sábado, 5 de maio de 2018

A estrutura directiva e técnica do Benfica acreditou que iria ser campeão "Porque Sim" e hoje sou eu que exijo a vitória "Porque Sim" !

O Benfica disse adeus ao título de Penta campeão português.

O jogo contra o Tondela tem de ficar gravado na nossa memória como o jogo mais importante dos últimos 5 anos.

Ao longo deste longo caminho que nos levaria ao Penta em Maio de 2018, o Benfica e as suas estruturas foram “emburguesando” de tal forma que acharam que poderíamos ser campeões só “porque sim!”

Rui Vitoria talvez ainda acreditasse nesse título no sábado passado mas a verdade é que foi o primeiro a dar um mau exemplo para jogadores e adeptos. 

Eu que sempre defendi Rui Vitória, desta vez não aceitei que tenha colocado Samaris e Luisão no lugar de Fejsa e Jardel, poupando estes jogadores para esse importante jogo e fazendo exactamente o contrário daquilo que vem dito nas conferências de imprensa - “nunca sabemos quando um jogo que decide um campeonato aparece quando menos se espera e de adversários mais fáceis”.

Rui Vitória achou que ganharíamos o jogo “porque sim” e não se ganham jogos nem títulos “porque sim”.

Talvez tenha sentido que a “sua sorte” seria uma vez mais suficiente para ganhar ao Tondela, fazendo de Rui Vitoria mais um emburguesado na estrutura do Benfica e isso entristece-me...

Mais... perdendo André Almeida aos 30 minutos ficou com uma defesa com Varela, Douglas, Luisão, Ruben, Grimaldo e Samaris num sector defensivo com 3 alterações e que sofre 4 golos do Tondela no Estádio da Luz - ainda estou para perceber onde houve falta atacante no golo anulado ao Tondela...

Se tudo isto já é digno de filme de terror tira Cervi e mete Salvio mas para entrar Seferovic sacrifica Zivcovic que é o melhor jogador do Benfica desde que Jonas saiu da equipa.

Sem Zivcovic o Benfica foi um autêntico equívoco e passeou-se no relvado sem classe, sem ideias e sem um mínimo de brio profissional.

Esta época temos vindo de derrota em derrota até a  “anunciada” derrota final que para muitos acontecerá hoje em Alvalade e significará a perca automática do segundo lugar.

Eu acredito que o Benfica pode ser segundo mas faço-o por fé e não no nosso futebol que contra Guimarães, Setúbal, Porto, Estoril e Tondela andou muito longe do que merecemos.

O que importa não esquecer nos próximos anos é este jogo contra Tondela e o que ele representou ao nível de excesso de confiança, pouco respeito pelo adversário, pelo clube e pelos adeptos que eram em bom número.

E por falar em bom número de espectadores o que faz o nosso departamento de comunicação enviar uma mensagem poucos minutos antes do início do jogo a dizer que o estádio da Luz estava esgotado

Em tempo de “fake news” há algumas que são ridículas!

Para terminar a parte de futebol por agora, apenas dizer que falhando o assalto ao primeiro lugar - anunciado em Setembro, comunicado a 15 de Abril e confirmado a 28 de Abril - tem que se manter o segundo, corra lá por onde correr! 

Temos neste momento teoricamente poucas hipóteses mas estamos vivos e espero que o brio profissional dos nossos jogadores nos dê essa consolação este ano.

Para os que acham que esta derrota contra Tondela é uma “machadada” nas nossas aspirações ao segundo lugar, peço lhes que peguem numa máquina de calcular e concluirão que é praticamente a mesma coisa.

Com a vitória sobre o Tondela o Benfica teria que empatar em Alvalade para ser segundo. 

Com a derrota contra o Tondela o Benfica terá que empatar “com golospara ser segundo.

Está e a única diferença e em caso de vitória em Alvalade o Benfica até pode perder o último jogo contra Moreirense que será automaticamente segundo classificado.

Se Jardel e Fejsa descansaram no último sábado para que o Benfica entre mais forte hoje em Alvalade e ganhe esse jogo, então Rui Vitória tem o meu benefício de dúvida.

Se Rui Vitória poupa Fejsa e Jardel sofrendo 4 golos do Tondela no Estádio da Luz para depois perder em Alvalade, significa que arriscou e foi derrotado a dobrar, hipotecando as hipóteses de jogar a champions junto com os 40M que advém da próxima prova milionária.

Mas ao contrário do que as pessoas pensam - sportinguistas, benfiquistas totalmente descrentes e media - o Benfica ainda está na luta pelo segundo lugar, o campeonato não acabou e ainda podemos fazer mais um ponto esta época do que a época passada.

Isto para dizer que as conclusões da época fazem-se daqui a 1 semana.

Hoje jogamos a primeira pre eliminatória da Champions do próximo ano e temos de ganhar "Porque Sim". Não interessa como e a jogar o quê, mas temos de ganhar este jogo!

Não gostei que Rui Gomes da Silva venha fazer barulho com a sua óbvia e desejável candidatura nesta altura.

Sei que é um homem inteligente e táctico mas falhou redondamente neste particular. 

Este texto  de segunda passada e o que disse no “Dia Seguinte” vem duas semanas antes mas é muito provável que venha também alguns meses antes do desejável.

Perder um campeonato depois de ganhar 4 títulos em 4 anos, perder uma taça de Portugal depois de ganhar 2 vezes em 4 anos, ganhar a terceira super taça em 4 anos, perder uma taça da liga depois de ganhar 3 vezes, depois de ter quartos, oitavos e final da liga Europa nos últimos quatro anos é algo que acontece, especialmente quando se decide investir zero no plantel em Agosto, se decide mandar embora Júlio César em Novembro (?), se decide dispensar Lisandro Lopez em Janeiro, e investir zero em Janeiro também depois de dizer aos quatro cantos do mundo “que este treinador iria ter todas as condições para ser Penta Campeão.”

Assim mesmo, no Benfica as eleições são de 4 em 4 anos e não estão programadas eleições para este verão.

Tendo em conta esta pequeno grande pormenor, Rui Gomes da Silva só anunciou algo que todos nós já sabíamos há muito tempo - que será candidato a presidente do Benfica nas próximas eleições. 

Se a sua ideia é forçar eleições antecipadas, então além de candidato está a ser desestabilizador porque mesmo tendo muitas e muitas e muitas razões de queixa do planeamento desta época, essas razões  apenas servirão como aprendizagem para não repetir os mesmos erros em Junho / Julho de 2018 e não para antecipar eleições.

Eu até posso fazer parte dos indecisos que dou o benefício da dúvida a Rui Gomes da Silva e hoje não fecho a porta a apoiar a sua candidatura mas recuso-me a usar o calendário do futebol para crucificar a nossa direcção.

Hoje e sempre recusarei usar o calendário e a prestação negativa do nosso futebol para crucificar a nossa direcção, seja ela qual for. 

Temos um jogo importantíssimo hoje para o futuro imediato do nosso clube e trazer para a agenda mediática esta questão de candidatura agora é um erro que nunca esperei ver num homem apaixonado pelo Benfica.

Luís Filipe Vieira pode corrigir o mau planeamento desta época já em Junho contratando bem, investindo uns 35-40M dos mais de 100M que irá facturar - facturar é muito diferente de receber como lucro - este verão com as vendas de André Horta (7,5M), Grimaldo (25M), Lisandro Lopes (5M) Carrillo (5M) Talisca (20M) Samaris (5M) Salvio (20M) Cristante (7M) - 4M + 15% de futura venda, Jovic (12M), Pizzi (15M) Seferovic (5M) e Rui Gomes da Silva pode melhorar o tom nos próximos meses para chegar à próxima eleição para presidente do Benfica preparado para a ganhar. 

Até lá foco no objectivo de ganhar a final de todas as finais que temos pela frente hoje e depois falaremos sobre a próxima época.

Força Benfica 



Sem comentários: