segunda-feira, 12 de setembro de 2016

O "terceiro ponto" no famoso novo "paradigma", o nervosismo pós jogo em Arouca e a importância de ganhar amanhã!



A entrevista do nosso presidente foi talvez a melhor que vi dele e apesar de não nos ter dito nada de novo, disse-o com convicção e num ambiente informal, especialmente na segunda parte, já na TVI24.

Disse duas vezes que "é impossível recuperar Bernardo Silva e João Cancelo", o que pressupõe que nalgum momento pensou nessa hipótese, tal como eu pensei e desejei em silêncio durante todo o defeso.

Para mim o raciocínio era simples - Bernardo Silva é apaixonado pelo Benfica e quer jogar no clube do seu coração, coisa que lhe foi proibida de fazer pelo anterior técnico.

Sabendo disso, e sabendo que o Mónaco não pode perder um activo tão importante, eu achei que 20M de euros seria suficiente para convencer o clube monegasco a abrir mão de 60% a 70% dos direitos económicos de Bernardo já neste defeso.


Sabendo que depois do mundial da Rússia o jogador pode valer algo próximo dos 50M de euros, isso significaria que o Mónaco ainda poderia gerar mais valias entre 15M a 20M de euros e o Benfica usufruía do talento de Bernardo repondo um "erro histórico" da nosso passado recente.


Eu sonhei com essa hipótese e sonho, pois não quero acreditar que o Benfica vai cometer o crime de não ver jogar na sua principal equipa um dos maiores talentos produzido no Seixal nestes últimos anos.

O meu raciocínio era lógico mas para Luís Filipe Vieira mais lógico foi investir 16M no Rafa que apesar de ser mais velho que Bernardo Silva 15 meses, faz o mesmo que Bernardo no campo, é também da selecção e daqui a 2/3 anos pode valer os mesmos 40/45M que valeria Bernardo Silva, só que todo esse dinheiro vem para o Benfica enquanto no meu hipotético cenário, teria que se dividir algum desse dinheiro com o Mónaco. 

Eu preferia Bernardo por questões românticas e porque o acho bem melhor que Rafa, enquanto o nosso presidente decidiu com base na razão e por isso é que ele é o nosso presidente e eu sou um simples adepto... 

Nessa mesma entrevista, Luís Filipe Vieira diz que o Benfica vai investir muito menos nos próximos anos do que investiu nestes últimos e sabemos que normalmente temos investido algo na casa dos 35M por ano, com épocas até bastante acima desse valor.

Se isso se confirmar, as contas de Luís Filipe Vieira fazem total sentido, apesar de nessas contas termos de incluir 15M por Danilo a investir já na próxima época.

Se vendermos (ou dispensarmos) nos próximos 4  anos Jonas, Mitroglou, Luisao, Julio César, Raul Jimenez, Salvio, Fejsa, Samaris, Lindelof, Jardel, Grimaldo, Cervi, Lisandro, Carrillo, Rafa, Gonçalo Guedes, Nelson Semedo, Pizzi e Zivcovic - alem de outros jogadores de menor importância que estão emprestados - o Benfica pode ter receitas na ordem dos 350M de euros em 4 anos.


Se esses 20 jogadores forem substituídos por 22 jogadores novos - 12 jogadores da formação e 10 jogadores contratados (estrangeiros ou portugueses) com investimentos na ordem dos 80M -  media bastante alta de 8M por cada jogador contratado - o Benfica vê reduzida a sua folha salarial, muda definivamente o famoso "paradigma", traz facilmente o passivo para os 200M que Luís Filipe Vieira e Domingos Soares Oliveira acham razoáveis e mantém esses 12 novos jogadores vindos da formação do Benfica pelo menos até 2020.

Se esta é a aposta para os próximos 4 anos e para o próximo mandato de Luís Filipe Vieira, então o Benfica vai realmente entrar numa nova fase da sua história e eu aplaudo de pé.

Se isto é possível de fazer com insucesso desportivo? Não acredito, mas acredito que se possa fazer esta transição conquistando algo e mantendo um equilíbrio muito bom entre sucesso desportivo e sucesso financeiro.


Vamos viver tempos muito interessantes e o que escrevi atrás é o raciocino básico financeiro de contas de mercearia, mas há uma variável que queria ver discutida nos próximos anos.

Se o Benfica vai apostar na formação e investir em menos contratações então talvez exista espaço para a um terceiro ponto neste novo paradgma, como falo no título deste post, que passe pela contratação de uma ou duas estrelas de valor mundial para a nossa equipa.

Em Janeiro quando Ibrahimovic disse que não iria ficar em Paris eu pensei que Ibra seria a contratação que o Benfica necessitava para atacar o Tetra, fazer uma boa prestação na champions e acelerar o processo de internacionalização da marca Benfica.

Na altura pensei num exercício básico onde Ibrahimovic assinava um contrato de 3 anos por 20M/ano pelos vistos não fui o único porque encontrei esta imagem a circular pela internet...


Se Ibrahimovic ficasse no Benfica duas épocas e fosse vendido/cedido/emprestado na terceira época o Benfica poderia ter o retorno desportivo e mediático dum dos melhores jogadores do mundo, ainda poderia rentabilizar algum desse investimento em merchadising nestes 24 meses e numa possível futura transferência na terceira época.

Depois pensei, "porque razão Ibrahimovic queria vir jogar contra o Moreirense ou contra o Chaves?" mas olhei para a liga francesa e achei que também há Moreirenses e Chaves em França...

Entretanto achei que ele talvez gostasse de Lisboa, de Portugal e antes de rumar á China ou Estados Unidos pudesse querer passar aqui dois anos, mas cada vez que falava desta hipótese a alguém próximo logo me vinham com a velha palavra tão portuguesa - "Impossível, isso é Impossível..."


Mas a verdade é que o Benfica tentou Schweinsteiger neste defeso e ele recusou porque a liga portuguesa não é atraente mas eu penso que há oportunidades que surgem e se Ibrahimovic viu uma oportunidade em trabalhar com Mourinho no Manchester United, pode haver jogadores de top 10 mundial que veem oportunidades em vir jogar no Benfica, vivendo em Lisboa entre os 30 e 35 anos.


Veja-se o caso de Julio César, Casillas, Saviola e Aimar eram até mais novos, Jonas não era um jogador de top mundial mas acabou no top 3 de melhores marcadores da Europa e há de certeza jogadores do top 10 mundial que possam querer entrar num projecto europeu deste novo Benfica.

É isto que falta na ambição do nosso presidente - ver um pouco mais alem dos investimentos feitos em jogadores novos para depois vender...

Há que apostar na formação e deixar os jogadores estarem 3/4/5 anos no clube, há que apostar em jogadores estrangeiros novos que podem estar no Benfica 2/3 anos e seguirem o seu caminho gerando mais valias e tem de haver espaço para aquela estrela que vai dar títulos ao Benfica, vai trazer mais pessoas ao estádio, vai vender mais camisolas com o seu nome e vai ajudar na internacionalização da nossa marca.


Temos quatro anos para tentar algo neste particular e se temos a melhor prospecção do mundo nos mais jovens dos 4 cantos do mundo, vamos ter a prospecção e rapidez para antecipar negócios interessantes do ponto de vista  desportivo e mediático.

E por falar em mediatismo, Rafa entrou esta semana em Arouca e provou que pode ser uma aposta de futuro e que deverá ter 2/3 épocas no Benfica para crescer como futebolista.

Não sei se jogará tanto quando tivermos Jonas disponível mas Jonas estará provavelmente na sua ultima época no Benfica e Rafa também pode ser um óptimo extremo, um maravilhoso segundo avançado e quem sabe não pode ainda fazer concorrência a André Horta como número 8.


Apesar de vários falhanços que não pode ter no Benfica, apesar da lesão para 4 semanas e apesar de não ter sido brilhante deu mostras de que pode ser um óptimo reforço.

Para fechar o tópico Arouca não queria deixar de comentar os incidentes envolvendo Rui Costa e membros da comissão de arbitragem em Arouca bem como a atitude um pouco sobranceira com que Rui Vitoria chegou á sala de imprensa e tratou as perguntas dos jornalistas no fim do jogo. 


O Benfica diz que membros do Arouca provocaram bastante os nossos dirigentes mas na minha opinião as perguntas que deveríamos responder são:

Quem são os dirigentes do Arouca? Que importância tem os dirigentes do Arouca para a nossa felicidade? Porque havemos de responder e ainda por cima com maus modos a esta gente?

Não, não podemos responder !

Também há o famoso pénalti que ficou por marcar sobre Rafa. Eu admito que não acho um pénalti de caras e aceito que o árbitro não tenha mercado, como aceitaria que o tivesse marcado mas o nervosismo do nosso treinador, da equipa técnica - tivemos um membro expulso durante o jogo após esse lance - e de Rui Costa não pode existir apesar de eu saber porque existe.

Isto já vem de trás e todos pressentimos que há algo nesta época contra o Benfica e isso torna-se óbvio.


O que o ano passado todos criticavam - nomeações e eventuais relatórios - este ano alterou-se... 

No ano passado o Benfica nunca teve árbitros a apitar os nossos jogos que normalmente nos prejudicavam e isso endoidecia os nossos adversários especialmente os evoluídos, intelectuais e educados Bruno de Carvalho, Octávio Machado, Inácio e até Jorge Jesus...

Nenhum destes criticava as nomeações porque elas eram boas e imparciais.

O que eles queriam era que os árbitros que "davam garantias de roubar o Benfica" apitassem mais vezes o Benfica. 

Era isto que eles queriam e querem - que os árbitros que dão mais garantias de roubar o Benfica, apitem o Benfica -  mas o ano passado aconteceu isso menos vezes.

Este ano sentimos todos que apenas com 4 jornadas realizadas os árbitros estão a ajuizar mal os lances do Benfica duvidosos prejudicando-nos e a ajuizar mal também os lances duvidosos do Sporting, beneficiando-os...

Isto enerva os benfiquistas mas não pode enervar...

Rui Vitoria tem de chegar a todas as conferências de imprensa - com bons ou mau resultados - como nos habituou a estar na época passada, com calma, com tranquilidade, sem desconfiar de agendas dos jornalistas ou de perguntas envenenadas e tem de ser Cool - "act Cool" - porque não há outra maneira de estar antes e após os jogos.

O mesmo se passa com Rui Costa e até Rui Cunha, o mais calmo, tranquilo membro da nossa direcção por quem tenho o maior respeito, apreço e de quem tenho admiração como representante dum benfiquismo nas nossas direcções que não se pode perder, que segundo relatos que li na imprensa cada vez mais mentirosa,  se enervou bastante em Arouca. 

Vale o que vale...

O que quero realçar é que o Benfica tem de acalmar e relaxar, mesmo que os indicadores sejam preocupantes ao nível da arbitragem e jogar cada jogo sem falhar o que tem vindo a falhar ao nível da finalização.

Para terminar falar do jogo mais importante da champions - o primeiro.

As estatísticas não enganam e quem ganha o primeiro jogo da champions apura-se quase sempre para os oitavos da prova.

O ano passado ouvi esta estatística e fui averiguar, confirmando o que dizem os números - a importância dos 3 pontos no primeiro jogo é determinante para se passar o grupo e eu tenho alguma apreensão deste primeiro jogo amanhã!

O Besiktas, tal como o Benfica, já empatou uma vez na liga turca, mas tem um plantel reforçado e com aspirações legítimas a lutar por um lugar nos oitavos da champions.

O Benfica parte como favorito mas tem um inicio de época terrível com lesões que ainda não permitiram que a equipa se tenha estabilizado e isso assusta-me, apesar da boa resposta dada em Arouca.

Mitroglou pode recuperar mas está em dúvida, perdemos Rafa durante um mês, Jardel está outra vez lesionado e Jonas, Raul e Jovic mantém-se fora das opções para o jogo...


O que quero realçar é que o excesso de confiança não é bom conselheiro nestes jogos e se Talisca vai jogar para marcar em balizas que tão bem conhece, Quaresma vai querer fazer o que tantas vezes fez no Estádio da Luz e Aboubakar mostrar serviço para impressionar os do Porto, há outros bons jogadores que vão dificultar e muito a nossa primeira final.

Todos os cuidados são poucos e o que queremos são os primeiros 3 pontos na champions e um estádio quase cheio para apoiar o Glorioso.

Nós, adeptos, podemos controlar o segundo ponto esgotando o estádio e se o fizermos ajudaremos e muito os jogadores a tratarem do primeiro ponto, ganhando o jogo e os primeiros milhões da champions.

Força Benfica

Sem comentários: