quarta-feira, 15 de abril de 2009

O candidato da blogosfera

Sou um leitor assíduo de vários blogs "vizinhos" que diariamente escrevem sobre o Benfica. Leio muitos e apesar de não comentar tanto quando queria, opino mentalmente e tenho boa impressão de todos quantos escrevem em blogs encarnados. Posso concordar ou discordar, como muitos podem concordar ou discordar dos meus posts em determinadas alturas, mas tenho um respeito enorme por cada um dos que por esta blogosfera vai opinando sobre o nosso glorioso.

Não tenho uma estratégia de marketing associada ao meu blog e os meus leitores são outros bloggers ou alguns curiosos que por aqui passam. Repito que tenho o maior respeito por todos que escrevem em blogs encarnados e na minha modesta opinião acho que quantos mais formos, melhor.

Há um mês foi anunciado oficialmente através do blog "Novo Benfica" o primeiro candidato oficial a Presidente do Benfica nas eleições de Outubro.

Esse anúncio feito por Bruno Carvalho no blog onde escreve marca uma nova maneira de ver as candidaturas ao maior clube nacional e maior clube do mundo. Este candidato torna-se oficialmente no primeiro candidato da blogosfera e penso que nas próximas décadas podem-se repetir outras candidaturas que surgirão de blogs ou de meios "não tradicionais". Isto só prova que este meio é já importante e apesar de não ser um dos mass media tradicionais tem peso junto de um público obviamente formador de opinião.

Quem quiser saber o que pensa Bruno Carvalho sobre os vários pontos relacionados sobre o Benfica basta ir ao seu blog, clicar no seu nome e ler tudo o que este candidato pensa ou pensou em vários momentos da vida do clube. Eu não preciso de voltar a ler porque já li a maioria dos seus posts como aliás dos seus colegas de blog.

Neste momento, aplaudo a forma que este candidato escolheu para se dar a conhecer e parece que pode obviamente chegar a Outubro com notoriedade suficiente para pelo menos ser ouvido.

Para quem não sabe, o Benfica é, foi e será sempre um bastião de democracia em Portugal. Para mim, cada vez que se fala em candidatos à presidência do Benfica, tenho a opinião que sendo sérios, nunca são demais. No entanto, a democracia às vezes tem coisas estranhas. Uma delas é permitir que se candidate alguém que não tenha o mínimo perfil para o lugar. Guerra Madaleno era um desses candidatos mas existiram mais ao longo da nossa história. Um destes erros de casting inclusivamente chegou a Presidente e depois de Presidente a presidiário.

Não conheço este Bruno Carvalho, mas parece-me ser alguém bem preparado e que sabe o que diz. No entanto, não concordo com a maior parte das coisas que pensa e parece-me que exagera num discurso quase sempre assente na critica fácil à gestão desportiva do futebol. Muitas das suas ideias são ideias alicerçadas em factos indesmentíveis e inspirados em exemplos de outros clubes - onde o FCPorto é a sua grande matriz - mas que não chegarão para motivar as hostes encarnadas.

Apesar disso vejo nesta candidatura apenas pontos positivos. Este candidato parece-me ser alguém educado na forma, apesar dos erros de palmatória que cometeu depois de assumida a candidatura.

A sua ideia de antecipar as eleições é apenas uma manobra para ter mais protagonismo e algum destaque de media. Este senhor é alguém que tem um MBA em Marketing e saberá algumas das regras básicas de comunicação. Tal como ele, eu também conheço algumas...

No entanto, como Benfiquista deve saber que as eleições no nosso clube são normalmente em Outubro e não é pelo facto de o Presidente novo não ter preparado a época que isso tem sido impeditivo de entrar em funções em Novembro para continuar o trabalho e arrumar a casa nos primeiros meses até que prepara a época seguinte como a sua primeira época a full.

Tem sido assim e não se verificando uma situação extrema de calamidade organizativa/financeira ou de saúde pessoal do Presidente não me parece de todo desejável que se antecipem as eleições. O candidato Bruno Carvalho acha o contrário e segundo ele "a tradição já não é o que era" mas se foi assim antes, porque não será em Outubro de 2009?

Obviamente que com esta sua ideia, não conseguiu nada mais que alguns recortes de jornais para juntar ao seu press clipping de candidato e na sua estratégia de aumento de notoriedade junto de um público que é muito castrador. Todos nos lembramos que Vale e Azevedo perdeu contra Manuel Damásio e depois ganhou contra Luís Tadeu passados três anos. Aliás estes ciclos Manuel Damásio/Vale e Azevedo são autenticas páginas negras na história recente do nosso dirigismo e daí aparecem muitos dos problemas desportivos que fazem com que nos últimos 15 anos apenas tenhamos conquistado um título. Será que a ideia deste Bruno Carvalho passa por ser candidato agora para perder por poucos e depois ser candidato para ganhar? Veremos se será assim...

Além desta má ideia de antecipar as eleições, o candidato Bruno Carvalho é demasiado crítico em relação a tudo o que tem a ver com o futebol do Benfica e muitas vezes, para dizer algumas das suas verdades dá o (mau) exemplo do FCPorto. Nem tudo o que o FCPorto faz é bem feito, nem todas as suas compras são acertadas, nem todos os seus métodos são legais. Não podemos duvidar de muitos dos seus méritos, mas também não podemos "endeusar" o que não deve ser "endeusado". Mesmo no caso paradigmático da "maravilha do seu futebol" e dos seus excelentes resultados versus a mediocridade total do futebol do Benfica, temos que ser sérios na análise. Há 3 jornadas separavam-nos 2 pontos para esse colosso europeu. Na Champions essa equipa maravilha, leva 4 do Arsenal, perdem em casa com Dínamo de Kiev, não ganham um sequer jogo à ridícula equipa do Atlético de Madrid e são eliminados em casa pelo Manchester United. Há bem pouco tempo, o Benfica elimina o campeão europeu Liverpool com duas vitórias e sem sofrer golos nos dois jogos. Podemos e devemos fazer melhor mas é importante admitir que nem tudo está mal no Benfica.

Quero acreditar que este candidato também acha que nem tudo está mal no Benfica. Entendo que como homem que vive fora de Lisboa, lhe meta confusão a maneira como algumas pessoas utilizam o Benfica. Nesse particular escreve ele que os assessores jurídicos e assessores de comunicação parecem estrelas mediáticas quando na verdade não passam de assessores jurídicos e assessores de comunicação. Para quem tem uma escola humilde e sensível - que não sei se será o caso - pode fazer confusão a atitude e body language desta dupla meio surreal.

No entanto, não estou aqui para comentar ou criticar as suas opções. Provavelmente pronunciar-me-ei noutra altura do ano, de forma mais calma e com mais dados sobre outros candidatos. Uma coisa lhe digo - quem tem um pouco mais de informação, cultura e know-how sobre algumas das questões relacionadas com gestão, marketing, merchandising e pensa que com isso sabe gerir futebol engana-se. O nosso futebol tem especificidades muito próprias como aliás dizia no último post. Gerir um negócio onde na entrada para a 22ª jornada estamos a lutar pelo maior objectivo do ano e a 2 pontos do primeiro e depois passados três jornadas - à entrada para a 25ºª já estamos a 8 pontos de distância desse primeiro faz com que entendamos todos que a humildade é sempre o melhor e mais correcto caminho.

Entendemos todos que com algumas mudanças se podia melhorar muitas coisas. Cada um de nós bloggers damos ideias e não tenho dúvidas que qualquer um de nós acha que se fossemos Presidentes ou membros da direcção tudo seria diferente para melhor. Dessas ideias que todos damos, existem algumas boas, outras más, umas mais exequíveis que outras, outras mais megalómanas. Todos opinamos nestes cantinhos de liberdade e a verdade é que em cada um de nós está um potencial candidato, potencial treinador, potencial gestor, potencial director técnico, potencial jogador ou potencial simples adepto.

Penso que é importante respeitar sempre quem serve o clube e mesmo com as diferenças que nos caracterizam nunca ser um foco de instabilidade enquanto não se entra no normal período mais hard-core da campanha eleitoral. Neste momento a equipa e o clube precisam de calma e tranquilidade. O nosso Presidente ontem deu um sinal claro de que mudou o diapasão e aposta agora numa ideia de estabilidade assente na manutenção de toda uma estrutura de futebol que teima em não acertar. Parece-me óbvio que esta é a solução correcta mas entendo que o populismo do ano de eleições possa mudar a sua opinião, caso disso dependa a sua eleição para comandar mais três anos os destinos do Benfica.

O clube nos próximos 20 anos vai ter que viver uma revolução ideológica que adapte o Benfica definitivamente para o século XXI. Nesse sentido, sangue novo é importante para que se apliquem algumas ideias que ajudem a implementar essa revolução na gestão e na direcção desportiva - especialmente no futebol.

Vem aí um ciclo importante - pagamento do estádio, renovação ou não dos contratos de transmissão televisiva, consolidação do grupo empresarial que existe neste momento debaixo da marca Benfica e aumento dos sócios e do esquema de descontos que muito bem se começou nos últimos anos. Depois deste ciclo e com aumento de receitas e com acerto na parte desportiva, melhor aproveitamento da formação e ganhando títulos o Benfica pode claramente voltar a ser o colosso que todos queremos que volte a ser. Para isso acontecer há que passar por estes anos onde a parte financeira ainda não está estável e onde a parte desportiva ainda não dá os frutos que todos desejamos.

Sinto que com tudo certo, o próximo mandato vai dar títulos importantes ao glorioso seja com Luís Filipe Vieira, com Rui Costa, com Bruno Carvalho, com Bagão Félix ou com qualquer outro. Neste momento sei que a simpatia com que aceito qualquer candidatura legítima à presidência do Benfica é inversamente proporcional à vontade que tenho em votar neles. Muito dificilmente alterarão o meu rumo, mesmo sabendo que há muita coisas a mudar.

Neste momento, meu caro consócio Bruno Carvalho, o meu voto está longe de apoiar a sua candidatura. Quanto mais tempo passa mais hipótese tem de apresentar as suas ideias, mas tem de pensar que depender dos resultados do futebol para pensar em ser Presidente é redutor e não é sério. Lembre-se que todos os grandes presidentes do nosso clube foram pessoas sérias, cultas e não oportunistas. O seu trabalho até Outubro é parecer sério. Se conseguir parecer sério em Outubro já se deve dar por muito contente. Seja sério nas análises, critique educadamente o que tem der ser criticado, dê boas ideias - se as tiver - ajudando a que o Benfica seja melhor e mais forte a partir de Outubro. É esse o objectivo principal dum candidato a Presidente do maior clube do mundo. Entender as tradições encarnadas, conhecer a História e ser digno desse papel de candidato contribuindo positivamente para o engrandecimento do clube.

Ganhar ou perder as eleições depois será secundário porque depende sempre da vontade democrática do voto. Por tudo isto que referi, saúdo a sua candidatura a quem chamo de candidatura da "blogosfera" mas não a apoiarei com o meu voto. Soube hoje que contratou uma equipa de comunicação espanhola para tratar de parte da sua campanha. Como a notícia que li era tão pequena acabei por não entender qual será o trabalho específico dessa agência. Não se esqueça que as especificidades do "terceiro anel" não se sentem à distância - do Porto - ou de outro país - mesmo que separados apenas por uma fronteira.

Veja o exemplo do nosso futebol que você tem tanto criticado. Quique Flores não é a aposta certa com resultados rápidos pela simples razão que se entende que a aprendizagem do nosso futebol por parte de um espanhol demora tempo.

Um candidato Benfiquista terá que entender esse terceiro anel, terá que saber estar com o povo e dar-se com as elites, terá que ter a humildade e humor popular, terá que ter a cultura das artes e a inteligência para entender o público a quem se dirige. Será que essa sua agência espanhola entende todas estas variáveis?

O fenómeno Obama, que acompanhei de perto, não se limitou à mudança pela mudança. Nos dias que correm esta mudança faz-se com vários factores desde imagem, carisma, competência, capacidade de liderar, de motivar e de entusiasmar o publico a que se dirige. Duvido que essa agência "que ajudou Florentino Perez a ser eleito" o possa ajudar a chegar a presidente do Benfica e a dar-lhe esses atributos que manifestamente duvido que tenha.

Não há problema nenhum em não ser Presidente do Benfica, nem em perder uma guerra que não tem obviamente derrota. No nosso clube e na nossa democracia ser candidato a Presidente com ideias e sugestões é sempre positivo e desejável.

Infelizmente para si, não conte com os meus singelos 20 votos mas conte com o meu aplauso se aqui estiver pela positiva. Se estiver a torcer pelas derrotas do Benfica para com isso criticar por criticar, além de não contar com os meu voto, contará com a minha oposição directa que não serão nem mais nem menos que estes mesmos singelos 20 votos.

Pense sempre no Benfica e nunca nas suas ambições pessoais. O Benfica é obviamente maior que todos os seus adeptos ou possíveis candidatos.

Desejo-lhe boa sorte, na esperança que faça uma campanha pela positiva e sem a obsessão desse poder de Presidência que muitas vezes cega a clarividência que se deseja em todos os momentos do nosso Benfiquismo.

Força Benfica

4 comentários:

Anónimo disse...

Na semana mais difícil para o Benfica apareceu Bruno Carvalho, oportunista como o seu ídolo corrupto. Dificilmente mudarei a minha opiniao sobre este membro da blogosfera encarnada, li demasiados posts dele.

Há um blogue (nao me lembro qual foi) que há dias discutiu uma possível candidatura de Leonor Pinhao, e se o futebol portugues estaria preparado para isso...

Um abraço,
Captain Kid

Anónimo disse...

Este sr Bruno Carvalho merecia um respetivo corretivo dos VERDADEIROS BENFIQUISTAS e mais não digo ....


aguiaR............

Unknown disse...

Participa no blogue sondagensgloriosas.blogspot.com respondendo a questões pertinentes sobre o Glorioso Benfica e sugere perguntas para serem colocadas em sondagem.

A opinião de todos os Benfiquistas é fundamental.

Unknown disse...

esse BC não é mais que um testa de ferro de quem controla 85% de comunicação social, vai tentar enganar os BENFIQUISTAS, para poder reconduzir os contratos com o canal de televisão que os detem por enquanto. o homem é sócio do GLORIOSO hà somente 7 anos... tudo foi premeditado!
BENFICA SEMPREEE!!!