quinta-feira, 16 de maio de 2013

Entrega no relvado, renovação no papel




Começo por dizer que não gosto de vitórias morais e esta em Amesterdão não foge á regra.

Perdemos o jogo e perdemos a final.

Por um canto se ganha, por um canto se perde e desta vez voltou a sair-nos a fava aos 92 minutos.

Isto não invalida que independentemente da derrota e noutro plano, o Benfica tenha feito em Amesterdão aquilo que fez em vários jogos este ano - um grande jogo, com muito posse de bola mas surpreendentemente com muita cerimónia no ultimo terço do campo.

Com decisões mais definidas no ataque, o Benfica teria ganho o jogo de forma fácil, construindo essa vitória na primeira parte.

Na segunda, alem dos golos fica-nos na retina uma grandíssima oportunidade de Lampard á barra e outra enorme oportunidade de Cardozo para grande defesa de Peter Cech.

Alem destas duas, o Benfica ainda teve mais uma ou outra chance - até depois do segundo golo - mas não concretizando, acabou por perder...

Agora há que agir rapidamente e definir as bases do tal projecto que Luis Filipe Vieira falou ontem.

Para que conste, eu não acho que Jesus seja imprescindível neste Benfica.

Temos um bom plantel, temos uma boa estrutura no futebol e acredito que outro treinador de TOP poderia ter resultados semelhantes aos de Jesus a nível de valorização de activos e, quiçá maior conquista de títulos.

Logo, não acredito em insubstituíveis e Jorge Jesus poderia sair no final desta época, sem que grande mal viesse ao mundo benfiquista.

O problema é que esse cenário não é realista pela simples razão que Luis Filipe Vieira não aceita arriscar qualquer outra opção.

E posto isto, não serve de nada estarmos a pedir a cabeça de Jesus ou a escrevermos mal do nosso treinador.

É inútil.

Temos pelo contrário, que apoiar inequivocamente!

Sendo assim, o que será ideal é o nosso presidente assumir o que disse depois do jogo do Fenerbahce, depois do jogo de ontem e assinar com Jorge Jesus, o mais tardar amanhã..

Se hoje fechasse o contrato, amanhã o assinasse e anunciasse á noite, marcava uma posição importante antes das possíveis derrotas na Liga e/ou Taça de Portugal.

Assim, independentemente do que acontecer este domingo e no Jamor, Jesus teria a confiança do clube, desde já...

O problema é que ter a confiança do presidente não significa que tem a confiança do clube ou até mesmo da direcção, mas com contrato assinado, o compromisso ficaria oficial.

Como Luis Filipe Vieira afirmou mais que uma vez, Jorge Jesus é o seu treinador, não assinar com ele fará do próximo treinador uma segunda escolha.

Politicamente - e é duma decisão política, estratégica e de "projecto" que se trata - o timing é agora...

Repito que se o presidente quer manter Jorge Jesus, a altura de o fazer é hoje ou amanhã, antes da decisão da Liga.

Esperar por segunda, 20 de Maio ou segunda 27 de Maio para o anuncio desta decisão é jogar no limite e arriscar muito...

Se perdermos Liga e Taça de Portugal, Luis Filipe Vieira fica com menos margem de manobra para este anuncio e a contestação durará todo o verão.

Repito que não simpatizo com muitas das frases, ideias e forma do nosso treinador e a comunicação continua a ser um calcanhar de Aquiles - para quê falar da hipótese de disputar a champions o próximo ano na Luz, quando está na conferencia de imprensa da final da Liga Europa este ano? - que Jorge Jesus deveria melhorar.

O problema é que burro velho já não aprende e esse é o seu ponto mais fraco.

Parece-me que não aprende a ser humilde, não aprende a ser calmo e não aprende a chave para ganhar títulos, que é algo muito importante.

Quando se conhece bem a maneira de jogar do Benfica, como Vitor Pereira conhece, não é dificil anular o nosso jogo. 

O Benfica tem pontos fracos e é previsível nalguns momentos. Jorge Jesus tem que ser mais criativo e tem de conseguir criar alternativas ao seu jogo e obviamente evoluindo.


Assim mesmo, com reforço da defesa - um defesa esquerdo, um defesa direito e um central bom para o lugar de Garay - com as contratações dos sérvios para o meio campo e com a manutenção do mesmo meio campo e ataque desta época, a equipa pode continuar a lutar por tudo!

Neste momento, palavra para o senhor presidente e para Jorge Jesus que agora estrategicamente se está a fazer de difícil...

"Esta derrota vai fazer me repensar muitas coisas"

Isto disse Jorge Jesus na conferencia de imprensa e na zona mista, ontem...

Para quem lida com media, sabe que Jorge Jesus queria com esta frase repetida e premeditada criar um sound byte para os próximos dias.

Todos pensavam que era o Benfica que poderia não querer Jorge Jesus e agora é ele que cria um tabu, tornado se "difícil" ou "fazendo-se de difícil"

Para mim, difícil, difícil é acreditar no título este domingo.

Eu acredito ainda - como tenho escrito - mas com remotas hipóteses tendo em conta a energia negativa que necessariamente se contagiará de Amesterdão para o Est;adio da Luz este domingo, a juntar ás alarvidades e teorias da conspiração que ouvi ontem acerca do jogo do FCPorto em Paços de Ferreira.

Se cada jogador do Estoril recebeu 25000€ para ganhar ao Benfica como se diz á boca cheia nos meandros do futebol - não faço ideia da veracidade destas afirmações - e sendo uma equipa do Sul, que promiscuidade se está preparando para domingo, com duas equipas vizinhas e amigas?

Espero que o Paços, os seus jogadores e os seus técnicos não manchem no último jogo, a boa imagem que deixaram durante a época!

Será muito mau, serem o Nacional da Madeira - parte 2...

Domingo lá estaremos mas com a esperança quase morta, ligada a máquina...

Como se diz:

Enquanto há vida há esperança!

Força Benfica


9 comentários:

Da Velha Guarda disse...

Excelente post.
Temos que ser frios e pensar que o Glorioso está acima de tudo.
Saudações Benfiquistas.

Anónimo disse...

Nem num post sobre a "grande" exibição do benfica deixas usar a maledicência .
Mas como és benfiquista eu dou-te um "desconto".

Mais um ano que nao daras os parabens ao clube ganhador do campeonato portugues e ao seu treinador. Mas olha eu dou-te, a ti e ao teu treinador (que seja tambem para o ano) os meu parabens pelo campeonato e liga europa.


Ciao e mais uma vez:
PARABENS!!!!

Manuel disse...

Concordo com tudo, mais ou menos.

Em relação ao Paços, temos de ter consciência do que se passa:

"Triste, é saber que há Jogadores do Paços de Ferreira, BEM COMO SEUS FAMILIARES, AMEAÇADOS DURANTE OS ÚLTIMOS DIAS, por DELINQUENTES, FANÁTICOS OU ATÉ CRIMINOSOS, que fazem o trabalho sujo de um certo clube. Penso que alguém deveria denunciar esta situação.

(andrebaros, in A Bola 16-05-2013 - 15:49)"



Esta é a cultura dos corruptos que já dura há 3 decénios. Só conseguem ganhar com jogadas "corruputas" e criminosas.

Penso que não seja necessário colocar aqui a longa lista de violências nos últimos 30 anos que daria 3 ou 4 páginas A4!

Miguel disse...

Chega de Jesus!!!!

É inacreditável o que eu tenho visto e ouvido, como é que ainda há benfiquistas a querer o JJ no Benfica, mesmo depois de não ganhar NADA há 3 anos consecutivos. Repito, o porto vai ser tricampeão. Para quem não sabe, o JJ ganha mais do dobro do que qualquer outro treinador da liga portuguesa, INCRÍVEL.

Os portistas até gozam com a nossa cara, e é mesmo motivo de gozo. Como o Vitor Pereira diz "o JJ devia continuar no Benfica" pudera, enquanto ele lá continuar o Porto vai ganhando títulos.
Chegar a uma final europeia? Que grande feito, ainda há 2 anos o Porto não só chegou a uma como a ganhou.

É tempo de os benfiquistas reflectirem o porquê de o Porto ganhar tudo e o Benfica não ganhar nada durante anos a fios.

Não tenho dúvidas que se o nosso presidente fosse o Pinto da Costa o JJ não ia embora este ano, tinha ido logo no primeiro ano que não foi campeão. Essa sim é a grande diferença de mentalidades, no Porto não há margem para errar, por isso é que eles ganham tudo. Até mesmo o VP que foi campeão, já se fala que vai embora do Porto.
Nos grandes clubes as coisas funcionam (deviam funcionar) por objectivos, o treinador ganha títulos, excelente. O treinador não ganha, vai embora.

E poupem-me desse discurso, que o Benfica já não jogava da forma que joga há anos. Se calhar é mesmo esse o problema, a direcção HORRÍVEL que temos, que anda a consentir uma cambada de INCOMPETENTES que tem passado pelo Benfica. E esta vontade tremenda do Vieira em querer que o JJ lá continue, confirma isso mesmo. Com grande tristeza e como benfiquista digo, quem me dera que o meu presidente fosse o Pinto da Costa e não o incompetente do Vieira.

Chega de Jesus no Benfica, o 12º jogador do Porto. Não passa de um arrogante, que nem falar sabe. Não ganha nada e ainda anda a afundar os cofres do Benfica há 4 anos.

Esta cambada que anda no Benfica nos últimos anos tem aniquilado o verdadeiro Benfica que existia no tempo do Eusébio, o próprio Porto já ultrapassou em títulos o Benfica.

O Benfica é o clube com mais adeptos, com mais dinheiro, com mais força publicitária em Portugal, é inadmissível a quantidade de títulos que o Benfica ganhou comparativamente ao Porto nos últimos anos. A continuarmos assim, qualquer dia o Benfica não tem adeptos, a tendência é que os adeptos aumentem nos clubes ganhadores.
Enquanto Benfiquistas temos de mostrar o nosso descontentamento, é tempo de dizer BASTA!

Saudações Benfiquistas!

O Benfica Sou Eu disse...

Da Velha Guarda, Obrigado pela msg...

Anónimo portista, gosto que por aqui escrevas, mas nao antecipes cenários que nao podes controlar. Este campeonato terá um vencedor justo, mas pode nao ter o vencedor com melhor futebol. Esse foi o Benfica, mas repito que o FCPorto será um vencedor justo se ganhar ao Paços - ou se fizer o mesmo resultado que Benfica.

Aparece por aqui que nao tenho problemas em dar os Parabens ao FCPorto e ao bi campeao Vitor Pereira.

Hoje o teu colega Rui Moreira pergunta no jornal A Bola se "alguém acredita que o FCPorto vai deixar fugir o título?"... Eu levantei envergonhadamente a mão, mas eu sou maluquinho!

Manuel, o problema nao é os Super Dragoes estarem ou nao a ameaçar jogadores e familiares do Paços de Ferreira. O problema é esses jogadores nao fazerem queixa ás autoridades pactuando e sendo cúmplices dessa situação. Eu nao acredito que o lobby e a pressão se faça dessa maneira...

Como escrevi no post, contaram me várias coisas em Amesterdão, mas eu prefiro acreditar num momento de sorte do Paços e de infelicidade do FCPorto. Nao pode ser azar sempre para o mesmo lado...

Miguel, muito bem fundamentado o teu texto.

Como tu, muitos benfiquistas acham que Jesus ganha muito dinheiro para o que nos dá e sao opinioes legitimas.

O que eu sublinhei é que com esta direcção, este será o treinador. Será o nosso treinador!

Disse que acho que o timing para a assinatura é agora antes dum possível descalabro na Taça de Portugal e/ou perca da Liga.

Mas a minha opinião é apenas isso... Uma opinião que pode estar errada.

Apareçam, comentem, opinem e encham o estadio no domingo!

Nuca se sabe quando a depressão se cura as 830pm deste 19 de Maio!

Força Benfica

Anónimo disse...

É deveras muito estranho o presidente do F.C.Porto ter aparecido com um cachecol a dizer "tri campeão" antes do jogo com o Paços de Ferreira começar, como também foram os dois lances de golo do Porto.
Dá a noção que o jogo já estava combinado e, portanto, não havia hipótese de discutir o jogo de uma maneira legal e desportiva.
No entanto, esta parece ser a maneira de actuação do presidente do F.C. Porto, para que o seu clube ganhe hegemonia em relação ao Benfica, como também a Lisboa.
Na sua lógica, tudo deve ser usado para que o seu clube seja o melhor.
Nesta época, pude reparar que em muitos jogos do F.C.Porto no Dragão, o árbitro expulsou um jogador da equipa adversária, abrindo caminho a uma vitória do clube da casa. São demasiados exemplos, dando a entender prévios acordos com a arbitragem.
Julgo que o bom funcionamento do nosso desporto rei só poderá prevalecer no dia em que esta figura sair de cena, pois estando dentro só mostra que nada irá mudar.
Saudações benfiquistas

Anónimo disse...

Continuo à Espera.

Anónimo disse...

Ainda tou à Espera.

Anónimo disse...

Mas sera que são todos?
VIPs

Vou esperar sentado.