quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Força Benfica!

 

O Benfica não vai ganhar nenhum título esta época, como não ganhou nenhum titulo a época passada com a maior folha salarial e investimentos da nossa história. Isto são factos, como também é um facto que nas ultimas 5 épocas o Benfica disputou 5 campeonatos, 5 Taças de Portugal e 5 Taças da Liga. Ganhou apenas um campeonato de Lage. 

Também é verdade que nas ultimas 5 épocas se tivesse ganho mais campeonatos e mais Taças de Portugal poderia ter ganho mais supertaças, mas apenas ganhou uma com Lage. 

Ou seja, nas ultimas 5 épocas o Benfica ganhou internamente 2 títulos e todos com Lage.

Nas ultimas 5 épocas nas competições europeias o Benfica fez  4 participações na Champions. 

Dessas 4 participações, numa delas fez zero pontos na Champions, em duas foi para a Liga Europa onde se destacam os quartos de final conseguidos por Bruno Lage e este ano conseguimos o apuramento para os oitavos de final da champions que se jogam hoje.

Num dos anos, o Benfica não foi à Champions e foi eliminado da Liga Europa nos 32 avos da competição, por acaso, com JJ.

O que se pode constatar é que nos ultimos 5 anos, a melhor classificação na Liga foi com Bruno Lage, a unica supertaça conquistada foi com Bruno Lage e os únicos quartos de final na Europa foram conquistados por Bruno Lage. 

Ou seja, os pontos altos dos ultimos 5 anos foram de Fevereiro de 2019 até Agosto de 2019. 

Posto isto, pergunto a quem gosta tanto de dizimar Nelson Veríssimo, que culpa tem o homem de tudo isto?

O Nelson Verissimo fazia parte da equipa técnica de Bruno Lage e agora estava descansado na liderança isolada da segunda liga quando alguém o convidou para treinar um plantel desequilibrado, caríssimo, com estrelas muito bem pagas e que não tem lugar em qualquer equipa decente na europa e disseram-lhe :

"- Tens que vir treinar os A porque eu não tenho ideia nenhuma do que fazer para a estratégia do futebol do Benfica"

E o homem foi, perdendo todo o maravilhoso trabalho que tinha feito nos B.

E eu sei do que falo porque com Jorge Jesus no Benfica, eu ia recordar o meu Benfiquismo a ver os jogos da equipa B. Vi todos os jogos dos B desde que Jorge Jesus é treinador do Benfica e diga-se de passagem desde que Veríssimo é treinador dos A, mantive esse retiro espiritual pois vejo mais Benfiquismo num dedo de cada jogador dos B que em todo o plantel dos A. 

Portanto, alguém culpar Veríssimo do que está a acontecer com o futebol do Benfica é não perceber nada disto. 

Eu já escrevei neste post o descalabro que aconteceu no Benfica desde o dia 8 de fevereiro de 2020 como escrevi neste post  o desnorte total de Rui Costa na estratégia para o nosso futebol - quem não leu, que vá recordar esses textos - mas neste momento o problema é que foi Veríssimo o homem escolhido. 

E sim é um problema porque Veríssimo é um óptimo treinador mas estava a fazer o seu caminho nos B, numa fase muito inicial da carreira e esse trabalho foi interrompido. Foi treinador de formação, depois foi adjunto de Lage, fez uma série de jogos quando Lage foi despedido, voltou à formação, neste caso à equipa B e agora pedem-lhe que treine o Benfica em cacos e que elimine o super Ajax. 

Li outro dia num dos jornais que Veríssimo colocou o lugar à disposição de Rui Costa a seguir ao Moreirense porque como os jogadores sabiam que estava a prazo, não o respeitavam como deveriam respeitar. Não sei se é verdade ou mentira, mas não me espanta que este plantel esteja mais preocupado com 1001 outras coisas que ganhar no Benfica. 

Eu culpo Jorge Jesus, Rui Costa e Rui Pedro Braz pelo terrível trabalho feito nesta época e apenas estes três. 

E culpo Jorge Jesus, Rui Costa e LFV pelo terrível trabalho feito na época passada. 

E culpo LFV e Rui Costa pelo terrível trabalho feito nos anos anteriores que só não foi pior porque tivemos Bruno Lage a safar-nos com um ano de trabalho fenomenal. 

O Benfica hoje é uma manta de retalho sem liderança e joga a época em dois jogos contra um super Ajax. 

E a doença do Benfica não é apenas da equipa de futebol. A Benfica SAD está a arder e arder e arder e continuará a arder pois os incendiários continuam no clube e os bombeiros estão do lado de fora. 

E a doença não é só da equipa de futebol e da SAD, pois as modalidades amadoras estão a passar mal há muitos anos. Valha-nos as alegrias da estrutura profissional e ambiciosa da secção de vólei. 

E a doença não é só da equipa de futebol, da SAD, do clube e das amadoras. A doença passa pelos adeptos. 

Fala-se que estarão entre 40 000 a 50 000 pessoas no estádio hoje. Vamos considerar que estarão 45 000 sendo que 3500 espectadores são adeptos do Ajax. 

Mas este é o Benfica que nós conhecemos?

Vamos meter 42 000 Benfiquistas no estádio hoje ? Mas eu estive no antigo estádio com 120 000 pessoas e agora metemos um terço apenas dos Benfiquistas de antigamente para um jogo de oitavos de final de champions league já sem restrições de covid, e sem precisar de teste ?

Mas que clube é este ?

É mesmo isto que esta gente que nos lidera quer? Querem perder e perder e perder para vender isto barato?

Digam-nos rapidamente o que querem, porque nós benfiquistas a sério, só queremos o nosso clube de volta. 

E por falar em nosso clube de volta, não vale a pena ir até aos anos 60 para falar das grandes noites europeias. Tivemos grandes noites europeias nos anos 80, nos anos 90 e neste século já. Até neste estádio já tivemos noites europeias muito boas, apesar de só termos passado aos quartos de final por umas míseras quatro vezes neste formato de Champions League... 

Passamos com Artur Jorge em 1995, ganhando o grupo e depois perdendo com o Milão mas com empate em casa a 0-0, mas na prática era a fase seguinte do grupo que se denominou quartos de final. 

Passámos com Koeman  em 2006, eliminando o campeão europeu Liverpool nos oitavos, já depois de termos eliminado o Manchester United de Ronaldo.

Passámos com Jorge Jesus em 2012 eliminando o Zenit nos oitavos

Passámos com  Rui Vitória em 2016 eliminando também o Zenit nos oitavos 

Antes tivemos uma campanha maravilhosa em 91/92 onde disputamos 10 jogos de champions e eliminámos o Arsenal num formato híbrido de fase a eliminar e fase de grupos. 

Ganhamos em casa a Juventus em 1993 na Taça Uefa, perdendo 3-0 fora.

Eliminámos o Bayer Leverkursen em 1994 na taça das taças e perdemos com o Parma numa eliminatória injusta na meia final. 

Ou seja sempre tivemos grandes noites europeias e mais recentemente ganhamos em Madrid contra o Atlético de Simeone - primeira derrota de Simeone em casa para a Champions league - empatamos 2-2 em casa contra o Bayern e ganhamos ao pior Barcelona 3-0 esta época. 

Ou seja, numa boa noite, melhor dito, numa noite perfeita é possível ganhar ao Ajax e é isso que teremos que ter hoje - uma noite perfeita. 

Caso contrário, poderá ser um descalabro que ninguém quer viver.

A razão pela qual falei de Lage e dos sucessos de Lage neste texto - únicos em cinco anos - é para mostrar que no Ajax o treinador vai na quarta época consecutiva a fazer um trabalho estável e com projecto enquanto no Benfica o projecto foi primeiro salvar o LFV da bancarrota pessoal e agora o projecto é salvar os membros da SAD e direcção de não serem presos. 

Nós tivemos Rui Vitória, Bruno Lage, Veríssimo, JJ e Veríssimo outra vez no mesmo período que Ten Haag é o treinador estável do Ajax com os resultados que se conhecem. Ninguém contratou jogadores sem critério e por razões eleitorais no Ajax, porque a direcção priorizou o clube e não os seus projectos pessoais. 

O Ajax é um clube muito parecido com o Benfica mas nos últimos anos tem nos dado 10-0 em tudo e espero sinceramente que hoje no campo essa diferença não se faça notar e para que isso aconteça, dependemos apenas e só dos nossos jogadores.

Aos jogadores peço o profissionalismo que não tiveram na segunda parte do Bessa. Peço-lhes que sintam a História do Benfica e sintam que essa História é feita de superação em noites destas. Ao público que já decidiu ir ao jogo, peço-lhes que convidem mais alguém para ir ao estádio na esperança de conseguirmos ter pelo menos 55000 Benfiquistas a apoiar e que durante o jogo tenham paciência pois hoje vai ser sofrido.

O Benfica está muito doente mas hoje pode fazer um milagre e os adeptos bem precisam duma alegria.

Nota final para um video divulgado pelo departamento de comunicação do Ajax e do Benfica, que homenageia a história de ambos os clubes e mostra que o futebol com fair play é muito mais bonito. Aliás o cartaz acima também foi retirado das redes sociais do Ajax e mostra o mesmo espírito de respeito e elevação. 

Hoje joga-se uma final e os 16 jogadores que vão a jogo tem de superar-se e fazer o jogo da sua vida, sem erros, porque só assim, poderemos ir a Amesterdão vivos para disputar a passagem aos quartos de final.

Força Benfica 






5 comentários:

Anónimo disse...

Falas muito do lage mas quando chegava as competições europeias o lage inventava sempre com ele nunca haveria noites europeias gloriosas , espero que nunca mais volte ao Benfica

O Benfica Sou Eu disse...

Eu falo muito do Lage e continuarei a falar do Lage porque é obvio que foi o melhor treinador do Benfica nos últimos anos. E o que eu quis mostrar hoje no texto é que devíamos ter obviamente ficado com o Lage e dar estabilidade ao projecto desportivo dele como o Ajax fez com Ten Haag.

Já agora e em relação às noites europeias do Lage e começando pela Liga Europa :

Ganhamos 4-2 em casa com o Eintracht Frankfurt e perdemos 2-0 fora

Perdemos fora com Dinamo Zagreb 1-0 fora e ganhamos 3-0 em casa

Empatamos com o Galatassaray 0-0 em casa e ganhamos 2-1 fora

Com o Shaktar Donetsk perdemos 2-1 fora e empatamos 3-3 em casa


Na Champions League :

Ganhamos 3-0 com o Zenit em casa

Empatamos 2-2 com o Leipzig fora a ganhar 2-0 aos 90 minutos

Perdemos 3-1 em Lyon

Ganhamos 2-1 ao Lyon em casa

Perdemos com o Zenit na Russia 3-1

Perdemos com o Leipzig 2-1 em casa.


Bruno Lage teve 5 vitórias, 3 empates e 6 derrotas num total de 14 jogos europeus num ano. No primeiro ano dele a trabalhar no Benfica.

O ideal era ter ficado no Benfica e ter crescido como treinador no nosso clube e não no Wolves.

Ten Haag cresceu como treinador no Ajax durante quatro anos e hoje os resultados estão à vista.

Força Benfica


AK 47 disse...

Evidente.

Mas o Lage era demasiado humano e tinha demasiado carácter para andar a levar com adeptos que depois de o melhor marcador estrangeiro do clube, marcar dois golos na 1ª parte de um jogo, no começo da 2ª ao 2º falhanço começam a mostrar lenços brancos...

Com o Lage foi igual, quando ele fez o discurso que fez no Marquês de Pombal, assinou a sua sentença, porque a maioria dos Benfiquistas, os anormais que votaram nesta malta que anda a viver à custa do Benfica e depois festejam as vitórias dos rivais, essa malta não tolera que lhes venham dizer o que é fairplay, ou como se deve entender o futebol, nem as vitórias dos rivais.

francisco disse...

Benfica sou eu e só não vê o que relatastes é porque não quer ver a verdade dos factos,e veja-se o que ele está fazendo no Wolverhampton,do Bruno Lage só não entendo aquela primeira volta espectacular com 7 pontos de vantagem sobre o Porto e desde esse jogo afundou-se perdendo o campeonato para o Porto terminando por ser despedido inexplicável esse campeonato perdido,depois do Lage que tem feito o Benfica de jeito expliquem-me ou sou eu que não entendo nada disto.
O Benfica é uma equipa sem norte,neste momento anda tudo a deriva e para quem anda atento tem-se escrito muito sobre isso,até se escreve demais e estou preocupado porque todos os dias a puta da cm sai com uma noticia de fraude do Benfica ora e do talisca do Cássio do B do A do C saco azul mas é que é todos os dias arrasam o Benfica e ninguém dá a cara para nos defender enfim para eles até parece que somos a maldição do futebol português enquanto os outros clubes são do mais honesto que há se sai uma notícia e logo abafada pela comunicação social quando nós andamos na boca do Lobo todos os dias.

Tintinaine disse...

A História do Benfica com Jorge Jesus é uma verdadeira nódoa. Por causa dos 4 campeonatos ganhos o pessoal tende a perdoar-lhe tudo, mas comigo não contem. Ele e o Vieira puseram-numa situação que vai levar muitos anos a curar.
Não vejo o Rui Costa com tomates para mudar, ou começar a mudar, a situação do Benfica e isso é muito preocupante.
Logo, espero um milagre!!!