quarta-feira, 3 de abril de 2013

Qual é o limite da Euforia?


O Benfica fecha o mês de Março nas nuvens.

1. Estamos com 4 pontos de avanço sobre FCPorto na Liga, temos o melhor ataque, segunda melhor defesa, melhor goal average e apresentamos o futebol mais convincente e confiante.

2. Estamos nos quartos de final da Liga Europa onde somos favoritos contra um Newcastle que acabou de perder por 4-0 contra Manchester City.

3. Estamos a 2 semanas de poder carimbar o passaporte para a ambicionada final do Jamor, desejada por tantos benfiquistas e repetidamente "exigida" por mim neste humilde cantinho blogosférico...

4. Temos apalavrados - ou contratados? - dois jovens sérvios que reforçarão o nosso meio campo na próxima época, denotando uma preparação antecipada do próximo ano, que muito aplaudo e corrigindo a lacuna verificada desde as saídas de Witsel e Javi Garcia!

5. Temos um canal de televisão que anuncia a compra dos direitos televisivos da Premier League inglesa, o que só por si muda o paradigma do mercado audiovisual desportivo em Portugal e aumenta as receitas televisivas da Benfica TV em vários milhões.

6. Temos uma possibilidade de finalmente ter jogos à tarde na próxima época o que significará maiores receitas de bilheteira e mais vendas de Red Pass neste verão, além da mais que confirmada gestão própria dos nossos direitos televisivos, aumentando em muito as receitas internas e no exterior neste item especifico.

7. Estamos á beira de renovar parceria com a Adidas - há quem diga que está já assinado o contrato, faltando apenas o anúncio  - o que significa um importante encaixe financeiro nos próximos meses.

8. Estamos a 14 meses de receber a final da Champions no nosso Estádio  da Luz, marcando um momento único na história recente do nosso clube e equipamento desportivo, sendo obviamente uma oportunidade de poder assinar o tal "naming" do Estádio,  que há vários anos o nosso Presidente e Domingos Soares Oliveira  vêm "prometendo" como objectivo prioritário!

9Temos um plantel absolutamente valorizado e com vários jogadores cobiçados por essa Europa fora - Garay, Salvio, Gaitan, Rodrigo, Olá John, Matic - o que significa que desportivamente e/ou economicamente o nosso futuro será risonho!

10. Temos um museu quase pronto e à espera do timing certo para poder abrir as suas portas, sendo um motivo de orgulho para todos os benfiquistas e uma receita anual importante para as nossas contas.

Bem gerido, bem promovido e com estratégias certas para atingir vários públicos e várias idades, pode ser uma agradável surpresa a nível financeiro. 

11. Temos um corpo técnico que apesar de não ter ainda renovado, tem um acordo de principio para o fazer, "apenas" estando dependente desse pequeno pormenor que é a conquista (ou não) de titulos e especificamente quais os titulos que vamos conquistar.

E aqui está o busílis da nossa questão!

Este ano o Benfica pode ganhar tudo onde está ainda incluído, como pode também perder esses três títulos!

É nesta ténue linha que tudo o resto está alicerçado!

Tudo o que escrevi antes - e que são coisas muito positivas para o nosso clube -  está em "stand by" até termos noticias concretas sobre títulos e que títulos!

Ganhar Liga, Taça de Portugal e Liga Europa colocava tudo no topo.

A euforia das vitórias faria valorizar tudo, teríamos um "verão a todos títulos notável"  e com muitas receitas associadas, mesmo em tempo de crise!

Ganhar Liga e Taça de Portugal seria bom - desde 1987 que não fazemos a dobradinha - mas ganhar apenas um título em disputa que não a Liga, deixaria um travo amargo na boca de todos nós, tendo em conta as expectativas agora criadas por grande parte dos nossos sócios e simpatizantes!

Para evitar esses dissabores, não podemos perder qualquer ponto até chegar ao Dragão, sob pena de o título ir parar aos do costume!

Isto é algo que nenhum de nós se pode esquecer.

Ir ao dragão com 2 ou 3 pontos de avanço será o fim do nosso sonho, não porque o Benfica não tenha futebol e mentalidade para poder ganhar ou empatar no Dragão - resultado até mais comum nos últimos anos que em anos anteriores -  mas porque isso significaria o mote perfeito para que Pinto da Costa e sua entourage entrassem em campo para inclinar o resultado para o lado do FCPorto.

E por esta razão eu concordo que não se tenha anunciado a renovação com Jorge Jesus ainda, apesar de não acreditar que ele possa sair, mesmo sem a conquista da Liga.

Mesmo que as pressões sejam muitas, com tudo o que está em cima da mesa em termos estratégicos e em termos de exibições, Luis Filipe Vieira quer Jorge Jesus e Jorge Jesus não vai querer o certo do Benfica pelo incerto do FC Porto, mesmo que na minha opinião, Jorge Jesus, com a máfia do FC Porto pudesse ganhar 4 Ligas seguidas.

Assim penso!

O que eu quero focar e sublinhar é que nada está ganho, que 4 pontos hoje, significam apenas uma ligeira vantagem, e não podemos ter qualquer deslize, pois esse hipotético nosso deslize motiva o lado adversário e pode deitar tudo a perder do nosso lado.

Temos três jogos de dificuldade máxima em Olhão, contra Sporting na Luz e na Madeira contra Marítimo.

Destes três jogos, por incrivel que pareça, acho que o Sporting pode ser o que se tornará mais complicado porque aqueles meninos vivem com um único objectivo e isso é claro para todos nós e para todos eles...

Para terminar, apenas dizer que o que depende de nós adeptos é não deixar cair a equipa nesta fase e apoiar em todos os jogos, levado o maior número de adeptos a cada estádio e podemos começar já na quinta feira, contra o Newcastle!

É difícil ganhar a Liga Europa, mas a verdade é que a eliminação da Taça da Liga deu-nos aqui um ligeiro descanso no fim de semana de 13/14 de Abril que pode ser determinante naquilo que são os nossos objectivos.

Quem diria que aquela eliminação em Braga, nos fosse dar tanto jeito nesta fase da época...

Se calhar Jorge Jesus começa a ganhar capacidades estratégicas, de gestão e de claras definições de prioridades, que não tinha antes...

Força Benfica

1 comentário:

Claro Escuro disse...

O 'naming'?! Chama-se Estádio da Luz, caso estejas distraído...o Estádio da Luz nao se vende, já chega bem a palhaçada das bancadas que em vez de se chamarem Eusebio, José Aguas, Rui Costa e Mario Coluna têm nomes de multinacionais. Poupa-nos!!