segunda-feira, 15 de abril de 2013

O Calendário

- O Calendário. É verdade que esta palavra passou a ter uma importância capital para todos nós...

E em boa verdade o nosso calendário é muito fácil de analisar, pois são 10 jogos do dia 15 de Abril - hoje - até 26 de Maio, 8 jogos do dia 15 de Abril até ao dia 15 de Maio.

E o que nos deve mais preocupar será esta opção (não confirmada, mas desejada) de ter 8 jogos num exacto espaço dum mês.

Hoje a dúvida estaria entre poupar ou fazer jogar a equipa principal contra Paços de Ferreira, mantendo o ritmo competitivo?

Parece que Jesus já deu a entender ontem que a equipa que vai jogar hoje contra Paços de Ferreira será a melhor e neste caso tem margem para isso, pois o próximo jogo será contra Sporting no domingo dia  21 de Abril.

Os problemas maiores aparecem entre o dia 21 de Abril e 5 de Maio, pois no espaço de duas semanas o Benfica joga três jogos para a Liga - Sporting, Marítimo e Estoril - alem dos dois jogos para a Liga Europa com Fenerbahce.

Uma dúvida que neste momento deve estar na cabeça de Jorge Jesus e da nossa estrutura é a data do jogo contra Marítimo.

Sabendo que jogamos na quinta feira em Istambul, dia 25 de Abril às 8pm, acabamos o jogo às 10pm e temos duas hipóteses para regressar a Portugal.

Ou fazêmo-lo como de costume, a seguir ao jogo e estaremos a apanhar o avião pela 1am para chegar às 5am de sexta feira a Lisboa, ou deixamos a equipa dormir em Istambul e sair na sexta de manhã, como fizemos por exemplo em Eindhoven, quando aí jogámos nas vésperas dum Sporting-Benfica adiado para terça feira seguinte?

O que me preocupa, mais que os horários dos aviões, é a data e horário do jogo na Madeira. 

Será que o Benfica vai aceitar jogar no Funchal no domingo 28 de Abril? Não será preferível jogar na segunda 29 de Abril, pelas 5/6pm, mantendo ainda assim a diferença horária de 72h até ao inicio da segunda mão da Liga Europa a 2 de Maio?

Todas estas decisões terão de ser tomadas agora e não tenho dúvidas que cabe a Jorge Jesus a gestão deste dossier.

Todos sabemos que a prioridade no calendário nacional vai para as equipas que estão nas competições europeias e não me parece normal que uma equipa chegue na sexta feira às 5am a Lisboa - ou às 2pm dessa mesma sexta feira - e que voe para Funchal no sábado para ter que jogar no domingo.

Também não sei se será possível jogar na segunda feira á tarde devido á ditadura das televisões, mas o que sei é que a época do Benfica decidir-se-á nesta semana e todos os cuidados são poucos.

Perdemos poucos pontos esta época e dois desses pontos perdidos foram na Madeira, contra Nacional.

Esse jogo contra Marítimo é possivelmente o jogo do título, pois caso o Benfica termine o jogo na Madeira com quatro pontos de avanço - e para isso acontecer terá necessariamente que ganhar ao Sporting neste próximo domingo - a Liga fica-nos bastante favorável, bastando para isso que Benfica ganhe os dois jogos em casa contra Estoril e Moreirense ou que ganhe ao Estoril e empate no Dragão!

O jogo da semana seguinte contra Estoril, até pode ser jogado no domingo dia 5 de Maio, pois é completamente diferente jogar em casa na quinta dia 2 de Maio e no domingo seguinte, que jogar em Istambul na quinta e na Madeira no domingo.

Tirando esta pequena dúvida, existe outro jogo que pode ter que ser alterado. 

Se o Benfica jogar a final da Liga Europa na quarta 15 de Maio, o jogo no Dragão terá que ser jogado no sábado dia 11 de Maio, ou até na sexta dia 10 de Maio...

Uma coisa sabemos nós desde já... 

Se passarmos, como esperamos, o Paços de Ferreira hoje, jogaremos a final da Taça de Portugal a 26 de Maio, fresquinhos, com uma semana de descanso desde o último jogo da Liga em casa contra Moreirense.

O Calendário não será problema para esta competição seguramente...

Faltam 90 minutos para carimbarmos o passaporte para o Jamor e isso agora é o mais importante. 

Amanhã, alguém se preocupará com o Calendário!

Força Benfica!


Sem comentários: