terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Nomeações, vendas e superstições! Ah e as vitórias do Benfica que incomodam sempre muita gente!

Em semana de Champions e de um dos jogos mais importantes da segunda volta em Braga começo por falar na prova europeia.

Eu sou um adepto que sonha desde pequeno ver o Benfica campeão da Europa.

Sonho e sonharei até ver esse jogo num qualquer estádio europeu e possa ver o nosso "novo Águas" levantar essa Taça de Campeão da Europa.

No entanto não vivo de sonhos e vivo de realidade e a minha realidade este ano é assistir a algo que o Benfica nunca viu na vida - conquistar um Tetra !

Eu disse há algumas semanas que o Benfica deveria focar todas as forças neste objectivo e que para isso acontecer, Luís Filipe Vieira deveria resistir a qualquer venda neste mercado de Janeiro.

Infelizmente, o nosso presidente não resistiu á tentação dos milhões e á tentação do "momento", do "timing" que ele tanta vez apregoa...

Ele tem medo de perder um grande negócio sob pena que esse negócio nunca mais volte a acontecer e eu entendo-o, mas não concordo.

Eu já disse antes que quero que o Benfica aposte na formação mantendo os seus jogadores jovens pelo menos 3 a 4 épocas na equipa principal, tanto Renato como Guedes jogaram apenas 6 meses, enquanto Bernardo Silva nem jogou na nossa equipa principal.

Portanto em Setúbal senti saudades de Renato e de Guedes, contra o Dortmund senti saudades de Renato e de Guedes e no domingo em Braga também senti saudades dos dois jogadores e os 65 milhões que recebemos pelos seus passes serviram para pagar 17 milhões por Rafa, 7 milhões por 50% do Pizzi  e 11 millhões por 50% de Raul Jimenez ao Atlético de Madrid. O resto foi para pagar os juros anuais que temos sempre que pagar.

Eu não entendo isto e espero que esta política não se repita mais.

Espero que Rúben Dias, Pedro Pereira, João Carvalho, Pedro Rodrigues, Diogo Gonçalves,  Zé Gomes e outros  joguem 3 a 4 anos no Benfica.

Espero que Nelson Semedo, Lindelof, Grimaldo, Andre Horta, Ederson, possam cumprir 3/4 epocas no Benfica

Mínimo...

E só quero voltar ao inicio do texto para dizer que com Renato e com Guedes até 2018, sem ter necessidade de investimentos altos noutras áreas o Benfica poderia ser candidato a um pouco melhor do que foi esta semana contra Borussia Dortmund.

O nosso plantel tem de ser muito bom para suplantar as lesões que aparecem ao longo da época.

E eu penso que em vez de estarmos a discutir se Filipe Augusto ou André Almeida seriam as opções para o meio deveríamos estar a reforçar esse meio com Renato Sanches que era nosso.

Se em vez de estarmos a pensar numa dupla inédita  com Mitroglou e Rafa na terça e domingo em Braga, deveríamos estar a pensar em Mitroglou e Guedes como o fizemos vários jogos durante esta época.

Eu sei que não se anda com o tempo para trás e não quero estar a ser um "velho do Restelo" a falar de jogadores que já cá não estão, mas o que quero dizer é que não se podem repetir estes erros em Junho ou em Dezembro de 2018 ou Junho e Janeiro de 2019, etc...

Se queremos competir com equipas muito melhores que nós, se queremos competir com equipas que tem muito mais ritmo que nós, se queremos sonhar ganhar a equipas de "champions" habituados que estamos a um ritmo de campeonato português muito mais lento, só podemos ambicionar a isso se tivermos os nossos meninos da formação muito mais tempo no Benfica.

Isto é decisão estratégica que tem que ser assumida já em Junho. Apostar na formação é jogar com jogadores da formação até ao momento em que se possam vender, aproveitando o rendimento desportivo dos primeiros 3/4 anos e não 4/5 meses.

Não podemos estar todos em Fevereiro a dizer que Ederson sai em Junho, que Lindelof sai em Junho, que Nelson Semedo sai em Junho, que Grimaldo nao sai porque esta lesionado, etc...

Eu quero sonhar em ser forte na Europa e para isso o Benfica tem de manter a equipa com um ou outro reforço que vem da formação ou um ou outro jogador que vem da prospecção como Cervi, Zivcovic ou outros que se encontrem pelo mundo.

Acabando então este "pequeno" pormenor, acho que na terça feira e no domingo o Benfica fez o que tinha que fazer, ganhando 1-0 nestes jogos dificílimos.

E ainda sobre o 1-0 contra o Borussia de Dortmund eu ando a apregoar há bastante tempo este facto histórico que o Benfica quando ganha 1-0 em casa, passa todas as eliminatórias de Champions. Aliás, das 11 vezes em que isso nos aconteceu na Champions e na antiga Taça dos Clubes Campeões Europeus o Benfica passou a eliminatória por 11 vezes.

Há quem defenda que este numero está errado porque ganhámos 1-0 em casa contra o Anderlecht na "pré eliminatória" da Champions com Trapattonni e fomos eliminados em Bruxelas, mas que eu saiba "pré eliminatória" não tem nada a ver com Champions e na antiga Taça de Clubes Campeões europeus não haviam pré eliminatórias.

Ou seja, podemos ser eliminados em Dortmund - obviamente e até será isso que as casas de apostas vão prever - mas a verdade é que qualquer benfiquista tem de acreditar na estatística. Esta é a décima segunda vez que ganhámos 1-0 e das outras 11 vezes, passámos sempre.

Mais...

Na terça feira alguém lembrava que das 16 equipas que estão nos oitavos de final, só uma passou sempre que jogou esta fase da competição. Pois claro, o Benfica.

Qual Real Madrid, Bayern de Munique, Borussia de Dortmund ou Barcelona... Esses já todos ficaram pelo caminho nesta fase da prova e o Benfica cada vez que jogou os oitavos,  tem passado sempre aos quartos.

Tudo estatísticas que nos fazem sonhar noutro milagre como aquele que aconteceu há exactamente uma semana no Estádio da Luz, mas teremos muito que sofrer ate chegar esse dia.

Eu tenho esperança mas a verdade é que o foco até 8 de Março é totalmente nos jogos do campeonato que temos que ganhar para seguirmos líderes.

A euforia destes dois resultados muito positivos não pode de maneira nenhuma baixar a guarda dos 13 jogos que temos que fazer para o Campeonato, dos possíveis 3 jogos para a Taça de Portugal e dos 3 jogos para a Champions que todos desejamos fazer no mínimo.

Isto são 19 jogos em 3 meses e sabendo que há castigos, lesões e gestão de esforço, todos, todos, todos os jogadores têm de estar no limite para podermos sonhar em ganhar o Tetra, a Taça de Portugal e passar no mínimo aos quartos de final da Champions.

Entretanto temos a questão das nomeações e da arbitragem que voltou a animar com o pedido do Benfica para ter uma reunião com o conselho de arbitragem. 

Esta reunião mais não é que um simples encontro onde o Benfica vai dizer que não quer que os árbitros A, B, C e D apitem os jogos do Benfica. 

É apenas isto e é legitimo que o FCPorto diga que quer que os árbitros E, F, G, H e I não apitem os seus jogos. 

O que eu gostava é que houvesse um mínimo de vergonha na cara nestes próximos 13 jogos que falta e os criterios de nomeação sejam equilibrados, já que justos não podem ser.

Já sabemos todos - pelo menos quem não é faccioso e que percebe os meandros do futebol - que há árbitros que nunca prejudicarão o Benfica e há árbitros que nunca prejudicarão o FCPorto. 

Até aqui tudo bem.

O que nós não queremos ver é que os árbitros A, B, C, D que o Benfica não quer a apitar os seus jogos vão apitar os jogos do FC Porto para lhes facilitar a vida.

Eu não acredito absolutamente nada nas ligas da verdade porque essas ligas não contam com as alterações tácticas e emocionais que podem advir duma decisão diferente num jogo de futebol.

Ou seja, vamos dar como exemplo o jogo com o Tondela.

O FCPorto foi beneficiado como já não se via desde que o mesmo FCPorto o ano passado vê dois penaltis perdoados em dois dias diferentes, contra o Nacional para o campeonato, na Choupana.

Não pensem que foi há 10 anos... Não, não... o FC Porto o ano passado teve dois escandalosos penalties não assinalados, num jogo que foi interrompido por nevoeiro num dia onde já tinha sido perdoado um penalti ao FCPorto e no dia seguinte outro penalti do mais escandaloso que existe no mundo foi perdoado e tudo seguiu normalmente...

Então o escândalo que todos vimos na sexta feira no Estádio da Dragão para mim foi do mais inacreditável que se viu em futebol mas se não tivessem marcado o penalti a favor do Porto e se não tivessem expulso o defesa do Tondela, muito provavelmente o FCPorto teria ganho o jogo na mesma. 

E é isto que as pessoas tem de aprender a considerar e a aceitar, sem facciosismo.

Há uns chicos espertos que compararam a marcação dum penalti inexistente sobre André Almeida aos 90 minutos contra o mesmo Tondela quando o resultado estava 3-0 com o penalti não existente a favor do FCPorto.

Ora é óbvio que se o penálti não fosse assinalado a favor do Benfica aos 90 minutos o resultado seria 3-0 a favor do Benfica.

Se o penalti a favor do FCPorto e a expulsão do defesa do Tondela não tivessem existido nunca saberíamos se o Porto ganharia 11 contra 11 na segunda parte pelos mesmos 3-0 que ganhou no sábado.

Poderia ganhar, poderia perder ou poderia empatar mas o que sabemos todos é que contra o ultimo classificado ter um jogador expulso com uma dupla invenção do árbitro facilita as coisas, especialmente antes dum jogo europeu contra a Juventus e é aqui que começam as semelhanças com o antigo Apito Dourado.

Nao me lembro do FC Porto ter casos de corrupção assinalados contra equipas grandes.

É sempre com equipas mais fracas onde o FC Porto pode baixar o ritmo e especialmente antes duma competição europeia que Pinto da Costa dá uma mãozinha, porque são nestes jogos que a coisa pode correr mal...

O que nós sabíamos na manhã de sexta feira quando o Benfica pede a audiência com Fontela Gomes é que o árbitro tinha apitado 2 vezes o FCPorto esta época quando ficou em décimo terceiro lugar o ano passsado, sabíamos que foi advogado do caso Apito Dourado a favor do FCPorto, sabíamos que esse mesmo árbitro validou 3 golos irregulares ao Boavista contra o Benfica e sabíamos que tinha sido novamente nomeado para apitar o FCPorto contra o Tondela. 

O que ficámos a saber á noite é que ele não tem vergonha de roubar descaradamente a favor do FCPorto e só o faz porque tem as costas quentes no conselho de disciplina. 

Tambem ficámos a saber que o Nuno Saraiva e o Bruno de Carvalho não disseram uma única palavra em relação a esta escandalosa arbitragem na sexta feira,  o quer dizer que a verdade desportiva deles é atacar tudo o que mexe no Benfica, como fica provado nos posts a falar sobre as declarações de Rui Vitória.

Também ficámos a saber que ninguém está escandalizado com os roubos que o Benfica teve em casa num golo irregular do Setúbal, ninguém esta preocupado com o escândalo de arbitragem disciplinar e técnico do arbitro na Madeira, contra o Maritimo, ninguém está preocupado com o penálti no ultimo minuto em Setubal, ninguém está preocupado com os 3 golos do Boavista no Estádio da Luz e ninguém está preocupado com o penálti e golo anulado no domingo em Braga. 

E sabem porque ninguém esta preocupado?

Porque o Benfica tem obrigação de ganhar ao Setúbal duas vezes e não ganhou nenhuma.

Porque o Benfica tem obrigação de ganhar ao Maritimo e jogou mal.

Porque o Benfica tem obrigação de ganhar ao Boavista em casa e parou de jogar no momento em que marcou o 3-3

Porque o Benfica tem obrigação de ganhar ao Braga e fê-lo mesmo tendo sido prejudicado em dois lances que só um super arbitro poderia marcar e por isso nao se pode criticar o arbitro.

Esta é a diferença do Benfica de 2017 e do FCPorto de 2017.

O FCPorto de 2017 porque é frágil, aproveita os erros dos árbitros para ir subindo, para não cair, para não se afundar numa crise e a equipa e adeptos e comentadores calam e agradecem.

O Benfica é prejudicado e saímos de Setúbal a gritar com os jogadores e a fazer-lhes ver que tem que jogar mais á bola, não querendo saber do penálti no ultimo minuto. 

Com este cenário de uma equipa a ter claques a fazer espera nos centros de treino dos árbitros e outra equipa a ser esperada pela claque para jogar mais á bola - como aconteceu vergonhosamente depois do jogo de Setubal - a quem é que os árbitros vão ajudar?

E é isso que nós não queremos.

Não queremos que os árbitros nos prejudiquem.

Não queremos que os árbitros prejudiquem o FCPorto. 

Não queremos que os árbitros nos beneficiem.

Não queremos que os árbitros beneficiem o FCPorto. 

Como isso é possível?

Simples....

Os árbitros A, B, C, D que o Benfica acha que estão feitos com o FCPorto - de várias maneiras - não apitam os jogos do Benfica nem os jogos do FCPorto !

Os árbitros E, F, G, H e I que o FCPorto não quer que apitam os jogos do Benfica não apitam os jogos do Benfica e do FCPorto. 

Faltam 13 jornadas e sabendo que o Benfica e FCPorto vão jogar um jogo entre eles, só basta definir os 25 árbitros que vão apitar os outros jogos em que Benfica e FC Porto são intervenientes.

Fácil!

Vamos deixar-nos de meias palavras, vamos deixar-nos de hipocrisias e fazer o que tem que ser feito. 

Entretanto, foco total no jogo contra o Chaves e nada de brincar ao Carnaval porque daqui a uma semana, na terça feira dia 28 de Fevereiro, dia de aniversário do Benfica, temos que ir jogar ao Estoril para a meia final da Taça de Portugal!

Força Benfica

1 comentário:

Anónimo disse...

Lá vem o justiceiro de vermelho.
Quem não tem vergonha és tu, podias ser um bocadinho imparcial?
Podia, mas não tinha a mesma graça.