terça-feira, 30 de abril de 2013

Regressar a Lisboa, para em casa decidir a época!

O Benfica regressou a Lisboa esta madrugada - aterrou por volta da 1h30m em Figo Maduro - e aqui vamos ficar para resolver a época nestas semanas.

Agora não há mais volta a dar.

Estamos na final do Jamor em Lisboa para ganhar a Taça de Portugal, estamos dependentes de ganhar a Estoril e Moreirense no nosso Estádio para sermos campeões e recebemos  o Fenerbahce para carimbar o passaporte para a final europeia de Amesterdão.

Regressar a Lisboa, regressar a casa, regressar ao Estádio da Luz nestas circunstâncias com hipóteses de ser campeão e aceder a uma final europeia, seria sinónimo noutros tempos de casas cheias, mesmo com um Estádio da Luz antigo que tinha uma lotação superior.

Neste momento e por causa da crise, porque os jogos são durante a semana a uma quinta feira e a uma segunda feira ou porque os benfiquistas ainda não perceberam o que se passa e o que se pode decidir nestes dias, o Estádio está longe de esgotar para os dois jogos.

Repito para quem não sabe que o Estádio da Luz está longe de esgotar e eu sei porque acabei de ver sector por sector cada um dos próximos jogos em casa e fiquei muito desiludido porque o Benfica, os nossos jogadores, a nossa direcção e a nossa equipa técnica merecem mais e ainda estamos a tempo de dar-lhes MAIS.

Os jogadores estão fisicamente mortos, estão psicologicamente desgastados, estão nos limites físicos duma época longa e quando chegam a casa para fazer a "remontada" histórica que nos levará a Amesterdão numa final contra o ainda campeão europeu em título, a sua primeira reacção será de Estádio "quase" cheio?

Mas sinceramente é isto que se está a preparar ou ainda se pode inverter esta tendência?

Mas Jorge Jesus que tem sido brilhante nestes últimos jogos faz um apelo directo na flash interview e na conferência de imprensa e passadas 12 horas os bilhetes ainda estão "parados" nas bilheteiras?

Nós temos na nossa mão a decisão da época e como Jorge Jesus disse, o público será determinante, porque os nossos jogadores têm vontade, têm espírito de sacrifício, têm talento mas quando não há pernas, a cabeça não funciona e ontem isso foi claro na primeira parte.

Quando o Benfica marca o golo, os jogadores no seu subconsciente só queriam que acabasse o jogo, só queriam que fechasse no 1-0 e começaram a jogar com o coração, pontapé para a frente, sem nexo, porque é assim que funciona o ser humano.

Não valia de nada Jesus tentar acalmar a equipa porque eles só acalmariam com o intervalo e com alguém que lhes fizesse ver que sem ansiedade, com calma, com tranquilidade como diria o nosso seleccionador, o jogo acabaria por ser vencido pela melhor equipa e foi.

Foi por 2-1 mas se marcassem o penalti escandaloso sobre Cardozo -  o que magoa os amigos sportinguistas é que todos os pseudos penaltis da Luz juntos, nem chegam a metade do penalti que foi a carga sobre o nosso avançado ontem - e entrassem apenas as bolas no ferro de Lima o resultado poderia ter ficado 5-1.

O Benfica mostrou que depois de viagens longas e cansativas a Istambul e Funchal ainda teve forças para na segunda parte jogar o seu futebol, acalmar o seu jogo e ganhar.

Tudo bem, mas agora jogamos os jogos do ano em nossa casa.

Agora chegámos ao jogo do ano na Liga Europa porque apesar de tudo para o campeonato teremos três "match points" ainda. 

O Benfica precisa de 6 pontos - duas vitórias caseiras contra Estoril e Moreirense - mas no limite podemos até fazer 4 pontos dos 9 possíveis para sermos campeões, isto caso o FCPorto vença no Nacional da Madeira.

Se perdêssemos contra Estoril, empatássemos contra FC Porto e ganhássemos a Moreirense na ultima jornada o título era nosso e esta situação é algo que não quero nem equacionar como matematicamente possível, mas a verdade é que temos ainda várias vidas na Liga, enquanto na Liga Europa temos uma vida apenas!

Não podemos falhar e não basta ganhar, mas temos de ganhar por 2-0, 3-1, 4-2, sempre com diferença de dois golos...

Eu digo sempre que ganhar 1-0 em casa chega para passar qualquer eliminatória na Europa.

É isso que mostra a nossa história. Quando ganhamos 1-0 em casa, passamos a eliminatória e quando perdemos por 1-0 fora de casa, fomos eliminados por 6 vezes e passámos por 4 vezes.

O jogo de quinta feira será até ver o mais difícil e importante do ano.

Mesmo sem o Estádio cheio há uma euforia na passagem á Liga Europa que pode ser perigosa.

Eu gosto de euforia, mas não gosto de arrogância.

O Benfica é superior ao Fenerbahce? Sim, é superior!

Mas que Benfica é superior? O Benfica cansado, exausto, com estádio a meio gás ou o Benfica dominador, positivo, atacante, confiante e apoiado pelo seu publico num Estádio esgotado?

É que mesmo que pareçam iguais, as situações são diferentes.

Sem três dos titulares habituais do Fenerbahce impossibilitados de jogar em Lisboa e com o regresso de André Almeida, Luisão, Enzo Peres e Lima há quem pense que isso significa fácil acesso á final da Liga Europa.

Não, isso significa apenas mais hipóteses de vitória, mas nada se ganha sem trabalho árduo!

O Estádio da Luz tem de encher, como encheu contra Steaua de Bucareste quando ganhámos 2-0 e carimbámos o passaporte para a final de Estugarda contra PSV Eindhoven e como esteve cheio contra o Marselha na meia final que nos levou a final de Viena contra Milão.

Então que se passa agora minha gente?

Vamos envergonhar a nossa História não esgotando o Estádio numa meia final Europeia?

Nestes dois jogos em 1988 e 1990 não havia crise? Esses jogos não foram disputados a um dia de semana? O público nesse jogos não foi determinante?

Então vamos lá encher o estádio, vamos lá encher as redes sociais de convites a amigos, familiares, sócios, simpatizantes benfiquistas e conseguir mais 20 000 pessoas que possam encher o Estádio da Luz na próxima quinta feira.

Faltam 56 horas para começar o encontro e os bilhetes estão a vender se...

Há casas do Benfica a organizar-se e a vender bilhetes, há as bilheteiras do Benfica, há o nosso site a vender bilhetes e há uma invasão turca de 3000 pessoas que entupiu a embaixada portuguesa de pedido de vistos.

Agora depende de nós meus caros amigos. Agora depende de nós.

Futebolisticamente eu antevejo muitas dificuldades, por várias razões que agora não interessa enumerar, mas a esperança nunca morre numa meia final em casa, porque essa é e será a ultima a morrer, apenas no final do encontro!

Se hoje vejo na Marca pessoas com esperança de recuperar um 4-1 e um 4-0 porque não podemos "remontar" - como dizem os espanhóis durante toda uma semana - o nosso resultado dum 1-0?

Claro que podemos mas com Estádio CHEIO é muito mais fácil.

Eu tenho Red Pass e não vou estar em Lisboa na quinta feira.

Estarei longe, no estrangeiro como estou grande parte do ano. No entanto, comprei o meu lugar para o jogo de quinta feira e o meu Red Pass está nas mãos dum benfiquista que ocupará o meu lugar obviamente.

Benfiquistas, vamos lá encher a Catedral e apoiar a 100%!

Antes de terminar, algumas palavras para Jorge Jesus.

O trabalho dele está feito. Nesta altura do ano, tudo depende da sorte ou azar, duma ou outra bola que pode ou não entrar, dum penalti que se marca ou deixa de marcar, dum jogador que por cansaço erra e deita tudo a perder...

O treinador agora depois duma época onde fez quase tudo bem - nunca me conformei com aquela exibição e opções em Moscovo - tem uma influencia mínima porque eles nem podem treinar, tal a sobrecarga de jogos.

Como Jesus dizia ontem, agora é regressar a casa, dar um dia de descanso e entrar em estágio para jogar na quinta feira. Depois será mais ou menos o mesmo para segunda feira, mas com a diferença de que o jogo na segunda feira será em casa outra vez e não haverá as viagens que rebentam ainda mais um plantel. 

Por isso estes dois jogos são decisivos e todos sabemos disso.

Se passarmos á final de Amesterdão e ganharmos a Estoril na segunda feira podemos ir ao Dragão descansar e depois jogar a final da Liga Europa, o jogo contra Moreirense e o jogo contra Guimarães, já psicologicamente recuperados e fisicamente melhores.

Estamos como sempre quisemos estar.

Eu coloquei uma nota no meu  telefone há muitos meses com todos os jogos do Benfica, as datas desses jogos e apenas falhei a final da Taça da Liga. 

Vendo agora o que se pode ganhar, bendita a hora que falhámos todos aqueles penaltis em Braga, mas nunca pensei que a equipa chegasse tão saturada física e psicologicamente depois de tantos embates num ano.

Com calma teremos de analisar o ano e dar mais equilíbrio ao plantel num futuro próximo, porque para se jogar estas altas cavalarias internacionais temos mesmo que reforçar ainda mais a equipa dando a Jesus mais equilíbrio e mais soluções.

Agora isso pouco importa e é com estes "Heróis" que contamos!

Falta menos duma semana para o final da nossa epopeia e para podermos carimbar o Passaporte para final da Liga Europa e para o sonho de chegar ao Dragão com 4 pontos de avanço.

Dizia-me um avisado adepto de futebol na quinta feira passada que "o Benfica ganha na Madeira, mas não ganha ao Estoril".

Pois bem, eu disse-lhe "que se ganhasse na Madeira não havia hipótese de perder em casa contra Estoril", mas agora já espero tudo!

E o primeiro que espero e que desejo é que o Estádio encha na quinta feira, depois espero que em prolongamento, em penaltis, em esforço, em sofrimento ou de qualquer forma se passe á final da Liga Europa e só depois pensarei no "meio zero" para ganhar ao Estoril. 

Força Benfica

1 comentário:

Hugo disse...

Totalmente de acordo! O Benfica está a fazer e bem o seu trabalho, só falta mesmo é o estádio cheio para apoiar 100% a equipa nestes jogos importantes que por aí vêm =) Ah e as apostas de futebol na betclic podem começar, o jogo contra o Fenerbahce está ganho, estou confiante ;) Somos grandes!