sexta-feira, 12 de abril de 2013

O Benfica é muito Grande!

Já não gosto de ver jogos do Benfica na televisão. Prefiro o estádio!

Pior que ver jogos na televisão, detesto ver jogos no computador e tenho visto muitos dos jogos do Benfica nos últimos 6 anos, nesse pequeno écran em ligações manhosas e com muitas interrupções...

Ontem tinha a hipótese de ir ver o jogo num écran gigante da cidade onde me encontro, mas preferi o conforto do lar, na opção "Internet".

A verdade é que a ligação foi boa - a melhor que alguma vez tive - e o jogo não foi uma única vez interrompido. 

Felizmente, porque se fosse interrompido naqueles longos minutos de desnorte benfiquista, teria algum ataque, tais os nervos que ganhei na segunda parte.

Ontem, como em tantas outras vezes, fiquei impressionado com os adeptos do nosso clube.

O Benfica estava encostado às cordas, sem cabeça, aparentemente sem pernas e os adeptos fizeram-se ouvir em alta voz lá do topo, directamente para as pequenas colunas do meu computador.

Foi impressionante sentir o meu medo de ser eliminado, o pânico em ver que qualquer "charuto" do Newcastle poderia entrar, a pensar que seria impossível o Benfica marcar qualquer golo, porque não estávamos sequer a fazer 3 passes seguidos, as mensagens consecutivas para os meus amigos, colegas de bancada como se essas mensagens me ajudassem a passar esse "medo" - sim medo, medo - e de repente oiço milhares de vozes a gritar "Benfica, Benfica, Benfica!"

Eu não sei o que as pessoas por esse mundo fora sentiram ontem, mas aquelas vozes a gritar "Benfica" vieram "sabe Deus donde", acalmar-me e dizer-me ao ouvido "que tudo ia acabar bem, porque tinha que acabar bem"

Apoiar a ganhar, cantar a ganhar, é muito fácil... Todos o fazemos!

Difícil é estar a ver a equipa a desmoronar-se "in loco" e acreditar sempre, não parar de gritar, mostrar que eles estão ali com a equipa "sempre", mostrar aos jogadores que eles não podem ir abaixo e mostrar-lhes que o Benfica é muito grande!

Apenas isso...

O Benfica é muito grande e nunca nos podemos esquecer disso.

O resto é sorte e azar. Podíamos ter sido eliminados num canto, numa jogada, nalguma carambola? 

- Sim podíamos, o Benfica é muito grande e seria igualmente se fosse eliminado e mesmo que isso acontecesse o apoio daqueles 2500 adeptos não teria sido em vão.

Nunca é em vão o apoio ao Benfica e ontem mais uma vez, o exemplo veio donde nunca deixa ou deixará de aparecer - das bancadas desses estádios espalhados pelo mundo.

Estou a tentar tudo por tudo para ir a Istambul mas parece-me complicado. 

O destino está me a dificultar a ida à Turquia, está-me a impossibilitar estar em Lisboa no dia 2 de Maio,  mas não terá como me dificultar a ida a Amsterdão ver a final da Liga Europa, se passarmos esta dificílima meia final. 

Tinha uma viagem marcada para Dublin em 2011 e nunca a usei, porque o Braga foi mais forte. 

Desta vez, vou marcar a viagem apenas no dia 2 de Maio, mas tenho uma fé inabalável, que se não hipotecarmos as hipóteses de passar na Turquia, em casa resolveremos o jogo a nosso favor. 

Duas palavras para Jorge Jesus.

De mestre, ter colocado Rodrigo e Cardozo em campo, naquela altura.

Não tão de mestre chegar aos 90 minutos, com toda aquela pressão e não ter cortado o ritmo com a entrada de Jardel - para defender - ou de Aimar, Maxi Pereira, alguém experiente que pudesse perder uns segundos preciosos e tentar dar alguma estabilidade ao nosso futebol.

Preferiu esperar e ver Salvio marcar o golo do empate, para perder tempo com a entrada de Jardel. 

Afinal, a espera foi de mestre também!

Agora temos a visita à Turquia e dizem vozes avisadas nos media hoje que "seria melhor o Benfica jogar em casa primeiro", porque na segunda mão, caso eles precisassem de atacar, poderiam criar desequilíbrios defensivos e isso não acontecerá em Lisboa...

Talvez, mas o que eu sei é que contra Braga e Parma nas ultimas meias finais de Liga Europa e Taça da Taças fomos eliminados fora e contra Steaua de Bucareste e Marselha para a extinta Taça de Clubes Campeões Europeus fomos apurados para a final em casa.

Quer se queira, quer não, nestes casos, onde a final é o objectivo e esse objectivo está ali ao virar da esquina é sempre melhor receber em casa para resolver.

Que o Benfica marque em Istambul e/ou mesmo não marcando, que tente sair vivo daquele inferno e com esperança de resolver em casa o acesso a esta final de sonho em Amsterdão.

Ganhámos em Berna a primeira Taça dos Campeões Europeus no ano de 1961 e em Amsterdão a segunda Taça dos Campeões Europeus a Real Madrid, no dia 2 de Maio do ano 1962

No exacto dia em que passarão 51 anos desde essa final - 2 de Maio de 2013 - o Benfica pode carimbar o passaporte para outra final em Amsterdão.

São muitas coincidências para não acreditarmos que este ano a final pode ser nossa.

Depois e como todos dizem, "as finais não se jogam, ganham-se"...

Infelizmente para nós, o nosso Histórico de finais perdidas é alto, mas tudo se pode alterar na cidade onde fomos bi-campeões europeus.

Antes do sonho, a realidade bem dura de eliminar a equipa do Fenerbahçe, com jogos a 25 de Abril em Istambul - 4 dias depois de receber o Sporting - e com o tal jogo a 2 de Maio - 3 ou 4 dias depois de ir jogar o jogo do título na Madeira, contra o Marítimo.

Que Jesus e os jogadores vão buscar arte, engenho e força para encarar estes quatro jogos como finais!

Se formos apurados para a final da Liga Europa e com duas vitórias frente a Sporting e Maritimo o estádio estará cheio para receber o Estoril.

Como ainda falta muito tempo para tudo isso, vamos apoiar a equipa na segunda feira e tentar carimbar o acesso à sonhada e muito desejada final no Jamor.

Os nossos adeptos que foram a Inglaterra merecem TUDO deste Benfica, este ano!

Viva o Benfica!

Força Benfica


Sem comentários: