terça-feira, 28 de agosto de 2018

Com o jogo do ano amanhã, há adeptos que priorizam a constante ofensa a Rui Vitória! Não entendo...


1. Na segunda feira 23 de Abril de 2018 - há exactamente 4 meses e 5 dias - escrevi um texto com o título "É possível ver benfiquistas a gozar a toda a hora com Rui Vitória? Isso está mesmo a acontecer?" onde basicamente mostrava o meu espanto pelos milhares de posts em blogs, publicações de redes sociais e comentários nesses blogs, redes sociais e sites de centenas de pessoas que percebiam muito de futebol e conseguiam ver méritos em todos os treinadores do mundo - especialmente em JJ que se preparava para ganhar nada, zero no seu terceiro ano com investimentos milionários no Sporting - menos em Rui Vitória

Passaram 4 meses e 5 dias e parece que aquilo que eu vi em Abril de 2018, piorou bastante e hoje não existe uma viva alma benfiquista que não tenha como desporto favorito, rebentar com Rui Vitória. 

Eu sinceramente não consigo acreditar que isto está a acontecer e explico porquê. 

Primeiro porque Luís Filipe Vieira escolheu Rui Vitória para treinador do Benfica até Junho de 2019, no mínimo. Nada o fará alterar essa opinião e todos sabemos que despedir o seu treinador a meio da época não irá acontecer. Ponto final. LFV despediu Fernando Santos no início da época e não o repetirá mais na sua presidência portanto dizer mal de Rui Vitória todos os dias, a toda a hora, a toda os segundos, com a esperança que essa mensagem chegue a LFV e despeça Rui Vitória, é só estúpido

Tremendamente estúpido, porque com uma superioridade moral sem precedentes, sabendo que Rui Vitória não será despedido, só estão mesmo a fazer figuras tristes vivendo diariamente numa dissonância cognitiva constante entre "querer que o Benfica ganhe para eu ficar contente" ou "querer que o Benfica perca para eu ficar contente também porque posso passar a semana a dizer que afinal tinha razão com a merda de treinador que temos".

Poupem-me por favor. 

Eu não sou amigo de Rui Vitória, nem o considero o melhor treinador do mundo, mas é o meu treinador até Junho e dizer mal dele todos os dias parece-me extremamente ridículo

Mais... 

O treinador que estes iluminados mais valorizam é Jorge Jesus, o tal que ganhou zero, zerinho em três épocas no Sporting. Sonham acordados com JJ, o tal da SuperTaça e Taça da Liga...

Valorizam também Abel Ferreira que conseguiu a proeza de ser eliminado da Liga Europa por uma equipa que sinceramente nem o Google se lembra do nome. 

Valorizam também o super campeão Sérgio Conceição sabendo que este fim de semana e a passada semana jogou o melhor futebol da Europa

Valorizam por fim e a partir da ultima semana o grande, enorme, gigante José Peseiro que está a fazer um milagre com o que tem neste Sporting. 

Eu só digo uma coisa para terminar este assunto:

- "Chegar a 2 de Setembro, apurado para a Champions e líder do campeonato nacional de futebol"

Foi exactamente o que escrevi quando vi que jogávamos com Guimarães do maravilhoso Luís Castro, com o Boavista do extraordinário Jorge Simão, com o Sporting do enorme José Peseiro e com o Nacional da Madeira (no Funchal) com o iluminado, visionário Costinha e isto parece-me que ainda é possível de acontecer. 



2. Rui Vitória preparou este ciclo de 8 jogos em 4 semanas com um onze base e com pequenas alterações. 

Na defesa nada se alteraria - Odysseias, Almeida, Jardel, Ruben e Grimaldo - , no meio campo nada se alteraria - Fejsa, Pizzi e Gedson - e na frente iríamos jogar com Ferreyra ou Castillo, Salvio na direita e Cervi na esquerda. 

Rui Vitória manteve a defesa e meio campo foi forçado a apostar sempre em Ferreyra na frente, com Zivcovic, Rafa e Cervi a ocuparem os outros dois lugares disponíveis na frente. 

Seferovic e Félix juntaram-se ao nucleo duro e foi com estes 14 jogadores que Rui Vitória tem contado desde que Castillo se lesionou em Istanbul e desde que Salvio se lesionou antes do jogo com Paok

Amanhã Salvio regressa para ser opção e serão 15, os jogadores que estarão na cabeça de Rui Vitória para marcar golos em Salonica e passarmos para a fase de grupos da Champions. 

Com este núcleo duro alargado com Corchia, Gabriel,  Ramires, Castillo, Jonas e Krovinovic o Benfica tem as soluções que necessita para mudar tudo o que de mal fez o ano passado e para isso acontecer, tem de morrer em campo pela qualificação. 

Foi assim que esta manhã o treinador do PAOK se dirigiu aos jornalistas. 

"Vamos morrer em campo pela qualificação" e depois de ter ganho a Basel e Spartak de Moscovo, jogando em casa com um resultado fora de 1-1 na Luz, tem razões para sonhar, mas deste lado o nosso treinador tem de pensar igual, mesmo que não tenha que o dizer porque todos os nossos jogadores sabem da importância deste jogo para eles, para o clube e para os adeptos. 

Em 90 minutos, em 120 minutos ou nos penáltis o importante é virmos de Salonica com a qualificação e só com muita humildade esse apuramento será possível. Humildade, finalização e acerto na defesa. 

Com o apuramento da champions garantido, com os reforços de Outubro e com a obrigação de lembrar tudo o que de mau aconteceu há um ano de Setembro a Dezembro de 2017 - zero pontos na champions, eliminação da Taça da Liga e eliminação da Taça de Portugal -  partiremos para estes meses com vontade de mudar tudo

Mudar tudo é primeiro entrar na champions, depois será limpar a má imagem europeia com um apuramento para os quartos da champions, ir a Braga jogar a final four da Taça da Liga e entrar em 2019 ainda na Taça de Portugal e líder do campeonato

Não há outra coisa a pensar, tendo em conta a desgraça da última época. 



3. O Benfica não fez um bom jogo contra o Sporting e bem vistas as coisas o resultado aceita-se como se aceitou o ano passado em que Jonas marcou nos minutos finais de penálti. 

Não vale a pena falar de árbitros porque o Benfica criou oportunidades mas não marcou e eles levaram a água ao seu moinho numa infantilidade de Rúben Dias. Eu prefiro ver o Rúben a fazer estas infantilidades de águia ao peito do que fora do Benfica num qualquer Lyon da vida...

Não vale a pena falarmos de Ferreyra, da falta que faz Salvio ou Castillo porque mesmo sem esses criamos oportunidades para marcar e não marcámos. Quem não marca sofre e sofremos.

No final fica na retina o golo de Félix que é Histórico por ter sido o primeiro, por ter sido contra o rival e por nos dar a liderança partilhada do campeonato com Sporting, Braga e Feirense ao final da jornada.

João Félix é um jogador que irá crescer no Benfica, como Rúben Dias irá crescer, como Gedson irá crescer, como crescerá Florentino, Jota, David Tavares, Ferro, Dantas e outros que com estes partilham a liderança da Liga 2 na equipa B.

O que se espera de todos eles é que possam ser blindados aos tubarões europeus, que aqui possam crescer recebendo o valor justo pelo seu trabalho não sendo menosprezados porque são portugueses quando comparados com Svilar, Zivcovic, Krovinovic e outros que chegam com 19, 20, 21 anos e já recebem simpáticos ordenados, enquanto os nossos meninos continuam a ganhar 90 mil euros/ano até ao limite dos limites, como aconteceu recentemente com Rúben Dias.  

O Benfica tem obrigação de deixar João Félix crescer neste Benfica e João Félix terá a humildade de saber crescer agarrando as oportunidades, sem pressa

Para Gedson e para João Félix este é o ano zero, como foi para Rúben a ultima época. 

Que possam crescer jogando a champions é o que todos desejamos. 

Força Benfica 

8 comentários:

Fuck Our Enemies! disse...

Bom post, a defender o Benfica como devem ser os posts dos verdadeiros benfiquistas. Aqueles que estão de boa fé, que colocam os interesses do Benfica à frente dos seus interesses e agendas pessoais, egoístas e mercantilistas.

Gostei da declaração do treinador do PAOK. Aumenta a pressão sobre a equipa retirando-lhe discernimento. Se as coisas não começarem a correr bem, funciona ao contrário. Pode ser que lhe saia o tiro pela culatra, com soe dizer-se.

António Madeira disse...

Parabéns pelo texto lúcido e equilibrado.
Li o que escreveu em abril e não podia estar mais de acordo.

O fenómeno é complexo, mas prende-se com uma questão que ainda não vi abordada em mais lado nenhum: o mestre das chiclas vivia para o momento dos flashes e dos microfones, o Rui Vitória não. Isto pode parecer de somenos importância, mas transparece para a maioria da massa adepta uma imagem de fraqueza que depois se estende inevitavelmente à sensação (nunca baseada em conhecimento do jogo ou em factos concretos) de que o treinador é fraco e a equipa é uma merda. O Rui não vive para as câmaras nem alimenta novelas. E é esse o seu "problema". Não é um cagão, não insulta colegas de profissão, não diminui os seus jogadores para se pôr em bicos dos pés, não diz tiradas cómicas e idiotas e isso não lhe granjeia qualquer fama ou simpatia da parte do Zé Povinho.
É triste, mas é a realidade.

De resto, é o meu treinador até ao fim. Admiro o trabalho que tem feito, perante todas as contrariedades que tem tido (e oh! se não têm sido imensas!).
Comete erros? Comete. Se até o Mourinho leva três em casa e o Guardiola não consegue vencer a uma equipa recém-promovida...

Tudo isto para dizer que me dá uma tristeza muito grande quando vejo tantos e tantos a criticar o Rui, o Pizzi... mas se até há quem critique o Jonas, que mais posso dizer? Na verdade, nada.
Resta-me ir ao estádio apoiar e defender o Benfica. Sempre.

Anónimo disse...

Os adeptos não priorizam a contestação a Vitória...os adeptos que não vivem de cartilhas, nem com palas nos olhos, que vêm jogos ao vivo e na TV, que assistem a penosas conferências de imprensa (então a de hoje...miserável, mais uma vez!!!!)só podem exigir que este professor de ginástica abandone definitavemnte o clube!!
Chega e basta..Já não basta sermos obrigados a levar com Vieira, com o nome jogado cluibe jogado na lama com caos e mais casos da sua entourage, ainda para mais mantem um treinador que perdeu tudo(!!!!!!!!!!!!!!!!!!!),que perde e mpata todos os jogos de nível médio, que nos deu a pior campnha de smepre de uma equipa na Champions, 0 Vitorias contra o Porto, goleadas sofridas Históricas com equipas ridículas(Basileia, então nem dá para acreditar..) ...dá pena ver que um clássico em casa à 3ª jornada não dê para esgotar bilhetes de sócio..ou uma pré eliminatória de Champions não galvanize ninguém senão emigrantes...é triste ver como está a definhar o clube, como um jogo horrível, ultradefensivo que não entusiasme uam criança de 8 anos..e nós sócios nada fazemos perante o clube a caminhar para o fundo..que culminará amanhã com a ida para a Liga Europa, que ninguém se iluda..
e ainda há quem defenda VITÓRIA??Como, se com isso não se defende o Benfica..não entendo

O Benfica Sou Eu disse...

Obrigado pelos comentários.

Caro Anonimo das 645pm

Eu não uso nem cartilha nem palas nos olhos e vejo todos os jogos do Benfica no Estádio ou na TV como aliás todos os verdadeiros adeptos o fazem.

Quando diz que o nosso treinador "perdeu tudo", que "perde e empata todos os jogos de nível médio", quando falou de derrotas de goleada com equipas ridículas na Europa achei que estava a falar de Jorge Jesus.

É que JJ perdeu tudo vários anos, Jorge Jesus so uma vez passou aos oitavos da champions em 6 anos - Rui Vitoria passou duas vezes - Jorge Jesus também levou 3-0 do colosso europeu Hapoel Telavive para Champions, Jorge Jesus também ficou em ultimo lugar do grupo de Champions como Vitória ficou este ultimo ano, Jorge Jesus também perdeu vários clássicos decisivos, levou goleadas nesses clássicos como 5-0 no Porto, entre muitas outras vergonhas.

Isto para dizer que quando estão no Benfica os meus treinadores são sempre os melhores, mesmo não sendo Guardiola e hoje o meu treinador é Vitória e sou incapaz - INCAPAZ - de escrever nalgum sitio que o Benfica perde de véspera.

Portanto ou o senhor Anónimo vem mascarado de Benfiquista ou de Benfiquista tem muito pouco (mesmo pensando que tem)

Custa-me que a cada mau momento do Vitória se fale dos zero pontos e da péssima época o ano passado mas também me custa ver que o que eu escrevi no texto em modo teórico apareça aqui escrito no seu comentário em modo prático:

"(...) com uma superioridade moral sem precedentes, sabendo que Rui Vitória não será despedido, só estão mesmo a fazer figuras tristes vivendo diariamente numa dissonância cognitiva constante entre "querer que o Benfica ganhe para eu ficar contente" ou "querer que o Benfica perca para eu ficar contente também porque posso passar a semana a dizer que afinal tinha razão com a merda de treinador que temos".

Foi isto que voce fez agora mesmo.

Por um lado espera ganhar porque mesmo sendo anti Vieira, anti Vitória, também é do Benfica e por outro lado espera perder - escreve alias que vamos mesmo perder - para poder distilar mais ódio para a dupla V(ieira) & V(itória) durante meses.

Eu digo mal de Vieira muitas vezes e até digo mal de Vitória algumas vezes, mas não o faço por desporto com um e com outro. Faço-o para dar a minha opinião como fiz no ultimo post mas dizer sistematicamente mal de tudo só porque sim, acho uma perda de tempo , acho ridículo e acho estúpido.

Lembro-o entretanto que em três anos, Vitória passou a oitavos de final da champions uma vez e aos quartos de final outra vez perdendo 1-0 em Munique e empatando 2-2 em Lisboa com a super máquina Guardiola e ainda não teve oportunidade de brilhar com equipas de Liga Europa como Jorge Jesus tanto gostava quer no Benfica, quer no Sporting onde não passou aos oitavos da champions nem uma única vez também.

Apareça sempre

Força Benfica



Anónimo disse...

Eu defendo Rui Vitória na mesma medida que não defendo Vieira. Não sei se me faço entender..

Concordo consigo... despedir Rui Vitória e a conversa de JJ é a mesma patologia de sempre dos adeptos do Benfica... não aprendem.

Kick the enemies disse...

Esse anónimo não é benfiquista. Há quem lhe chame Taliban, infiltrado, idiota, anti, qualquer coisa excepto benfiquista.
Muito bem, Benfica Sou eu, continua assim, tens o meu total apoio!!
Aos cães é deixá-los a ladrar até se cansarem e quando arreganham os dentes é dar-lhes uns pontapés!! Logo metem o rabo entre as pernas e fogem a ganir.

Benfica Sempre disse...

Excelente post.
Aliás isto toma proporções que roçam o ridículo.

Vitor disse...

Anónimo está visto que para ti futebol e gestão de clubes é um "piriquito". Não percebes puto de nada, a única coisa que consegues jorrar da tua boca é trampa, por isso dou-te um conselho, joga PS, aí, podes dizer todas as barbaridades que quiseres e soltares a tua raiva estúpida e desequilibrada em cima dos bonecos, pode ser que eles te respondam.
Sou benfiquista de gema, critico construtivamente aquilo que tenho que criticar sustentando essa critica com alguns argumentos de que disponho, fruto de muitos anos a viver e sentir o futebol nas veias, e discuto futebol com essas pessoas, das quais te fartas de maldizer, porque lhes tenho proximidade, seja tanto com o Presidente LFV, como o Rui, o José Peseiro ou o Sergio, até o próprio Jose Mourinho porque me dão imenso prazer discutir futebol com eles, pois mesmo com muitos anos de futebol estou sempre a aprender, coisa que contigo de certeza que é impossível. Cuida-te e vai a um psiquiatra.