sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Pressão? Zero Pressão

Um derby é sempre um derby mas, temos que admitir que neste caso, é um derbyzinho...

Não concordo nada com esta histeria colectiva dos media reforçando a ideia de quem vai pior sempre ganha e quem vai melhor usualmente perde. A Leonor Pinhão pela segunda vez num espaço dum ano lembra n' "A Bola" que era preciso inventar uma crizesinha para irmos à Alvalade como favoritos. A verdade é que desta vez, por mais que nos custe assumir, este derby vale muito pouco e o favoritismo só pode estar dum lado. Não no nosso. Cardozo diz que "é um jogo de vida ou morte" e isso só prova que o nosso melhor artilheiro sabe pouco de como se ganham campeonatos.

Neste derby joga-se muito pouco para o nosso lado e espero que Jesus hoje lembre exactamente isso na conferência de imprensa. Estamos 11 pontos à frente do nosso adversário de amanhã e 5 pontos à frente do nosso maior adversário deste campeonato. Se perdermos, ficamos 8 pontos à frente de Sporting e 2 pontos à frente de FCPorto, a três jornadas de receber no Estádio da Luz o nosso verdadeiro "inimigo" deste ano e de todos os outros anos nestas últimas duas décadas.

Esse dia 20 de Dezembro será o dia em que realmente jogamos (quase) tudo porque ganhá-lo significa dar o tal passo de gigante na conquista do campeonato. Terminar o ano com 5 pontos de avanço do FCPorto, depois de já ter jogado em Alvalade e em Braga, é o que necessitamos para passar o Natal descansados e esperançados no que resta da época.

O que a mim me espanta e surpreende é a euforia sportinguista na esperança da tal vitória contra Benfica. A euforia desta gente durará pouco tempo, mesmo em caso de hipotética vitória leonina. Quando saírem do Estádio e virem Benfica com oito pontos de avanço, a depressão será ainda maior. Agora nestas horas que antecedem o encontro há esperança, alegria, contentamento pelo "mau momento" do Benfica e muita vontade em fazerem a sua festa anual... Quando Paulo Bento diz que nunca ficaria no Sporting se tivesse quatro segundos lugares sendo o Benfica campeão, toca exactamente na ferida maior desse clube verde e branco que tanto respeito. E respeito, sem ironia... Respeito muito o Sporting e sei que este clube será tanto maior quanto conseguir mudar a génese principal dos seus adeptos e dirigentes - esse ódio absoluto ao Benfica, por verdadeiro amor ao seu emblema.

Logo, no derby de amanhã a pressão só está dum lado e todos nós sabemos de que lado está. Jogam em casa, estão a onze pontos dos primeiros e basicamente competem neste momento por um lugar na Europa. Custa assumir isso, mas é a verdade dos factos. Uma derrota amanhã frente ao rival de sempre poderá significar a maior depressão que há memória há 12ª jornada. O que eles ainda não entenderam e que eu já escrevi antes, é que a vitória deles não lhes resolve nenhum dos seus problemas.

O Benfica tem de mostrar garra, vontade e determinação. Eu não quero goleadas, nem fato de gala. Amanhã quero fato de macaco. Quero o Jesus que treinou no Belém e em Braga e menos o Jesus do Benfica que goleou Nacional, Setúbal ou Everton. Quero a vitória pela margem mínima e calar todas as especulações jornalisticas desta semana.

Em todos os cenários pessimistas de suposta crise Benfiquista, há algo que não faz sentido. Eu fui critico da equipa no jogo contra Guimarães porque eu gosto mesmo da Taça de Portugal. Só por isso, nada mais... Sei que Jesus tem pela Taça de Portugal o mesmo carinho que eu. No entanto, não o mostrou e espero que no próximo ano defina desde o primeiro momento a Taça como prioridade principal. O que eu acho é que o Benfica em toda a sua plenitude - dirigentes, técnicos, jogadores e adeptos - facilitou o jogo contra Guimarães. Foi a pior assistência da época no nosso Estádio e não jogámos contra os Pescadores da Caparica. Estávamos a jogar contra uma equipa de primeira divisão e eu senti que o tal "excesso de confiança" não era exclusivo da equipa. Foi também um pouco dos adeptos e quando isso acontece é o principio da "morte do artista".

Amanhã não temos nenhuma obrigação de ganhar. Temos obrigação de querer ganhar. Isso sim. E temos obrigação de vender cara a derrota se ela porventura acontecer. Mas ninguém pode exigir ao Benfica a vitória onde já não ganha há duas épocas, mesmo contra o oitavo classificado do campeonato. Amanhã a pressão está TODA do lado da equipa que joga em casa. E a mim mete-me impressão que ainda ninguém o tenha referido a bold em todos as análises de media nacionais.

Passou-se mais tempo a tentar denegrir Jesus e a tentar criar aqui uma crise no nosso grupo, que de tão ridícula, nem se pode considerar provinciana. Eu considero todas estas palavras desestabilizadoras destes últimos dias como comédia barata. "O Jogo" faz capa com Jesus e Pinto da Costa num dia. No outro dia responde "A Bola" com a frase "Benfica vai ser Campeão" e com a foto do mesmo Jesus e Pinto da Costa. Depois o "Correio da Manhã" fala do sportinguismo de Jesus e da sua longa amizade com Pinto da Costa. Já todos sabemos isso... E qual é o problema? O que é que o Aimar, o Cardozo, o Javi Garcia têm a ver com isso? O que é que o Saviola e Ramires - ambos a recuperarem a todo o gás para jogarem sábado - pensam disso tudo? Nada, obviamente...

Eles sabem que nesta semana jogam-se três pontos. Só isso. Três pontos e não são três pontos contra um adversário directo. Isso jogou-se e perdeu-se há duas jornadas atrás em Braga. Amanhã jogam-se três pontos que queremos ganhar, mas que não beliscam em nada o maior objectivo do ano, caso se perca em Alvalade.

Para ajudar à festa, esta semana falou-se dum hipotético interesse em Simão, caso Di Maria saísse já em Janeiro. Sobre isso Luís Filipe Vieira tomou duas posições em alturas diferentes da semana passada. Uma delas a afirmar que Di Maria não sairia em Janeiro. Outra a dizer que Simão não interessava ao Benfica e que as noticias que apontavam nesse sentido são falsas.

Quando Simão saiu do Benfica eu sempre disse que "daqui a quatro anos" estaria de volta à Luz. Eu conheço bem o Atlético de Madrid, já vi jogos Atlético-Real no estádio deles e sei que tipo de clube é este. Para mim, chamar ao Atlético de Madrid, o "Sporting de Espanha" é ofender o Sporting. A sério... Eu já disse que respeito o clube de Alvalade e sei o que representam no nosso campeonato e na nossa realidade nacional. O Atlético de Madrid é uma miseriazinha de clube. Há anos que o é e assumi-lo será o primeiro passo para a recuperação deles. O Simão não está a fazer nada nesse clube e se não se "meterem a pau" arriscam-se mesmo a lutar pela permanência até ás ultimas semanas da época 09/10.

Posto isto será aliciante para Simão voltar à Luz em ano de Champions se o Benfica for este ano campeão, mas espero que venha com o espírito de "filho pródigo" e não como um emigrante novo-rico que regressa para a reforma antecipada. No ano em que se perde Nuno Gomes e dois anos depois de se perder Rui Costa, não seria mau voltar a contar com um capitão à nossa imagem. Discutir isso nesta altura é como enumerar os discos do ano em Março, quando ainda faltam 9 meses para averiguar quem realmente são os discos que mais brilharam nos nossos Ipods. Quem diz discos, diz livros ou filmes.

Como esse assunto não ajuda a nada, só posso concluir que foi lançado aos jornais para criar tensão na nossa equipa. Mas não vão lá com fisgas... Para criar tensão no nosso balneário este ano, ou vão lá com misseis a sério, ou então mais vale estarem caladinhos, meter o rabinho entre as pernas e disparar as fisgas contra outros adversários.

A história do Jesus com o Pinto da Costa nesta semana tem duas leituras. Ou se está já a preparar o verdadeiro derby de 20 de Dezembro (e nesse caso dão-me razão e este derbyzinho de Sporting-Benfica fica ainda mais desvalorizado) ou se estava a tentar lembrar-nos que mesmo com Falcao, com Álvaro Pereira e outros, Pinto da Costa perdeu realmente aquele que lhe poderia dar o titulo nesta época - Jorge Jesus.

Não consigo entender qual pode ser a leitura que vê nesta capa a desestabilização dum grupo como o Benfica tem este ano. No entanto, já consigo ver a desestabilização que gera num grupo a nomeação do árbitro que o ano passado começou a desenhar a perca do campeonato quando no Dragão oferece o empate ao nosso maior adversário.

Mesmo assim nós sabemos do que é feita a nossa equipa este ano e conhecemos a ambição de conquistar o campeonato nesta época. Sabemos que os ataques este ano - como em todos os outros anos - vêm de todo o lado e que só uma equipa guerreira em todos os jogos pode aspirar a ser campeã. Jesus dizia no treino de segunda, respondendo a um adepto no Seixal que gritava "por morrer uma andorinha não acaba a Primavera", que ainda "vamos ter muito que sofrer". Disso não temos dúvidas nenhumas e ninguém espere sair de Alvalade ou de Olhão daqui a duas semanas, ou da Luz contra FCPorto com a vitória sem sofrer muito, muito, muito.

E só as equipas grandes conseguem ter capacidade de sofrer e de responder rápido às adversidades. Com esta frase que acabo de escrever uma conclusão vem de imediato à minha cabeça... O Sporting deste ano não é grande. Lembro que por essa mesma razão é favorito neste jogo enquanto o Benfica é e será o grande favorito à conquista do campeonato independentemente do resultado em Alvalade. Não se ganha nada com a vitória ou com a derrota em Alvalade, apesar de três pontos serem sempre três pontos... Ficaremos sempre bem colocados na luta pelo ceptro nacional. Sporting, ganhando ou perdendo o jogo, ficará exactamente onde está neste momento. Arredado do título nacional. Será assim tão difícil de entender isto?

Dia 20 jogamos o verdadeiro derby e até lá é importante gerir a distância para o nosso maior adversário. Nesse sentido, jogar em Alvalade, em Olhão ou em casa contra a Académica representam o mesmo - minimizar os pontos perdidos para poder chegar a esse dia 20 de Dezembro com a certeza que uma vitória nessa partida, contribuirá bastante para o maior objectivo do ano. Por essa razão digo e reafirmo que este jogo amanhã é o derbyzinho mais fraquinho dos últimos anos. E isso é o que chateia os sportinguistas...

Força Benfica

4 comentários:

3 Gloriosas Estrelas disse...

excelente artigo, foi um prazer ler

saudações gloriosas

iBenfiquista disse...

Muito bom, muito bom mesmo. Os meus parabéns.

Saudações Benfiquistas

Jotas disse...

Eu li isso na Bola, Leonor Pinhão é fabulosa, mas embora concorde com muito daquilo que foi dito, há uma coisa que não concordo: Num derby o Benfica tem sempre de estar pressionado e de encarar este jogo como fundamental é que se ganhar, arreda definitivamente o Sporting e mais importante, continua com o Porto pelo menos a 5 pontos e pode muito bem na Luz deixá-los não a 5, mas sim a 8, com toda a vantagem psicológica inerente aos 3 pontos de um derby, ainda para mais vindos de uma derrota caseira.
É que esta época nunca tivemos 2 derrotas seguidas e se isso acontecer a equipa pode perder alguns indices de confiança.

Bernardo disse...

http://noticiaseofutebolportugues.blogspot.com/.
Este é o meu blog. chamo-me bernardo e gostaria muito de ter uma parceria com vocês pois o meu clube do coração é o benfica e sempre será.
se quiserem a parceria mandei-me um email para bernardojgp@hotmail.com.
Brigado.
Abraço.