terça-feira, 28 de dezembro de 2021

O futebol do Benfica volta a ser Livre ! Viva o Benfica !


Rui Costa não despediu Jesus na data que eu aqui propus no último post - dia 25 ou 26 de Dezembro 2021 - mas fê-lo hoje, dia 28 de Dezembro, dois dias antes do jogo do Dragão, dando um sinal claro para mim e para todos os  benfiquistas - mesmo os que não votaram nele - que fez o que tinha de ser feito. 

Eu já aqui escrevi que o Benfica só fica livre a sério quando acabarem com toda e qualquer réstia ou vestígio de Vieirismo no clube, mas a partir de hoje o futebol do Benfica fica livre da maior fraude que este país viu nascer no desporto que todos amamos. 

O nosso futebol está Livre de JJ e isso não é coisa pouca. 

LFV contratou JJ para salvar a sua pele, esperando ele que essa ajuda na reeleição fosse suficiente para que ninguém o metesse na cadeia. Como se viu, isso não foi bem assim. 

Hoje é um dia Histórico porque o Benfica despediu o técnico que alegadamente vinha trazer a hegemonia nacional ao futebol do Benfica e a reconquista da Europa, mas que afinal apenas nos rebentou quase 150 milhões de euros em 18 meses, garantiu dois terceiros lugares - um o ano passado e outro este ano no momento em que se vai embora - conseguiu perder duas taças de Portugal, uma taça da liga, um apuramento para a champions e uma Liga Europa

Em doze anos a treinar o Braga, Benfica e Sporting, JJ ganhou três ligas

Ficou três vezes em terceiro lugar da Liga Portuguesa - duas vezes com Sporting e uma com Benfica - e uma vez em quinto no SCBraga, atrás do Nacional da Madeira. 

Ganhou apenas uma Taça de Portugal em toda a sua carreira. Passou duas vezes aos oitavos de final da champions e ficou duas vezes fora das pré eliminatórias dessa mesma champions. 

Foi a duas finais da Liga Europa.

Ou seja, desportivamente JJ foi um desastre nestes últimos doze anos que treinou três dos quatro melhores clubes nacionais. 

Acabou o mito Jorge Jesus no Benfica e agora já não vamos ouvir o seu nome NUNCA MAIS cada vez que os nossos treinadores perderem uns quantos jogos seguidos, independentemente dos jantares que pague aos seus amigos jornalistas na cantina que gosta de frequentar de nome Solar dos Presuntos

Como eu dizia no ultimo post, Rui Costa só tinha uma coisa a fazer e fez. 

Não importa se foi Pizzi que liderou uma revolução, se foi JJ que esticou a corda, se foi Rui Pedro Bras que se zangou com JJ, se foi seja lá quem foi, mas a verdade é que JJ está na rua e Rui Costa tem essa decisão no seu historial como presidente do Benfica.

E neste momento o Benfica volta a ter o seu futebol em Liberdade

Eu e milhões de benfiquistas voltamos a respirar ar puro, voltaremos a sentir Benfica em todos os jogos e voltaremos a poder ter esperança de ganhar títulos

Escrevia eu no ultimo post :

"Rui Costa tem de demitir Jorge Jesus hoje ou amanhã no mais tardar e a partir de dia 26 de Dezembro preparar o jogo com Veríssimo.

(...) despedir JJ é o que tem que ser feito no imediato e com esta simples decisão, UNIR o que já não está unido há muitos anos. 

Rui Costa terá depois de decidir que técnico é o seu preferido. Será Leonardo Jardim, Marco Silva, Paulo Fonseca, Bruno Lage, Ruben Amorim, Carlos Carvalhal, Renato Paiva, Pepa, Ivo Vieira, Rui Vitória, Luis Castro,  Vitor Pereira, Paulo Sousa ? Será Gallardo, Bielsa, Ten Hag, Klopp? 

Não sei, nem me interessa desde que Jorge Jesus se vá embora, mas Rui Costa terá que escolher este treinador para o acompanhar até ao fim do mandato. Portanto se a ideia é contratar alguém como o Sporting fez com Amorim, simultaneamente preparando a época seguinte a partir de Janeiro, deverá contratar o técnico desde já. 

Se o seu técnico preferido só pode vir em Junho, então o ideal é ficar com Veríssimo e depois em Junho decide-se a época. 

Eu preferia a primeira, mas vivo com a segunda."

Pois bem, eu disse que preferia a primeira - alguém que chegasse já - mas vivo com a segunda opção que é ficar com Veríssimo até Junho. 

Rui Costa decidiu ficar com Verissimo, mas tem que decidir quem será o seu treinador para o seu ciclo

Rui Costa tem de decidir o que fazer no futebol porque fora do futebol já se percebeu que não é ele que decide nada. Soubemos há uns dias que o inenarrável ex presidente da assembleia geral do Benfica vai ser promovido a membro da SAD do Benfica, pelos vistos indicado pelo tão inenarrável quanto, o tal "rei dos frangos". 

Mas há muito mais a mudar no Vieirismo instalado no Benfica mas sobre isso falaremos outro dia. 

Hoje o assunto é futebol e liberdade,  e nestes conceitos Veríssimo traz categoria ao nosso futebol, jogarão os melhores, conhece bem a formação e as fornadas que aí vem - Paulo Bernardo e Tomás Araujo estão prontos para a equipa A mas podem haver outros que prontos estarão em alguns meses - mas o que eu penso ou não penso de Veríssimo vale zero, pois o que é importante será o que Rui Costa decidir pela sua cabeça. 

Repito... Pela sua cabeça !

Eu não votei em Rui Costa e muito dificilmente votarei novamente em Rui Costa, mas sinto que agora terá que ser ele a decidir a "nossa vida" pelo menos no que ao futebol diz respeito. 

Ele vai ter que definir o modelo para os próximos 3 anos até ao fim do seu mandato. 

Quem vai liderar o nosso futebol, qual vai ser o novo paradigma do nosso clube sabendo que não podemos gastar outra vez 100 milhões de euros e qual vai ser o critério das contratações?

Eu não acredito que "as mesmas soluções possam resolver os mesmos problemas" e portanto eu peço encarecidamente que o Benfica contrate cirurgicamente, que o Benfica dispense quem está a mais, que o Benfica aproveite os melhores da formação e que o Benfica jogue um bom futebol em Portugal  e na Champions. 

Hoje é dia de celebrar, dia de Liberdade e dia de comemorar o fim  de ciclo final - passe a redundância - de JJ no Benfica

Veríssimo está num momento delicado da sua vida privada e uma palavra de conforto e de sentimentos a ele e à sua familia. Pegou na equipa num espírito de missão e vai tentar apanhar os cacos que neste momento estão no balneário.

 Vai ao Dragão sem Otamendi, sem Grimaldo e sem Darwin, numa crise profunda de balneário e apesar de todos acharmos sempre que o Benfica vai ganhar em cada jogo que jogue, sabemos da dificuldade desse jogo

Sabemos que aconteça o que acontecer, o trabalho a ser feito até Junho tem objectivos claros e não temos que ter medo de os assumir :

- Ganhar a Taça da Liga

- Passar os oitavos da champions com Ajax

- Ser primeiros ou na pior das hipóteses, segundos na Liga Portuguesa

Isto são os objectivos desportivos dum clube desequilibrado em termos de plantel mas acima de tudo desequilibrado no seu futebol

É isto que queremos contrariar criando as condições para que o próximo treinador - seja lá quem Rui Costa decidir  escolher - receba um plantel e uma equipa mais EQUILIBRADA

Não vou criticar Rui Costa pelo timing, mas sim vou valorizar a tomada de posição oficial do Benfica no despedimento da maior fraude que alguma vez sentou no banco do Benfica

Para Veríssimo, independentemente dos resultados desportivos, peço-lhe que EQUILIBRE o futebol e o plantel do Benfica. 

Força Veríssimo 

Força Benfica

4 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com muito do que aqui é dito.

Mas sugerir Paulo Sousa para treinador do Benfica só pode ter sido gralha tipográfica.

Paulo Sousa é um sem carácter, que já traiu o Benfica uma vez, que nestes últimos dias tem realçado evidentes falhas de carácter e de coluna vertebral, traindo mais uma vez a entidade com quem assinou um contrato de trabalho.
Paulo Sousa deve estar banido para sempre de sequer entrar no estádio. A menos que em funções oficiais na representação de outra equipa.

No dia em que algum presidente do Benfica tiver a infeliz ousadia de trazer esse verme para o clube, cairá irremediavelmente.
Paulo Sousa NUNCA!!!

Frank disse...

Paulo Sousa so nao traiu o Benfica como tambem traiu a Polonia esse cara no Benfica nunca mais so sabe trair.
Pronto o Benfica sou eu pedio a substituiçao de Jesus ela ai esta agora vamos a ver se o Verissimo tem pedalada para a equipa principal ainda nao me esqueci da final da taça perdida para o porto com um homem a mais em campo.

lawrence disse...

Muito gostaria que o Benfica, como Clube, do estádio à secretaria, se equilibrasse e retomasse o caminho Glorioso do passado.
Mas com a canalha vieirista dentro, com uma massa associativa acomodada, que só com as coisas a entrar pelos olhos dentro tarde ou nunca reage e com um sistema interessado em encolher a abrangência do Clube contando com aliados dentro, não vejo como.
Candidatos Benfiquistas, sem amarras, dispostos a combater o sistema?
O último revolucionário puro foi o Che Guevara e levou bala!
Todos os "revolucionários" depois dele são testas de ferro de qualquer coisa!

PAULO SANTOS disse...

Rui Costa que aproveite o momento e comece a mostrar serviço ao nível do Futebol :
- Defina já um modelo de jogo "Á BENFICA" (4x4x2 - 4x3x3 - 4x2x3x1 ) ; Não se submeter ao modelo do treinador ;
- Contrate já um Treinador que implemente ou se sinta á vontade nesse modelo, a Matriz de jogo, as dinâmicas e sistemas partem sempre tendo como base a matriz. Obrigatoriamente, como é óbvio, terá de haver sistema alternativo bem trabalhado, possuindo o plantel jogadores para ambos;
- A Equipa "B" treinará no mesmo sistema da principal para que os jogadores não sintam muitas alterações aquando da possível promoção.
- O Treinador contratado para o que falta da época e seguintes, deverá ter como objetivos o que ainda está em aberto : Taça da Liga, Campeonato que não está perdido, mas na pior das hipóteses apontará a lugar de entrada direta na Champions e a passagem da eliminatória com o Ajax . Verificar as lacunas do plantel. Se possível reforçar já em Janeiro e ver-se livre dos jogadores com que não conta para o futuro ;
- Conhecer profundamente os valores da Equipa "B" e da formação, para que não se contratem atletas, tendo melhores ou de igual valia em "casa".

Vindo já um Treinador tem mais tempo de conhecimento do Clube e de preparação para a nova época, começando desde já a implementar as suas ideias de acordo com o que lhe foi pedido.

- Ter um, ou mais, ex jogador do Benfica como adjunto permanente, que tenha voz e que não seja só para fazer bom ambiente...
-Colocar "á frente" do Seixal, na formação, UM BENFIQUISTA competente : TONI ; CARRAÇA ; NORTON DE MATOS ; JOÃO TRALHÃO ; RUI VITÓRIA ...

Uma opinião pessoal : A Equipa "B" é a antecâmara para a principal. Penso que o treinador não deveria ser propriamente um da Formação, mas sim um com mais experiência de equipa principal. Em termos de maturidade e mentalidade os atletas "cresceriam" muito mais. Alguém com sensibilidade para treinar também jovens, mas com um grau de exigência de Liga principal...notam-se muitas "paragens cerebrais momentâneas" aos nossos jovens, precisamente porque tudo lhes é desculpado porque "são jovens" e ainda estão a aprender.

Já agora, que ainda estamos em plena época Natalícia, Rui Costa podia dar uma outra prenda ao Benfiquistas e limpar do SLB os infiltrados e o "Clube Amigos do Vieira"...

Boas Festas. Bom Ano 2022.