Há mais ou menos um ano estava longe do Estádio da Luz. Aliás durante muitos meses estive longe do Estádio da Luz e acompanhei o Benfica em várias situações, em vários locais, em vários fusos horários. Vi jogos na internet, em casas do Benfica espalhadas pelo mundo, em clubes Portugueses, em bares, etc...
Hoje volto a estar longe do Estádio da Luz e a acompanhar tudo à distância. Na passada quinta-feira através da ESPN Americana vi o Benfica-Everton e vi os comentadores Americanos falarem do Benfica como uma das novas potências do futebol mundial. Ouvi-os de forma muito empolgante preverem de forma meio surreal que o Benfica será um futuro candidato à champions league do próximo ano e ouvi-os dizerem que "esta equipa do Benfica está a ser planificada para coisas grandes no futebol mundial, devolvendo o Benfica ao patamar internacional que merece estar".
O ano passado vi num bar em New York o Benfica perder em casa com o Metalist e ouvi no mesmo bar os comentadores Americanos a dizerem que este Benfica - lembro que tínhamos feito 1 ponto na Taça Uefa - "era uma nódoa e que seriam necessários muitos anos até voltarmos a estar na alta roda Europeia".
Nesse dia saí do bar envergonhado, até porque vi aí vários jogos de outras equipas e no dia em que jogava o meu Benfica foi o descalabro que se viu. E eu sabia que o Benfica estava a caminhar para algo grandioso, como ia escrevendo por aqui...
No dia 9 de Dezembro de 2008, algures em Los Angeles escrevi aqui com uma satisfação que não tinha há muitas semanas, que o Benfica era finalmente lider. Nesse dia utilizei um "1" estilizado com muitas cores que representavam o meu estado de espirito desportivo e resolvi recuperá-lo hoje outra vez. Voltámos a ser lideres do campeonato nacional ao fim de vários meses - desde Janeiro de 2009 para ser mais específico.
Do dia 9 de Dezembro de 2008 até ao dia do jogo com Nacional da Madeira a 26 de Dezembro, fomos eliminados da Taça de Portugal pelo Leixões, fomos eliminados da Taça Uefa nesse tal fatídico jogo com o Metalist e empatámos em casa com um golo regular que o árbitro achou irregular contra Nacional. Nesse jogo - que jogámos mal - escrevi aqui que se safou o resultado. Nesse mesmo jogo Luisão disse "que não foi um problema de atitude mas sim um problema técnico."
Pois esta é exactamente a diferença do Benfica de 2008 para o Benfica de 2009. O Benfica este ano tem (muita) atitude, tem motivação, tem técnica e tem táctica, tem garra e tem ambição, tem força e querer, tem paixão e até ver é insaciável no ataque à baliza adversária.
O Benfica que hoje goleou o Nacional emociona. Sem qualquer tipo de lamechiches a palavra certa é esta... O Benfica emociona e com muitos km e um fuso horário de 7 horas a separar -me do Estádio da Luz, ver o que vi hoje é emocionante.
Sei que não ganhámos nada e que até ao fim do campeonato ainda vão aparecer os "Nacionais", os "Setubais", as "Académicas" e o "Dragao" do ano passado... Vamos perder pontos onde não vamos esperar perder e vamos ser roubados onde menos vamos esperar. Este Benfica é mesmo incomodativo e o que Ruben Micael hoje disse na flash interview no final do jogo é tão estupido e tão ofensivo para o Benfica que até consigo entender melhor a mão com 4 dedos que Jesus fez para o banco do Nacional aquando do nosso quarto golo. É que o banco do Nacional não é apenas Manuel Machado. Trata-se de toda uma maneira de ver o futebol nacional que vem desde o Presidente até ao melhor jogador da equipa que mostra que todos são estupidos e provincianos. Por isso dar seis ao Nacional é sempre algo muito positivo e terapeutico. O senhor Ruben Micael está muito preocupado com a vergonha de segunda parte - devia estar a referir-se à vergonha de segunda parte da sua equipa - tentanto encontrar bodes expiatórios através da arbitragem e de cenas menos nobres de membros da equipa Benfiquista no tunel de acesso aos balneários no intervalo do jogo.
Primeiro vamos lembrar ao senhor Ruben Micael que dizer antes do jogo "se jogar marcará seguramente no Estádio da Luz" é sinal de burrice e de arrogância. É que eu lembro ao senhor Ruben Micael que ainda não marcou nenhum golo no campeonato - já vamos na 8ª jornada - e porque razão haveria ele de marcar contra uma das defesas menos batidas e perante um dos maiores candidadtos ao titulo deste ano? A verdade é que não marcou...
Mas passou a bola em fora de jogo para um golo que o fiscal de linha considerou legal, levando longe de mais a máxima "em caso de dúvida beneficia-se o ataque" porque a duvida seriam aí uns bons 50 cm... Depois o outro fiscal de linha do outro lado não seguiu o mesmo raciocinio de "em caso de dúvida beneficia-se o ataque" no momento en que por milésimos de cm Saviola está fora de jogo no momento da cabeçada de Luisão, que faria o 2-1 minutos depois do golo do empate do Nacional. Com tudo isto, ao intervalo deveria estar 3-1 ou 2-0 (caso fossem utilizados critérios sérios de análise do fora de jogo) e o senhor Ruben Micael tinha ainda mais razões para estar rabugento com o jogo na sua totalidade e não apenas com a segunda metade.
Na segunda parte e antes do 4-1 que é tão polémico (polémico onde?), há um golo mal anulado por um suposto fora de jogo a Aimar que faria o 4-1 antes dele ter realmente acontecido momentos depois. Isto tudo para dizer ao senhor Ruben Micael que 6-1 foi um resultado lisonjeador e que poderia ter muito bem sido sete ou oito a zero. Resultados tão distantes e tão esclarecedores não se discutem e se ele estava habituado a baixar a bolinha no Dragão e levantar a garupa no Estádio da Luz, agora existe uma nova ordem no futebol nacional.
Quando Manuel Machado chama "cretino" a Jorge Jesus em directo perante milhões de espectadores na mesma "flash interview" do final do jogo, só está a justificar cada um dos dedos que Jesus lhe mostrou a meio da segunda parte deste jogo. Antes, já um senhor treinador (despedido entretanto) do Setubal tinha levado tambem seis golos, de contas por acertar de outros carnavais... Eu não gosto de pessoalizar nada e acho que o Benfica é maior que Jesus ou que qualquer treinador ou jogador que passe por aqui, mas o que este Jesus conseguiu até hoje no Benfica vale mais que muitos milagres juntos.
Eu que fui um apoiante incondicional de Quique até ao seu ultimo dia - e que lhe desejo boa sorte num Atlético de Madrid miserável - hoje vejo que num ano o Benfica mudou da noite para o dia e que o que hoje temos é uma equipa a jogar um futebol com uma intensidade só ao nivel de outros campeonatos e de grandes equipas mundiais. Por isso é que este Benfica é um caso sério a nivel de golos marcados, a nivel de intensidade de jogo e a nivel de pressão constante.
Agora temos que continuar a saber gerir bem a expectativa porque na próxima semana teremos todo Portugal a querer ganhar ao "todo poderoso" Benfica. O jogo Braga (FCPorto) - Benfica será o jogo que todos querem ver, com a esperança que este Benfica caia... E virão mais e mais jogos assim e issso só prova que nós somos realmente grandes e realmente fortes.
Estou fisicamente longe mas com a alma encarnada cheia de alegria e emoção de ver este Benfica tão forte, taõ demolidor e tão insaciável.
Força Benfica
3 comentários:
E ontem, ao fim do jogo, só me apetecia ficar ali a tentar abraçar aquela Catedral magnífica.
Á grande BENFIQUISTA.Não vou acrescentar mais nada,porque o Jotas já disse tudo,só quero acrescentar o seguinte» á noticias de alguns jornais desse cujo, rubem micael,que o BENFICA continua interessado nele,espero que não seja verdade,porque esse jogador para mim nem que fosse o melhor do mundo,não punha os pés no BENFICA,espero que Rui Costa e Luis Filipe Vieira estejam atentos,e não desiludam a massa associativa,porque a maioria,e eu tenho quase a certeza,não quereriam ver esse jogador no nosso BENFICA,
Saudações Benfiquista.
O Benfica Sou Eu, mais um excelente post vindo da ti.Pena que andes tão ausente...Um abraço amigo. E se puderes acrescentar o meu blogue a tua lista de blogues ficava-te agradecido.
Jobar
http://oalguidar.blogspot.com/
Enviar um comentário