segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Exemplar...

O Benfica hoje mostrou a todos porque razão é candidato ao título. Eu digo a "todos" porque é óbvio que para nós que acompanhamos a equipa e que vemos a diferença abismal desta época para outras, esta análise é algo óbvia e que já conhecemos há várias semanas.

No entanto há uns quantos analistas que acham que o Benfica é realmente um bluff e viveram esta semana num autêntico conto de fadas... Não haveria melhor semana para jogar um derby contra FCPorto, pois a juntar à perda de gás duma equipa "que não aguenta o Inverno", tínhamos as lesões de Aimar, Ramires, Ruben Amorim, Sidnei e os castigos de Fábio Coentrão e Di Maria. A isto juntamos a "falta de atitude competitiva em Olhão", e "os fantasmas antigos" que previam e continuarão a prever que o Benfica vai falhar um ano mais. Como tudo é possível no futebol, todas as teorias são prováveis até que as mesmas caiam por terra com resultados.

Hoje assistimos à queda duma dessas teorias. O FCPorto não é mais forte que o Benfica, não tem um plantel com mais soluções e não tem obviamente melhor equipa técnica. Isso parece-me visível para todos os que entendem um pouco de futebol.

Estamos na 14ª jornada e o Benfica leva 4 pontos de avanço sob FCPorto, leva 38 golos marcados e 9 golos sofridos e já foi a Alvalade e Braga, faltando ir a FCPorto na ante penúltima jornada.

Até lá muitas coisas irão acontecer e este mês de Janeiro já pode dar indicações claras nesse aspecto. Vamos a Vila do Conde jogar com Rio Ave e à Madeira jogar contra Marítimo e depois desse jogo teremos 8 partidas em casa e 6 encontros fora. Posto isto, sabemos que estes dois jogos serão fundamentais para o campeonato, mas hoje não é dia de falar no futuro imediato, mas é dia para desfrutar desta vitória e deste momento único deste ano 2009.

Hoje Jorge Jesus dissipou todas as dúvidas em relação ao seu valor e ao aproveitamento que fez do nosso plantel.

Jogou contra FCPorto com Urreta, lançando durante o jogo Weldon, Luís Filipe e Filipe Meneses ganhando a guerra das substituições de forma clara e inequívoca. Eu disse aqui ontem que não queria saber se jogávamos bem ou mal, se íamos ser roubados ou beneficiados, se íamos ser superiores ou inferiores ao FCPorto, desde que ganhássemos. Aliás até disse que provavelmente hoje FCPorto era superior ao Benfica pela simples razão de ter preparado este jogo com todo o plantel disponível e sem nenhum jogo a meio da semana como o Benfica teve.

O que se provou hoje é que a vitória é indiscutível, num dia terrível de chuva, frio e vento e com um domínio táctico inquestionável. Hoje o FCPorto foi forte num determinado momento da segunda parte, contra uma equipa do Benfica desfalcada de vários jogadores nas opções titulares e nas opções suplentes. A partir do momento que se acerta no meio campo com as substituições acabou o jogo.

Em relação ao árbitro, hoje não vamos falar muito disso mas uma mão clara de Cristian Rodriguez dava amarelo e penalti. Uma agressão bárbara do mesmo Cristian Rodriguez deveria dar vermelho directo e o árbitro e fiscal de linha acham que afinal amarelo é suficiente. Fora isto, podemos discutir uma ou outra opção mas a verdade é que estas foram os mais gritantes casos de arbitragem.

Antes do derby assistimos a várias capas com contratações de jogadores por parte do Benfica. Uns verdadeiros - parece-me que não há fumo sem fogo no Kardec e no Airton - e outros tão ridículos, quanto preocupantes. Sempre achei que nesta semana de derby estarmos a falar de contratações para Janeiro era um autêntico tiro no pé, mas nunca entendo se essas informações aparecem do Benfica ou para prejudicar o Benfica. Também não importa falar muito nisso ou discutir alguns dos nomes que realmente se falam para entrar no nosso plantel. Depois do que se passou ontem no Estádio da Luz e mesmo com o AEK na passada quinta feira, penso que o Benfica não tem que se preocupar em quem contrata, mas sim em segurar todos os que estão no plantel neste momento.

Para o fim, vou falar de David Luiz. Eu que tantas vezes o critico lá do alto da bancada, tenho de assumir que com toda a pressão e com toda a anti campanha que foi alvo nestas últimas semanas - onde o comparam amiúde a Bruno Alves, como se houvesse comparação entre alguém que "dá" e não recebe amarelos e alguém que "não dá" e sempre recebe amarelos - o nosso defesa esteve excelente. A maturidade que revela com esta idade dá que pensar e a maneira como responde ao jornalista que lhe fala do Real Madrid é sincera e comovente.

"Amo o Benfica e amo jogar no Benfica. Sem dúvida alguma que vou continuar no Benfica".

Este é o nosso futuro e em vez de pensarmos em comprar incertezas, deveremos planear o nosso futuro com as certezas que já temos na equipa. Esta é uma equipa e um plantel que devem ser apoiados e deverão ser estes que nos darão os títulos que necessitamos nos próximos anos.

Hoje apenas deveremos celebrar o Natal mais alegres, sabendo que os profetas da desgraça - na sua maioria equipados de verde e na sabedoria do seu recente quinto lugar - terão um Natal à antiga... Para os de azul, e do alto da arrogância com que encararam este jogo, o Natal será de "rabinho entre as pernas" com a certeza que agora têm realmente um Benfica renascido das cinzas. Para o "Porto B" que também equipa de encarnado os "parabéns" por terem ganho aos três grandes nesta primeira volta e acredito que ainda possam roubar pontos importantes ao "FCPorto A" quando se deslocarem ao Dragão na segunda volta.

Ao senhor Eduardo Barroso e todos os outros comentadores azuis e verdes, obrigado por nos terem motivado a fazer um grande jogo e obrigado por terem ajudado a nossa massa associativa a cerrar fileiras no apoio inequívoco à equipa no jogo de ontem. Com as vossas alarvidades será mais fácil sermos campeões. Continuem a odiar a nossa equipa, o nosso plantel, a nossa equipa técnica e a nossa massa adepta. Um dia poderão resolver esse vosso problema existencial trocando esse ódio encarnado pelo amor sincero ao vosso clube.

Foi tão bom voltar a ganhar ao FCPorto. Tão, tão bom...

Força Benfica

11 comentários:

Natálio Santos disse...

Se existe equipa que realmente ainda não ganhou a uma grande equipa esse é o porto, pois a única grande equipa que tinha jogado até ontem foi o chelsea e perdeu os dois jogos, a tão propalada melhoria de forma deles foi ganhar uma equipa em descombros (atlético de Madrid)e ganhar 2-0 ao Setúbal, ontem apanharam com o Benfica mesmo desfalcado de 2 habituais titulares e levaram um banho de bola...!!! para quem dizia que ia ser um fim de semana difícil para o Benfica com 2 derrotas com o porto, só espero que se entale com os pinhões...!!! VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA !!!

PS-ontem ganhamos um plantel...!!!

www.gloriosasfera.com disse...

Um Glorioso Natal para todos os Benfiquistas.

Saudações Gloriosas

Azulibranco disse...

Caro "O Benfica Sou Eu":
Sou portista do coração.
Venho felicitá-lo pela crónica que escreveu, lúcida, clara, precisa e sem grandes pontos de discórdia.
Concordo completamente com o Jotas, quando diz "Depois de Olhão, apoderou-se dos adeptos portistas, uma desmedida euforia."
Eu fui um deles, tão certo que estava de que íamos ganhar à Luz.
Só lhe peço que não caia no mesmo erro, que não embandeire em arco só porque ganhou ao Porto.
O Benfica jogou mais e melhor, por isso mereceu ganhar. Parabéns.
O vosso golo é fora de jogo, mas se tivessemos empatado - por exemplo, se aquela bola que ia traindo o Quim tivesse entrado - seria uma enorme injustiça.
Não aprecio o vosso treinador e acho que o bom momento do Benfica se deve mais aos bons jogadores que tem do que ao seu treinador. Se o Camacho tivesse apanhado esta equipa o Benfica não teria sido eliminado da Taça, nem perdido em Braga.
O Benfica pode vir a ganhar o campeonato, mas este ano já esteve em melhor forma do que está presentemente.
Mas ganharam bem, por isso contam com o meu respeito e as minhas felicitações.
Um abraço portista.

Rui Pinho disse...

Ainda há esperança para o futebol e o desporto em geral!

Um adepto portista a expressar-se como o senhor Azulibranco se expressou...
Eu até conheço alguns pessoalmente, mas na net e num blog Benfiquista, é a primeira vez que vejo :)

Parabéns e um abraço Benfiquista!
E Feliz Natal a todos os desportistas!

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Atlas disse...

É deliciante ler artigos como este e mais uma vez o seu autor está de parabens pela sua objectividade. Contudo é ainda mais deliciante ver comentários provenientes de adeptos portistas (que se forem genuinos) dão a esperança de um dia podermos voltar a ver jogos em armonia (independentemente dar cores clubistas) que desapareceu ao longo destes últimos 25/30 anos. Coincidências ou não, factos são factos e adeptos com a caracter de Azulibranco, podem num futuro próximo desempenhar um papel importante para afastar do futebol elementos prejudicias ao futebol.

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro Azulibranco

É com um prazer especial que lhe escrevo esta resposta, porque pela primeira vez tenho aqui um comentário de um assumido adepto "azul e branco". Penso que o que diz tem a sua razão, apesar de eu achar que o Benfica não está a baixar a sua forma e que Jesus é realmente importante na performance da nossa equipa, mas sinceramente estas opiniões valem zero quando comparadas com o seu fairplay em vir aqui escrever um texto com uma honestidade e simplicidade de se lhe "tirar o chapéu".

Tal como dizem o Passaralho e o Tony, também para mim é sinal muito positivo que por aqui venha. Eu sou dos que desejo paz e alegria no futebol. Sei que esta guerra Benfica - FCPorto vai ter novos capitulos nos próximos anos e não tenho dúvidas que podemos conviver noutro tempo, noutra era, com muito melhor relacionamento.

Aliás se me ler, vê que apesar duma ou outra opinião mais inflamada sempre tratei o FCPorto por "FCPorto", e nunca utilizei ou utilizarei qualquer expressão depreciativa em relação ao clube que muito respeito, apesar de poder escrever algo contra as pessoas, os métodos ou uma ou outra situação que possa existir.

Num dos momentos antes do jogo do domingo, o speaker do Estádio da Luz pede para o estádio mostrar os cachecóis e em poucos segundos vimos as bancadas encarnadas com cachecois em "riste" a fazerem as tradicionais ventoinhas e na curva da claque do FCPorto vi milhares de cachecóis a bailar ao mesmo tempo que os cachecóis encarnados. Nesses poucos segundos assistiu-se a um momento único, bonito e inocente.

Assistimos à mais pura das emoções que pode existir no futebol - a alegria pela alegria, sem nada mais que a pureza dum gesto sem nenhuma maldade.

Eu vou regularmente ao Estádio do Dragão ver o Benfica - onde espero estar no próximo dia 2 de Maio - e tambem eu desejo que a relação Benfica - FCPorto seja no futuro melhor e onde possamos falar sem problemas da mesma maneira que falamos com outros clubes.

Se nao pudermos falar institucionalmente ao menos que possamos discutir por aqui algumas ideas. Mesmo que nao concorde, mesmo que ache que estou a ser demasiado encarnado, apareça... Tenho a felicidade de ter leitores moderados, apaixonados pelo Benfica (somos todos) e maduros na análise deste fenómeno desportivo. Por isso, apareça. A sério... Foi um razer grande ver aqui o seu comentário.

Em relação a todos os outros, obrigado pelas simpáticas palavras que me dirigem. Sou tal como voçês, um adepto fervoroso e nem sempre tão objectivo e clarividente, ou não fosse a paixão pelo Benfica algo muitas vezes mais emocional que racional.

Comentem sempre.

Boas Festas

Força Benfica

Rui Pinho disse...

Feliz Natal para todos!

Azulibranco disse...

O Benfica Sou Eu, Passaralho, Tony e todos os colaboradores e leitores deste blogue, obrigado pelas palavras que aqui foram escritas sobre mim.
Há muito tempo que procuro estabelecer laços de amizade com adeptos benfiquistas, porque defendo que a hostilidade presente não nos levará a lado nenhum.
Fico muito contente pelo facto de o meu cumprimento ter caído em boa terra.
Continuarei a visitar este blogue amigo e a cultivar a vossa amizade, que muito prezo.
Um abraço a todos e votos de uma Santa Noite de Natal.

José Francisco Sousa disse...

Descobri este Blog há cerca de um ano. Adicionei-o aos favoritos e desde então visito-o quase diariamente. Já por várias vezes tive a oportunidade de felicitar o seu autor.
Este espaço de ar puro mental faz bem aos benfiquistas (e não só, pelos vistos). Todos deviam le-lo e é por isso que o recomendo a todos os benfiquistas que conheço.
Tenho de agradecer ao senhor "O Benfica Sou Eu" porque foi a ler post's como este que encontrei inspiração para criar o meu Blog, também dedicado ao Benfica (espaco1904.blogspot.com).
Continue a dar lições de benfiquismo. Todos os seus leitores agradecem.

Um abraço,

José Francisco Sousa

Anónimo disse...

Chegou o ano 2010 e o blog "Somos Benfica" procura a equipa-tipo da primeira década do novo milénio. À direita encontram-se os inquéritos (Guarda-Redes, Lateral-Direito, Lateral-Esquerdo, Centrais, Médio-Direito, Médio-Esquerdo, Médios, Avançados), cada visitante tem um voto por inquérito. Participem!

saudações benfiquistas,
kid

Anónimo disse...

Caro O Benfica Sou Eu,
Escolhi o seu blogue para receber o "Prémio Relíquia da Internet" (verificar aqui: http://somosbenfica.blogspot.com/2010/01/premio-reliquia-da-internet.html).
Só precisa de seguir as regras.
Sauda1ões benfiquistas,
Captain Kid