segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Que a direcção, estrutura e jogadores estejam hoje e sempe a 1000% com Bruno Lage !

Depois do jogo com o Braga fiz um texto onde criticava todo o ruído que existia à volta da nossa equipa e principalmente à volta do nosso treinador.

Nesse momento, no dia 27 de Dezembro de 2018 achei sinceramente que o Benfica iria ter Paz para enfrentar o resto da época, mas esqueci-me que essa Paz tinha sido tragicamente condenada em apenas 24 horas no final do mês de Outubro.

Nesses fatídicos dias 29 e 30 de Outubro de 2019 - segunda e terça feira respectivamente - ficámos a saber duma escuta de Dezembro 2017 (em plena época do Penta) onde Luís Filipe Vieira pede a um agente que venda o treinador Rui Vitória para Inglaterra por 10 milhões de euros e no dia seguinte o mesmo Luís Filipe Vieira na suposta entrevista à TVI que seria para dar confiança e crédito a Rui Vitória, responde a uma pergunta sobre "se Jorge Jesus voltaria ao Benfica" com um terrível "o futuro ninguém sabe", "mas tenho um Plano A, Plano B e Plano C"

Nesse dia, Rui Vitória morreu no Benfica.

E é interessante porque até esse dia - 30 de Outubro de 2019 - o Benfica tinha conseguido apurar-se para a Champions e com isso encaixado algo acima dos 40 milhões de euros, nessa mesma Champions tinha perdido em casa com Bayern de Munique por 2-0, tinha ganho na Grécia por 3-2, perdido em Amesterdão no último minuto com uma infelicidade de Conti e para a Liga tínhamos apenas dois empate em Chaves e em casa contra Sporting, além duma derrota contra Belenenses, contando por vitórias todos os outros jogos disputados.

Ou seja a 30 de Outubro o Benfica estava bem...

O pior acontece depois da entrevista de Luis Filipe Vieira à TVI, quando perdemos em casa contra Moreirense, empatámos em casa contra Ajax com um falhanço de Gabriel no último minuto e perdemos 5-1 contra Bayern em Munique.

Depois dessa derrota a 28 de Novembro de 2018 e antes de saber que Luís Filipe Vieira iria despedir Rui Vitória escrevi que :

"A Vitória agradeço ter sido Gigante num tempo em que Jesus, Bruno e companhia do norte nos matavam a cada minuto. 

Obrigado e segue a tua vida!

O Benfica voltará dentro de momentos! "

Senti como muitos benfiquistas, que o tempo de Vitória tinha chegado ao fim e estaríamos a poucas horas de ter uma chicotada psicológica...

Enganei-me e foi a "noite da luz" que para mim foi uma luz de telefone com uma chamada da Arábia a dizer ao nosso presidente que "seria melhor deixar ficar o Vitória até Junho", deixar que "os media e blogs falassem de Jorge Jesus sem que ninguém da direcção dissesse nada para proteger Rui Vitória", deixar "que os "haters" de Vitória fizessem o seu trabalho nas redes sociais" e assim Jorge Jesus entraria triunfante em Junho com 5 milhões anuais no bolso e 50 milhões para contratações - os milhões que não foram gastos nem no ano do Penta, nem no ano da #reconquista... 

Eu defendi Rui Vitória até ao fim como irei defender Bruno Lage até ao limite das minhas forças, mas não acredito em milagres porque mesmo que Bruno Lage perceba muito de futebol, consiga melhorar as relações humanas na equipa e consiga #reconquistar os adeptos, as limitações do plantel são as mesmas e já estamos a cometer os mesmos erros do passado...

Contratamos Caio Lucas para Junho de 2019, num contrato de 5 anos com 20 milhões de investimento - 4 milhões agora e 16 milhões em ordenados durante 5 épocas -  sem que nenhum treinador tenha opinado sobre este novo activo do Benfica

Continuamos a tratar as contratações e as vendas (ou dispenas) não como a vontade do treinador, mas sim a vontade da estrutura e continuamos a pensar que temos a melhor equipa, o melhor plantel, os melhores jogadores, a melhor formação sem contratar ninguém, sem fazer ajustes, sem equilibrar o plantel e depois quem terá que segurar o barco sozinho se as coisas correrem mal?

Aí está, Bruno Lage... 

O que acontecerá se as coisas correrem mal com os possíveis 4 jogos contra Sporting, os 2 jogos contra FCPorto, os 2 jogos contra Galatassaray, os possíveis 2 jogos contra Braga ou qualquer outro jogo teoricamente mais fácil ?

"Culpa de Bruno Lage..."

O que acontecerá se por algum milagre o Benfica ganhar todos estes jogos, seguir muito longe na Europa League, ganhar as Taças e/ou o campeonato?

"A estrutura está 10 anos à frente de toda a gente !"

Mas não está e a prova que não está, é que tem andado a dormir desde a preparação do famoso ano do Penta. 

E com todo este longo texto chegamos a Bruno Lage e a sua apresentação oficial onde Luís Filipe Vieira diz que não falou ou mandou falar com qualquer um dos treinadores que vieram nos media durante 2 semanas.
E eu acredito nele. 

O maior problema é que eu acredito nele. 

Acredito nele porque pressinto/desconfio/temo que na cabeça de Luís Filipe Vieira o próximo treinador do Benfica é Jorge Jesus e isso mata-me por dentro. 

A única solução para evitar esta decisão "kamikaze" do nosso presidente seria:

a) contratar novos jogadores agora, para atacar todas as frentes o que previsivelmente não irá acontecer.

b) ter uma estrutura 1000% focada no apoio inequívoco ao nosso treinador Bruno Lage, o que não sei se irá acontecer.

c) ter a sorte, felicidade e talento que nos permitisse em 5 meses ganhar a Liga e as Taças, o que é desejável mas pouco provável.

d) Rui Vitória ganhar a Liga Árabe a Jorge Jesus...

Se todos estes factores se verificassem, talvez Luís Filipe Vieira fosse obrigado a deixar Bruno Lage no comando da nossa equipa e esquecer a ideia mais louca que teve desde que está no comando do nosso clube - "trazer Jorge Jesus de volta ao Benfica..."
Mesmo assim o que eu desejo é que quem escolha um nosso treinador o faça por convicção e não por calendário político. 

Há mais ou menos 18 anos o Benfica contratou um jovem treinador com 37 anos

Esse treinador fez o seu primeiro jogo no Benfica a 23 de Setembro de 2000 - cinco semanas antes do mais importante acto eleitoral da nossa História - e em Dezembro desse mesmo ano soube que o então presidente do nosso clube queria despedi-lo no final da época e trazer de volta ao Benfica, um treinador que já tinha estado no clube antes.

Esse jovem treinador com 37 anos conhecendo este cenário em Dezembro, exigiu que o então presidente do Benfica lhe desse a confiança que ele achava que merecia e solicitou a renovação do contrato por mais um ano. 

O presidente nessa altura não aceitou a proposta de renovação, o jovem treinador saiu e contratou o tal treinador que já tinha estado no clube antes, com péssimos resultados como se sabe. 

Serve esta História com Vilarinho, Mourinho e Toni como personagens principais para dizer que não há treinador que sobreviva em nenhum clube se o Presidente, a direcção, o plantel, a estrutura próxima e no limite os seus colegas de equipa técnica não estejam 1000% com ele. 

Não é 100% mas sim 1000%... 

E se o actual presidente do Benfica, aparece numa escuta a dizer a um agente que "poderia negociar o seu treinador", ainda falando mal do agente desse seu treinador, isto significa morte imediata para esse treinador... 

E foi isso que aconteceu este ano com Rui Vitória e que eu espero que não aconteça com Bruno Lage.  
Eu estou 1000% com Bruno Lage - não 100% mas 1000% - e não tenho agenda secreta ou plano B para Junho... 

Se realmente Luís Filipe Vieira acha que "Bruno Lage é a primeira escolha" e "o melhor para o nosso clube em Janeiro" é porque também o deve achar daqui a 4 meses quando acabar o campeonato em Maio.
E é aqui que eu não consigo entender o que se passa no Benfica. 

Não consigo entender mesmo. 

Ou o presidente acha que o treinador certo é Paulo Fonseca, Leonardo Jardim, José Mourinho, Jorge Jesus, Marco Silva, Rui Faria ou Bruno Lage e contrata-o para um novo ciclo assumindo isso para todos - adeptos, accionistas, media, sócios, jogadores, direcção - ou não faz nenhum sentido que Bruno Lage seja apenas e só um treinador durante 4 meses. 

Que idade tinha Guardiola quando passou da equipa B do Barcelona para a equipa principal? Exactamente os mesmos 37 anos que tinha Mourinho quando treinou o Benfica.

Que idade tinha Zidane quando passou da equipa B do Real Madrid - Castilla - para a equipa principal do Real? Tinha 44 anos.

Que idade tem Bruno Lage quando passa da equipa B do Benfica para a equipa principal ? Tem 42 anos.

Eu não estou a dizer que Bruno Lage e a sua equipa técnica vão ter os mesmos resultados pessoais e colectivos que Mourinho, Zidane e Guardiola, mas estou a dizer que a decisão de contratar um novo treinador agora e anunciada como "Plano A", "única opção pensada", "melhor treinador para o Benfica" tem de ser encarada por todos na estrutura como o nosso Guardiola!

Apoiar com tudo o novo treinador e esse apoio terá de ser obviamente feito a cada hora, a cada dia, mas também com reforços que nos façam olhar para os restantes 27 - 29 - 31 jogos que faltam com confiança e ambição.

E onde se vê que que toda esta estratégia parece uma trapalhada?

Quando com tantas lacunas no plantel  não se contratam nenhuns reforços para a equipa A e se contratam jogadores para a equipa B, para os sub 23, para os juniores ou se contrata Caio Lucas não sabendo se o treinador que vem em Junho aprova ou não aprova esta contratação,  a não ser que esta contratação seja já um pedido do novo treinador...

E pelo que nos foi dado a entender pelas últimas declarações de Rui Vitória, talvez tenha sido assim - escolha da direcção e não do treinador - que se contrataram Conti, Lema, Corchia, Ferreyra, Castillo, entre outros na época do Penta e isto é baralhar todo o conceito de liderança e gestão desportiva. 

Eu não conheço Luís Filipe Vieira, não sou seu amigo - apesar de termos muitos amigos comuns - mas apetece-me dizer-lhe que tem de dar todas as condições a Bruno Lage para ele poder aspirar a ganhar tudo, sob pena de termos uma nova época em branco.

O Benfica tem de lutar pelo título até ao último minuto, tem de lutar pelas taças e tem de ganhar jogos e pontos na Liga Europa que nos permitam subir no ranking  europeu da UEFA, mas para isso acontecer Lage tem de ter condições para isso.

Mas dar todas as condições a Bruno Lage é reforçar o plantel, manter toda a estrutura à volta de Bruno Lage atenta, dedicada e profissional como se ele fosse "Mourinho" ou "Guardiola" e fazer exactamente tudo o que foi feito com Jesus e com parte do legado de Vitória durante os últimos 10 anos. 

Não se pode dar a Bruno Lage as mesmas "más" condições que se deram a Rui Vitória nos últimos meses. 

Não se pode deixar Bruno Lage a "queimar em lume brando" até Maio

Não se pode deixar Bruno Lage a treinar e deixar o nome de Jorge Jesus "vivo" em todos os media como possível alternativa a Bruno Lage, especialmente quando aparecer a primeira derrota. 

Não se pode "fiar na Virgem e não correr", porque com todo o respeito que me merecem os católicos mais praticantes, isso não vai resolver nada

Só com muito trabalho e muita dedicação, confiança e apoio inequívoco a Bruno Lage se pode ganhar algo até Maio. 

E esse é o meu medo...

O meu medo é termos um grande treinador que daqui a algum tempo estará sozinho, como teve o antigo treinador Rui Vitória a ser "queimado em lume brando"...
E isso não pode ser.  

Se Luís Filipe Vieira acha mesmo que Bruno Lage é o homem certo no lugar certo, não pode nunca "pensar nele a 4 meses"...

Hoje Bruno Lage tem o pior calendário pela frente que algum outro novo treinador teve na História recente do Benfica, tem 4 vitórias seguidas, mas Rui Vitória teve a seguir ao jogo contra Ajax, nove vitórias e uma derrota previsível contra Bayern e isso valeu zero quando chegou nova derrota em Portimão!

Eu escrevi  antes que até ao jogo da passada sexta feira em Guimarães, o Benfica decidia se estava nas finais e na luta pelo título e mantenho o que disse. 

Se já sabemos que estamos na Final Four da Taça da Liga e na outra Final Four da Taça de Portugal, ficámos a saber que estamos definitivamente na luta pelo título.

Ganhámos em Guimarães, mostrámos que estamos na luta por tudo e pode ser que a nossa direcção e estrutura percebam que é com Bruno Lage que vamos a esta guerra!

Apoiem o nosso treinador com tudo o que podem apoiar, dêem-lhe os reforços que ele precisa até 30 de Janeiro, preparem o nosso futuro com ele ou se acham mesmo que este treinador é um treinador provisório para começar tudo de novo em Junho, então mais vale dar tudo por perdido esta época, porque quando chegarem as derrotas não tenham dúvidas que os media, as redes sociais, alguns blogs e alguns adeptos do Benfica começarão a chorar por outros nomes...

Força Benfica


11 comentários:

Unknown disse...

Tudo muito bem dito!
Nem mais...

F.L. disse...

Concordo totalmente.
"...dêem-lhe os reforços que ele precisa até 30 de Janeiro...", podemos esperar sentados, amigo. Se viessem já cá estariam.
A.Almeida e Grimaldo vão bater o recorde mundial de jogos feitos numa temporada.
É jogar até rebentarem. Depois, logo se vê. Bem ao jeito duma estrutura 10 anos à frente.

Maximus Vermillus disse...

Muita treta, muitos oráculos vãos e mais nada.
Um relambório desnecessário e que vai de encontro, paradoxalmente, aos interesses do inimigo.
O que aconteceu com RV poderá ter diversíssimas interpretações.
Mas é sempre assim. Alguns, por deficiência inata, comum a muitos Benfiquistas, têm logo de idealizar as mais diversas teorias da conspiração, com críticas explícitas e subreptícias que só prejudicam o Clube.
A esperteza saloia está em todo o lado e lamento que se perca tempo a fazer tanto considerando, absolutamente desnecessário para dizer o que a "quinta coluna" anda clamar aos quatro ventos. Fazer um filho em vez destes reabiscos seria bem melhor para o autor. Não desperdiçaria tempo e aumentava a taxa de natalidade. Até poderia acontecer que aparecesse um prodígio da bola.
Ora porra p´ró "Benfica sou eu"!
Benfica és tu?
Fds!..............................

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Unknown e F.L. Muito obrigado pelos comentários.

Caro Maximus Vermillus obrigado pelo comentário e pelas tuas opiniões sobre o meu texto.

Tenho lido o blog Comando 1904 e tenho lido os teus comentários neste humilde cantinho.

A paixão que ambos temos ao Benfica é inquestionável e eu escrevo o que me apetece e tu escreves o que te apetece. Do meu lado terás sempre alguém disposto a ler te - no teu blog e por aqui - e penso que do teu lado tu também terás interesse em ler e comentar.

Este texto é longo mas diz o que eu acho, a minha ideia, a minha análise aos ultimos meses de Vitória e aquilo que eu não quero ver repetido no Benfica de Bruno Lage.

Eu sou um dos milhares de sócios, accionista e adepto. A minha importância no Benfica vale zero.

Opino, escrevo há anos suficientes para ser levado a sério, mesmo que muita gente odeie alguns textos ou simpatize com outros.

Eu não sei se estou a "idealizar uma teoria da conspiração" e até pode ser que esteja, mas é a minha opinião e hoje escrevo o que me apetece e amanhã escreverei o que me apetece também.

De todo o teu comentário que respeito e até me faz sorrir na parte em que dizes que um "futuro filho meu poderia ser um prodígio da bola" - obviamente do Benfica - só nao concordo de todo, que este texto "vá de encontro aos interesses do inimigo".

E se por um acaso for de encontro aos interesses do inimigo - que sinceramente não consigo entender - não será um texto num blog que fará diferença.

Apareçam sempre !

Força Benfica

Jorge Silva disse...

Grande regresso "O Benfica Sou Eu"!
Este é dos poucos blogs que analisa o estado do Benfica sem tomar partidos.

A meu ver RV só ficou porque era o treinador mais bem preparado para conseguir chegar à Champions. Foi uma decisão com visão a curto prazo e baseada no dinheiro que podiamos ganhar. Não critico.

Na conferencia depois da "noite da luz", tambem ficámos a saber que a estrutura queria RV fora, e que seria BL a comandar a equipa de forma temporaria.
Ficamos tambem a saber, nunca entrevista vergonhosa, que se Mourinho quiser é treinador do Benfica (e JJ tambem). Basta que queiram. Quem lidera o Benfica não pode deixar o clube à deriva da vontade de treinadores. Isto é triste. Ainda por cima depois ha a lata de dizer que BL foi a primeira opção.
Na minha opinião a estrutura (menos LFV) quer BL e apoiará o nosso treinador até ao fim.

BL é um treinador experiente e fez saber que só está preocupado com os jogadores, resultados e adeptos. Isto é muito bom! Não ha jogos menos importantes e o que se passa no clube não pode interferir com as quatro linhas.

Quanto às contratações, o Benfica tem nos ultimos anos a conotação de "entreposto de jogadores", mas o que é muitas vezes feito é aproveitar bons negocios alguns a "preço zero" de jogadores que estão em valorização. Se os jogadores depois não contarem para o treinador são emprestados e depois vendidos, tendo sempre retorno financeiro. Às vezes só em emprestimos já ficam pagos, fora o valor da venda ou % com que ficamos para vendas futuras. É uma formula de sucesso.
Aqui o problema é se nenhum dos jogadores conta para o treinador. Caso do treinador anterior.
Significa que não a equipa fica sem reforços, sem melhorar.

Para finalizar, acho que será muito dificil ganhar o campeonato, mas apenas por razoes fora dos relvados. FPF, Liga, arbitros condicionados e aVARiados e a seguir porto-o-colos nem so quando lhes serve. Tem sido um campeonato muito tendencioso.
Mas acho que vamos conseguir ir bastante longe na Liga Europa, talvez até ganhar já esta competição!
Os reforços são os jogadores recuperados fisica e mentalmente.

Grande abraço

José Rama disse...

E os reforços de Inverno?
Ou a RECONQUISTA para o Vieira vai ser igual ao PENTA?!

Manuel disse...

Faço minhas a palavras do Maximus. Depois de ler todo este relambório, que me custou um bocado porque gosto pouco de ideias atiradas á toa sem uma lógica seqüencial, decidi também escrever uma crítica.

O texto é um mishmash de ideias, em que algumas acertam no cravo mas a maioria acertam na ferradura. Dou apenas estes exemplos:

1. Mente quando diz, baseado numa escuta de Dezembro 2017, que Luís Filipe Vieira pede a um agente para vender o treinador Rui Vitória. Mentira! Vá lá ouvir outra vez o vídeo e leia o que afirma César Boaventura.
Não foi Vieira que quis vender RV, foi o clube inglês interessado e que se informou junto de CV as condições para contratar RV. Isto numa altura em que o Benfica estava numa situação periclitante na tabela e com várias derrotas.

Depois o que se seguiu foi apenas uma normal negociação e conversa entre um presidente de um clube pouco interessado em deixar sair (a não ser por um preço que compensasse o trabalho), e um empresário interessado no negócio. Tudo o resto é a mesma especulação que faz parte da cartilha dos nosso inimigos.
Deixo-lhe uma dica que pode ser útil para o seu negócio, não há ninguém no mundo que não tenha um preço. OK?


2. A seguir especula, como fazem os inimigos do clube que não sabem fazer outra coisa (todos sabemos porquê), quando afirma que Vieira recebeu um chamada da Arábia, quando não faz a mínima ideia do que diz porque está apenas a inventar. Estava lá quando o Vieira recebeu a alegada chamada? Se não estava porque inventa? É para dizer que também consegue ver a luz? E já ouviu falar em intuição? Se calhar não!
Sabe o que dizia Ingemar Bergman, que também não deve saber quem é: "Eu nunca discuto com minha intuição".
A verdade é que depois ganhámos 7 jogos seguidos e passámos à final four. A sua intuição não estava errada.


3. Depois critica a contratação de Caio Lucas para Junho de 2019, um jogador que desconhece com toda a certeza, mas já tem conhecimento que os jogadores são contratados sempre pelos treinadores, como se o Benfica não tivesse uma estrutura reconhecida internacionalmente com um dos melhores scoutings, com um director para o futebol que é Rui Costa a quem pouca gente em Portugal ensina alguma coisa sobre futebol, que não precisam de nenhum treinador para saber o que necessário para o plantel.
E quando o treinador sai, os jogadores escolhidos por ele também se vão?

4. A seguir queixa-se do preço do mesmo jogador, que foi apenas o 2º melhor numa competição com as melhores equipas de 4 continentes, como se fosse um mau investimento.

Não deve estar a par do que custam actualmente os jogadores com este perfil, que o Porto tentou contratar mas teve de abandonar porque não tem dinheiro nem para o contratar nem para lhe pagar o que ele custa. Um jovem jogador que veio a custo zero, custando apenas 4M/ano durante 5 anos, uma pechincha, que se revelar o que promete poderá realizar importantes mais valias financeiras, para além das desportivas, mais importantes.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Jorge Silva

Obrigado pelo comentário e pela análise ao "entreposto de jogadores".

É realmente verdade que grande parte dos jogadores contratados a custo zero + comissões + ordenados pode ser rentabilizada apenas com os empréstimos e com posteriores vendas.

Isso é algo que a maior parte das pessoas não pensa mas esses jogadores são apenas e só "investimentos financeiros" que interessam a Domingos Soares Oliveira e eu não critico essa politica, pois a cada ano o Benfica tem apresentados resultados positivos.

O problema é exactamente a politica desportiva. Se o Benfica contrata Ferreyra porque está a custo zero ou se Caio vem porque está a custo zero a ideia não poderá nunca ser emprestar durante 3 épocas e vender na quarta época recuperando o investimento, mas tem que ser aproveitar negócios que possam ser rentabilizados na equipa.

Eu não vou falar dos jogadores que vem para a B ou para os SUB 23 e que depois são valorizados em empréstimos, mas preocupa-me muito que com a base de equipa que temos, com os valores da formação a chegar, não se invista a sério na equipa para ter equilíbrio no plantel e rendimento desportivo de imediato.

Odisseyas foi contratado a custo zero e está a ter rendimento desportivo pois é titular, como Jonas ou Zivcovic - só para falar de alguns que estão no plantel - que tambem foram contratados a custo zero mas há vários casos que temos mesmo de investir forte como o fizemos num passado recente - 4/5/6 anos atrás...

Apareça sempre!

Força Benfica

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Manuel

Obrigado pelo comentário e pelo tempo que nos despendeu a escrever.

Gostei de o ler mas vou responder-lhe por pontos.

1. Ouvi a escuta na altura e tem razão no que diz. Não foi "LFV que quis vender". Foi o clube inglês que supostamente "quis comprar" e LFV definiu o preço. O problema para Rui Vitoria não foi a escuta, mas sim a escuta junto com a entrevista da TVI onde Jorge Jesus ficou com a porta escancarada para ser o próximo treinador do Benfica. Se me expliquei mal peço desculpa, mas lendo com calma talvez entenda melhor a minha ideia.

Dá-me ainda uma importante lição para o meu negócio "dizendo que não há ninguém no mundo que não tenha um preço"... O meu negócio tem a ver com pessoas e as vontades das pessoas em fazerem "A ou B ou C" mediante um preço, mas às vezes é bom dizer a quem comprar serviços produtos, pessoas ou imóveis: "onde é que você viu a placa Vende-se?"

2. Em relação à luz da chamada que LFV recebeu obviamente que o texto é irónico e eu escrevi "que para mim..." seguido de opiniões minhas. É óbvio que a luz que LFV viu não foi do telefone do JJ e muito menos com aquelas frases, mas foram metáforas que utilizei. Penso que está explícito...

3. Nós não nos conhecemos apesar de o ler bastante a comentar vários blogs do Benfica e aqui quando aparece - sabe que discordando ou concordando é sempre bem vindo - mas desconhece que alem do AMOR que tenho pelo Benfica o CINEMA é talvez a minha grande Paixão e conheço de sobra toda a obra de Ingmar Bergman (não Ingemar como escreveu) e tantos outros autores, cineastas, realizadores europeus e de todo o mundo. Agradeço a citação que por acaso não é bem como a coloca. Admito que algum dia Bergman tenha dito "que não discutia com a sua intuição" mas também disse que :

"Eu tomo todas as minhas decisões baseado na intuição. Depois, devo saber por que tomei essa decisão.

Atiro uma lança na escuridão. Isso é intuição.

Depois envio um exército para a escuridão até encontrar a lança. Isso é intelecto"

Aliás não vejo melhor citação para falar da Luz de LFV que "intuição", "escuridão" e "intelecto"!

4. Em relação a Caio Lucas vi os dois jogos do campeonato do mundo de clubes fora de Portugal com um amigo estrangeiro e falei aquilo que tantas vezes falamos quando vemos um jogador bom e até então desconhecido - "Que óptimo jogador para o Benfica". Se ler bem eu não critiquei a contratação de Caio Lucas dizendo mal do jogador ou tão pouco critiquei os valores. O que eu critiquei foi a contratação sem saber se o próximo treinador gostará de apostar nesse jogador e colei essa contratação com as insinuações de Vitória à TVI que quando confrontado com a questão se "as contratações do verão foram todas de sua vontade" preferiu não responder.

Espero que apareça sempre

Força Benfica

Manuel disse...

Ingmar Bergman também disse:
"Du måste träna din intuition – du måste lita på den lilla rösten i dig som säger dig vad du ska säga och hur du ska bestämma dig."

Tradução:
"Tens de treinar a tua intuição, tens de confiar na voz pequenina dentro de ti, que te diz o que deves dizer e as decisões que irás tomar."

Quem não tem intuição e não a sabe usar não pode liderar pessoas, muito menos organizações.
Quem zomba da intuição dos outros não tem dignidade para escrever.
Tenho vários cursos tirados na Suécia, por isso leio, falo e escrevo sueco, entre outras línguas.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Manuel

Não sou pessoa de invejas, mas fico muito contente de saber que pode apreciar a obra dum Mestre como Ingmar na sua língua original e isso é um privilégio que apenas os que dominam esse bonito idioma se podem congratular. Eu infelizmente não posso dizer o mesmo, pois não tenho a menor ideia sobre nada dessa bela língua.

De resto e voltando ao Benfica sabe, porque já concordamos e discordamos de alguns assuntos que fui escrevendo, que é aqui sempre bem vindo e quanto mais abertos somos nas opiniões - sejam elas quais forem - mais elevada é a discussão.

Um abraço!

Força Benfica