quinta-feira, 1 de março de 2012

Não há coincidências!

Primeiro quero começar o meu post, escrito a 30 horas do jogo do título, dizendo que ainda há bilhetes!

Animou a venda, animou a alegria encarnada, animou a esperança num bom resultado mas a verdade é que o estádio não está esgotado e eu sei que seria MUITO BOM que pela manhã os nossos jogadores acordassem com a notícia que o Estádio está esgotado.

Quem sabe como funciona a cabeça dum artista - seja ele de futebol, de ópera, de teatro ou de qualquer outra área - entende que a palavra esgotado ou "sold out" tem em si uma carga de pressão positiva, de apoio, de entusiasmo, de calor humano muito importantes. 

Os jogadores têm de estar motivadíssimos para o jogo, independentemente de estarem poucas ou muitas pessoas no estádio, mas a palavra esgotado tem em si uma característica especial.

Está nas nossas mãos, nas palavras encorajadoras para indecisos de última hora, nos telefonemas ou sms que enviaremos aos nossos fiéis amigos benfiquistas, garantir que esse esgotado seja uma realidade. 

TODOS AO ESTÁDIO DA LUZ!

Agora e fora do clássico, é importante realçar o saldo positivo de 8 milhões de euros de lucro apurado no segundo semestre de 2011, apesar dos prejuizos de 9 milhões de FCPorto e 19 mihões de Sporting apurados no mesmo período.

O que me preocupa cada vez que vejo as contas do universo consolidado são os 403 milhões de euros de Passivo. Eu entendo todos os mecanimos financeiros e as razões deste valor tão alto, no entanto penso que está chegada a altura de estancar o aumento e começar a apresentar valores mais baixos, mas isso não é tópico para hoje.

O que hoje se pode aplaudir é o anúncio do nosso adversário da Taça Eusébio 2012. O grande Real Madrid estará no Estádio da Luz a 27 de Juho e desejavelmente estarão frente a frente os vencedores da Liga Portuguesa e Liga Espanhola. Seria (será?) uma autêntica Taça Ibérica em pleno verão. 

O que será seguramente é uma óptima noite para Eusébio num ano que tem sido até ver difícil e não espero outra coisa que não seja um estádio cheio, mas tal como no ponto anterior, nao é altura para falar disso agora...

Agora é  importante concluir que, depois do FCPorto passar a semana a chorar por causa do calendário e do James Rodriguez a jogar em Miami e mais isto e aquilo, afinal a única pessoa que jogou 90 minutos de todos os convocados dos dois clubes, foi Garay e veio lesionado. 

Isto não é apenas uma dor de cabeça. Isto é um problema grave. Veremos como recupera e como se perfila o onze titular mas ter Luisão e Garay é fundamental por todas as razões e mais algumas...

Entretanto e lendo o vizinho e sempre bem informado blog "Vedeta da Bola" acabo de confirmar o que já desconfiava. O Benfica nunca ganhou nenhum clássico com Pedro Proença a apitar e o FCPorto nunca perdeu nenhum clássico contra Benfica ou Sporting quando o árbitro é este artista... 

Mais, o nosso "Vedeta da Bola" faz um apanhado aqui e aqui dos jogos e roubos deste senhor ao Benfica e eles são impressionantes. Muitos, especialmente os meus leitores do FC Porto, podem dizer que "errar é humano" e eu concordo 100% com eles. 

O mais estranho de toda esta informação, que aconselho todos a lerem, é esta frase fantástica:

"Isto contrasta com o facto de nunca, mas mesmo nunca, Proença se ter equivocado em favor dos encarnados."

Este senhor nunca se enganou UMA ÚNICA vez a favor do Benfica? Então mas se errar é humano não pode o homem errar para os dois lados?

Se assim é, então este árbitro torna-se "o homem perfeito" na arte de apitar jogos do Benfica, especialmente contra FCPorto ou Sporting e por isso está a apitar o jogo do ano. 

Eu sei que esta conversa é repetitiva e não deveria ser tópico antes deste jogo, mas como não alertar os nossos jogadores para uma estatística que eles terão de quebrar amanhã?

É óbvio que se deve falar porque se fosse ao contrário eu garanto-vos que estaria confiante que, pelo menos não perco.

Eu não acredito em bruxarias - e este texto do Record é absolutamente ridículo - mas acredito em algumas superstições (e por isso gosto de vestir a minha camisola do Benfica em dias de jogo), acredito em energia e é óbvio que as energias do Pedro Proença são muito positivas para os lado do Dragão. Factos, são factos e isto é um facto indesmentível.

Se o FCPorto nunca perdeu com este árbitro e se o Benfica nunca ganhou porque haveria de mudar exactamente amanhã?

Haveria de mudar e vai mudar porque o Benfica vai ganhar o jogo amanhã, mesmo contra tudo, contra todos e contra a estatística. 

É a minha convicção e até aos 90 minutos do jogo, o meu pensamento será apenas este.

Vamos ganhar o jogo. 

Mas ando FARTO. Ando farto destas estatísticas miseráveis que acabam sempre por ter a mesma conclusão.  Mesmo que o FC Porto ganhasse o jogo sem um único caso - e isso será sempre uma possibilidade porque num jogo de futebol tudo é possivel - só o facto de ter estado Pedro Proença já até poderia ter dado a calma suficiente aos senhores do FCPorto.

Acabei de ver Vítor Pereira na conferência de imprensa e notei duas coisas no seu discurso. 

Primeiro tem encomendado o discurso positivo, afirmativo e corajoso. Parabéns. Fica-lhe bem... 

Depois diz que não será pelo pouco descanso dos seus jogadores nas selecções que "inventará desculpas para algo mal que se possa passar no Estádio da Luz". 

Ou seja, tem a consciência que "algo de mal" lhe pode acontecer no Estádio da Luz e esse algo de mal é apenas a derrota, porque o empate é um mal menor.

E diz mais... Lembrou-nos que FCPorto e Benfica marcaram já 47 golos - record nesta década a esta jornada, como lhe lembrou o jornalista, mas também lhe lembro que que esse score é atingido em igualdade com o Benfica - e lembrou-nos que tem a melhor defesa da Liga com 13 golos.

Nós sabemos tudo isso, mas nós temos outras vantagens e ele também o sabe.

Na pergunta do jornalista sobre "se iria dormir mais descansado estando a cinco pontos ou estando empatados, como agora" o treinador respondeu de forma falsa dizendo que "dorme sempre de maneira calma."

Sim até pode ser verdade que durma bem, mas dormiria muito mais descansado estando a cinco pontos do Benfica porque não tinha nada a perder... Se ganhasse era herói e era ele próxprio que relançava o campeonato e se perdesse, ninguém diria pior do que já se disse dele esta época...

Agora estando empatado na véspera e se perder amanhã,  pode acontecer o que um  amigo sportinguista me dizia esta semana, "o homem pode por perder dois campeonatos num só ano" e isso é uma pressão extra.

Por mais que tentem colocar a pressão do lado encarnado a pressão só existe dum lado e esse lado é azul...

Acabo como começo... Temos que começar o dia colocando a tableta pequena e encarnada com a expressão "Esgotado" como está na imagem acima. 

Vamos lá encher a catedral!!!

Força Benfica

1 comentário:

Dylan disse...

só queria dizer que a vitória de amanhã poderá valer 4 pontos! Que seja do Benfica!