domingo, 3 de janeiro de 2016

Responsabilidade aos jogadores - parte 2


O meu ultimo post dizia que tínhamos que exigir responsabilidade aos jogadores e eles assumiram essa responsabilidade em Braga.

Pior foi que na Madeira contra o União, na Luz contra o Nacional para a Taça da Liga e ontem em Guimarães o Benfica foi absolutamente nulo em 270 minutos e uma vez mais eu não acho que a culpa seja 100% do presidente ou de Rui Vitoria.

Que atitude foi aquela ontem, sabendo que o Porto jogava em Alvalade?

Que displicência completa foi aquela com que a maioria dos jogadores do Benfica encarou esta final?

Se o Benfica não mostra automatizamos tácticos, se não mostra fio de jogo, se não faz 4 passes seguidos, se não tem ideias nenhumas, a culpa é provavelmente de Rui Vitoria.

Se os jogadores do Benfica fazem faltas estúpidas, se não conseguem parar uma bola, se não conseguem fazer um passe, se tecnicamente tem atitudes de infantil, a culpa não é do Rui Vitoria, seguramente.

O Benfica tem até 17 de Janeiro 3 jogos dificílimos em casa contra Marítimo, fora com Nacional e também fora no Estoril.

Se por três milagres o Benfica conseguir fazer 9 pontos nestes próximos 3 jogos, se Salvio, Semedo, Luisao, Gaitan recuperarem das lesões nessa altura - sim Gaitan só pode estar lesionado depois do que fez ontem em Guimarães - se Cervi chegar entretanto, se Zivcovic realmente vier e se Grimaldo for uma solução para Eliseu eu até posso considerar a hipótese remota do Benfica entrar na luta pelo tri...

Temos que acordar e entender se o que se passou ontem em Guimarães pode ter algo de mais profundo que o simples "dia mau" de quase todos os jogadores.

Se a ideia da maioria dos jogadores era jogar zero e deixar o Benfica muito mal na fotografia em dia de clássico, será melhor da próxima vez avisarem o Renato Sanches.

E se a ideia seria envergonhar uma vez mais Rui Vitoria e no limite despedir o homem, ponham na cabeça que Rui Vitoria só sai em Junho e comecem duma vez por todas a jogar á bola.

O menino Renato jogou, jogou e jogou. Aliás jogou sozinho, falhou muito é certo, mas lutou e é isso que mais ninguém fez.

Ninguém lutou. Zero! Só Renato Sanches o fez e quando remata a primeira bola e lhe cai nos pés o ressalto para o que viria a ser o remate do único golo do jogo, o seu pensamento foi obviamente :

"Esperem lá que eu já vos passo a bola meus meninos... Chuto eu e seja o que a sorte quiser..."

Quando a bola entra, Renato Sanches foi como seria de esperar agarrar-se ás únicas pessoas no estádio que mereciam um abraço - todos nós.

Sim "todos nós" que estamos em casa a ver o jogo e "todos nós" que estavam no estádio a ver o jogo.

Não poderia ser de outra forma.

Mais ninguém naquele estádio merecia um abraço e Renato mostrou como se faz e como
se dignifica o nome Benfica.

Volto a pedir "responsabilidade aos jogadores" nestas três finais que temos pela frente até ao dia 17 de Janeiro, na esperança que depois em casa com o Arouca, o brio e a dignidade apareçam para se vingar aquela derrota da primeira volta.

Hoje, todos sabemos que em Junho, o Sporting será campeão, André Villas Boas será treinador do Porto e um qualquer Leonardo Jardim, Vitor Pereira ou Marco Silva nosso treinador.

Quem hoje ouse pensar no Benfica tri campeão em Maio é porque o Amor se sobrepõem claramente á razão.

Eu sinto que é possível ser campeão pelo Amor ao Benfica e expliquei antes o que é necessário acontecer para que a razão ajude nesse sonho.

- São precisos 9 pontos nos próximos 3 jogos.

- É preciso que Luís Filipe Vieira contrate mais alguém para o Benfica - Zivcovic por exemplo, entre outros - e é preciso que pressione o mais que possa, para que Cervi venha agora e não em Junho.

É preciso que a equipa médica recupere os nossos lesionados o mais rapidamente possível.

É preciso que Rui Vitoria trabalhe muito mais e muito melhor do que tem feito nestes primeiros 6 meses da época.

É preciso que os jogadores acabem as ferias em que estão a partir do momento que viram que tinham um treinador decente e com valores humanos.

A culpa de quase tudo de mal que tem acontecido ao Benfica nestes primeiros seis meses é do aburguesamento dos nossos jogadores.

Não há equipas campeãs com jogadores aburguesados e isso tem de acabar no Benfica desde já.

A quem cabe a missão de dar o murro na mesa dos nossos jogadores?

Se Rui Vitoria não consegue, se Luís Filipe Vieira não sabe e se Renato Sanches ainda não tem essa autoridade, então só Rui Costa o poderá fazer...

E se Rui Costa não o quiser fazer teremos que ser nós adeptos a mostrar aos jogadores que com o Benfica não se brinca.

Responsabilidade aos jogadores desde já, e já pode ser tarde...

Se ganharmos ao Marítimo, Nacional e Estoril, ao Benfica faltarão 16 jogos e desses,  teremos que jogar fora em 8 ocasiões - Moreira de Cónegos, Belém, Paços de Ferreira, Sporting, Boavista, Académica, Rio Ave e Marítimo.

Neste calendário, não estão FCPorto, Braga, Guimarães ou Nacional mas no calendário da segunda volta do Sporting fazem todos parte das difíceis saídas da equipa de JJ.

Tudo ainda é possível mas tem que se melhorar TUDO.

A razão diz-nos que o tri não será possível, mas o Amor ao Benfica tem de nos fazer acreditar...

Força Benfica



2 comentários:

José Rama disse...

Uma indisciplina incompreensível. O tempo a passar e os jogadores entretidos em questiúnculas.

apereira2466 disse...

excelente concordo a 100%