sábado, 22 de setembro de 2018

Perdemos definitivamente o comboio europeu, ou ainda é possível ser grande na Europa novamente ?


Eu vi a final de Taça dos Clubes Campeões Europeus contra o PSV Eindhoven em 1988.

Eu vi a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus contra Milan em 1990.

Eu não vi as finais de Taça dos Clubes Campeões Europeus dos anos 60 mas já as vi todas em vídeo, como vi em vídeo todas as meias finais. 


Eu sonho e sonharei com uma nova conquista da Liga dos Campeões pelo Benfica e não aceito que alguém diga que isso é impossível, pelo menos se essa pessoa servir o Benfica.

Isso tornou-se mais difícil nestes últimos anos  porque a nossa direcção decidiu vender (dar) um dos melhores jogadores do mundo neste momento (Bernardo Silva), decidiu vender um dos melhores guarda redes do mundo (Ederson), decidiu vender um dos melhores defesas direitos do mundo (João Cancelo) entre muitos outros bons jogadores que saíram para dar lugar a jogadores de terceira categoria europeia.


Em dia de décimo segundo aniversário do Caixa Futebol Campus é bom lembrar que até agora estamos a formar para outros e até para os nossos ex jogadores marcarem-nos golos na Champions, como aconteceu com Renato Sanches na quarta feira. 

Para a nossa direcção a Champions funciona como montra para vender jogadores. Apenas e só isso!

Nós não podemos aceitar um Benfica que sofre para ganhar ao Rio Ave em casa na Taça da Liga e depois faz a figura que fizemos contra o Bayern na Europa.

Mais uma vez vi o Benfica num qualquer hotel fora de Portugal e comigo estavam alguns desconhecidos a espreitar no meu computador. Ver aquela segunda parte com vários europeus a escrutinar a nossa equipa e exibição, foi deplorável.

Quando se fala com muitos estrangeiros sobre o Benfica tem-se a noção clara que para a Europa do futebol, nós somos uma espécie de Estrela Vermelha... Um clube que tem Passado nos anos 60 e 80, anda pela primeira divisão da Europa (por enquanto) a ver andar os outros e onde ninguém consegue dizer um nome de nenhum jogador actual.

É no mínimo constrangedor ver a mesma equipa do ano passado - a mesma que não ganhou um ponto - a jogar outra vez a Champions.

Se eu já disse antes que o nosso plantel está muito melhor que o ano passado - e é verdade - tal facto não se viu na quarta feira.

As únicas alterações foram na baliza onde saíram Júlio César, Varela e Svilar (todos jogaram Champions o ano passado) e entrou Odysseyas alem de sair Filipe Augusto para meter Gedson.

De resto está tudo igual, sem Jonas e sem Krovinovic que também não foi inscrito no ano passado.

Não temos um avançado bom no plantel para jogar Champions, sem ser Jonas e mesmo Jonas não tem sorte nos jogos europeus, pois marca muito pouco.

Não temos defesa direito bom para jogar Champions.

Não temos meio campo para jogar Champions, mas pior é não temos estratégia nenhuma para a Europa.

As oito derrotas consecutivas na liga de campeões, com um score de 20 golos sofridos e 1 marcado, são resultado da nossa política desportiva que passa por pensar única e exclusivamente em Portugal, nas competições internas, esquecendo a Champions.

Os reforços Ferreyra, Castillo, Gabriel, Alfa Semedo, Conti, Lema, Iuri Ribeiro, Corchia ou Ebuehi não têm ainda qualidade para este nível europeu, especialmente se a ideia é jogar oitavos, quartos ou até meias finais de Champions.

Ninguém diz mal deles - muito menos eu direi e até me parecem boas opções de plantel - mas a verdade é que aparentemente não têm qualidade para estas andanças.

O Benfica tem de mudar a estratégia radicalmente nos próximos anos e essa estratégia pode passar por vender todos os jogadores que não tem qualidade para jogar ao mais alto nível europeu, vender todos os excedentários emprestados que só são custo e comprar cirurgicamente os melhores jogadores do mundo para posições chave onde a formação não chega.

Nos próximos 2/3/4 anos temos que vender todos esses jogadores, facturando muitas dezenas de milhões de euros, tentar facturar as muitas dezenas de milhões de euros na próxima edição da Champions, comprando muito bons jogadores para o nosso plantel.

Temos de comprar o melhor defesa direito, o melhor central, o melhor defesa esquerdo e os melhores dois avançados possíveis porque tudo o resto temos na equipa A, B e Juniores para os próximos 3 anos com jogadores que já estão no plantel e/ou com a fornada da formação que está a chegar - Svilar, Odysseyas, Ferro, Ruben Dias, Florentino, Gedson, Dantas, Jota, Embalo, David Tavares, Nuno Santos, Félix, Rafa, Pizzi, Krovinovic ou Zivcovic.

Ter Raul ou Talisca emprestados para jogar com Seferovic na Champions não se entende mas já entenderei se estes forem (bem) vendidos em Julho como Carrillo e tantos outros que podem gerar receitas mas que não servem para andanças europeias de Champions.

Há que pensar e planear uma super equipa com base na formação e com contratações cirurgicamente feitas com qualidade Champions.

Fazer boas campanhas na Champions e passar aos oitavos ou quartos de final significa agora ganhar algo perto de 70/80 milhões de euros dependendo de market pool e receitas de bilheteira. 



E estes 70/80 milhões não se dividem com empresários e aqui talvez seja o problema...

Estas receitasestratosfericas” que estão planeadas para próximos anos na Champions, além duma nova reformulação do formato até 2021 onde só entrarão os “melhores dos melhores” exigem que o Benfica pontue e pontue muito nos próximos anos e não será suficiente fazê-lo na liga Europa como Jorge Jesus fez.

Nos últimos 59 jogos de Champions com JJ e Vitória, temos 20 vitórias, 12 empates e 27 derrotas. Isto são números muito maus para um clube como o Benfica e temos que os inverter urgentemente.

E não os invertemos com palavras mas sim com acções.

Não vale a pena falarmos de reforços este ano, mas valerá a pena falarmos de exigência.

Alguém vai ter que exigir ao nosso treinador e ao nosso plantel vitórias e não remates.

Eu não quero saber dos 14 remates - quase todos ridículos - que fizemos contra o Bayern porque a exibição, a atitude e brio foram más e nós precisamos de pontos, não de remates.

Alguém terá que exigir a Vitória os pontos e as exibições que precisamos na Europa sob pena de perdermos definitivamente este comboio da primeira divisão europeia.

Se Luís Filipe Vieira não está mais com o futebol e tem a cabeça nos processos que tem para resolver, Rui Costa terá que se chegar á frente.

Rui Costa tem a obrigação de assumir-se como o homem do futebol que terá de exigir a Vitória os pontos que necessitamos para não deixar passar este comboio europeu.

Vamos ter um torneio triangular com AEK e Ajax e temos que fazer 10 pontos. Repito... Temos de fazer 10 pontos que são 9 milhões de euros e o acesso aos oitavos de final da Champions.

Mas eu escrevo que temos de fazer 10 pontos e o meu subconsciente teme fazer muito menos, numa repetição da época passada.

Aliás, não houve uma única pessoa que não se tenha recordado dessa miserável Champions depois desta segunda parte a jogar em casa e a perder 2-0.

Onde está o brio? Onde está a História do nosso emblema ? Onde ficou o orgulho benfiquista depois de estar a perder em casa 2-0 no início da segunda parte ?

Onde ficou a atitude ?

Perder com o Bayern é normal, mas temos de fazer muito mais em todos os momentos do jogo, especialmente jogando em casa.

Se o nosso desafio interno é reconquistar o campeonato, não podemos esquecer o desígnio de grande clube que passará incontornavelmente pela Europa.

A Europa é o nosso passado, o nosso presente e será o nosso futuro enquanto clube e enquanto grande capacidade de gerar receitas.

Alguém tem de pensar Grande no Benfica nas próximas épocas e alguém tem de pensar e sonhar com Europa dia e noite...

Tem de ser uma obsessão da direcção, do treinador, da estrutura e do plantel.

Se tivemos a coragem de investir 200 milhões de euros em vários anos quando as receitas europeias eram ridículas, temos de ter a coragem de investir o mesmo quando as receitas quadruplicaram.

Investir nos melhores jogadores onde a formação não chega, vendendo os jogadores que já não atingem este patamar de Champions e deixar ficar a formação que tem valor e margem de progressão para estas andanças europeias.

Estes números de 20 vitórias em 59 jogos de Champions, com 8 derrotas nos últimos 8 jogos - 20 golos sofridos e 1 golo marcado - foi o alarme definitivo que precisamos para acordar definitivamente para a Europa!

Já antes deste ciclo com Jorge Jesus e Rui Vitória em 3 épocas de Champions com Koeman, Fernando Santos e Camacho fizemos 22 jogos com 8 vitórias, 5 empates e 9 derrotas, mas aparentemente os números pareceram mais equilibrados que estes mais recentes.

A nossa História não é de Liga Europa e nunca poderá ser. A nossa História é de Champions e quem não entender isto - direcção, estrutura, treinadores e jogadores - não está a fazer nada no Benfica.

Bem sei que Ferreyra e Castillo podem e devem melhorar trazendo algo mais para o nosso ataque, que Gabriel e Krovinovic podem melhorar muito o nosso meio campo e fazer descansar Pizzi e Gedson, que Corchia e Ebuehi podem ser alternativas a André Almeida, que Conti pode ser alternativa no eixo central, que Jonas e Félix podem ser boas alternativas quando tiverem mais minutos, mas precisamos de nível Champions já em Outubro onde jogamos três jogos que terão que significar sete pontos no mínimo.

Não temos tempo a perder !

A nossa Europa joga-se já e temos que meter a nossa equipa ao mais alto nível já e já pode ser tarde.

Depois deste desabafo com olhos na Europa, focar no Aves e Chaves antes do jogo na Grécia.

Precisamos destes seis pontos antes do jogo contra FCPorto na Luz.

Força Benfica


6 comentários:

Jorge disse...

Costumo dizer que deveríamos fazer uma equipa à Manchester United de Fergunsson, pois é o melhor exemplo de uma equipa sem grandes estrelas mas que tem os melhores e com mais garra, determinação, vontade e algum talento (o suficiente).

E claro conseguiam sempre ter e incluir jovens talentos da academia.
Como por exemplo:
Van der Sar, G Neville, Ferdinand, Vidic, Carrick, Scholes, Fletcher, Giggs, Ronaldo e Rooney

Temos de ter uma equipa com força e bruta que carrega e leva tudo para a frente. Depois basta ter 3 Jogadores com talento lá à frente e resolver no ultimo terço.
Já tivemos uma equipa assim (época de 13/14)

Precisamos de Alguém como:
Ederson, Garay, Eliseu, Enzo, Pizzi(na ala), Gaitan, Markovic, Lima.

Jogadores pujantes que carregam a equipa e com talento suficiente para ganhar tudo onde nos metemos.

Temos:
Odysseas, R. Dias e Jardel, Almeida, Samaris, Fejsa, Alfa, Pizzi, Cervi e Jonas.

Vendo bem temos bons jogadores mas penso que lhes falta alguém que os ponham doidos, fora do serio, a jogar como animais dentro do campo dar tudo por que este tipo de jogadores têm capacidade para dar isso.

Pá gosto do R. Vitoria mas este homem tem de puxar por esta gente faze-los comerem relva. Se não estamos mal...

José Rama disse...

E o treinador não é crucial para esses voos?
O professor de ginástica nem com 11 Ronaldos lá vai...

Jose Lérias disse...

A passagem à fase seguinte não é pêra doce,pois o Ajax tem uma grande equipa,vejam os jogos deles.

Anónimo disse...

Discussão sem qualquer interesse. Conversas de café! Boas para queles que não gostam do Benfica.
Especialmente para ramalhetes de Talibans, os profissionais da maledicência, da agrura e do rancor.


Anónimo disse...

"Discussão sem qualquer interesse" ?!?!?!?!
Rapaz, não faças como a avestruz! Tira a cabeça do buraco e encara a realidade! Deves ser um moço muito novinho e ninguém te ensinou o que foi o Poderoso Benfica europeu.

José Rama disse...

Não foi a oitava derrota seguida, na fase de grupos da Champions?
E RV prometeu na 1a:
Vamos recuperar estes 3 pontos seja lá onde for...