domingo, 20 de dezembro de 2009

O jogo do ano. Ponto final.

Desde há uns anos largos que o Benfica - FCPorto é obviamente o jogo do ano. Não há derby (ou clássico, como agora se diz entre grandes que não são da mesma cidade) igual a este pela simples razão que são os clubes que mais promovem a batalha dentro e fora do campo, assumindo-se como os verdadeiros adversários na Liga, independentemente da classificação que tenham nas alturas em que se defrontem.

Posto isto, espero que fique claro para quem me lê, a importância máxima que tem este jogo no meu calendário pessoal. Entre viagens, trabalho, lazer, férias ou qualquer outra actividade, a data do Benfica-FCPorto está sempre a bold e sublinhada. Aconteça o que acontecer, não se perde este jogo no estádio "por nada deste mundo". Eu sei que na prática é assim com todos os benfiquistas, mas agora entra-se no politicamente correcto afirmado-se que "este jogo não decide nada".

Qualquer pessoa que saiba como funcionam os campeonatos sabe que este ou qualquer outro jogo numa prova com 30 jornadas não decide nada - a não ser que seja o último ou penúltimo e pode realmente decidir o título. Mas a verdade é que quando entrarmos hoje no Estádio só queremos ganhar e ganhar e ganhar. Ninguém pensa nos 4 pontos de distância que ficamos do FCPorto em caso de vitória - que realmente não nos dão nenhum título - mas queremos ganhar como se não houvesse amanhã. E este tem de ser o espírito de todos os nossos jogadores no jogo de hoje e de todos os outros jogos que tenham pela frente as riscas azuis e brancas do FCPorto, porque do outro lado independentemente das nacionalidades ou anos que levam no clube, este jogo contra o Benfica é sempre uma final.

Do nosso lado só se pode ter uma atitude que é ser 100% Benfica. Por isso é que esta semana não me preocupei nada com as noticias das lesões, das gripes, dos castigos, dos bluffs, etc... Sei que hoje provavelmente seremos teoricamente mais fracos que o FCPorto pela simples e única razão que eles terão o plantel a 100%, com uma semana de treinos limpa e nós teremos vários titulares afastados e outros possíveis titulares na enfermaria há várias semanas sem sequer fazerem corrida. Mas como disse antes, isso é apenas teoria, porque na prática o que queremos ver esta noite é o espírito renascido que levamos desde Julho. Queremos atitude, garra, força, excelência, capacidade de sofrimento e a tal mística em cada jogador do Benfica seja ele o Luís Filipe, o Cardozo, o Peixoto ou o menino Filipe Menezes.

Isto é cultura de equipa. Quando se diz para fora que "este jogo não decide nada", joga-se nos tais mind games psicológicos das expectativas, mas internamente tem que se ter um discurso oposto. Jogamos a vida neste jogo. É assim que se cria cultura de vitória, de exigência e de responsabilidade. Sei que o Jesus sabe disto mas tenho dúvidas que mais alguém o sinta da mesma maneira na estrutura directiva que acompanha o futebol. Penso sempre que são uns meninos de coro, e a ver as capas que foram saindo com possíveis contratações ainda mais me convenço quão "meninos" são os nossos profissionais da comunicação do futebol.

Esta semana é tempo de paz e por isso até escrevi pouco apesar de vários tópicos me exigirem várias abordagens. Tivemos uma assembleia geral muito importante na terça feira, um jogo na quinta e capas nos jornais, em todos os dias com possíveis reforços do Benfica e nem uma capa com esse assunto do lado do FCPorto.

Eu não quero falar disso hoje, mas falarei seguramente depois do jogo porque há coisas que merecem ser escritas, mesmo que nos timings errados.

Hoje há a emoção e o nervosismo dum jogo que nos apaixona a todos desde o momento em que nos lembramos de falar, e isso significa desde o momento em que dizemos Benfica. Papá e mamã apareceram, logo de seguida... Esta guerra assumida entre Benfica e FCPorto desde que Pinto da Costa é presidente desse clube, é uma das marcas mais fortes deste Portugal pós 25 de Abril. Isso é algo inquestionável. Faz parte do ADN do país, mesmo que alguns intelectuais pensem que tudo o que tenha a palavra futebol é digno de gente do povo. Sim, sim do povo e das elites, por isso marca o ADN do nosso país. Porque é transversal em idades, classes sociais e regiões geográficas deste nosso Portugal.

Hoje joga-se muito mais que um jogo e muitíssimo mais que três pontos. "São apenas três pontos" dizem os treinadores tentando retirar pressão das suas equipas mas nós sabemos que três pontos jogámos nós em Olhão. Hoje jogamos contra o FCPorto e os três pontos é o que menos nos importa. O que queremos é ganhar. Só isso, ganhar. Não quero jogar bonito, não quero justiça no marcador, não quero que ganhe o melhor, nem quero que o árbitro seja isento. Quero ganhar... O mais animalesco dos sentimentos revela-se. No fim do jogo voltamos ao normal, ao equilíbrio, ao fair-play, ao respeito pelo adversário - que na prática nunca o perdemos durante o jogo - e aplaudiremos se o resultado não for o que nós mais desejamos. Sim é verdade, mas a plenitude só chega com a vitória. É assim e será sempre assim, apesar de no último Benfica - FCPorto para o campeonato ter aqui escrito um post com o título "O dia em que aprendi a valorizar um empate". Sim é verdade que valorizei o empate do Benfica contra FCPorto num contexto muito específico. Hoje desejo apenas e só a vitória e sei que essa vitória é possível apesar do tal medo (sim é medo, não é nem receio, nem respeito) que sempre tenho do FCPorto, fruto de duas décadas onde infelizmente essa equipa ganhou muito mais que nós.

Hoje será diferente, mesmo que empatarmos. Não vamos desacreditar no título por perdermos um jogo nem celebrá-lo se o ganharmos, mas por essa razão este jogo é apenas um Benfica - FCPorto e tem de ser encarado exactamente assim. Um jogo apenas com um resultado possível e esse será a nossa vitória.

Acredito em todos os jogadores, acredito nos técnicos, acredito muito no público que estará nas bancadas a puxar em todos os momentos, como o fizeram por exemplo contra Naval, contra Guimarães, contra Marítimo ou contra Olhanense na passada semana. Desta vez seremos apenas 60000, porque os outros 5000 serão obviamente adeptos do FCPorto, mas vamos parecer 120000 como noutros tempos, mas com a mesma guerra.

Isto leva-me ao único assunto que quero falar hoje, para além da esperança que tenho na vitória. O Benfica disponibilizou ao FCPorto o número de bilhetes previsto na lei para as suas claques e apoiantes, parecendo-me que o fez de forma muito natural e lógica. Independentemente do resultado, a nossa direcção deveria alertar a Liga, para o facto do jogo entre FCPorto e Benfica no Dragão ser na penúltima jornada, onde se pode decidir o título nacional, garantindo desde já que o Benfica terá direito à percentagem de bilhetes devidamente prevista nos regulamentos da Liga.

Quem me lê, obviamente que dirá "mas é óbvio que o FCPorto é obrigado a dar bilhetes ao Benfica", mas neste país e com este clube, na penúltima jornada do campeonato que lhes permitirá (ou não, ou não) ter o segundo penta da sua história, penso que tudo é possível. Desde o sorteio do campeonato que tenho dúvidas sobre se teremos ou não teremos bilhetes para assistir a esse jogo e quanto mais depressa os conseguíssemos, melhor...

Bem, a verdade é que até podemos ser campeões na ante penúltima jornada, uma semana antes contra o "FCPorto C" no Estádio da Luz, mas isso é um sonho longínquo e que hoje nem faz sentido falar.

O que faz sentido falar é na imensa esperança que todos temos na vitória e no prazer que é estarmos aí a ver o jogo in loco onde apenas se pode sentir tudo isso sem intermediários. Antes do jogo Benfica-FCPorto da época transacta escrevi aqui com o título "Paixão é... " :

Não trocar o meu lugar no Estádio da Luz esta noite por nenhum outro local do mundo, por nenhuma outra companhia, por nenhum outro compromisso, por nenhuma outra qualquer situação, por nenhuma fortuna material que alguém me ousasse propor. A Paixão que tenho pelo Benfica é algo que não quero explicar ou entender. Para mim, basta sentir e desfrutar, porque no fundo é disto que vivemos - das nossas grandes Paixões.

Vivemos das nossa grandes paixões e este Benfica - FCPorto - como todos os outros, em todas as outras épocas - é um dos principais alimentos dessa paixão.

Quando penso nestes jogos penso no ambiente que se vivia naqueles jogos à tarde dos anos 80 e 90 no nosso antigo Estádio da Luz cheio e com as bandeiras desfraldadas ao vento. É isso que quero sentir hoje, noutro estádio, de noite, sem bandeiras mas com a mesma fome de conquista que tínhamos nesses tempos.

Mesmo no final deste 2009, vamos fazê-lo histórico e nosso. Não só o último do ano como também, o último da década. Para mim resume-se ao "Jogo do Ano". Eu acredito na vitória, obviamente...

Força, Força, Força Benfica

1 comentário:

Natálio Santos disse...

E um post a criticar o vergonhoso jantar do presidente da câmara de Lisboa com o corrupto que um dia disse publicamente que só queria ver Lisboa a arder...???

já enviei o seguinte e mail para o sr costa...

Vergonhoso o presidente da câmara municipal de Lisboa sentar-se á mesa com um individuo que publicamente já disse que "SÓ QUERIA VER LISBOA A ARDER", e que odeia o emblema mais representativo da cidade de Lisboa, alem de ter sido condenado por corrupção...!!!

Diz me com quem andas te direi quem és...

Exige -se um pedido publico de desculpas aos lisboetas em geral e aos benfiquistas em particular...

Natálio Santos

PS- e não sou de Lisboa, sou de V.N.de Gaia, mas sou do Benfica e não perdoo a que falta ao respeito ao meu amado clube !! benfiquistas e lisboetas todos e enviar e mails a mostrar o nosso repudio, e mais uma vez vos digo "BENFIQUISTAS A NOSSA INÉRCIA É A FORÇA DOS CORRUPTOS...!!!