sexta-feira, 2 de março de 2012

O jogo decisivo em tons de encarnado

Chegámos ao dia do "jogo do título", do "jogo decisivo", do "jogo do tudo ou nada", do "jogo de vida ou morte"!

Entendo o cuidado que ambos os treinadores,  dirigentes, até os jornalistas e mesmos jogadores de ambas as equipas falaram deste importante jogo como "não decisivo".

Em como não sou nem dirigente, nem treinador, nem jogador, nem faço parte de nenhuma comunicação social estou à vontade e sei que perder significa "o fim da linha" para Benfica e empatar significa "adiar esse fim".

A pressão com que o Benfica irá entrar em todos os jogos até ao fim do campeonato, se empatar este jogo hoje, sabendo que tem de depender dos amuos dos árbitros e dos favores destes ou daqueles contra FCPorto será insuportável.

Por isso que seja claro. Hoje, corra lá por onde correr, temos que fazer três pontos.

Não vale a pena pensar em nada mais e se querem encarar o jogo com a seriedade que se exige, pensem que estão a jogar contra o FCPorto da passada época. Perder hoje é entregar o título de mão beijada a um FCPorto com Vitor Pereira como timoneiro.  

Ganhar é matar o adversário e renascer para nove jogos onde vamos ter que ser muito bons em todos eles, mas isso serão outras conversas porque entramos super motivados e com uma onda encarnada positiva, alem de que ainda podemos perder um jogo desses nove que faltam.

Entendo que se quis retirar pressão dos jogadores, entendo que se queira fazer um ambiente positivo, menos pesado, mas a verdade é que hoje queremos responsabilidade e queremos resultados.

Não pode ser doutra forma. Está muito em jogo este ano e a época passada falhámos essencialmente na Liga Europa e na Taça de Portugal porque no campeonato a coisa descampou ainda em Setembro e foram nesses nove pontos iniciais que se disse adeus à Liga. O resto do ano foram fait divers vários a tentar manter uma chama acesa que se apagou à terceira jornada. 

Hoje a chama pode apagar-se - usando a metáfora do apagão do ano passado - como pode voltar a acender com a pujança duma equipa que até agora foi a melhor do campeonato. 

Como isto é uma prova de regularidade e não há campeões antecipados - a não ser quando o FCPorto leva o tal avanço de dois dígitos que dá outra expressão e confiança à encomenda das faixas - temos de lutar até ao fim, sabendo que a derrota hoje torna apenas a vitória na Liga uma coisa matemática.

Por falar em "encomenda de faixas" num registo de vitimização muito normal no FCPorto, Vítor Pereira voltou a dizer que "uns já tinham encomendado as faixas" e nós sabemos todos muito bem quem foram as pessoas que as encomendaram. Foi o senhor Vítor Pereira no fim do jogo em Barcelos e foi o senhor Vítor Pereira que voltou a falar disso ontem...

Ele está tão obcecado com as "faixas" que deve sonhar com elas a voar para outro lugar e assustado resolve colocá-las como tópico de conferencia de imprensa. 

Agora é tempo de preparar as armas e lutar à noite por um título que deverá ser nosso. 

Perder hoje, mete em causa todo o projecto desportivo porque não sei o que acontecerá a Jesus com a perca do campeonato ou mesmo a Luís Filipe Vieira na sua próxima eleição.

Uma coisa sabemos, com estes cinco pontos de avanço perdidos em duas semanas, já se mudou a data do anúncio do parceiro que comprou os direitos televisivos para evitar mais contestação.

Temos uma final para ganhar hoje. É isso que se trata. Uma final, em nossa casa, com o estádio pintado de encarnado e os nossos serão campeões se a ganharem. Qualquer outro resultado mete o campeonato colado aos de azul...

Desejo que tenhamos toda a Força para lutar até ao fim dos 90 minutos pelo único resultado que serve os nossos interesses. Vai ser um jogo muito difícil, temo que sofreremos golos como na maioria dos jogos feitos aqui na Luz, espero que o publico encare esse golo "se aparecer" com apoio imediato à equipa, mas espero que todos os jogadores e equipa técnica estejam apenas focados na vitória, como assumiu Jorge Jesus. 

Acabou-se a margem de erro. 

Vitória, Vitória, Vitória. 

Força Benfica


Sem comentários: