segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

As guerras “Luisão vs Jorge Jesus”, "Luis Filipe Vieira vs Jorge Jesus” ou "de que lado está Rui Costa"?


O título já diz quase tudo mas há espaço para dissecar a génese da pergunta.

Primeiro vamos pensar no que era o Benfica de Fevereiro de 2020.


É muito importante nunca esquecermos este pressuposto do que era o nosso Benfica um mês antes da pandemia


Bruno Lage era o nosso treinador até 2024, Julian Weigl tinha sido contratado, iniciaram-se os contactos iniciais por Vertonghen, Luca Waldschmicht estava a ser fechado para Julho 2020, Koch era uma das primeiras opções para a defesa e Pedrinho já tinha sido contratado para Julho 2020.


Do lado oposto, Gedson tinha sido emprestado até Julho 2021 e Raúl de Tomás tinha sido vendido.


Ou seja, a prospecção do Benfica estava a trabalhar com Bruno Lage, com Tiago Pinto, com Luis Filipe Vieira,  com Domingos Soares Oliveira e com Rui Costa.


Estava bem delineado o plano e eventualmente tinha que se contratar alguém para o lugar de Vinicius e Rúben Dias pois seria quase impossível segurar esses "senhores 200 milhões”.


Para esses lugares tínhamos uma opção de Rúben Semedo - que se falava desde Janeiro - e um novo avançado que não sabemos se seria já o sonho Cavani ou o “investimentoDarwin - o novo Cavani.


Também já estava na porta de saída Florentino, que perdia espaço com Julian Weigl e Milan parecia ser o destino certo com um empréstimo muito semelhante ao de Gedson Fernandes. Maior erro de Bruno Lage ter descartado Florentino, mas isso não importa agora... Um dia saberemos se foi ele que o descartou ou se alguém lhe pediu para o descartar... 


Então, o Benfica estava organizado para o "Bem ou para o Mal".


Digo para o "Bem ou para o Mal" porque perder Florentino, Rúben Dias e Vinicius eram opções que eu e muitos dos que querem um Benfica europeu forte, não aprovamos de todo, mas era o plano definido e aliás, de maneira organizada, profissional, equilibrada e com tempo. Repito, para o "Bem ou para o Mal".


Com maior ou menor investimento o Benfica começaria a época 20-21 com um treinador com talentos e defeitos, jovem, a crescer, a aprender,  a exigir mais da estrutura e alguém identificado com a prospecção e com a formação.


Então, como passamos dum clube organizado, equilibrado financeiramente, com uma estratégia - repito, para o "Bem ou para o Mal", existia uma estratégia - aceite por direcção financeira, prospecção, direcção técnica, direcção do clube e direcção desportiva para esta “bandalheira” que existe hoje no Benfica?


Respondem-me os fanáticos de Luis Filipe Vieira e/ou de Jorge Jesus :

  • Então "ó garotão"? Esqueceste que apareceu uma pandemia em Março que mudou tudo?
  •  Não, não esqueço mesmo não sendo já nenhum garotão e tendo mais juízo e Amor ao Benfica que a maioria dos Vieiristas e Jesuítas que me respondem assim...


Não não foi a pandemia mas um medo muito real de Luis Filipe Vieira perder as eleições que alterou tudo no Benfica. Tudo ? Quase tudo ...


Então vamos por partes:


Luis Filipe Vieira disse numa entrevista em Junho de 2020 que "acontecesse o que acontecesse, Bruno Lage seria o nosso treinador até 2024". Mentiu e sabia que estava a mentir. Mentiu com tudo o que tinha na cara. 


Despediu-o passado quatro semanas. Repito:


"Despediu Bruno Lage passado quatro semanas."


Nestas eleições de Outubro, numa das entrevistas de campanha, Luis Filipe Vieira assumiu que "já queria Jorge Jesus ainda Lage era (e foi) nosso treinador"


Bruno Lage em casa a ouvir a entrevista e os milhões de benfiquistas "com memória de 5 meses" também...


Luis Filipe Vieira disse-o pensando que estava a dizer algo de que se deveria orgulhar. Que vergonha ! 


Se calhar o que nos falta saber do que aconteceu de estranho a Bruno Lage ou ao seu futebol foi uma conspiração ao mais alto nível para criar as condições para trazer o salvador da pátria ou melhor, o salvador de Luis Filipe Vieira


Obcecado em ganhar as eleições e com medo duma contestação que ganhava peso a cada dia, Luis Filipe Vieira contrata Jorge Jesus e "promete-lhe" uma equipa com investimentos milionários que lute pela Champions, já no meio da pandemia e depois de Domingos Soares Oliveira ter dito antes que este ano seria obviamente "um ano de poupanças". 


Escusado será dizer que alem dos investimentos milionários na equipa, também existiram investimentos milionários para Jorge Jesus e a sua equipa técnica que vão ganhar 12 milhões de euros por ano num contrato de 2 anos, mas com promessa tácita de que até 2024, "Jorge Jesus será o nosso treinador, se ele quiser". 


"Jorge Jesus será o meu treinador até ao final do mandato" dizia Luis Filipe Vieira nalgumas acções de campanha achando que isso era algo de muito positivo para o Sport Lisboa e Benfica. 


Luis Filipe Vieira citou uma teoria que "é nas crises que mais se deve investir" - sim é verdade, mas a frase por si só, vale zero - e investe nos alvos já definidos anteriormente por Lage e pela prospecção - PedrinhoVertonghen + Luca Waldschmicht - acrescenta Everton, Gilberto e investe tudo no novo Cavani, sabendo que o verdadeiro não queria vir para cá - Darwin Nunes.


Com este plantel somos eliminados pelo Paok, Luis Filipe Vieira vende Ruben Dias, contrata Otamendi e Todibo, prometendo  ainda ao nosso treinador, “Lucas Verissimo para Janeiro”, apesar de Rúben Semedo ainda estar no radar, como estão Gerson, Bruno Henrique, Ivan e agora também Wiliam Carvalho ou Arão - Jorge Jesus esqueceu-se que despachou Florentino para a mesma posição.


Isto é o que Jorge Jesus quer para poder ser campeão contra um Porto falido e um Sporting digno, mas com muito menos opções.


Jorge Jesus quer mísseis para derrotar adversários com fisgas !!!!!!


Hoje a prospecção vale zero no Benfica.


  • Jorge Jesus é a prospecção como se viu na contratação de Gilberto e nos desejos de Wiliam Carvalho, Arão, Gerson, Bruno Henrique, Lucas Veríssimo ou Ivan.


A formação vale zero.


  • Jorge Jesus não quer nem um único jogador da formação no plantel principal.


Então que relação existe hoje entre Luis Filipe Vieira e Jorge Jesus ?


Luis Filipe Vieira já foi eleito e agora quer poupar nas contratações, acha que a equipa no meio da pandemia já teve os investimentos que o clube pode dar ao seu treinador, que não indo à Champions meteu em perigo, "futuros investimentos".


Jorge Jesus acha que "Luis Filipe Vieira não está a cumprir com as promessasque lhe fez quando o foi buscar ao Brasil e por isso, o "Benfica está a jogar abaixo das expectativas". É isto que Jorge Jesus anda a passar a todos os seus amigos nos media para que o poupem nas análises sobre o futebol paupérrimo que  a equipa escolhida por Jorge Jesus apresenta em campo. 


Eu não gosto da estratégia recente de Luis Filipe Vieira para o Benfica e abomino ver o Jorge Jesus novamente como treinador do Benfica. 


Por mim um tinha saído em Outubro e o outro sairia em Novembro...


Mas Luis Filipe Vieira gosta de Luisão e colocou-o no banco perto da equipa


Jorge Jesus não gostou e não foi só esta semana que Jorge Jesus não gostou, quando Luisão apareceu no relvado a  falar com os jogadores. 


Jorge Jesus não gostou dessa opção há mais tempo mas só agora “passou a info para os amigos dos media” 


E o que faz Rui Costa ?


Jorge Jesus gosta de Rui Costa. Rui Costa gosta de Jorge Jesus.


Apesar desses “amores correspondidos” não sabemos que posição irá tomar Rui Costa mas uma coisa já todos vimos nos media nestes dias :


  • "Aparentemente", Rui Costa tomou o lado de Jorge Jesus contra a atitude de Luisão.


Então qual é a conclusão maior ?


  • O Benfica está "sem Rei nem Roque" !


Não há estratégia, não há receitas, não há futebol no relvado e aparentemente a contratação de Jorge Jesus veio dinamitar o pouco que de bom estava a ser feito no nosso clube.


Veremos para que lado rebenta a corda... a saber :


  • irá Luis Filipe Vieira investir os 50 milhões que Jorge Jesus exige em Janeiro ?
  • Irá Jorge Jesus aceitar Luisão como substituto de Tiago Pinto, ou irá lutar pelo outro nome que tem em mente?
  • Irá Rui Costa, como vice-presidente do Benfica, apoiar as poupanças financeiras desejadas pelo presidente da sua direcção Luis Filipe Vieira e o CEO da SAD Domingos Soares Oliveira - o ainda CEO da SAD -  ou pelo contrário apoiará as exigências absolutamente tresloucadas de Jorge Jesus e financeiramente inviáveis nesta altura ?


Esperam-se cenas escaldantes dos próximos capítulos neste próximo mês e meio de jogos contra Braga e Sporting/Porto na Taça da Liga - a competição preferida do “mestre” Jorge Jesus - contra Porto e Sporting no campeonato e contra Arsenal na Liga Europa. 


No entanto “quem semeia ventos, colhe tempestades” e Luis Filipe Vieira ao contratar Jorge Jesus para lhe salvar a eleição, metendo em causa todo o projecto desportivo, financeiro e de liderança do clube “estava mesmo a pedi-las...


Agora com Luis Filipe Vieira eleito, com Jorge Jesus a mandar e a “minar  - ou a querer mandar em tudo no futebol - quem sofre somos nós os adeptos do Benfica e por consequência as contas do clube e da SAD. 


Por agora, ganhar ao Portimonense e despedirmo-nos de 2020 com uma vitória que não é mais que a nossa obrigação e rezar para que em Fevereiro não estejamos sem títulos tendo já perdido Super Taça, Taça da Liga, Liga Europa, e a lutar apenas pelo campeonato e pela Taça de Portugal, com 150 milhões de euros investidos. 


Força Benfica 


14 comentários:

moreira disse...

..........no meio de toda esta "trapalhada" ainda há Benfiquistas "Servir o Benfica" que lutam para que o Glorioso volte a estar no lugar que merece.........PRIMEIRO entre os melhores.............

O Benfica Sou Eu disse...

“Servir o Benfica” é um exemplo de Benfiquismo Puro!

Força Benfica

Penta disse...

Falidos e de fisga mas apurados na CL e com 1 titulo contabilizado.

lawrence disse...

Desculpa discordar mas o Benfica não está sem "rei nem roque"!
Tem um rei e um roque que o está a levar para o papel que faz anos lhe foi destinado!
O de ser nivelado com os outros 2 players da sarjeta tuga de futebol!
Talvez a única maneira de equilibrar os desmandos e roubos que existiram (existem ainda?) nos dragartos e permitir-lhes sobreviver!
E o SLB tem que ser minimizado, encolhido, perder adeptos, perder patrocínios, até que a dragartagem seja elevada ao mesmo nível!
E o rei (Vieira) e o roque (bancos, marcas desportivas, agentes, jornais) reinam no Benfica!
Viva a indústria!

lawrence disse...

E, note-se que entre tanto dragarto a "gerir" o Clube, algum que aparente ter benfiquismo nas veias é porque pactua, aceita, o estado das coisas senão, já tinha ido de vela!

fvbd disse...

muito boa análise,

Obenficadosheu disse...

Neste momento não temos equipa nem futebol para ganhar a Braga, scp e fcp,muito menos ao Arsenal. Tenho 46 anos e nunca vi o futebol do Benfica tão mal e acompanhei bem a era Artur Jorge e as equipas que eram "salvas" a meio da época pelo grande Capitão Mario Wilson. A "estrutura 10 anos" é um conjunto de professores de educação fisica, um punhado de ex jornalistas de sarjeta que sempre pugnaram por tachos, dirigentes sem qqr competencia quer para futebol, quer para finanças, as contas do SLB são assustadoras sem cosmética e um presidente completamente manietado pelos emails ainda guardados nas catacumbas do estadio do ladrão. Saudações

Aquila Imperiale disse...

Como quase sempre , perfeito!

Francisco disse...

Cá para mim o nosso presidente esta entre a espada e a parede, e porque digo isto anda a levar porrada todos os dias, não se consegue levantar e fazer o seu trabalho para que foi mandatado a sua vida privada esta diariamente exposta por pessoas contratadas para isso, mas quem nao quer ser lobo nao lhe veste a pele, muitas serão mentira mas outras vesti-o a pele e isso tramou o S.L. Benfica que anda a ser bombardeando por todo o lado nao podendo respostar por incapacidade dos dirigentes, tem o rabo preso estão a ser chantageados por a organização Corrupta, pois a mim tudo aponta nesse sentido, vejamos fontelas gomes e as suas nomeações com os apitadeiros, e o silencio desta direção nunca defende o bom nome do BENFICA.
NOTA: o Benfica é um alvo a abater numa certa reunião no hotel Altis a estratega foi essa.
o nosso presidente esta com eles presos e bem presos o seu silencio aponta para isso.

J.P. Gonçalves disse...

Caro "O Benfica Sou Eu", não se fique só por palavras e ideias num blogue.
O verdadeiro Benfica precisa de si e de outras pessoas com ideias novas, para sair desta espiral destrutiva.
Temo que a nossa situação financeira descambe completamente nos próximos meses. Contratos de televisão antecipados, investimento no plantel com valores insuportáveis numa altura em que não há receitas de bilheteira ou merchandising.
Uma salganhada completa entre quem manda em quê dentro do clube.
Que se juntem os Benfiquistas de boa vontade...

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro JP Gonçalves

Não fugi de nenhuma luta no Benfica e estive activamente ao lado de Luís Tadeu, de Manuel Vilarinho, também de LFV, de Noronha Lopes e agora do “Movimento Servir o Benfica”
Estive na assembleia geral onde o ex presidente da assembleia geral - na altura como vice presidente da assembleia geral - disse que “vocês ainda não perceberam que quem manda aqui sou eu” e vi uma cadeira voar e cair ao meu lado a menos de meio metro.
Escrevi sobre o escândalo de ainda não sabemos os resultados electrónicos descriminados por cada uma das cidades que tinham mesas de votos e assinei o documento promovido pelo movimento “Servir o Benfica” para a contagem de votos que este novo presidente da assembleia geral “chumbou”.
Assinarei este novo documento promovido também pelo Movimento “Servir o Benfica” dando os meus 50 votos e também estarei na assembleia geral que consequentemente acontecerá em fevereiro 2021.
Aplaudo tudo o que a direcção do Benfica faz bem e crítico tudo o que eu acho errado. Tenho um humilde espaço aberto na blogosfera há 12 anos e meio, mas há muitos mais anos mais que vou a assembleias, pago tudo o que há para pagar no Benfica - quotas, sou accionista, apoio as amadoras, compro centenas de euros todos os anos em merchadising, tenho obviamente o meu red pass e pago duas BTV (uma em casa e uma online para poder ver os jogos no estrangeiro de forma legal) onde me encontro por acaso hoje e onde verei o Benfica Portimonense.
Mais não posso fazer!
Sou uma voz livre, independente e individual e mesmo que me “critiquem pelas minhas críticas0, faço-o de consciência tranquila.
Ontem, hoje e sempre !
Estou aberto a todas as sugestões que possam ser boas para o nosso Benfica.
Apareça sempre! Gosto de o ler e sabe lo perto do blog !
Força Benfica

J.P. Gonçalves disse...

Caro "O Benfica Sou Eu":

Um dos meus desejos para 2021, no que diz respeito ao Benfiquismo, é que continue aqui a escrever artigos regularmente.
É um alívio para a alma...

Cumprimentos.

Influência Arbitral disse...

Os 8 penaltis de diferença, entre o F. C. Porto e o Benfica no 1º terço da época 2020/21 (em apenas 12 jogos), é uma anormalidade estatística, que deixa evidente a enorme INFLUÊNCIA ARBITRAL existente na Liga Portuguesa. 8 penaltis de diferença, só é expectável encontrarmos, entre equipas que tem uma diferença de 62 golos, o que nunca ocorre à 12ª jornada, nem entre o 1º e o último!

Desde a 27ª jornada de 2019/20 até hoje, estamos a viver o PERÍODO ARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS, pois nos últimos 20 jogos para o campeonato (as 12 jornadas de 2020/21 juntamente com às últimas 8 jornadas de 2019/20), o F. C. Porto usufruiu de uma vantagem de 13 penaltis para o Benfica! Se acrescentarmos o jogo, entre as 2 equipas ocorrido na semana passada para a Supertaça, em que mais uma vez, com o jogo empatado, o F. C. Porto usufruiu de mais 1 penalti favorável e o Benfica sofreu mais 1 penalti desfavorável, então temos em Portugal, uma diferença de 15 penaltis entre as 2 principais equipas, nos últimos 21 jogos! Como na 27ª jornada de 2019/20, o Benfica e o F. C. Porto partilhavam a liderança com 64 pontos, com uma ligeira vantagem de 4 golos para o Benfica em relação ao F. C. Porto, o Fontelas Gomes ou quem conseguir, que explique como o mesmo plantel do Benfica que, só conseguiu marcar mais 4 golos que o seu principal rival em 27 jogos, conseguiria anular uma desvantagem de 15 penaltis nos 21 jogos seguintes? Pois, ...

Incompreensivelmente, mesmo neste período de descomunal diferença arbitral, ainda assistimos a pressão da comunicação social, tentando enganar os Benfiquistas que, a solução está ai a mão de semear, seria só despedir o Jorge Jesus, que o Benfica conseguirá ganhar a corrida por este campeonato ao F. C. Porto, mesmo nas atuais condições arbitrais tão adversas. Aparentemente na MDCSDQT pelos vistos, ainda ninguém reparou que nos últimos 21 jogos, o F. C. Porto usufruiu de uma vantagem de 15 penaltis em relação ao Benfica! Essa é a cruz que, nem Jesus conseguirá carregar sozinho, sem ajuda dos que verdadeiramente querem o sucesso desportivo para o Benfica e dispensa os que atualmente fazem o papel de Judas, negando o seu amor ao Benfica atual porque não ganha. Jorge Jesus é um enorme treinador, mas nem ele nem nenhum outro, conseguiria vencer nas atuais condições arbitrais tão adversas.


Jesus precisa da ajuda incondicional dos Benfiquistas, para ultrapassar este PERÍODO ARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS e se o conseguir com sucesso, entrará seguramente para a História no futebol mundial, pois será um feito que, mais nenhum outro treinador conseguiu no mundo, desde que existe futebol. Para a MDCSDQT, a alegada solução que melhor defenderia os interesses desportivos do Benfica, seria o despedimento do JJ, ele há com cada Judas na MDCSDQT, com cada intrujão! Esses "especialistas da especialidade", consideram, que é possível encontrar por aí muitos treinadores, que já conseguiram anular, uma diferença de 8 penaltis num campeonato (que a prepósito já agora, não me conseguem nomear, nenhum desses maravilhosos milagreiros, mas eles acham que conseguem fazer essa mudança de treinador para outro capaz de melhorar as probabilidades de sucesso desportivo, nas atuais condições arbitrais adversas). O que seguramente, ninguém consegue escrever ou dizer publicamente, é o nome do treinador que encontrou, que já tivesse obtido sucesso desportivo, com uma desvantagem de 15 penaltis para o principal rival nos últimos 21 jogos! Se não encontram esse milagroso treinador, então qual é o objetivo de tentar destabilizar/despedir o atual treinador do Benfica (Jorge Jesus)?

Vejam os dados detalhados em https://influenciaarbitral.blogspot.com/2021/01/a-verdade-sobre-influencia-arbitral-que.html

wipinho disse...

É pena tanto benfiquista dedicado ter tanto tempo para analisar teorias da conspiracao mas nao ter tempo para analisar
-adversarios beneficiados por erros de VAR clarissimos e para os quais o VAR foi criado,
-laboratorios de analises covid dominados por familiares de gente do topo da cupula de adversarios,
-acusacoes do MP a inspectores da PJ com ligacoes a clubes adversarios,
-investigacoes a jornalistas por acesso a informacao sigilosa,
-reunioes de directores de informacao d adversarios em hoteis com direito a camuflagem de gabardine e oculos escuros,
-condenacoes a directores de comunicacao por roubo, falseamento e partilha de informacao privada,
-ataques diários ao clube através de mentira, extrapolacao infundada, manipulacao e vilanizacao de fait divers com a bencao da CS.

Voces podem-se pintar de benfiquistas o quanto quiserem, e até acredito que alguns sejam, mas menos tempo a criar conflito interno e mais a combater gente que se comporta como inimigo ao inves de adversario faria melhor ao clube.

Que a voz da corja se consiga fazer ouvir mais alto que a nossa é motivo de vergonha para mim, e a culpa nao é da direccao! É nossa! É o nosso silencio que permite que o ruido criado por insolventes e drogados seja ensurdecedor e abafe todo e qualquer esforco para repor a verdade ou discutir o verdadeiro deturpar de verdade desportiva que andamos a assistir há 4 ou 5 anos, o apito dourado é uma virgem ao pé desta puta que nos chupa.

Nao, LFV nao tem como se defender porque os ataques vem de todo o lado. E temos no nosso seio gente mais preocupada com o poleiro que com defender quem é nosso. E isso envergonha-me, e devia envergonhar-vos a vós tambem com esse paleio do "sou benfiquista e nao me revejo no LFV" "Sou benfiquista e nao apoio o benfica enquanto la estiver JJ"
Pois chapai-me com o vosso benfiquismo nos colhoes! O benfiquista defende o benfica, independente de gostar de quem la está. Quando chegar a altura de substituir substitui. Mas até lá "E PLURIBUS UNUM"

Voces chegaram ao cumulo de copiar a tactica do badocha de alvalade. Para as brunetes quem votou pela expulsao do ex-lipoaspirado tambem é apelidado de "%". Eles usam os "71" voces os 62%. Acham que as pessoas nao notam? Estao enganados. Notam e cheiram-vos á distancia

Nas proximas eleicoes apresentem-se a voto e de preferencia sem promessas demagogas como fizeram todos os candidatos incluindo, e com especial alarido, RGS que até dizia no seu prospecto que aumentaria o investimento no futebol cortando investimento... Mas nao era o unico com promessas idiotas. Por falar em Gosma, onde anda o Gosma?

É que em 2021 é preciso mais que bater no peito e a maioria de votos com que as eleicoes foram ganhas deviam servir de abre olhos. Tivemos as eleicoes mais concorridas de sempre porque a maioria dos benfiquistas viu-vos, as "alternativas", e educadamente disse "NAO". Mas eu até ilustro com mais cor. Dissemos em voto "Foda-se!!!! Achas??? NAO!!!"

E podem ter a certeza, a maioria dos benfiquistas manda-vos foder enquanto o discurso for cismatico!