Como diz a canção do Sérgio Godinho, este dia 20 de Setembro é mesmo o primeiro dia do resto da vida do Benfica.
Se conseguimos ganhar hoje contra a equipa mais cara da primeira liga e depois de ganharmos 6-0 ao Belenenses e 2-0 ao Astana, o Benfica dá passo decisivo para recuperar jogadores, adeptos, dirigentes que hoje ainda desconfiam - e muito - de Rui Vitoria.
Por isso eu digo que este jogo no Dragão pode marcar um antes e depois em toda a época do Benfica.
Por mais que tente passar a ideia que Rui Vitoria é hoje um treinador mais aceite perante o "Tribunal da Luz" a verdade é que tal não é verdade e existem muitas duvidas perante jogadores, dirigentes e adeptos que estão com muitas reticências em relação a este novo treinador que tem todo o meu apoio.
Se o Benfica conseguir ganhar hoje ao FCPorto, ganhar no dia 25 de Outubro ao Sporting no Estádio da Luz e passar aos oitavos da champions no início de Dezembro, o nosso treinador ganha as primeiras etapas dum caminho que começou muito, muito mal para Rui Vitória.
Não são 3 pontos que estão em jogo, mas sim todo um projecto desportivo que teve inicio em Maio e que ainda não foi aceite por muitos no universo benfiquista.
A depressão e a euforia andam juntos no Benfica e mesmo que tenhamos marcado 15 golos em 4 jogos em casa, este Benfica está longe, longe, longe de ter a simpatia da maioria dos adeptos e essa só vai aparecer com uma vitória no Dragão.
Se obrigarmos os benfiquistas a apostarem o seu ordenado num resultado hoje, seguramente que 95% apostariam nalgum outro resultado que não seja a nossa vitoria e isso é bem demonstrativo do que esta equipa representa para os seus adeptos.
Eu não aposto nada, porque nunca apostei na minha vida, mas sinto que a nossa equipa está com muitas fragilidades que têm que se transformar em pontos fortes durante 90 minutos no Dragão.
Como?
Como não acredito em milagres, acredito no trabalho, na disciplina, na atitude, na garra e na sorte, exactamente os factores que nos fizeram ganhar o jogo no Dragão na época passada.
Todos falam de Nico Gaitan esta semana, mas a verdade é que os clássicos estão cheios de heróis improváveis, como aconteceu com Lima o ano passado no Dragão.
Hoje não importa se é Gaitan, se é Jardel, se é Cristante (que ainda nao jogou) ou se Gonçalo Guedes será esse herói da nação encarnada, mas uma coisa eu sei...
Julio Cesar terá de ser um monstro nas balizas para evitar sofrer qualquer golo.
É aí que comecerá a possivel vitória do nosso clube - não podemos sofrer golos!
Força Benfica
2 comentários:
Demasiado dramatismo para o meu gosto.
Every day is the first day of the rest of Benfica´s life!
Isto é apenas um jogo que pode ter 3 resultados e ao contrário do escritor não acho nada que estejam em jogo "todo um projecto desportivo que teve inicio em Maio". O projecto já tem muitos anos e mesmo que percamos nada muda. A época ainda não saiu do adro da Igreja e há ainda muita água para passar por debaixo das pontes do país (se chover).
Eu estou calmíssimo e penso dormir muito bem esta noite. E se perdermos amanhã também conto dormir muito bem pois tenho de me levantar cedo e viajar no dia seguinte.
Viva o Benfica!
Ps. Mas acho que o RV tem escondida uma carta ou duas no bolso de trás.
Estávamos muito mal se um projecto dependesse de um jogo.
Quanto a Rui Vitória tive sérias dúvidas até esta última paragem. Não conseguia ver trabalho feito. Nos últimos 2 jogos fiquei mais descansado. Já vi movimentações que não via com JJ e voltei a ver a equipa mais coesa sem perder a produtividade ofensiva. Se o Benfica não tivesse abrandado aos 60 minutos no jogo contra o Belenenses tínhamos assistido a algo histórico. E mesmo com o Astana, após o 2-0 notou-se na equipa um abrandar de velocidade. Mesmo com os golos que ainda falhamos nesse jogo se não tivessem tirado o pé do acelarador tinhamos marcado mais 1 ou 2 golos.
Mesmo que não corra bem amanhã acho que Rui Vitória merece mais do que um voto de confiança. A diferença de orçamento entre as 2 equipas já é enorme. Mesmo assim do que tenho visto em termos de futebol não estamos atrás deles. Longe disso. E se aguentamos Jesus durante 3 anos de tantas humilhações e isso deu resultados nos últimos 2 então acho que devemos dar também tempo a Rui Vitória. A diferença é que com Vitória não vamos precisar de esperar tanto tempo porque este aprende muito mais depressa que Jesus. Aliás, Jesus parece que acabou por não aprender nada e voltou a cometer muitos erros que já cometia no Benfica.
Sinceramente não estou nem optimista nem pessimista. Acho que se a equipa não se deixar intimidar pelo ambiente pode conseguir um bom resultado.
Enviar um comentário