domingo, 8 de novembro de 2009

O futuro... amanhã

Tenho andado um pouco afastado do blog e bastante afastado do nosso Estádio por razões de distância física. No entanto quando escrevo no título "futuro...amanhã" não me estou apenas a referir à hipótese de voltarmos a igualar o primeiro lugar em pontos, ou na importância de ganhar antes da importante deslocação a Alvalade - onde estarei seguramente - mas sim da importância de encher o estádio num jogo contra a Naval, numa segunda feira à noite.

Há uns tempos escrevi aqui que era bom o Benfica conseguir ter 45 000 pessoas de média esta época. Sei que há muito tempo que a direcção do Benfica e o seu departamento de Marketing lutam e batalham insistentemente para que o estádio esteja cheio (ou quase cheio) muitas vezes. No entanto, esta semana lembraram-se de copiar pela primeira vez o Sporting na maneira de comunicar a mensagem "que devemos apoiar o Benfica nesta batalha naval" utilizando Jesus para com uma chamada telefónica comunicar aos sócios isso mesmo - venham encher o estádio!

Primeiro assinala-se o facto de copiarmos uma ideia ao sporting que tinha feito o mesmo há uns anos com Paulo Bento. Nao me lembro de nenhuma outra ideia que se tenha copiado ao Sporting e não me orgulho do que digo. Acho que no Marketing desportivo não ha competição entre clubes. Há boas ideias e más ideias e se um rival tem uma ideia que pode ser adaptada ao Benfica na prossecução de objectivos comuns, então porque não utilizá-la? O que tem acontecido é que as ideias dos nossos queridos vizinhos são na maioria das vezes cópias das nossas, e acabam por ter poucas boas ideias para "a troca"...

A verdade é que quando Luis Filipe Vieira diz e repite que a meta dos 300 000 sócios é possivel - já só faltam menos de 100 000 - eu sempre penso que mais importante que angariar os 100 000 sócios que faltam para os 300 000 em 5 anos, é tentar convencer 65 000 dos 200 000 a vir todas as semanas ao futebol.

Não quero com isto dizer que se deve tirar o pé do acelerador na campanha dos 300 000 sócios. Nem pensar. Pelo contrário, estes baptismos de sócios que se fizeram no jogo com o Nacional e que se vão repetir amanhã contra Naval são extremamente positivos porque são esses sócios que mensalmente vão ajudar a pagar o estádio, vão ajudar a manter as modalidades e vão ajudar a criar todas as condições para o Benfica crescer sustentadamente nos próximos 5 anos.

No entanto, sei que a campanha do Red Pass - muito bem pensada, especialmente na ideia de se tornar transmissível a outra pessoa quando o detentor não pode ir ao Estádio - está a ter bons resultados, mas não são ainda os que todos nós esperamos. Eu desejo e continuo a achar possivel que o Benfica em 10 anos tenha o Estádio lotado antes de começar a época. Conheço os estudos demográficos, conheço a realidade social Portuguesa, conheço bem as condicionantes económicas envolvidas nos nossos "clientes" que são todos os sócios, conheço bem as limitações de horários e de indecisão que tantas vezes são reféns das transmissões televisivas até uma semana antes dos jogos e conheço bem a dificuldade em levar cada semana 60 000 pessoas a um espectáculo - seja ele desportivo, musical ou qualquer outro evento. Conheço tudo isso mas tambem conheço o Benfica e os seus adeptos.

Sei que no sucesso do convencimento dos nossos sócios em se deslocar ao Estádio da Luz, está a chave dum sucesso financeiro imediato - mesmo sabendo que parte dessas receitas estão associadas ao project finance de pagamento do estádio - e no tal apoio desportivo que reabilita o famoso "Inferno da Luz". Estádio cheio aumenta receitas de merchandising, receitas de restauração - apesar de estarem concessionadas a privados - e receitas de bilheteira obviamente.

Posto isto, aplaudo todas as decisões de campanha inteligentes e que cheguem junto dos adeptos na tentativa de os mobilizar a irem ao Estádio, especialmente este ano com uma Liga Europa que se pretende longa existirão muitos jogos à segunda feira o que dificulta ainda mais uma campanha deste género.

Todos sabemos que não há campanha que se sobreponha aos resultados e exibições da equipa - o principal cartão de visita de qualquer marketeer que queira ter resultados nesta área de actuação - mas há maneiras de tentarmos convencer os nossos sócios a irem ao estádio continuadamente, através duma campanha de promoção anual aos Red Pass que permitam que o estádio tenha 40 000 pessoas "certas" em cada jogo, desde o momento em que se inicie a liga. Este ano deram-se passos importantes nesta área que terá de ser prioritária no futuro, se queremos ser o grande clube Europeu que merecemos ser na próxima década.

Entretanto e num fim de semana passado onde tivemos a primeira derrota, apenas perdemos 1 ponto para Sporting e Porto - que jogaram em casa contra Maritimo e Académica - e com a derrota do Braga ontem em Guimarães, uma "simples" vitória sobre a Naval amanhã, faz com que os danos colaterais da derrota em Braga estejam já amenizados. Por isso, também o futuro do próximo campeão nacional se pode começar a desenhar já amanhã.

Apesar de distante tenho acompanhado as nossas exibições - só não vi o Braga mesmo tendo tentado tudo, tudo para poder ver - e tenho gostado do que vejo. Este ano temos tudo para ser felizes e seremos seguramente...

Entretanto, soube dumas zaragatas num certo túnel em Braga e ao contrário da grande maioria dos Benfiquistas eu acho que não se devia dizer uma única palavra pública sobre esses incidentes. Aquela "gente" que tem escola azul e branca só funciona no conflito, na guerra verbal, na provocação. O Benfica deve ter um departamento juridico que tem que saber o que fazer nestas ocasiões e não me parece normal ou desejável que mesmo Luis Filipe Vieira ou Rui Costa falem desses assuntos em público - esta semana Rui Costa comentou o túnel de Braga numa escola e Luis Filipe Vieira na inauguração duma Casa do Benfica com o objectivo claro de trazer este asunto para a agenda e pressionar quem decide a faze-lo rápido e bem. Na minha opinião não se deve falar mais do assunto. Cá os esperaremos no nosso Estádio, no tal "Inferno da Luz" que se quer desportivo e não baseado em velhas escolas onde os túneis são os melhores terrenos de jogo...

Em relação a decisões juridicas fiquei tambem a saber que a equipa que não teve qualquer derrota na fase final do campeonato de juniores afinal não será campeã. Todos nós sabemos o que se passou na Academia de Alvalade e mesmo sportinguistas que lá estiveram sabem exactamente o que lá se passou.

Sinceramente não me preocupo nada com a decisão juridica que dá o campeonato de juniores ao Sporting. Se eu mandasse - todos nós dizemos esa frase milhares de vezes ao longo da nossa vida - amanhã toda a equipa de Juniores entraria no Estádio da Luz antes do jogo da Naval, para receber as "nossas medalhas" de campeões de juniores porque na prática eles são os nossos campeões com uma fase final exemplar. É isto que importa. O reconhecimento dos nossos. A decisão juridica está tomada e o Benfica tem um departamento especializado a tratar destas questões. Pois deixem-nos recorrer da decisão, esperar o que falta esperar e depois mesmo que esse recurso não dê em nada e o Sporting seja campeão na secretaria, nós sabemos bem quem foram os melhores jogadores e a melhor equipa na fase final de juniores. E por isso é que deviamos aplaudi-los amanhã no Estádio contra Naval. O ideal seria contra o Sporting na próxima jornada, mas o jogo é em Alvalade o que impede essa celebração nas barbas dos senhores viscondes...

Por falar em viscondes, penso que esses senhores andam em alvoroço por aí... Alguem que sabe o que diz, disse que o Sporting "tem de perder o complexo de inferioridade em relação ao Benfica." O que esse senhor não sabe é que o complexo de inferioridade do Sporting em relação ao Benfica é genético. Faz parte do seu ADN... Não muda...

Como também não muda a atitude "arruaceira" que ultimamente tem caracterizado esse clube. Ja aqui falei dos juniores neste post - portanto nao vale a pena falar mais disso - mas é importante relembrar que estas ultimas semanas foram pródigas em confusões com polícia e afins do outro lado da vizinhança...

Inclusivamente o senhor presidente - que de senhor já eu aqui disse que tem pouco - quase se envolvia com um sócio em conflitos fisicos. Só isto dito assim é ja uma vergonha para o clube dos viscondes. No entanto a história continua. O senhor visconde-mor diz hoje que:

"Se quiserem escrever a história completa não digam que tentei agredir um sócio. É um cretino, que é a sétima vez esta época que nos provoca, desestabiliza, que está nos aeroportos, que invade instalações e que aparece com cartazes caríssimos. Não trabalha sozinho. São, aliás, uma minoria de cretinos financiada e apoiada por pessoas que sei quem são e que estão identificadas"

"Se julgam que estas saídas têm a ver com os pedidos de cabeça desses anormais estão completamente enganados. Vamos combater o terrorismo ferozmente e o Sporting tem a obrigação, os corpos sociais têm a obrigação de serem solidários comigo. Quem não perceber ou quiser estar bem com Deus e com o Diabo rapidamente não terá alternativa. Porque isto é muito grave, não se apercebem o quão isto perturba os jogadores e os dirigentes. Venham jogar à bola depois de receber ameaças, de mensagens telefónicas permanentes. O terrorismo e quem o financia a prazo está condenado. Estarei atento e o clube será firme. Quem não perceber isto nos órgãos sociais, terá os dias completamente contados, doa a quem doer, custe o que custar"

Continua no estilo que caracteriza durante anos e anos a democracia nesse clube de Viscondes com as seguintes alarvadidades:

"A esse cretino gostava de dizer que vou fazer de tudo para correr com ele de sócio, porque não admito ter no clube, no nosso clube, sócios desta qualidade. E se alguém o tentar defender, ou se alguém pensar que isto é democracia, também vou correr com eles de sócios do Sporting. Podem ser as pessoas mais importantes do mundo que não vou descansar enquanto não correr com eles".

O Sporting já tem poucos sócios e se começa a correr com os sócios que "não tem qualidade para ser sócios" ficará com metade ou menos de metade. Este senhor "forever" que toda a gente acha maravilhoso porque é um génio da finança não é boa rez... Ponto final. E as atitudes que tem tomado e o que tem dito do Benfica para desviar atenções dos seus problemas é baixo, pouco ético e pouco credível. Eu defendi e defendo que sócios como o senhor Bruno Carvalho ou como o senhor Vale e Azevedo devem ser expulsos pelo mal que fizeram - no caso de Vale e Azevedo - e pelo que mal que "quase, quase fazia" através dos tribunais ao nosso clube - no caso de Bruno Carvalho.

Agora expulsar um "cretino" - expressão de Bettencourt - que simplesmente critica a direcção, a equipa técnica e os jogadores isso seria abrir um precendente absolutamente ridiculo que faria com que no futuro, muitos, muitos, muito sócios fossem expulsos de todos os clubes. No fim o senhor visconde-mor termina com a frase lapidar do seu nivel democrático:

"Podem tentar acabar comigo. É a vida, mas não tenho medo nenhum. E ai de nós Sporting que não percebamos o que é a crítica legítima, a indisposição legítima, o que são alternativas legítimas. Porque a isto chama-se democracia e contribuir para um Sporting melhor".

Muito bem senhor Presidente. Continue a desviar atenções do que realmente são os problemas do Sporting e congratule-se em ler nos jornais que o "Benfica está em falência técnica" pois essa é a unica noticia que anima neste momento as hostes leoninas.

Todos sabemos que a falência técnica do Benfica é uma coisa e a falência técnica do Sporting é outra. Nós estamos a preparar o futuro hoje para disfrutar amanhã e não podemos ter nenhuma dúvida que o futuro pertence-nos de forma sustentada.

Que comece amanhã com a vitória muito importante que queremos com a Naval.

Força Benfica

2 comentários:

Natálio Santos disse...

Caros amigos com esta história toda do "complexo de inferioridade em relação ao Benfica " vindo do sporting e que também começa hoje a querer vir dos corruptos em virtude dos maus resultados, eu começo a ficar seriamente preocupado com o meu Benfica, pois receio que o sistema (que não está morto) comece a prejudicar seriamente o nosso amado Benfica com o pretexto de reabilitar corruptos e os seus verdes aliados...!!! Por isso estou mesmo ansioso por o jogo do nosso Benfica logo contra a naval para ver até que ponto a minha séria preocupação terá ou não(o que espero) razão de ser !!! VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA !!!

Jotas disse...

Sem dúvida meu amigo, esse é o nosso possível amanhã e creio que quando a conjuntura económica do país, que atrapalha sempre, estiver melhor, será muito mais fácil conseguir objectivos tão ambiciosos, mas realistas.
Mas, pensando num futuro menos longínquo, sem dúvida, que depois dos jogos desta jornada tão favoráveis, o jogo Benfica - Naval, reveste-se da maior importância, que tem de mostrar se definitivamente, quer ou não ser campeão nacional.