são muitos e vêm fortes para nos mandar abaixo, porque as vossas criticas não melhoram o futuro e porque a ultima coisa que o Benfica precisa são os "críticos internos" a cerrar fileiras em Agosto só porque perdemos a Supertaça jogando muito mal. 

Que eu saiba perdemos a Supertaça a jogar miseravelmente mas a época passada ganhámos essa mesma taça contra o Rio Ave, jogando miseravelmente, nos penaltis e ninguém se preocupou...

Nada de estranho portanto...

Em relação aqueles que dizem que Rui Vitória não é treinador para o Benfica, eu digo que sinceramente eu acho que em 6 milhões de benfiquistas não existirão 6 milhões de hipóteses para nosso treinador, mas sinceramente uma lista com mais de 100 opções seriam consideradas

O problema é que quem manda no Benfica e quem foi eleito para decidir, decidiu por Rui Vitória com um critério muito claro e não vai abdicar desse treinador por nada.

Eu não o escolheria para nosso treinador, mas não tenho nada contra ele e se a inteligência encarnada ainda existe, o que temos de fazer é apoiar da mesma maneira que apoiámos um treinador que perdeu tudo em 3 anos seguidos. 

Ora, que eu saiba, este apenas perdeu 1 jogo oficial e não ganhou nenhum jogo de pré época.

O Benfica terá que se preocupar bastante se em Janeiro estivermos fora da Europa, estivermos fora da Taça de Portugal e a 10 pontos do primeiro classificado.

Até lá, temos que apoiar e também não vale a pena eu dizer quem é que contratava ou deixava de contratar porque não serve de nada. 

Quem manda é o Luís Filipe Vieira e a sua equipa, que inclui Rui Vitória. 

O que eu posso dizer, porque o Benfica é um clube livre, é que em todos os jogos da pré-época - e vi todos em directo de madrugada - o nosso Glorioso fez provavelmente os piores jogos que eu vi na minha vida, especialmente os do México. 

O que eu posso dizer é que o trabalho que Rui Vitória tem pela frente é gigante e só o pode levar a bom porto se todo o plantel o ajudar inequivocamente

O que eu posso dizer é que o jogo do Benfica contra o Sporting foi miserável e cheio de equívocos tácticos e técnicos, mas não foi tão pior assim que o jogo do anterior campeão contra a mesma equipa em Alvalade. 

Agora o todo poderoso Jorge Jesus vem dizer que "o Sporting entrava sempre com medo contra o Benfica", que "ele ganhou 10 jogos, empatou 4 e apenas perdeu 1 contra Sporting" e  que o Benfica era "sempre dominador contra o Sporting" mas basta ver a gravação do ultimo jogo em Alvalade para entender que tudo o que disse é mentira

Quem entrou com medo foi o Benfica.

Quem jogou miseravelmente até ao golo do Sporting, foi o Benfica.

Quem teve a sorte do jogo foi o Benfica e ontem, mesmo levando o tal "baile" de futebol que todos dizem que levámos, o Benfica perde por manifesta infelicidade e por uma carambola a meias entre Carrillo e Teo Gutierrez. 

Tudo está ainda para definir e agora temos 20 dias para decidir o plantel para uma época. 

Escrevi um texto a 17 de Junho onde perguntava que plantel vai Luís Filipe Vieira dar a Rui Vitória e para mim era claro que equipa íamos ter a 1 de Setembro. 

Escrevia eu que :

O Benfica de 2015/2016 esta fechado a 90% e não andará longe de:

1. Júlio César
2. Ederson (ex Rio Ave e ex formação do Benfica)
3. Paulo Lopes (ou sobe Varela da equipa B)

4. Maxi ou defesa direito novo a contratar ou jogador que sobe da equipa B
5. Silvio se conseguirmos mais um empréstimo do Atlético de Madrid
6. Eliseu
7. Marçal ou defesa esquerdo a contratar ou jogador que sobe da equipa B

8 Lindelof (sobe da equipa B)
9. Lisandro
10. Jardel ou outro novo jogador caso se confirme a venda para o Fenerbache
11. Luisao

12.  Cristante
13. Samaris
14. Fejsa
15. Mukhtar
16. Pizzi
17. João Teixeira (sobe da equipa B)

18. Gonçalo Guedes (sobe da equipa B)
19. Salvio
20. Diego Lopes (ex Rio Ave e ex formação no Benfica)
21. Taarabt
22. Carcela-Gonzales
23 Novo extremo a contratar ou alguém que sobe da equipa B

24. Avançado novo a contratar 
25. Jonas
26. Johnattan (sobe da equipa B)

27. Hassan

A bold coloquei que entraria um novo defesa direito ou subiria um defesa da equipa B e Nelson Semedo confirma-se que ficará no plantel.

Achei que Mukhtar, Diego Lopes, Hassan ficariam no plantel mas cada um por várias razões não confirmou a minha ideia e no seu lugar estão Talisca, ainda Ola John e dois novos atacantes tendo em conta que Hassan chumbou os exames médicos - Jimenez e Mitroglou

Com Jonas, Mitroglou, Jimenez e Jonhattan o Benfica tem o seu problema na frente resolvido. 

Agora só falta uma coisa muito importante. 

Gaitan, tal como Matic ou Enzo Peres tem que ficar até Janeiro e aqui está o busílis da nossa época. 

Na minha opinião, independentemente do Benfica contratar um qualquer "Markovic" que faça as alas ou faça de numero 10 ou de segundo ponta de lança, o Benfica tem de manter Gaitan porque o fogo que está sobre Rui Vitória não se apaga com vendas de titulares, muito menos com a venda do nosso melhor jogador

Esse fogo só se apaga com vitórias e vendo o nosso calendário até 4 de Novembro  -  2 meses e meio - o Benfica tem de jogar contra FC Porto no Dragão e Sporting na Luz e tem de jogar 4 jogos da champions. 

Agora há que entender o que se quer contratar porque como se sabe o Benfica tem muitos e bons jogadores a caminho nos próximos anos e não podemos queimar a sua evolução, sob pena de perdermos o novo projecto idealizado por Luís Filipe Vieira e sua equipa. 

Se com Rui Vitória a ideia é aproveitar Semedo, Lindelof, Mukhtar, Cristante, João Teixeira, Pele, Gonçalo Guedes, Nuno Santos, Vitor Andrade, Guzzo, Bilal, Zivcovic (se vier como dizem em Janeiro), Jonhattan nos próximos dois anos então porque precisamos desesperadamente de contratar novos jogadores?

Mas afinal que projecto está subjacente á ideia do Benfica ter de gastar os mesmos 30 milhões que tem vindo a gastar nos últimos 6 anos?

Claro que não vamos contratar por contratar e se por acaso comprarmos mais um jogador, terá de ser alguém muito bom que jogue no tal lugar de extremo, numero 10, segundo ponta de lança e mesmo assim terá de ser alguém muito especifico e que conjugue o investimento com margem de progressão para ser rentabilizado. 

Muita calma a decidir nos próximos 20 dias e esta época, "o que será, será" e se tivermos que dar um passo atrás para dar dois á frente num futuro próximo, assim será!

O que precisamos nós adeptos, de fazer?

Apenas e só encher o Estádio da Luz em todos os jogos em casa até irmos ao Dragão.

O resto não depende nós!

Força Benfica

6 comentários:

Isaías disse...

Caro Benfica Sou Eu,

Permita-me deixar a sugestão do "meio-termo" entre as duas opções avançadas:

- Quando o Benfica jogar, com quem quer que seja, onde quer que seja, em que modalidade for: apoiar. Fora disso, fale-se e critique-se livremente, mas sempre com fundamento, naturalmente. Não há nada mais inútil que comentários destrutivos que não trazem nem argumentos nem possíveis soluções.

Cumprimentos,
Isaías

NauBenfica disse...

Tudo dito.

Anónimo disse...

Primeiro: confirma-se que deixar sair Jesus foi um erro histórico.

Segundo: o Benfica não joga nada, não tem a mínima ideia de jogo. Em 6 jogos marcámos 3 golos, dois dos quais na primeira parte do primeiro jogo. Ou seja, nos últimos 5 jogos e meio, marcámos um golo. É aflitivo. E tem de ser criticado.

Terceiro: a crítica é mais proveitosa do que a carneirada cega. Teimar em não ver que, com este treinador e este plantel, por esta ordem, não vamos a lado nenhum, não é apoiar. É ser parvo.

O Benfica Sou Eu disse...

Isaias

Eu concordo com o meio termo e até acho que as criticas são positivas e eu critico bastante. O problema não está na critica, está na critica destrutiva sem sentido e aqui entro no comentário do Anonimo das 10.52 - o que acaba de dizer é um facto e contra factos não há argumentos. Nao jogamos nada - zero como eu escrevi - não marcamos golos e tudo parece ser um equivoco, mas foi o nosso presidente que escolheu, que decidiu e que sozinho irá segurar o maior tempo posisvel Rui Vitória como segurou Jorge Jesus em tempos muito piores.

Essa é a minha ideia.

Que me importa estar a dizer mal todos dias da equipa, do treinador, do presidente se as eleiçoes sao daqui a 15 meses e até lá o que todos queremos é que dê certo. Todos queremos que Rui Vitória dê certo e para a politica definida de contenção salarial é talvez um dos nomes certos. Haveria outros, eu já disse que preferia outra pessoa, mas agora é tarde para criticar essa posição.

Luis Filipe Vieira tudo fará para que Rui Vitória tenha sucesso e o sucesso dele é o nosso contentamento.

Obrigado NauBenfica pelo comentário.

Força Benfica

NauBenfica disse...

Não tens de quê, companheiro!
Domingo lá estaremos.
VIVA O GLORIOSO!

Rukka disse...

O problema não foi ter perdido o jogo. O problema foi darmos conta que Rui Vitória não tem estofo. Tremeu por todo o lado. Caiu na esparrela do jj. Nota-se tanto que está à nora. E tanto está que até admitiu (sem o querer fazer) ter entrado receoso. Na CI referiu-se ao treinador do sporting como "o meu treinador" Quase ninguem reparou nessa gafe. o adjunto demonstra um nervosismo inquietante. Isto é o que mais me preocupa. Como será na champions? nem é bom pensar