quinta-feira, 9 de maio de 2013

Começa com FCPorto 1 - Benfica 0

O ano passado escrevi que o Pinto da Costa entrou em campo no momento em que o Benfica perde em Guimarães e resolve preparar o clássico com o arranjinho escandaloso feito em Coimbra uma semana antes do Clássico.

Depois com Pedro Proença teve garantias que a arbitragem não seria prejudicial ao FC Porto na Luz e foi campeão...

Depois em Olhão e Alvalade foi apenas a confirmação que o Benfica não seria mesmo campeão !

Este ano, Pinto da Costa preparou o terreno de forma mais atempada e começou a pedir "Proença, Proença, Proença" no final do jogo no Estádio da Luz, como uma bóia de salvação para o título este ano e para o desgaste final de Jorge Jesus no Benfica.

Pinto da Costa é um homem inteligente e que controla todas as "mise en scene" deste nosso futebolzinho.

Enquanto eu escrevia aqui poucas horas depois do empate com Estoril que acredito no nosso título, Pinto da Costa confidenciou a todos os que com ele colaboram "que este ano já não foge".

É assim que isto funciona.

Nessa hora, a vergonha que qualquer comum mortal teria, Pinto da Costa não a tem.

Ele não quer saber das escutas, ele não quer saber de mais nada e apenas trabalha para os seus objectivos.

Então se o Pedro Proença é um dos seus árbitros protegidos desde há muitos anos, porque razão ele agora iria ceder colocando em perigo qualquer coisa?

Aí temos Pedro Proença segundo noticia avançada pela TSF e aí temos previsto o desfecho natural deste época. O problema é que ás vezes as coisas não acontecem como se prevêem!

Se alguns adeptos do Benfica celebraram o título antes de tempo - nem todos somos iguais - hoje todos os adeptos do FCPorto sabem que vão golear o Benfica, que Paços de Ferreira garante a Champions esta semana e que na próxima semana será um passeio em Paços de Ferreira.

Isto não é uma previsão! Isto na cabeça de todos os portistas é uma constatação real dum facto!

Se Benfica conseguiu (e muito bem) evitar Pedro Proença, Olegário Benquerença, Jorge Sousa, Artur Soares Dias e Carlos Xistra na maioria dos seus jogos, o FCPorto garantiu que "no matter what" o arbitro do jogo no Dragão seria o Pedro Proença.

Basicamente agradou-se a todos - não ao FCPorto que andou todas as semanas através dos seus comentadores, analistas e adeptos reconhecidos e condenar as nomeações de árbitros para o Benfica porque o que todos queriam é que estes cinco mosqueteiros apitassem mais vezes o Glorioso - e definiram-se as regras.

Todos nós sabíamos disso.

Aliás, eu na segunda feira já sabia que o Pedro Proença iria ser o árbitro e escrevi que acredito que vamos ser campeões e não retiro uma virgula.

Futebol é Paixão e é o ultimo reduto da irracionalidade. 

Eu acredito nos meus jogadores, eu acredito no meu clube e acredito que esta época para haver justiça, o Benfica deverá ser campeão.

O FC Porto, os seus adeptos, a sua estrutura, os seus dirigentes, os seus técnicos e os seus jogadores não acreditam que vão ser campeões!

Sabem que vão ser campeões.

È diferente.

Eles com esta nomeação confirmada começam a ganhar 1-0 antes do tempo.

Mas não é só aí que eles começam a ganhar.

O facto de termos tido ontem o dia preenchido com entrevistas para a antevisão da Liga Europa, criou aqui uma grande desvantagem para o nosso lado.

Passámos a semana a falar!

Falamos na segunda á noite sobre o clássico, falámos na quarta sobre o clássico enquanto os técnicos e jogadores do FCPorto andam caladinhos, tranquilos e concentrados no jogo aproveitando as frases confiantes dos nossos jogadores e técnicos para se motivarem, enquanto o Pinto da Costa e sus muchachos estão a fazer os outros trabalhinhos...

Diz se que o Benfica quer controlo anti doping no jogo com o FCPorto mas ainda não se sabe se há ou não há controlo...

O FCPorto acha que já foi controlado várias vezes este ano.

Sim é verdade, mas deveria ser mais uma a bem de TUDO!!!

Deveria ser controlado o FCPorto e o Benfica, claro está...

Os adeptos do FCPorto vão esgotar o Estádio da Luz com cachecóis a dizer "Tri Campeonato" enquanto os nossos adeptos dividem-se...

Os que acreditam são considerados de religiosos pois só com crença divina poderemos ser campeões - e logo eu que nem sou religioso - e os que não acreditam são os racionais, os evoluídos, os que sabem ver futebol...

Eu acho que se está a criar aqui uma divisão estúpida que espero não passe para os nossos jogadores.

Todos temos de acreditar.

Todos temos de acreditar, porque não nos resta mais nada. Não somos jogadores, não vamos jogar e o que temos que fazer é acreditar, apoiar e sonhar.

Sim, um portista disse me na segunda feira que "só te resta sonhar".

O sonho comanda a vida e sem sonhos ou objectivos não se evoluí.

Ele sabia que ia ter Proença, ele sabia que ia ter um ambiente adverso ao Benfica, ele sabia que nestas ocasiões o FCPorto falha 1% e ganha 99%...

Sim, ele sabia tudo isso e ele acha que eu não sei isso também?

Mas o que querem que faça?

Chore antecipadamente?

Não meus caros, nunca!

Acredito, Acredito, Acredito, mesmo estando a perder 1-0 já no inicio do jogo. 

Serão dificuldades extremas, mas quero acreditar que no apito final, poderemos sorrir.

Palavras de apoio para os nossos adeptos heróicos que vão ao Estádio do Dragão.

Eu nunca aí perdi e só por completa indisponibilidade profissional não estarei no Dragão.

Estarei em Amesterdão, mas não posso mesmo ir ao Porto.

Aí ganhei com Nuno Gomes e Koeman, ganhei com Coentrão, Javi e Jesus e empatei com Quique Flores e Proença no famoso penalti do Yebda.

Nunca aí perdi in loco e este ano, se qualquer um destes resultados se repetir, eu estarei feliz no final do jogo mesmo que do outro lado do Atlântico!

Os portistas sabem que são campeões, os sportinguistas sabem que o Benfica vai perder tudo "como eles" esta semana - que pequeninos são e que complexados são com o Benfica, irra...  - e os benfiquistas estão divididos...

Com os outros posso eu bem, mas o meu apelo é para que TODOS sem excepção acreditem e pensem positivo.

Ao contrário do que os evoluídos pensam, ser pessimista é o sentimento mais portuguesinho que existe, porque podem sempre dizer no final do jogo com Dragão que "em bem avisei que íamos perder no Porto e bem avisei que não podiamos ter empatado com Estoril"...

Sim, nós sabemos disso tudo, mas isso agora não importa.

Alguem me dizia um dia no Estádio da Luz que os benfiqusitas são os autênticos "nuvens negras"... Desistem por qualquer coisa e deixam de acreditar em 2 segundos..

Jorge Jesus quando questionado sobre esta exacta expressão disse que não vê nenhuma nuvem negra e tentou transmitir tranquilidade, calma e positivismo aos adeptos!

Acreditem, mostrem que acreditem e não tenham vergonha de assumir a paixão e o sonho!

Esconder essa esperança é dos fracos!

Vamos ao Dragão para sermos campeões e só nos resta ACREDITAR!

Com o Proença a apitar já jogámos 25 partidas e ganhámos 11 delas o que significa 44%...

Eu já conquistei coisas na vida em que tinha menos de 44% de hipóteses de conquistar por isso não sei porque havemos de chorar.

Apenas temos que pensar que estamos a perder 1-0. Só isso!

Alguém um dia disse :

"Pedro Proença faz um grande favor ao Benfica se nunca mais apitar um jogo nosso!"

Quando Luis Filipe Vieira disse isto, tinha acabado de perder o campeonato com um golo em fora de jogo na sua casa...

Mal ele sabia que o ano seguinte, Pedro Proença apitaria o jogo do título disputado entre Benfica e Porto no Dragão!

Mas há alguma vergonha neste futebol?

Força Benfica

Força Benfica

Força Benfica

8 comentários:

Anónimo disse...

Joguem à bola mas é.
Eu acho que é a vossa sorte ser este arbitro.
Já prejudicou demais o benfica, qualquer uma das outras hipóteses estaria mais à vontade para roubar para o porto e falo de Artur Soares Dias e Jorge Sousa.
O Jesus e o gabriel que se preocupem em recuperar as pernas dos jogadores e a cabeça e não se preocupem com o arbitro.

Anónimo disse...

A nomeação do Proença para sábado além de escandalosa é ILEGAL! Nos regulamentos da Federação diz que qualquer árbitro que tenha dirigido um jogo de um clube, não pode voltar a apitar um jogo desse clube em menos de 5 jornadas! Ora, o Proença esteve no corruptos - SC Braga na 25º jornada e este corruptos - Benfica vai se disputar à 29ª jornada! POR ISSO, ESTA NOMEAÇÃO É ILEGAL!

Vicente Guedes disse...

Os pessimistas como eu - assumo - não o são para no fim poderem dizer "eu bem avisei". De facto, isso seria um pensamento pobrezinho. Se estou pessimista é porque a realidade a isso me leva. Se diz que o FC Porto falha 1% e ganha 99% em ocasiões como esta, se eu me habituei, em 23 anos de vida, a ver o Benfica a falhar 99% e a ganhar 1%, por que raio hei-de estar confiante?! O Fc Porto está a discutir o título por mérito e não vai desperdiçar a oportunidade de nos humilhar mais uma vez. Se fosse ao contrário, se estivéssemos nós atrás tanto tempo e tantos pontos já teríamos entregado o campeonato, como sempre fazemos. Eles não.
É evidente que esperança existe sempre, mas convenhamos, está tudo do lado dos maus. Se tivesse que apostar muito dinheiro neste jogo não teria dúvidas em mete-lo todo no FC Porto. E não me considero menos benfiquista por isso.
Fui dos que nunca atirou foguetes antes do fim, defendi, e mantenho, que o melhor teria sido o BEnfica ter perdido logo com o Leverkusen. A Liga Europa diz-me zero e agora, muito provavelmente teríamos o campeonato resolvido. Assim temos uma equipa cansada, como sempre, e a pensar na final da Liga Europa como nunca. O próprio JJ assumiu que em termos de carreira, tanto para ele como para os jogadores , seria melhor ganhar a "Lig'Éropa". Enfim, só se desilude quem se ilude.
Não é por isto que vamos estar mais divididos ou mais unidos. Estamos todos a torcer pelo Benfica.
Um abraço. é sempre um prazer ler os seus posts.

P.S.- Espero poder engolir tudo isto no sábado às 23h00.

Manuel disse...

Pios eu penso que vamos ganhar por 3-1.

1) Os gajos ficaram eufóricos quando o Benfica empatou. Até foguetes lançaram no Porto, imaginem bem! Então agora quando souberam que era o Proença ainda mais convencidos estão que vão ganhar! Contar com o ovo no cú da galinha nunca foi uma estratégia de vitória. Os benfiquistas que o digam!

2) Estão há não sei quantos anos sem perder no Ladrão. Eu estudei estatística e sei muito bem que pela lei das probabilidades está cada vez mais perto o dia em que irão mesmo perder. Penso que será agora!

3) O Benfica empatou lá o ano passado quando tinha uma equipa pior e eles tinham o boneco verde ensopado em amarelinha! Não custou nada!

4) Na Luz, empatámos mas podíamos perfeitamente ter ganho por 4-0! Os dois golos deles foram duas ofertas da nossa defesa (Garay e Artur) e tivemos uma bola ao poste do Cardoso e outra bola à figura do Helton do Salvio. Eles não tiveram mais nada!

5) Estamos com muito mais ritmo competitivo do que eles. Este ano os jogadores na Europa já experimentaram ambientes intimidatórios, na Alemanha e na Escócia! Estão vacinados! Como equipa eles não são melhores do que os alemães.

6) Eles estão convencidos que estamos rebentados fisicamente. Não estamos e iremos prová-lo. Cinco dias de descanso chegam perfeitamente. Que aliado a um ritmo superior competitivo irão ter a surpresa da vida deles.

7) Eles irão marcar primeiro. Depois recuperamos e no final ganhamos 3-1, com os 2 últimos golos no último quarto de hora!!


Viva o Benfica!



Anónimo disse...

O sr dr Rui Gomes Silva disse .

"Se quiserem castiguem-me pelo que vou dizer, não tenho a mínima preocupação. Após a nomeação do senhor Pedro Proença para o jogo de sábado, só se pode chegar à conclusão que este campeonato está comprado. Isto é uma vergonha, é um escândalo, é corrupção."

AS PALAVRAS PARA MEMORIA FUTURA FORAM DITAS PELO DR RUI GOMES SILVA. DISSE ESTA DITO .

Manuel disse...

Off topic mas muito importante. Do nosso amigo Grão Vasco.


"Pois é!
A mala até nem foi muito carregada.
O orçamento foi baixo. Sómente 14 x € 25.000. O que perfaz a módica quantia de € 310.000 euros.

Nem foi preciso muita alpista para pôr catorze canários a cantar na Luz!

PS. De fonte seguríssima!"

O dinheiro nestes casos funciuona domo doping! Quando os vi correr daquela maneira ainda pensei que fosse da amarelinha. Agora já sei!

Os tipos são uns corruptos!
Eles compram tudo, mas mesmo tudo! Isto mais não é do que compra de resultados! Vulgo viciação de resultados!

Eu estou à espera que os tipos das Finanças e o MP investiguem isto pois isto é crime!
Fuga aos impostos e branqueamento de capitais! Dos dois lados!

Anónimo disse...


Depois de tanta arrogância, soberba o destino.
É isto o benfiquista moderno ma lingua,dizer mal do arbitro antes sequer do primeiro apito.Uma condenação por pre-crime, mesmo depois de verem o guarda redes entrar com a bola dentro da própria baliza na semana anterior, ou noutro jogo poderem ceifar os adversários na grande área ,cardozo puxou camisola do arbitro, é tudo limpinho. Depois vestem a capa de justiceiros vermelhos e lançam suspeições de pozinhos e dinheirinhos . Resumindo a hipocrisia habitual.

O catedrático não percebe nada de estratégia, é só tactica do pontapé pa frente, bloqueios, segundas bolas -como o VP disse na primeira volta. Sempre os mesmos truques o jogador cobre a bola encosta-se ao adversário e pumba atira-se para o chão para a faltinha da praxe. Um treinador posto num pedestal pela impressa vermelha, tal como o jogador Matic. Um atleta de excepção mas como jogador de futebol o witsel põe-o no bolso. Não finta não tem visão mas aplica a táctica exemplarmente.

Realmente o benfica começou a ganhar um zero, mas acabou ajoelhado aos 91 min.
Melhor do que dar 5 só mesmo assim.

Pena não poderes tar presente para testemunhares o êxtase de 50 mil almas ao minuto 91, algo que nunca verás no teu clube.
Não sabes o que és ser enxovalhado pela impressa vermelha e a opressão da capital. No dia do jogo aparece uma figurinha , um CEO duma empresa monopolista com saudade do tempo da velha senhora a dizer que o que era bom para o PIB, era o benfica ser campeão. Que saudades do "benfica, fado e fatima" do antigamente.

Flashback:
"A Académica fez muito anti-jogo, constantemente." JJ
"A Académica não joga um c... e tem de descer de divisão", são as declarações atribuídas por Edinho a Jorge Jesus, depois de um final de jogo

As minhas condolências pela evaporação da ilusão do benfica do antigamente, mas com um recaucheteiro que apanha 40 milhoes e vai gasta-los no Brasil também não vão longe.

Anónimo disse...

Há uma clínica lá para os lados da luz. A própria BostaTV publicita-a de forma insistente. Não há necessidade de fazer figurinhas, manchando a sanidade mental de uma massa adepta, seja de que clube for.