quinta-feira, 8 de março de 2012

Champions League e nega à Olivedesportos para animar as hostes!

Saiu horas antes do jogo contra Zenit um comunicado do Benfica a dizer que recusámos uma proposta da Olivedesportos no valor de 111 milhões de euros pelo período de 1 de Julho de 2013 até 30 de Junho de 2018.

Este contrato tem muito que se lhe diga e há aqui muita politica e jogos de interesses no meio de tudo isto.

Acho que Luís Filipe Vieira fez bem porque no jogo da opinião publica é bom que recuse uma primeira oferta e que faça a Olivedesportos subir a parada, especialmente porque ele também joga uma eleição este ano.

Fez bem em recusar, mas não deve fechar a porta. Eu escrevi já várias vezes sobre isto mas o meu ultimo post que falei sobre estes direitos foi há umas semanas, escrito na Rússia e onde falava dum projecto de Benfica para 2012-2020. Está aí o link para quem quiser ler tudo - os meus textos são sempre grandes - mas eu posso resumir o essencial.

Eu acho que devemos assinar com a Olivedesportos até 2018. Isto assumindo verdadeiras as únicas opções que temos - Olivedesportos e Benfica TV

Acho que um número a rondar os 25 milhões de euros por época seria interessante - claro que 30 milhões seria melhor - mas com duas exigências. 

Uma delas é que tivéssemos os diferidos de todos os jogos em casa na Benfica TV horas depois do jogo terminar. Se não "horas depois", pelo menos "24 horas depois".

Segunda exigência é que desses 15 jogos em casa,  deveríamos ter quatro a seis jogos à tarde em cada época

Apenas isto -  125 milhões de euros e estas duas exigências

Depois de 2018 a história muda e aí temos que preparar a Benfica TV para o que aí vem.

Imaginem um cenário onde o Benfica cria agora uma boa equipa comercial e consegue ter em 2017 o canal Benfica TV de forma gratuita em todos os grandes operadores de cabo do mundo. Imaginem que temos a Time Warner, Verizon e outras  nos Estados Unidos, imaginem que temos em todos os países da Europa várias plataformas de cabo com a Benfica TV, em África, na Ásia, no Brasil, na América Latina.

Imaginem que a Benfica TV em 2017 era acessível de forma gratuita em todo o mundo através desses operadores. Repito, de forma gratuita.

Imaginem que de 2011 até 2017 a Benfica TV dava em diferido os jogos em casa do Benfica e criava o hábito em milhões de espectadores por esse mundo fora, de ver de forma gratuita o Benfica. 

Imaginem que a marca Benfica crescia nestes próximos anos e imaginem que o Benfica ganhava mais campeonatos que no passado e conseguiria mais uma ou duas qualificações para quartos de final da champions reforçando o seu grande nome europeu nesses mercados. 

Agora imaginem que em Portugal a Benfica TV em 2017 está em todos os operadores de cabo  nacionais - incluindo ZON - chegando a todo o território de forma gratuita. 

Tudo isto seria possível com trabalho sério duma equipa que estivesse a trabalhar já hoje para 2018.

A situação é simples...

Em 2018 o canal é aberto em todo o mundo e quando o Benfica joga no nosso estádio paga-se cinco euros - ou cinco dólares - em cada um desses jogos. Tem que se carregar num botão na box e o pay per view fica activado. Desses cinco euros, cinco dólares, 20%-25% ficam no operador e o resto é entregue na Benfica TV. Se não pagar o canal Benfica nessas duas horas fica a negro.

O jogo repete umas horas depois, e quem quiser ver em diferido paga metade do valor inicial - para jogar com os fusos horários - e depois no dia seguinte volta a repetir o jogo pagando um simbólico valor de 1€ ou 1$.

Ou seja, cada jogo do Benfica em casa a partir de 2018 tem um mercado global de todo o mundo, tem três possíveis receitas de pay per view - um directo e dois em diferido.

Quanto vale isto em 2018?

Não é certo quando isto pode valer, mas é facil fazer previsões. O que eu sei é que alem de todos os benfiquistas que querem ver os jogos, há muito mais adeptos que querem ver o Benfica-Sporting, Benfica-Porto, Benfica-Braga ou Benfica-Guimarães, apenas para falar dos mais importantes.

Isto para dizer que se um portista está em casa e quer ver o decisivo jogo Benfica-Porto só o consegue ver pagando 5€, juntar mais uns quantos portistas em casa e vêm o jogo descansadamente. 

As receitas deste modelo, feitas com um excel realista e com previsões para 2018 serão superiores a 30 milhões de euros por época- muito superiores acrescento eu. 

Se o Benfica tiver uma grande equipa, um grande projecto e lutar pelo titulo ate à ultima jornada, melhor ainda pois as receitas podem chegar a valores muito muito superiores. 

No entanto, hoje não estão criadas essas condições. Bem sei que o caminho se faz caminhando, mas devemos andar por fora. Devemos caminhar nesta internacionalizaçao da marca Benfica e da Benfica TV, por fora, preparando-a para 2018, não para 2013. 

Agora há que receber os 25 milhões de euros ano - eles estão la quase nos 22.2 milhões - e garantir os tais diferidos e uns quantos jogos á tarde. 

Isto chega para equilibrar os nossos orçamentos e preparar o futuro.

Esse futuro pode ser com Luís Filipe Vieira ou com outro presidente. Tornar pública esta recusa de 111 
milhões de euros, não foi mais que uma jogada politica e eleitoralista, num timing importante.

Eu acho que a champions league veio animar as hostes, vai animar mais se nos calhar um adversário que torne possível o acesso às meias finais, mas perder este título para o FCPorto terá consequências muito graves na gestão desportiva de Luís Filipe Vieira que teima em não apresentar resultados.

Resultados e gráficos é o que o meu vizinho "Vedeta da Bola" faz bem, além de magníficos textos.

Isto a propósito de Jorge Jesus "quase achar" que o Benfica não existia antes dele chegar ao clube. Eu falei aqui há algumas semanas da bazófia do nosso treinador, mas pensei que quatro maus resultados e o baile táctico que levou desse desconhecido de nome Vítor Pereira pudessem acalmar o bicho...

Pois enganei-me... Bastou um bom resultado na champions para o homem vir para a conferência de imprensa com mais peito que um pavão inchado. Enerva-me por um lado, faz me rir por outro, divertindo-me...

O que interessa é que agora com esta vitória, ele já pensa outra vez que é o maior do mundo e arredores e obviamente isso terá consequências negativas nalguns jogos para o campeonato. Há um segundo lugar para garantir e ele não se pode descuidar em nenhum momento.

Voltando ao meu ilustre vizinho Vedeta da Bola, ele concluí que o Benfica é o terceiro clube com mais presenças nos quartos de final da Taça dos Clubes Campeões Europeus/ Champions League desde que estas competições existem - 17 mais precisamente - e o décimo clube com mais presenças nos quartos de final da nova champions, se contabilizarmos apenas os últimos oito anos - com 2 presenças. 

Ou seja estamos nos 10 + da Europa com duas presenças que deverão ser divididas entre Koeman e Jesus. 

Mais meu caro amigo Jorge Jesus, Ronald Koeman eliminou em Anfield Road o Liverpool que era o detentor do título de campeão europeu nesse ano, num jogo que tive oportunidade de ver in loco. Não eliminou o Zenit. E mais, nesse ano também tinha eliminado como tu eliminaste o Manchester United da fase de grupos e foi eliminado pelo Barcelona num score que não envergonha. Fizemos 0-0 em casa e perdemos 2-0 em Barcelona. Por estas e por outras vê lá se acalmas essa bazófia e trabalha mais e fala menos sobre coisas que não deves falar. E na conferencia de imprensa antes do Zenit, disseste que o Benfica não ia aos quartos de final há mais de 20 anos, esquecendo completamente esta grande epopeia europeia de Koeman com uma equipa 10 vezes pior que a tua... Queremos êxitos, sucessos e queremos que tu nos guies nesses sucessos mas menos bazófia, mais humildade e mais informação sobre o Benfica seriam importantes. 

Vejam esse link que coloquei lá atrás porque é interessante ver como FCPorto não aparece nos 10 primeiros clubes com presenças nos quartos de final, contabilizando os oito últimos anos, mesmo que apregoem que são eles que mandam nos pontos para a UEFA. 

Mais, o vizinho "Vedeta da Bola", concluí que nesta época 2011-2012 o Benfica está em terceiro lugar com mais pontos amealhados, apenas ultrapassado por Real Madrid e Barcelona. Vejam e confiram aqui

Isto significa que mesmo que a derrota com o FCPorto tenha abalado um título, a nossa estrutura está sólida na Europa e com um pouco de sorte, podemos fazer história. 

Com azar no sorteio ficamos pelo caminho mas seguramente que em qualquer dos casos, teremos mais uma óptima receita de bilheteira. 

Força Benfica

4 comentários:

philippe disse...

cretino....e corrupto estas desmascarado!

O Benfica Sou Eu disse...

Oh meu caro Philippe

Estás a falar sozinho ou estás a falar com alguem que eu desconheço?

"Cretino" ainda aceito que me chames, agora chamar-me "corrupto desmascarado"deve ser caso clínico de loucura.

Explica lá isso melhor, vá!

Força Benfica

71460_5/8 disse...

os gatunos mor do norte vão receber o mesmo que foi proposto ao Benfica! ou seja 18+20+22+24 por quatro anos quando queriam prender o Benfica com mais um ano de contrato!

mas alguém no seu prefeito juízo acha que o Benfica comercialmente só vale mais 20% que os gatunos do Norte??

o Benfica está nos 20 clubes com mais receita da Europa e tem o pior contrato de direitos televisivos porque compensa com a bilheteira e o merchandizing!!

e no que interessa directamente o Benfica é quem consegue mais audiências de longe!

haver anti-benfiquistas que não querem ver a realidade já é de esperar. agora ter um Benfiquista que perante todas as evidências relevantes não percebe que o valor comercial do Benfica é superior aos 20% é que é de estranhar!

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Tiago

Pelo que sabemos o FCPorto recebeu 82,2 milhões de euros até Juho de 2018.

Eu nãoo quero saber do valor do FCPorto nem me interessa. O que eu sei é que o nosso presidente disse em entrevista que ou íamos para a Sport TV - Olivedepsportos - ou ficávamos na Benfica TV a explorar os direitos no nosso canal.

O que eu digo é que com estas duas opções, o que para mim serão condições ideais ou aceitáveis são 25 milhões de euros ano - 125 milhões em 5 anos e pelas minhas contas quase mais 43 milhões que FCPorto - e ter 4 a 6 jogos à tarde mais os diferidos destes jogos na Benfica TV.

Para mim isto é um bom negócio porque sei que é quase impossíivel à Benfica TV fazer esse valor de lucro - naõ esquecer que os custos de produção dos jogos serão da Olivedesportos -nestes próximos 5 anos e seria um bom ínicio para preparar a Benfica TV para 2018.

Está tudo escrito no post e eu não quero saber do FCPorto nem do que o FCPorto recebeu ou vai receber - dizem que 80% do valor que o Benfica negociar. Isso não é meu problema. Eu disse que o mínimo seria isto e eu aceitaria.

Não digo que o Benfica não merece 30 milhoes ano - 150 milhões de euros em 5 anos - nem que Luis Filipe Vieira não o conseguirá.

Para mim, 125 milhões com estas condições é aceitável.

Força Benfica