quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Comprometemos o apuramento para os oitavos da champions? Sim, não ou talvez?

Eu sou muito pragmático nas contas do futebol e escrevi-o no meu post anterior. 

O Benfica tinha de ganhar os três pontos em casa para poder respirar de forma mais calma nos jogos seguintes da champions, num grupo onde todos podem ganhar a todos...

E por causa deste pragmatismo e sabendo de todas as dificuldades, encarei o jogo ontem depois do 1-0, como uma guerra contra o tempo

Cada minuto que passava e o marcador estava 1-0, mais perto estávamos desses 3 pontos e desse 1,5M de euros que entrariam nos nossos cofres, com uma vitória.

Nada mais interessava e o Benfica ontem jogou exactamente para isso. Todos fizeram o que era suposto fazer e Gonçalo Guedes fez até muito mais que outros, correndo e trabalhando muito, mas tem 19 anos e não é ponta de lança, portanto falhar um golo na cara do guarda redes é aceitável. 

O que não é aceitável é estar num estádio do meu clube do coração, dum clube elevado, respeitador, português, educado e ouvir assobios constantes a um jogador com quem eu e todos os benfiquistas sofremos há dois meses em França no campeonato da Europa. 

Mas faz algum sentido assobiar o Quaresma? Mas faz algum sentido assobiar constantemente um atleta campeão europeu por Portugal, que joga na Turquia?

Ninguém espera aplausos para o homem, mas assobios?

E a frase anterior tem algo de muito interessante... Eu escrevo "ninguém espera aplausos" mas foi isso que eu ouvi quando Talisca vai aquecer na primeira parte...

Aplausos para Talisca? Mas aplausos para Talisca, porquê?

O homem é brasileiro, não é campeão europeu, não é do Benfica porque só teve cá dois anos - eu sou do Benfica, ele não - e merece aplausos?

Assobia-se o português campeão europeu e aplaude-se o brasileiro mercenário?

Pois eu critiquei duramente no estádio esta atitude e nem sequer entrei em discussões para não me chatear, mas a verdade é que tive 45 minutos cheio de medo que aquele Talisca chutasse á baliza uma única vez...

Ele só precisava dum remate para poder fazer golo e esse remate aparece no ultimo dos últimos minutos e aqui pergunto:

- Alguém naquele estádio não sabia o que podia acontecer?

- Alguém naquele estádio não sabia que as hipóteses de sofrer um golo eram de 80%

- Alguém em casa a ver o jogo pela televisão não sentiu que tínhamos sofrido um penalti ao minuto 93?

Então se todos sabíamos das hipóteses fortes de sofrermos um golo daquele livre, porque ninguém fez nada para o evitar?

Os livres são pontapés mas porque não meter a barreira na linha de golo, porque não se fez duas barreiras, porque não meteram jogadores ás cavalitas da barreira, porque não se inventou qualquer antídoto para evitar aquele golo?

Eu não sei o que tínhamos de fazer, obviamente que estou a exagerar nos exemplos que escrevi atrás, mas alguém teria de ter pensado nesta situação, ainda por mais sabendo que era o minuto 93 e não podíamos sofrer aquele golo, sob pena de estarmos a colocar a champions em risco. 

Houve desprezo por um pontapé que tecnicamente é perfeito. Aliás essa foi a razão que Talisca foi embora - ele só sabe fazer isso,  não sabe fazer mais nada.

Só sabe rematar dali, daquele sitio ou um pouco mais á frente, preferencialmente na parte final do encontro, porque ele só aguenta 45 minutos e contra guarda redes que não sabem como ele remata.

Ora para todos aqueles que culpam o Guedes da nossa derrota, olhem para o golo do Talisca e vejam se o Guedes poderia fazer algo mais naquele remate... 

Agora é fazer 3 pontos contra o Nápoles no ultimo jogo em casa, 3 pontos contra o Besiktas indo ganhar á Turquia (não há volta a dar) e fazer 4 pontos ou 6 pontos contra o Dínamo de Kiev

Comprometemos o apuramento para os oitavos da champions? Talvez!

Mas nem tudo foi mau ontem. O  Benfica tinha uma média de idades de 23,6 anos - talvez a mais baixa de toda a jornada da champions - a equipa soube estar ciente das suas limitações e vestir o fato de macaco com o objetivo dos 3 pontos que foram beliscados por aquele remate fora de horas. 

Agora contra o Braga na próxima segunda feira, provavelmente teremos já Mitroglou mas não teremos Fejsa, pelo que consta os nossos lesionados só vão chegar em Outubro - talvez a tempo de irem a Kiev no dia 19 - e a equipa vai ter que se encontrar com os que estão. 

Os únicos dois jogos em casa este ano temos dois empates e não podemos perder qualquer ponto contra o Braga. 

Que fique de aviso o resultado de ontem, para o que resta do ano!

Força Benfica


Sem comentários: