segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Safou-se o resultado...

No final da partida de hoje no Estádio da Luz, Luisão disse que:

"O problema não foi atitude, mas sim um problema técnico".

E ele tem toda a razão. Nós pensamos sempre que o problema é de atitude mas a verdade é que se eu entrasse hoje em campo, por mais atitude e vontade que tenho (acreditem que correria até aos limites das minhas forças) não ajudaria em muito a equipa porque tecnicamente sou uma nulidade - tendo em conta os parâmetros de jogador profissional do Benfica.

A meio da segunda parte, o resultado 0-0 era lisonjeador para o Benfica e tecnicamente fui obrigado a concluir o que não queria concluir - o Nacional joga melhor futebol que o Benfica (pelo menos hoje).

Penso que não fui o único a pensar isto, pois esta era a verdade indesmentível do que se passava no relvado do Estádio da Luz.

Na NBA é muito comum as equipas fazerem três primeiros períodos a jogar a meio gás, controlando o resultado, sem grande intensidade (especialmente na regular season) e depois atacam forte no último período como se esse último período fosse o único que conta para o desfecho da partida.

Pois o Benfica hoje, fez exactamente isto, com a agravante que esse forcing final coincidiu com a expulsão dum jogador do Nacional - nunca saberemos se foi consequência da expulsão ou foi por nossa iniciativa que começámos a jogar mais rápido, apesar do chuveirinho ser a jogada mais utilizada.

Temos que admitir, que este jogo hoje foi mau demais para ser verdade. Todos sabemos o que se passou na última semana na nossa equipa e todos sabemos o que se passou nos campos dos adversários directos no fim de semana. Mais uma vez - como aconteceu com Setúbal, Leixões, Metalist - "por todas as razões e mais algumas" devíamos ter ganho, mas não ganhámos.

E não ganhámos por nossa culpa. A pior coisa que aconteceu ao Benfica hoje, foi ter sequer existido aquela jogada de golo invalidado no final, mesmo que o golo seja limpo. Isto porque essa desculpa de termos sido roubados vai estar em todas as cabeças encarnadas nos próximos dias e isso não é mais que querermos tapar o sol com a peneira.

Estamos num período péssimo da época, porque a equipa está absolutamente desconstruída. É muito bom terminar em primeiro com os tais dois pontinhos de avanço, mas mais importante que esta vantagem é a paragem que permitirá à equipa, vir com novas energias no ano novo. Energias físicas, mentais e místicas - necessitamos de energia positiva na equipa outra vez.

Desde os 6-0 que não marcamos nenhum golo e esta carga negativa tem de sair definitivamente da equipa, mas também temos que melhorar muito a parte técnica-táctica do nosso jogo.

Como muitos dos que me lêem por aqui sabem, sou totalmente contra que qualquer jogador ou treinador fale de árbitros e sobre este tema já aqui falei noutro post. Não admito que outra pessoa que não Rui Costa ou Luís Filipe Vieira falem de árbitros na estrutura do Benfica e com este principio (que não mudarei nunca, sob nenhum roubo de catedral ou qualquer benefício a nosso favor) repúdio totalmente as palavras de Quique Flores no final da partida. Não quero ter um treinador à imagem de Jesualdo ou Paulo Bento e mesmo que Quique tenha mantido a educação, na minha opinião deve sempre calar e respeitar o árbitro, focando as mágoas deste empate - que na minha opinião não foi tão mau quanto isso - nos falhanços gerais da equipa e em falhanços individuais que permitiram que a equipa chegasse ao nulo no final do jogo.

Terminamos o ano sem a alegria que todos merecíamos - 36399 pessoas no estádio a uma segunda feira de natal às 1945h - mas com o contentamento de sermos primeiros no Natal ao fim de 15 anos.

Espero que possamos continuar na liderança do campeonato, mas neste momento temos tudo complicado para o nosso lado. Não quero falar muito da Taça Uefa e Taça de Portugal, mas sem nenhuma dessas competições qualquer desaire Benfiquista na liga - e lembro que ainda não perdemos - vai ser amplificado por todos como crise geral e alerta vermelho. Essa culpa é algo que só pode ser remetida unicamente para a equipa que agora tem uma pressão que ajudou também a construir.

Foi muito mau o jogo de hoje, mas safam-se os números na liga e o resultado positivo de hoje. Liderança com 26 pontos em 12 partidas, sem nenhuma derrota, melhor ataque e melhor média entre golos sofridos e marcados..

Neste momento, há que ter consciência que vai ser muito difícil vencer o campeonato e que temos de sofrer muito para o conseguir. O segundo lugar pode não ser mau como já alertou Quique e temos que nos preparar para tudo. Como alguém escreveu aqui num blog vizinho :

"... no 2º jogo que TEMOS de ganhar, empatamos... Assim se perdem campeonatos..."

Eu acrescento que não se perdem mas dificultam-se. Uma vez mais e para terminar a análise pergunto aos meus mais directos adversários se queriam trocar de posição comigo e ambos responderiam que sim...

"O que não nos mata torna-nos mais fortes..." Estamos vivos e em primeiro, mesmo que nos custe fechar o ano desta maneira.

Força Benfica

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas que o roubo é mais que óbvio, isso é.

É verdade que não jogámos muito bem, mas na Alemanha há um provérbio que diz: "O cavalo só salta os metros que tiver que saltar"

Em princípio ganhámos 1:0 - se jogando bem ou não, isso até nem importa. Em 2004/05 nem sempre jogámos bem. No futebol importa, em primeira lugar, ganhar um jogo.

E a verdade é que, em três jornadas, são quatro pontos que o Benfica perde graças aos árbitros. Escapou-nos uma possível vantagem de Inverno de 6 pontos de avanço no campeonato...

Anónimo disse...

Temos uma espécie de Hi5 só para nós Gloriosos Apaixonados do maior clube do mundo.

Acho que vão gostar:

www.aguiasdobenfica.com,

uma rede social só para nós que já temos:
31 Campeonatos
27 Taças
4 Super Taça Cândido de Oliveira
2 UEFA Champions League

e agora uma rede social

www.aguiasdobenfica.com

SLB! Glorioso SLB!
Até já,
www.aguiasdobenfica.com