terça-feira, 8 de maio de 2018

“O que nasce torto jamais se endireita” e desculpar derrotas com árbitros é para o Sporting, não para o Benfica!

O Benfica teve a oportunidade única de ser Penta campeão e para isso jogou uma final em casa contra o Porto !

Ora as finais ganham-se ou perdem-se e se era mesmo uma final teríamos que arriscar ganhar nesse jogo a 15 de Abril.

Arriscamos empatar e perdemos

Justo!

Depois sonhou-se com o Marítimo.

Dizia-se "por aí" que o Marítimo ia “dar o título ao Benfica.

Resultado ?

Perdeu o Marítimo - óbvio - e o Benfica que não fez o seu trabalho em casa, na finalíssima do campeonato, achava que o Marítimo iria fazer o que Benfica não foi capaz de fazer e o que aconteceu?

Perdemos com o Tondela de tanto pensar no Marítimo e no Sporting...

Esta semana percebeu-se que Samaris e Fejsa eram o plano de Rui Vitoria para ganhar em Alvalade e por isso deixou Fejsa de fora e quis dar ritmo a Samaris contra o Tondela.

Mesmo assim e perante a hipótese de carimbar a champions com uma vitória em Alvalade contra um Sporting que foi fraco todo neste campeonato - basta ir ao site da Liga ver as estatísticas para entender isso - ou empatar com golos saindo de Alvalade em segundo, o Benfica volta a falhar...

E o que fazem os benfiquistas mais crentes ?

Voltam a fazer o mesmo erro que fizeram antes...

Esperam que o Marítimo faça aquilo que o Benfica não foi capaz de fazer este sábado.

Resultado ?

Corremos sérios riscos de nem ganhar ao Moreirense em casa e obviamente que o segundo lugar está entregue.

Pior que o segundo lugar estar entregue, foi a figura triste que Rui Vitoria e a comunicação do clube fizeram e vão continuar a fazer, tentando justificar o total falhanço da época com erros de arbitragem no derby.

O derby de sábado teve uma particularidade a nível arbitral inédita:

  • Carlos Xistra veio com o objectivo de manter o empate e ajudar a sua equipa do coração a ser campeã já no sábado.

Digo isto porque ao ver o pretenso pénalti sobre Rafa, as várias escaramuças entre jogadores sem qualquer amarelo logo na primeira parte ou na segunda, os pretensos pénaltis de Rúben Dias sobre Mathieu e sobre Bas Dost, o pretenso pénalti por mão de Wiliam Carvalho, as expulsões perdoadas a Rúben Dias e Bruno Fernandes por agressões contra Gelson e Cervi, a rapidez com que Xistra apitou a suposta falta sobre Patrício no último minuto e cantos que Xistra transformou em pontapés de baliza deixam claros indicadores que a sua missão era deixar tudo como começou prejudicando gravemente as duas equipas.

Repito :

- Prejudicou gravemente as duas equipas.

Falando especificamente sobre o último lance - porque todos os outros a serem marcados mudariam obviamente a linha de tempo-acção do jogo e ninguém saberia o que poderia acontecer nesse mesmo jogo - o ideal seria Xistra deixar o jogo seguir e se fosse golo, ver nos écrans do VAR se houve ou não falta. 

Aliás é isto que diz o protocolo do VAR e por exemplo seguindo o protocolo, o FCPorto teria marcado um golo no Dragão por Aboubakar que foi anulado porque o fiscal de linha marcou fora de jogo quando deveria ter deixado seguir o lance. 

O mesmo se aplica ao fora de jogo de Gelson ! Deveria deixar seguir e depois se fosse golo logo se veria o que fazer.

Dito isto sinto-me envergonhado pela acusação do Benfica ao árbitro quando todos sabemos que existiram erros graves contra os dois clubes e mesmo no último lance quando Jimenez remata já o jogo estava mais que parado. Estava "mal parado", mas estava parado! 

Como observador o que senti no jogo e confirmei no final é que Xistra tentou tudo por tudo para que o empate se verificasse mas se Rafa marcasse a bola que foi ao poste, se Samaris marcasse o lance isolado, se Rui Patrício defendesse para dentro da baliza em vez de tocar no poste outro remate forte fora da área, se Bas Dost marcasse golo na extraordinária jogada que fez na área em vez de tentar o passe, se tantos outros lances de perigo fossem golo, Xistra não poderia fazer nada.

E e isto que é importante referir!

Quando as equipas jogam e marcam não há árbitro incompetente que lhes valha!

campeão é sempre justo porque mostrou mais futebol mesmo sendo beneficiado ou prejudicado e por isso Parabéns ao FCPorto.

Não me custa nada dar os Parabéns ao FCPorto mesmo depois desta campanha vergonhosa dos “e-mails cheios de nada”, até porque jogadores e treinador não tem culpa, mesmo sendo uma vergonha e uma falta de classe, elegância e de nível andarem aos pontapés num polvo durante a festa de consagração no estádio do Dragão! 
Escrevi atrás que quando se marca golos não tem árbitro neste mundo que possa influenciar resultados, mas o Benfica não fez  golos contra Porto e contra o Sporting nestes jogos recentes e mesmo na primeira volta só marcou de penalti no último minuto do jogo contra Sporting, empatando a zero no Dragão.

O Benfica era obrigado a marcaem Alvalade porque isto era uma “pré-pré eliminatória da champions” jogada a duas mãos e se o empate a 1-1 foi o resultado da primeira mão, a segunda teria que ter no mínimo o mesmo resultado.

Até podíamos sofrer um golo num contra ataque que seria igual para nós pois tínhamos de marcar.

Empatar 0-0 ou perder 1-0 seria igual porque era uma final e Rui Vitoria cometeu o mesmíssimo erro contra o Porto.

Achou que 0-0 contra o Porto ainda daria hipóteses de ser campeão e achou que 0-0 contra Sporting ainda daria hipóteses de jogar a champions no próximo ano, bastando apenas que o Marítimo fizesse o que o Benfica não conseguiu.

Eu acho esta atitude inadmissível e preocupante quando o Benfica está duas vezes a sonhar com o Marítimo e duas vezes a jogar apenas na primeira parte - contra FC Porto e Sporting, mas podemos também referir as segundas partes más contra Guimarães, Setúbal ou Estoril.

Era o Benfica que deveria ter corrido mais, jogado mais e marcado mais nestes jogos e não o fazendo, na minha opinião iremos para a Liga Europa jogar a cada  quinta-feira na prova europeia e na segunda-feira jogaremos no campeonato o que já por si é suficientemente deprimente para preparar o próximo ano.

Como se justifica em ano de possível Penta, sendo cabeça de série na Champions não investir nada na equipa e agora que somos “quase” terceiros e vamos jogar a Liga Europa já há dinheiro para investimentos?

Mas estão a brincar connosco ?

Na próxima semana já falaremos de balanços e como para os católicos e crentes ainda há esperança no milagre da Madeira, quem sou eu para o contestar.

Para o final dizer a Rui Vitória, ao Luís Bernardo que manda na nossa vergonhosa comunicação e a mais meia dúzia de dirigentes, de elementos da estrutura e de comentadoresque no Benfica não se justificam derrotas com arbitragens.

Isso é política de clube pequeno e de clube com tradição de derrotas constantes!

No Benfica, as desculpas arbitrais evitam-se com golos que contra FCPorto e Sporting não existiram. 

Força Benfica 

   

6 comentários:

Anónimo disse...

So concordo com a falta de investimento

Miguel disse...

Concordo com a maioria dos pontos e penso que o Benfica tem queixas da arbitragem do Xistra. Mas a realidade é que o Sporting também tem razões de queixa.

Houve muitos outros jogos em que o Benfica teria realmente moral para se queixar da arbitragem e não o fez. Agora que se viu com os calos apertados é que se vêm queixar?

Apenas uma nota sobre o Xistra: o clube do coração dele é o Sporting, embora seja fácil pensar que é o FCP tal a quantidade de fretes. Que eu me recorde, o fcp apenas se queixou do Xistra num jogo em que o Deco foi CORRECTAMENTE expulso. Nessa altura veio o pinto da costa falar sobre o Xistrema e outras baboseiras...

Anónimo disse...

Pergunto. O sr xistra uma semana atrás num lance em que o guarda redes do Marítimo e o soares vão disputar a bola que não está em posse de nenhum, a bola tocada pelo braço do soares desvia do Guarda redes, mas o guarda redes e o jogador do porto chocam. O sr Xistra marca falta, sendo que o jogador do porto antes tira partido do braço para desviar a bola.
No caso do Rafa, este tem a bola controlada, desvia do patricio, é derrubado pela ação do guarda redes, que impede-o de disputar o ressalto que vem do poste. O que é que foi diferente para num caso marcar falta e no segundo não?
Já sei a culpa foi do Rafa que atirou ao poste e embateu no inocente do patricio. O Var devia dar falta ofensiva ao Rafa.

Anónimo disse...

extamente concordo com tudo alias dos 3 grandes o benfica e que tem o pior plantel devido mesmo a falta de investimento esse amor qque esse vieristas tem ao lfv é muito estranho sera que querem sair do armario? alias epa proponho que façam 1 estatua por cada ano que vieira teve no benfica vamos encher lisboa com estatuas do vieira que palhaçada sao todos iguais nas derrotas e nas vitorias

GRÃO VASCO disse...

“O que nasce torto jamais se endireita” e desculpar derrotas com árbitros é para o Sporting, não para o Benfica!"


VAI TE FODER, ANORMAL DE MERDA!

Anónimo disse...

Concordo com tudo. Quem não chora, não mama. Deviamos ter desatado aos berros desde que começamos a ser roubados. Agora foi tarde.