segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

"Ensinem-me a ser um Benfiquista, que inventa desculpas para tudo..."

O Benfica está dividido entre os que "querem assumir as responsabilidades" e aqueles que "querem desculpar tudo o que de mal está a ser feito no clube".

Eu fui sempre contra o regresso de Jorge Jesus ao Benfica e não haverá uma única pessoa que lê o blog que desconheça essa minha vontade. 

Sei que o Jorge Jesus era cohecido como sendo "forte contra os fracos e fraco (ou fraquíssimo) contra os fortes."

Essa foi sempre a característica principal de Jorge Jesus no Benfica excepto a eliminação da Juventus na Liga Europa. 

Pois este ano, o Benfica mantem-se fraco contra os fortes - não ganhou nenhum dos dois jogos contra Braga, não ganhou nenhum dos dois jogos contra o FCPorto, não ganhou nenhum dos dois jogos contra o Rangers e nem ganhou fora contra o Standard Liege - mas o mais incrível é que estamos muito fracos contra os fracos... 

Perdemos 2-1 contra o PAOK, perdemos 3-0 contra o ultimo classificado Boavista, empatamos em casa contra o Nacional - um dos últimos classificados da Liga - empatamos fora contra o Santa Clara, alem de termos uma série de vítórias pela margem mínima contra equipas fracas da nossa Liga - algumas delas mesmo no final do jogo - como a vitória caseira contra o Farense que é o penúltimo classificado.

Ou seja, há os adeptos que acreditam que o "Covid e o árbitro destruiram o Benfica hoje" e há os adeptos que acham que uma "equipa com Svilar + João Ferreira + Jardel + Ferro + Cervi + Weigl + Pizzi + Rafa + Chiquinho + Darwin + Seferovic + Adel + Pedrinho + Gonçalo Ramos seria mais que suficiente para ganhar a qualquer Nacional" - este ou qualquer um dos ultimos 100 anos. 

Mais, ontem o Nacional não quis adiar o jogo, o Eusebio fazia hoje anos e infelizmente o Feher morreu há 17 anos.

Queriam mais motivos para destruir o Nacional e lutar com tudo para ganhar o jogo ?

O que fez o Benfica?

- Fez uma vez mais um passeio em pleno Estádio da Luz

Aliás estamos a passear desde Agosto...  Resumindo :

- Estamos fora da Champions, e nem sequer fomos ao Playoff. Tudo normal...

- Estivemos fora da final da Taça da Liga, sendo eliminados na meia final. Tudo normal...

Ou seja já nem conseguimos estar nas famosas decisões, como Jorge Jesus gosta de dizer. 

- Perdemos a final da Super Taça"Tudo normal...  Tambem não temos muitas... "

- Perdemos a hipótese de ser primeiro no grupo da Liga Europa. Tudo normal...

- Somos terceiros clasificados da Liga, estamos a três pontos do primeiro classificado Sporting que tem menos um jogo... Tudo normal...

- Desde o dia 8 de Fevereiro de 2020, o Benfica jogou 47 jogos oficiais, teve 22 vitórias, teve 14 empates e 11 derrotas. Tudo normal...

Não jogou um único jogo da Champions, teve um grupo rísivel da Liga Europa e mesmo assim tem apenas 46,8‰ de vitórias. Tudo normal... É normal estar a viver os piores doze meses da vida do Benfica, com o maior investimento e a equipa técnica mais cara da nossa História, com estes resultados!

Todos queremos apoiar, mas para apoiar temos que ter algo a que nos agarrar. 

Apoiámos Rui Vitória incondicionalmente quando estávamos a sete pontos do Sporting de Jorge Jesus e unimos o clube à volta do treinador.

Apoiámos Bruno Lage incondicionalmente, quando estávamos sete pontos atrás do FCPorto de Conceição e unimos o clube à volta do treinador.

Mas agora querem que se apoie o quê?

Digam me por favor:

- Instruam-me no Benfiquismo "amorfo"...

Eu nao sei ser esse Benfiquista que olha para um treinador mau, sportinguista dos sete costados, que já nos feriu vezes sem conta - como nosso treinador e como treinador adversário - e apoia cegamente.

Eu apoio cegamente o quê?

Expliquem-me ... O que tenho que fazer ? Como querem que o faça?

Dizer mal dos jogadores? Não o faço. Nunca o fiz nem farei.

Dizer mal da direcção ? Disse no tempo certo e não resultou. Ainda estou à espera que contem os votos...

Dizer mal dos árbitros ? Mas se o Benfica remata nove vezes em casa contra o Nacional, eu vou dizer mal do árbitro para quê?

Culpar o Covid? Mas o Benfica jogou com os Bs ou com vários campeões nacionais em campo?

Parece que o Covid dizimou a equipa e tivemos que ir buscar os infantis... 

Ensinem-me a ser um novo adepto Benfiquista porque eu nao aprendi a ser "Yes Man". 

Sempre me ensinaram no Benfica a "exigir o melhor de todos", mas se eu não tenho o melhor no banco, tenho um arrogante que impávida e serenamente vê o Titanic a afundar sem ter capacidade para fazer nada, porque nunca teve capacidade para nada fazer.  

Nunca. 

Apenas tinha bons jogadores - muito melhores que todos os adversários - que ganhavam os jogos por ele, mas agora, mesmo com jogadores muito melhores que Paok, que Boavista, que Braga, que FCPorto, que Santa Clara, que Nacional, que Rangers, que Standard de Liege não os ganha...

Pior... Nem ganha, nem joga absolutamente nada. 

Ensinem-me a ser um Benfiquista medíocre.

Ensinem-me a ser um Benfiquista que acha tudo nomal.

Ensinem-me a ser um Benfiquista que inventa desculpas para tudo. 

Ensinem-me a ser um Benfiquista "amorfo".

Ensinem-me a dizer que temos sempre pela frente "super equipas" como o inenarrável Pedro Guerra costuma dizer. 

Ensinem-me tudo de novo, porque a caminho de 50 anos de Benfica nunca ninguem me ensinou a ser tudo isto e a defender na rua - ou nas redes sociais - o indefensável.

Como se consegue defender o indefensável ? Como? 

Ensinem-me a defender o indefensável.

Mudem de treinador e estarei aqui na guerra pelo Benfica, mas com este treinador que passou a vida a comemorar golos contra o Benfica, a roubar-nos dinheiro ano atrás de ano  - e continua e continua - eu não consigo

Eu simplesmente, não consigo... 

Sinto-me como aquela pessoa que tem que gostar do André Ventura só porque ele defendia o Benfica na CMTV.  

Nunca deu para estar do mesmo lado da barricada que André Ventura, como nunca deu para estar do mesmo lado que Pedro Guerra - nunca - e nunca dará para estar do mesmo lado da barricada com Jorge Jesus.

Há quem diga que Jorge Jesus é má pessoa e muito bom treinador. 

Eu não tenho nada contra o homem e só lhe desejo bem na sua vida pessoal. 

Nada me move contra a pesssoa. Nada... 

Jantaria com Jorge Jesus onde e quando ele quisesse e seguramente que saíria com muitas e boas histórias para contar. 

Repito, nada tenho contra a pessoa. Simplesmente acho-o péssimo treinador para o Benfica

E não o acho péssimo treinador. Ele é muito bom treinador. 

 Mas não é bom treinador para o Benfica.

Repito... Para o Benfica.  

Se é o melhor treinador do mundo para o FCPorto, para o Sporting, para o Flamengo ou para o Barcelona, que vá á sua vida, mas por favor liberte-nos...

Já não aguentamos mais torcer por uma equipa com um líder amorfo, que só inventa desculpas e que nos "está a arrasar os nervos" e a jogar "três vezes pior que o ano passado"

Para isso já basta mais quatro anos de Luis Filipe Vieira. 

Ensinem-me a ser um Benfiquista que inventa desculpas para tudo. 

Seria um homem muito mais feliz, mas no Benfica não se inventam desculpas

No Benfica luta-se e assumem se os erros, une-se a familia benfiquista, trabalha-se para que os maus resultados passem, quando eles aparecem. 

Veja-se o que fez Rui Vitória e Bruno Lage, esses coitadinhos que ao pé do mister Jorge Jesus nem entram em campo... 

Perdoe-lhes Senhor que não sabem o que dizem !

Mas eu não quero o melhor do mundo.

Eu quero o melhor para o Benfica

Jorge Jesus não é nem será o melhor para o Benfica. 

Agora, esquecer as desculpas e ganhar ao Belem e em Alvalade

Temos uma dobradinha para ganhar !

Sem desculpas, com ou sem Jorge Jesus!

Força Benfica 

10 comentários:

ChakraIndigo disse...

Faz um tirocinio com o Pedro Guerra, ou o Luis Fialho, ou o Jose NUno Martins, ou o Helder Conduto, ou quiça com o JJ, que vais ver como é que arranjas logo forma de arranjar desculpas com facilidade.

Como escreveu o Dr Pedro Guerra no jornal do nosso Clube (nosso, não o dele), "2020, um Ano inesquecivel".
E este está a ser também.

Viva o Benfica

paulojcduarte disse...

Jesus bom para o Sporting, meh. Este é o mesmo Jesus de sempre, mas sem os craques que voaram para Tel Aviv por exemplo.

Mais um tiro de LFV que lhe saiu pela culatra, esperava um nome forte para as eleições e forte na comunicação, saiu isto.

A direção, a partir do ataque do Altis, tem estado errática e sem rumo, pena tenho que a oposição seja composta por um grupo de patetas que fazem corar Bruno de Carvalho, tanto na megalomania, como na idiotice.

Infelizmente um clube de futebol é como um país, os adeptos, que não tem que tomar decisões, vão batendo nos líderes e acreditando nos Venturas desta vida. Prevejo um futuro muito triste se não resistirmos ao populismo crescente das sociedades ocidentais.

Nau disse...

Jogam um jogo assim-assim, e no seguinte viram matraquilhos de varão espetado pelas costelas. Andamos nisto desde a 2ª volta da época passada, os treinadores não conseguem fazer a maleita passar, deve ter sido uma bactéria que deu em todos.
Quando é que seremos uma equipa a jogar como uma equipa, um futebol que se perceba, que a gente entenda, que seja digno do grande clube que somos e dos enormes jogadores que já vestiram o manto sagrado? Quando é que deixaremos, de vez, de aguentar pinos pagos a peso de ouro com a nossa camisola vestida?
Bom, mas ainda faltam seis dias para o mercado fechar, senhor presidente, senhores da direção e da SAD. Será que dá para contratar alguém que ponha aquele meio-campo em ordem e a equipa a trabalhar, a correr, a jogar à bola, a ganhar todos (TODOS!) os jogos? É que de brincas na areia de 20 milhões que até agora não acrescentaram,já estamos para lá de fartos.
Os árbitros para os nossos jogos são escolhidinhos a dedo (o labrego do futsal sabe o que faz), sempre contra nós, não marcam penáltis a favor, usam critérios mais apertados para nós, prejudicam-nos, a gente sabe. Se os árbitros fizessem à porcaria e à lagartada o que nos vêm fazendo, o banzé que eles não atirariam para o ar. E o nosso presidente e a nossa direção não fazem barulho, não rabeiam, não defendem o clube, porquê?

F.L. disse...

Não é divertido porque ver o nosso Benfica morto nunca é caso para diversão.
Morto, mas não foi agora que morreu.
Ainda antes de Vieira entrar no Benfica, avisei do que vinha aí. E afirmei que aqueles que endeusavam Vieira seriam os primeiros a querer expulsá-lo.
De repente descobriram quem é Vieira, o homem do hum? hum? Só agora? Esta é a parte da "diversão".
Sei o que é mística. Sou um "sénior" deste nosso clube. Mística é sentir a vibração de um estádio ao ponto de temer que ele desabe.
Isso morreu com Vieira e ficou sepultado entre os escombros do antigo estádio.
O Benfica actual é uma caricatura do antigo.
Não adianta mudar de treinador ou de presidente.
A solução é refundar o clube. Com gente nova e sem esqueletos no armário.
Ou então, continuem a falar do Vale e Azevedo.

Anónimo disse...

Assino por baixo. Quanto irá custar ao Benfica reenviar o jjudas para os brasis novamente? Num país podre como está, o andré é o resultado, as estruturas futeboleiras não podiam ser diferentes, resultado? Cá por mim prefiro ver jogos da liga inglesa, desisti.

Aquila Imperiale disse...

Subscrevo o artigo!

paulojcduarte disse...

F.L. o que veio aí foi a melhor década de sempre em termos de conquistas para o glorioso, se acha que vamos voltar a ganhar a champions lamento informá-lo, mas o mundo mudou, por muito que a oposição diga umas patetices megalómanas. Olhe para a CL e os clubes que chegam às meias finais.

Se há motivo para atacar LFV é por ter mudado de rumo e as derivas após o ataque do Altis entre outras decisões. Agora mentir sobre a presidência é muito feio.

ChakraIndigo disse...

Paulo,
a melhor década de sempre do Benfica???? A sério???

Decada 50- 3 Campeonatos 6 Taças Portugal 1 Taça Latina >>>>10 titulos
Decada 60 - 7 Campeonatos 4 Taças Portugal 2 Taças Campeões + 3 finais da TC >>> 13 titulos/3 finais europeias
Decada 70 - 6 Campeonatos 2 Taças Portugal >>>8 titulos
Decad 80 - 5 Campeonatos 5 Taças Portugal 3 finais europeias >>>> 10 titulos/3 finais

A tua melhor década - 5 Campeonatos 2 Taças Portugal 2 finais europeias >>> 7 titulos/ 2 finais LE

Qual Borges Coutinho, ou Ferreira Queimado, ou Fernando Martins ou Bogalho, ou os irmãos Vieira de Brito, ou João Santos, ou Felix Bermudes, Vieira é o melhor Presidente de sempre do Benfica, segundo declaração do Dr Pedro Guerra, num dos seus muitos momentos de delirium.

Mas espera, ganhamos 7 taças da liga....

Desculpa lá, sem querer polémicas, mas devias verificar bem os factos antes de chamar outros de mentiroso.
Ou então, tens 40 anos, e infelizmente apanhaste o Benfica dos anos 90, e tudo a partir de Vieira é assombroso.

É tão assombroso, que nunca tinhamos perdido na Luz com o Braga para o campeoanto e já vão em 2 seguidas, nunca tinhamos perdido com o clube do Porto 4 vezes seguidas, nunca tinhamos feito 0 pontos em qualquer fase de uma competiç~ºao europeia, nunca tinhamos perdido uma final da Taça de Portugal com o clube do Porto no tempo de Pinto da Costa, nem com o Mourinho Campeão e vencedor da Liga dos Campeões!

Claro que a responsabilidade é de todos menos de quem lidera, portanto, longo reinado ao "melhor presidente de sempre do Benfica", porque 20 anos é muito pouco para apresentar resultados, achom que aonda andamos a substituir o papel higiénico que estava em falta do tempo do VA.

Viva o Benfica

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro paulojcduarte

Clubes que foram às meias finais da Champions nos últimos 4 anos ?

- Monaco, Ajax, Roma, Tottenham, Lyon ou Leipzig.

Tenham calma quando para defender o indefensável, nos cortam as aspirações europeias.

O Benfica tem obrigação de estar constantemente nos oitavos e no formato Champions só teve 4 vezes - com Koeman até aos quartos, com JJ até aos quartos e com Rui Vitoria até aos quartos uma vez e até aos oitavos noutro ano.

É pouco ? Muito pouco mas é possível sonhar com quartos e meias finais de Champions e concretizar esse sonho.

Basta apenas fazer tudo melhor do que tem sido feito.

Por exemplo contratar um treinador com historial na competição ajuda. Em 10 anos de Benfica e Sporting, JJ só uma vez passou aos oitavos e duas vezes ficou fora da fase de grupos com eliminações nós playoffs e pre eliminatória.

Vender todas as pérolas do clube ao fim de seis meses também não ajuda nesse particular.

Contratar jogadores que nunca jogaram Champions como temos feito consecutivamente até Weigl - e depois de Weigl - também não ajuda.

E há muito mais razões, mas a principal razão é ter uma direcção, uma comunicação e uma propaganda que passam a mensagem da impossibilidade disso acontecer - fazer boas campanhas na Champions- e haver pessoas que acreditam em tudo o que lhes dizem, sem questionar nada.

Questione-se! Pergunte-se porque o Monaco, o Lyon, o Ajax, o Leipzig chegaram a essas meias finais ou porque o FCPorto consegue chegar consecutivamente aos oitavos e o Benfica consecutivamente vai para a liga Europa.

Apareça sempre !

Força Benfica


F.L. disse...

Caro paulojcduarte.

Foi a melhor década de sempre? Por causa do tetra?
Muito teria a dizer sobre isso.
Foi uma das melhores décadas "apesar" de Vieira. E como disse muito teria a dizer sobre isso.
Apenas esta: no último ano de JJ na sua anterior passagem pelo Benfica o clube no início da época tinha como avançados o Lima e o Derley. Isto numa equipa que sempre jogava com dois P.L. Vieira no último dia do mercado numa das suas costumadas rábulas tentou (?) contratar o Joel Campbell que felizmente acabou por não vir. Então os Espíritos Santos (o celestial e o terrestre) vieram socorrer o Benfica e eis que surge Jonas já fora da janela do mercado. Que Vieira não queria e só com insistência do JJ (segundo palavras de JJ) ele acabou no Benfica.
Tetra é sinónimo de Jonas. O melhor jogador estrangeiro que passou pelo Benfica. Que Vieira não queria e só por verdadeiro milagre passou pelo Benfica.
E nem falemos do penta...
E por aqui me fico.