sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Sorteio não foi mau, mas o calendário poderia ter sido melhor !

Só há uma maneira de passar esta champions sem depender de mais ninguém e para isso teremos de ganhar em Atenas a 2 de Outubro, temos de empatar (no mínimo) em Amsterdão a 23 de Outubro, ganhar em casa ao Ajax a 7 de Novembro e terminar com uma nova vitória em casa contra AEK de Atenas. 

Com estas contas, o Benfica faz 10 pontos e fica praticamente apurado, mesmo que Ajax vença um jogo ao Bayern de Munique. 

Com estes resultados o Benfica ficará eliminado, caso o Ajax vença um jogo a Bayern de Munique e empate o outro, mas isso são contas que neste momento não interessa fazer.

Eu acho o sorteio bom mas parece-me que a calendarização é má para nós

Preferia jogar com Bayern de Munique fora a 19 de Setembro, recebendo-os a 27 de Novembro e preferia receber o  Ajax a 23 de Outubro indo fora a 7 e Novembro, mas isto são preciosismos ridículos e todos jogarão com todos, portanto há que fazer os 10 pontos seja de que maneira for.  

Também não gosto de ver o Ajax vs Bayern de Munique no ultimo jogo, porque como muitos tubarões fazem nestas eliminatórias da fase de grupos, garantem o apuramento de imediato e o último jogo pode ser mais descomprimido, com outros jogadores que jogam menos e se o Ajax precisar de ganhar ou empatar para passar, pode tornar possível o que aparentemente parece impossível. 

Eu escrevi ontem que até final de Outubro, o Benfica muito provavelmente não terá Krovinovic, não terá Corchia, não terá Jonas e tendo Gabriel desde já, não sabemos se a adaptação será rápida

Isto quer dizer que adivinhando que Ramires já não vem, Marchisio irá para outro lado, Rafinha não passou dum sonho e a equipa do Benfica está fechada quanto a entradas, podendo ter algumas alterações nas saídas, nomeadamente com Samaris e Varela. 

Isto também quer dizer que vamos receber o Bayern de Munique em casa, num jogo que podemos sempre tentar pontuar, com a mesma equipa que jogou em Salonica mais Castillo que deverá estar recuperado da lesão muscular que o lesionou em Istambul. 

São estes 15 jogadores - Odysseias, Jardel, Ruben Dias, Grimaldo, Fejsa, Gedson, Pizzi, Salvio, Cervi, Ferreyra, Rafa, Castillo, Zivcovic, Seferovic e Felix  - que muito provavelmente atacarão os jogos com Bayern de Munique a 19 de Setembro, AEK Atenas a 2 de Outubro e FCPorto a 7 de Outubro. 

Rui Vitória disse várias vezes que gosta de planteis pequenos e o nosso este ano tem 28 jogadores, mas com várias incógnitas que encurtarão sempre as opções. 

Luisão não me parece ser sequer opção e esta renovação foi incompreendida por muitos, mas também há quem defenda que Luisão deverá sair campeão por tudo o que já deu ao Benfica. 

Samaris por questões de opção técnica não será uma opção a contar também, mesmo que fique mais um ano no Benfica. 

Jonas é a grande incógnita do nosso plantel e há quem defenda que dificilmente fará mais que a dezena de jogos esta época. Isso a ser verdade, seria um rombo terrível nas nossas aspirações este ano. 

Krovinovic chegará em Outubro mas não sabemos se a sua forma será imediata ou se teremos que esperar como no ano passado para ver o melhor Krovinovic no final de 2018, inicio de 2019. 

Ebuehi parece que não conta para esta época, porque mesmo que comece a treinar em Março, dificilmente será opção esta época. 

Termina hoje a novela de transferências com a noticia que Ruben Dias, Pizzi e Gedson foram seleccionados para os jogos contra Croácia e Itália. 

Parabéns aos três jogadores e para o Benfica que é novamente destaque numa convocatória, pois alem destes três nomes  que fazem parte do nosso plantel, há mais cinco convocados associados à nossa formação com Cancelo, Bernardo Silva, Rony Lopes,  Gonçalo Guedes e Renato Sanches. 

Antes da champions e antes dos jogos de selecção vamos fechar este ciclo terrível de Agosto com uma vitória fundamental para o Benfica.

Jogar na Madeira nunca é fácil e depois da descompressão psicológica deste apuramento, pede-se aos jogadores total concentração para podermos ganhar este jogo dificílimo e sair deste primeiro ciclo com objectivos cumpridos - apuramento para champions conseguido e primeiro lugar do campeonato. 

Força Benfica


1 comentário:

Anónimo disse...

Até fins de Outubro (Ajax, 23 de Outubro), Krovi e Corchia estarão operacionais para jogar. Uma artroscopia sem complicações leva 4 semanas a curar + 2 semanas para estar pronto para a competição. Eu sei por experiência própria.
Jonas não sabemos ainda mas o Gabriel estará operacional e já com jogos nas pernas.