terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

8 de Fevereiro 2020 a 8 de Fevereiro 2022. Dois anos de total desnorte e de gestão danosa constante !


Faz hoje dois anos que o Benfica foi jogar ao Estádio do Dragão com 7 pontos de avanço na Liga e com a final da Taça de Portugal bem encaminhada depois de termos ganho ao Famalicão o primeiro jogo em casa por 3-2. 

Depois desse dia 8 de Fevereiro de 2020 o Benfica mudou e hoje já podemos confirmar que foram dois annus horribilis que esperamos possam ter terminado de vez. 

Em termos desportivos, de 8 de Fevereiro de 2020 até ao dia  8 de Fevereiro de 2022  o Benfica jogou 110 partidas, ganhou 61 delas e não ganhou 49 tendo uma percentagem de vitórias apenas de 55%. 

Não sei se alguma vez na nossa História, num espaço de tempo de 2 anos tivemos uma percentagem de vitórias tão baixa, mas talvez nos famosos anos 90 tenhamos chegado perto...

O que é facto é que algo se passou de muito grave especialmente porque nos 13 meses que antecederam este fatídico 8 de Fevereiro de 2020 o Benfica com Lage jogou 63 jogos, ganhamos 49 jogos, perdemos 8 e empatamos apenas 6 vezes. 

A percentagem de vitórias foi de quase 80% nesses 13 meses que antecederam esse 8 de Fevereiro de 2020. Então o que se passou ?

Primeiro dizer que o Benfica contratou Weigl por 20 milhões de euros e com um ordenado anual de quase 6 milhões de euros brutos um mês antes de ir ao Dragão e há quem defenda que isso desestabilizou bastante o restante plantel que tinha sido campeão uns meses antes sem nenhum jogador sequer perto desse valor. 

Agora sabemos que a partir exactamente de Fevereiro de 2020 o Benfica deixou de pagar prémios aos jogadores e pelo que também sabemos agora, pelo menos até ao fim de 2020 esses prémios ainda não tinham sido pagos. 

Também sabemos que passado muito pouco tempo aparece uma pandemia que afectou - destruiu - as finanças dos clubes, os estádios ficaram vazios, isso afectou umas equipas mais que outras e o Benfica foi aparentemente dos mais afectados, mas a verdade é que a equipa deixou de jogar. 

A pergunta que se coloca é porque os jogadores do Benfica deixaram de jogar?

A essa pergunta não tenho resposta mas sei que do plantel que a 8 de Fevereiro de 2020 preparou o jogo no Dragão com 7 pontos de avanço, o Benfica hoje apenas e só tem 7 jogadores nos seus quadros. A saber:

Svilar 

Odisseyas 

Grimaldo

André Almeida

Weigl

Adel Taarabt

Seferovic

Rafa

Então quem foi dispensado por JJ - e agora por Veríssimo - nestes últimos defesos de Julho 2021 a Fevereiro de 2022?

Zlobin

Conti

Ruben Dias 

Ebuehi

Jardel

Nuno Tavares 

João Ferreira 

Tomas Tavares 

Ferro 

Fejsa 

Gabriel 

Chiquinho 

Pizzi

Samaris 

Florentino Luis 

Gedson Fernandes 

David Tavares 

Caio Lucas

Cervi

Zivcovic

Dyego Sousa 

Jota 

Carlos Vinicius

Foram 23 jogadores dispensados, dados ou vendidos - aliás vendidos só Ruben Dias e Nuno Tavares - em apenas dois anos. 

Mas o que é mais surpreendente é que o Benfica comprou muitos jogadores novos e todos os que foram comprados ou vieram por empréstimo, foram directamente para a tabela de jogadores mais bem pagos do plantel. 

Senão vejamos os nomes e ordenados aproximados :

Weigl  - 6 milhões de euros brutos anuais

Joao Mário - 5 milhões de euros  brutos anuais 

Vertonghen - 5 milhões de euros brutos anuais

Everton - 4,5 milhões de euros brutos anuais

Lázaro - 4 milhões de euros brutos anuais

Otamendi - 4 milhões de euros brutos anuais 

Darwin Nunes - 4 milhões de euros brutos anuais 

Lucas Veríssimo  - 4 milhões de euros brutos anuais 

Radonjic  - 3,4 milhões de euros brutos anuais 

Adel Taarabt - 3,3 milhões de euros brutos anuais 

Yaremchuck - 3,2 milhões de euros brutos anuais

Então nesta lista dos onze mais bem pagos do actual plantel só se mantém um dos que estava a preparar esse jogo do Dragão a 8 de fevereiro de 2020. 

E quem é ele?

Esse mesmo... The One and Only Adel Taarabt !

Eu estou a escrever este texto e começo a achar que o Benfica está a ser gerido por um bando de gente doida. 

Vou repetir... 

Quem é o jogador da equipa que preparou o jogo contra o Porto há dois anos mais bem pago actualmente?

- Adel Taarabt !!!!! 

Então quando começamos a analisar as razões para o descalabro total do Benfica dos últimos 2 anos, percebemos que parte desse descalabro vem de cima, vem da direcção, da gestão desportiva e da gestão de recursos humanos. 

Ja no post anterior eu perguntei como é possível que em plena pandemia, sem receitas, alguém decida gastar quase 150 milhoes de euros, comprar 15 novos jogadores sendo que Pedrinho e Waldshmicht já foram vendidos e fazer desses 15 novos jogadores os 12 mais bem pagos do plantel - só Gil Dias, Gilberto e Pinho ficaram atrás?

Quem decidiu investir de forma desalmada numa equipa técnica que nasceu morta, nestes jogadores, despedindo em dois anos outros 23 jogadores ?

Estes dois anos são um descalabro de proporções épicas para o nosso clube e que eu sinceramente espero que possa ter terminado ontem, mas a verdade é que parece tudo premeditado. 

Se Pinto da Costa viesse com uma missão de destruir o Benfica em dois anos sendo ajudado por Bruno de Carvalho - duas pessoas que manifestamente odeiam o Benfica - não conseguiriam fazer tanto mal ao nosso clube. 

No meio de tudo isto tivemos já duas eleições, dois despedimentos - JJ e Lage -  o mesmo treinador para substituir cada um desses técnicos despedidos - Nelson Veríssimo - e um presidente preso. 

Também lemos centenas de escutas de cariz ilegal, outras centenas de cariz legal mas só para desestabilizar e fazer-nos entender a todos que o Benfica teve a saque nos últimos anos de LFV, especialmente depois da queda do BES, mas não só. 

Sabemos que a nossa SAD tem um mandato até 2025 com um elemento que é um elefante na sala, nomeado pelo Rei dos Frangos e que ninguém quer, mas também soubemos que por pouco que esse Rei dos Frangos não vendia as acções que comprou a 1€ por 8€ ganhando dinheiro ele, LFV e uns empregados do clube que ainda lá andam - allo allo Carlos Janela e Hugo Ribeiro e sei lá mais quem...

Soubemos que Rui Costa não sabe o que é uma auditoria forense e não faz ideia de como vai descalçar esta bota da palavra "forense" mal utilizada na campanha...

Resumindo e concluindo, presumo que exactamente daqui a 5 meses, lá pelo início de Julho de 2022 uns 5 jogadores resistentes desse jogo no Dragão - Almeida, Seferovic, Grimaldo, Adel e Svilar - abandonem o clube ficando apenas e só Rafa e talvez - ou talvez não - Weigl e Odisseyas. 

E nesse dia, a fazer contas para as pré-eliminatórias da Champions continuaremos a tentar entender o que se passou desde esse fatídico dia 8 de  Fevereiro de 2020 mas está cada vez mais claro que existiu uma estratégia concertada para matar o nosso clube. 

É impossível não ter havido uma estratégia porque é muita incompetência junta que teve como conclusão um score de zero títulos conquistados, dois terceiros lugares a dezenas de pontos do primeiro e um segundo lugar a cinco pontos do primeiro lugar quando estávamos sete pontos na frente antes de chegarmos ao Dragão. 

Depois culpam os jogadores... 

Sim, sim... 

Culpem os jogadores... 

Especialmente os jogadores que nos 13 meses antes do jogo no Dragão, sem estrelas, nem devaneios de ordenados "armados em ricos" para jogadores e equipa técnica, com um benfiquista competente no banco a treinar e antes da pandemia, ganharam 80% dos jogos. 

O pior cego é o que não quer ver. 

Aproveito para perguntar a Rui Costa e a bem da transparência tão badalada na campanha e por ele tão promovida, porque ainda não sabemos quanto foram os valores dos empréstimos de Ferro, Gedson Fernandes, Chiquinho, Yony Gonzalez, Pizzi e o valor oficial pago pelo Tiago Coser? 

Hoje já é dia 8 de Fevereiro de 2022  e a transparência continua em 8 de Fevereiro de 2020…

Para terminar envio um abraço e dedico este texto a um dos grandes do nosso clube - Luis Miguel Afonso Fernandes aka Pizzi - que saiu pela porta pequena do nosso clube. 

Força Benfica 



6 comentários:

Luis disse...

Segundo me parece o Lazaro e o Radonic vieram emprestados e só o 2º com opção de compra ,mas passando à frente uma gestão absolutamente criminosa do Vieira e do D.S.Oliveira com uma folha salarial desproporcionada para o futebol Português e para o Benfica, sim com a chegada do Weigl entrámos em roda livre de resultados bola como dizia o outro a quem pagamos actualmente para estar em casa mas, a culpa foi de quem contratou um suplente do Borussia de Dortmund que poucos minutos jogava para agora jogar todos os jogos e minutos com um rendimento miserável sem intensidade e que se encolhe nas disputas de bola com os adversários que chega chega sempre tarde e que observa o jo go de longe sem participar nele mas há mais Grimaldo,Tarabt outros jogadores que não acrescentam nas suas posições que agora falam para renovar contrato,quanto ao Pizzi jogador que admiro mas que neste momento com equipa que o Benfica tem sem um trinco como Fejsa,Samaris,Matic,que varriam tudo que aparecia deixou de ter protagonismo e aquele episodio com o JJ deixou-o em maus lencois de qualquer forma tem mais um ano de contrato com o clube.

Anónimo disse...

Não ! o Desnorte já vinha de trás ! esta tristeza que assistimos foi o culminar de 20 anos de gestão danosa !

Ederzito disse...

Grande grande grande post! De acordo com 100% do que está escrito! Por acaso tens algum link para ver os salários dos jogadores?

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Ederzito

Obrigado pelo comentário.

O link com ordenados está no post anterior mas é o Salary Sport que da o ordenado limpo.

Normalmente o bruto é o dobro, apesar de haver quem defenda que não tem necessariamente que ser o “dobro.”

Fica o link :

https://salarysport.com/pt/football/liga-nos/sport-lisboa-e-benfica/

Força Benfica

Ederzito disse...

Muito obrigado pelo link! Por acaso tem outro link para ver as folhas salarias de outras épocas? Só para fazer umas comparaçoes sff! ;)

Um abraço!

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Ederzito

O único link que encontrei é esse que aí coloquei. Eu vi outras épocas do Benfica nesse site mas agora apenas tem a desta época

Força Benfica