segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Cartas abertas a Luis Filipe Vieira e Rui Vitória


Caro Presidente



Há cerca de 3 meses e meio, no inicio de Maio a sua direcção tinha definido um novo rumo para o futebol.



Definiram de forma muito clara, madura e bem analisada que depois de ser bi campeão, havia crédito para mudar o paradigma do futebol e consequentemente de todo o clube.

Depois de todos os investimentos estruturais feitos ultimamente no Estádio, Caixa Futebol Campus, Museu Cosme Damião, BTV, nas modalidades, na equipa de futebol, depois da queda do BES, da redução de investimento da PT, do passivo excessivo em que o clube se encontra, da redução dramática do número de sócios pagantes você decidiu com Domingos Soares Oliveira e com a direcção que este seria o momento de realmente mudar a vida do Benfica.

A ideia é reduzir os investimentos, a folha salarial e num dado momento comunicou isso a Jorge Jesus que obviamente não gostou do que ouviu e começou a preparar o terreno para passar para o outro lado da segunda circular.

Perfeitamente aceitável.

O que você não entendeu é que ele poderia realmente ir para o outro lado da segunda circular, não percebeu que o Maxi Pereira poderia mesmo ir para o FCPorto e também não aceitou que em tempos de crise, o FCPorto e o Sporting ainda tinham margem para investir e estão a fazê-lo de forma afirmativa neste defeso.

Depois, escolheu o treinador para o projecto desportivo dos próximos 3 anos que tem o perfil para aproveitar melhor os jovens do Seixal, investir menos em jogadores estrangeiros e aproveitar os emprestados que temos espalhados pelo mundo.

Entretanto, assina contrato com a Emirates, prepara uma campanha forte de promoção ao Red Pass - afinal somos bi campeões - toma o lugar do FCPorto na Champions Cup em troca de 3,5M de euros e define outra campanha forte á BTV quando começasse a Liga.

Tudo bem planeado no papel onde também estavam as vendas de vários jogadores que iriam render umas dezenas de milhões de euros no verão.

No entanto, o futebol é emoção e o Benfica perdeu toda a margem que ganhámos com o bi campeonato, em poucas semanas. 


A depressão tomou conta dos adeptos, os resultados e exibições de pré época não ajudaram, como não ajudou a derrota com Sporting no Algarve e a falta dos reforços "prometidos" por si cara a cara a Rui Vitoria.


E aqui está o principal problema.



Rui Vitoria esteve sob fogo cruzado de muitos benfiquistas que como bem sabe sobem e descem de entusiasmo conforme o ultimo resultado.

E o ultimo bom resultado era a vitoria na taça da liga já com JJ a negociar com o Sporting como sabemos há 2 meses e meio.

Desde esse momento todos os resultados foram negativos, chegámos finalmente ao grande dia de arranque da liga e assim mesmo estavam 53 000 adeptos nas bancadas - mais que no Dragão para ver Casillas - e terminamos o jogo ontem com Semedo a marcar, com Victor Andrade a assistir Jonas e Gonçalo Guedes em campo.

Neste momento vendo o investimento alto de Sporting e FCPorto há nervosismo na estratégia por si definida em Maio e é exactamente aí que quero chegar.

Não há nada que alterar.

A estratégia esta correcta e não podem ser meia dúzia de derrotas que vão alterar o que definiu há meses, mas também não pode ser um vitória construída em Júlio César que vai nos fazer acreditar que os "protótipos de jogadores, já são estrelas"

Então o que tem de fazer neste momento?

Continuar a investir no plantel - Coentrão/Siqueira e Markovic resolvem o problema mas há obviamente outras opções - manter Gaitan até Janeiro como aconteceu com Matic e Enzo e unir todo o grupo á volta de Rui Vitoria.

E porquê Coentrão ou Siqueira e Markovic?

Porque a equipa precisa deles, porque não precisam de adaptação ao clube e a Lisboa, porque motivam muito as hostes encarnadas - muito mesmo - porque ajudarão os mais jovens, porque serão fundamentais para Rui Vitoria unir o grupo e começar finalmente a treinar com um grupo fechado.

Depois, o seu trabalho com todos os agentes de cada um dos jogadores a dispensar é diminuir a tal folha salarial e quem sabe aumentar as receitas com uma ou outra venda definitiva.

Neste particular é importante não esquecer que Cristante e Muhktar são o futuro do nosso meio campo e não pode haver nenhuma oferta milionária que mude esse cenário.

Quero lembrar-lhe ainda que é importante que toda a famosa estrutura apoie incondicionalmente Rui Vitoria e se este é o seu treinador para os próximos 3 anos, é bom que você faça a sua parte e não esteja já a tentar proteger uma candidatura em Outubro 2016, com uma distancia dum eventual fracasso de Rui Vitoria - a sua presença ontem na conferencia de imprensa de Rui Vitória revela claramente o contrário, mas é bom lembrar-lhe assim mesmo o que não pode de todo fazer e se algum resultado menos mau aparecer nas próximas semanas que não se esqueça deste pequeno importante pormenor. 

Estas próximas semanas são fundamentais e só podem haver dois objectivos este ano - Ser campeão e passar o grupo da champions chegando aos oitavos de final da prova milionária.

Ambos os objectivos são possíveis de atingir se fizer a sua parte até 31 de Agosto.

Tem que voltar a animar as hostes encarnadas pois todos precisamos de animo e esse animo aparece sob a forma de duas contratações!

Depois de tudo o que lhe escrevi e do acerto da estratégia de contenção salarial, menos investimento e a vontade de abater passivo, pergunto lhe directamente onde entra nesse cenário o investimento de 9M por 50% do passe dum suplente do Atlético  de Madrid que marcou um golo em toda a época?

A confirmar-se este valor, tudo o que eu acabei de escrever parece-me que não faz sentido!!!

Você dir-me-á que com os 7M de Lima podemos permitir-nos investir 9M num jogador com enorme potencial e com menos 8 anos que o brasileiro, mas assim mesmo acho exagerado.

Para terminar lembrar-lhe que éramos poucos os que acreditavamos no Marquês em Maio de 2016 há uma semana, depois da vitória de ontem já somos todos os que acreditamos, mas para mim nem tanto na depressão nem tanto na euforia. 

Tudo é possível desde que faça o seu trabalho muito bem feito até 31 de Agosto e que não se esqueça que se acredita mesmo em Rui Vitoria, apoie-o incondicionalmente porque depois de aguentar sozinho Jorge Jesus durante 3 anos, garanto lhe que não serão meia dúzia - ou uma dúzia que sejam - de maus resultados que podem alterar a estratégia definida antes.

Abraços,



Força Benfica








Caro Rui Vitoria,

Escrevo-lhe começando por dizer que numa célebre noite em Coimbra na final da taça da liga contra Paços de Ferreira,  soube que iria ser o próximo treinador do Benfica.

Confirmei esse seu desígnio na final da Taça de Portugal contra o nosso Benfica e em nada me surpreendeu a escolha do nosso presidente para novo treinador do Benfica.

No entanto, o Benfica tem características muito especiais e aparentemente o crédito que tinha junto dalguns sectores encarnados acabou no passado sábado em Faro.

Eu vi os jogos de pré época todos nas famosas madrugadas de Julho, e achei que foram os piores que vi o Benfica jogar em muitos anos, especialmente os jogos do México.

Estive no Algarve, vi a exibição pobre do Benfica mas não alinho no coro de críticos que acha que já se viu que "nada de bom virá do seu comando técnico".

Já o ouvi chamarem lhe "Paulo Fonseca parte 2", já o ouvi chamarem lhe "o Flop do ano", já ouvi dizer que "com Rui Vitoria nem em terceiro ficamos" e até já ouvi dizer que "se Rui Vitoria não for despedido no imediato, Luís Filipe Vieira perde as próximas eleições"

Também ouvi coisas muito piores que não reproduzo e o pior é que foram todas ditas por adeptos benfiquistas moderados. Imagino o que dirão os "menos moderados"...

Seguramente que muitas das coisas que ouvi nestes últimos dias, foram já esquecidas por esses mesmo adeptos depois da vitoria de ontem, mas quero lembrar-lhe que ao mínimo deslize, lá vem todos estes críticos com a lenga lenga da semana passada. 

E porque lhe lembro tudo o que ouvi estas semanas?

Porque termos informação do nosso lado, termos a realidade dura e crua á nossa disposição é ao mesmo tempo, termos tudo para melhorar.

Eu estou 100% consigo e vou defendê-lo intransigentemente durante 3 anos. 

Você pode não ser político, mas é inteligente e sabe como funciona este clube e os seus adeptos porque já aí teve antes e é um de nós. Tem de ser também benfiquista e não apenas o treinador do Benfica.

Ontem pisou pela primeira vez o relvado do Estádio da Luz e mostrou que agora sim começa a época e é na sua casa, junto dos seus que começará a defender o bi campeonato e a atacar o tri, que será nosso em Maio.

No entanto para o tri ser nosso em Maio é preciso trabalhar muito nos próximos dias e exigir do nosso presidente aquilo que ele lhe prometeu em directo para todo o país no dia da sua apresentação.

Se a ideia é ser politicamente correcto escolha outro trabalho porque o futebol não se coaduna com politicamente correctos - não confundir com deixar de ser correcto obviamente.

No Benfica tem de sempre mostrar a sua força, a sua determinação e a sua convicção - mesmo que tenha duvidas - para a sua administração, para os seus colegas na equipa técnica e especialmente para os seus jogadores e para os adeptos que podem ser ferozes, como se viu esta semana depois do jogo no Algarve.

No Benfica não basta parecer, tem mesmo de ser forte, determinado e convicto. Não há outra forma.

Sabe porque razão os benfiquistas ficaram tão descrentes de si na ultima semana?

Porque algum realizador "bem intencionado" resolveu apenas mostrar as imagens onde você parecia perdido, alterado e sem saber o que fazer, acompanhado dum adjunto ainda mais perdido e sem noção onde estava.

É assim que funciona a dura realidade do Benfica! Tudo é julgado, analisado e amplificado ao máximo.

Até a conferencia de imprensa a seguir ao jogo foi analisada...

Cada um de nós tinha o texto perfeito para responder a Jorge Jesus e obviamente você tinha o seu...

Se o seu discurso não é igual á grande maioria dos nossos adeptos na hora das derrotas,  então "já foi"...

Mas você foi, o que é...

Um homem calmo e sereno que é maravilhoso quando se ganha (como se viu ontem) e terrível quando se perde (como se viu em Faro).

Não pode esquecer onde está e sei que quando entrou no Estádio da Luz ontem percebeu exactamente isso. Eram 53 000 nas bancadas depois de 6 maus resultados consecutivos. 

Faça sempre o que tem a fazer, acredite no seu trabalho, faça-o com humildade e com respeito por jogadores e estrutura mas mostrando autoridade, "quem manda ali" e nunca se esqueça que o objectivo é ser campeão e passar aos oitavos da champions.

Hoje há mais felicidade nos adeptos porque 4-0 dão um certo desafogo emocional, mas sabemos que há muito trabalho pela frente e como disse antes, estas duas semanas são fundamentais.

A mim o que me preocupa mesmo mesmo mesmo é se vamos ser campeões na Madeira contra o Marítimo ou em casa contra o Nacional e como alguém dizia "se vou para o Marquês de Pombal de carro, a pé ou de metro"

Força Rui Vitoria

Força Benfica




1 comentário:

NauBenfica disse...

Presidente e treinador:
Não deixem de ler e de refletir sobre o que é dito nestas cartas abertas. É que elas refletem, estou convencido, o pensamento da maioria dos benfiquistas.