terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Quem é Eduardo Barroso?

Anda por aí um senhor a apregoar há umas semanas que o Benfica é um bluff, que a equipa não joga nada, que as goleadas são inventadas, que os árbitros roubam sempre a favor do Benfica, que os nossos jogadores são todos miseráveis, que o nosso futebol é uma nulidade, entre outras alarvidades.

Esse senhor diz que o Benfica não será campeão, que a pior coisa que aconteceu ao Porto foi a expulsão do Di Maria e o quinto amarelo do Coentrão pois de tão fraquinhos que são não jogarem só pode premiar o Benfica, diz também que a melhor coisa que aconteceu ao FCPorto é a possível utilização do David Luiz pois seguro que esse jogador vai fazer dois penaltis e ser expulso no jogo do próximo domingo, entre mais uma ou outra alarvidade.

Esse senhor ainda diz mais coisas... Diz que somos uma invenção total da imprensa, que sem ser a nossa capacidade de mobilização - lá está, promovida pela imprensa - o Benfica é futebolisticamente a maior nódoa do campeonato nacional e afirmou ainda que o Benfica de Quique Flores "o ano passado ainda era líder" querendo tentar passar a imagem que este ano o Benfica rebentou, já deu o que tinha a dar e que perdeu todo o gás. Lembrou ainda que o Benfica pode ser goleado no domingo e esqueceu-se de nos lembrar a todos a classificação e em que lugar está esta miserável equipa.

Esse senhor é um médico respeitado e se o visse aqui à minha frente comprimentava-o com um sorriso, com a boa educação que me caracteriza e evitava a todo custo falar de futebol. Respeito-o como pessoa, como médico e como um magnifico cidadão, amigo do seu amigo e um militante convicto duma causa médica nobre que abraçou num projecto de vida a todos os títulos, notável. Por tudo isto, uma sentida vénia de cidadão para cidadão...

No entanto este ódio visceral ao Benfica não é normal e a cegueira que afecta este senhor é gritante. Não lhe basta ver na tabela os nossos 37 golos marcados, os nossos "apenas" 9 golos sofridos e os nossos 9 pontos perdidos em 13 jogos - Maritimo (c), Braga (f), Sporting (f) e Olhanense (f) - mas seria bom que visse a própria classificação. Seria bom que examinasse com atenção que no primeiro lugar ex-aequo com os mesmos pontos vão duas equipas de nome Sporting de Braga e Benfica. Isso mesmo... Essa equipa miserável vai á frente e a sua equipazinha maravilha só está a 12 pontos e com um score fantástico de 14 golos marcados e 11 sofridos. Este senhor ainda diz mais...

Diz que se o Sporting tivesse ganho dois dos jogos que perdeu, poderia estar descansadamente no domingo a desejar um empate no Benfica-FCPorto e a entrar sorrateiramente na luta pelo campeonato... Mas eu digo-lhe já que não, não estaria... Sabe porquê meu caríssimo Eduardo Barroso? Porque se o Benfica tivesse ganho ao Sporting e ao Olhanense e mesmo com os tais 6 pontinhos a mais na classificação fruto das tais vitórias imaginárias resultante dum qualquer passe mágico duma qualquer criança, o Benfica teria mais quatro pontos - ficaria com 34 pontos - e estaria neste momento com mais 11 pontos que o clube do coração do senhor Eduardo Barroso. Como é bom sonhar.... Como eu não vivo de sonhos, só queria perguntar uma coisa aos Benfiquistas que me lêem (que pelos números que me vão chegando são cada vez mais e dos vários pontos do globo)...

Com inimigos assim para que é que nos preocupamos a denegrir o nosso próprio clube em semana tão importante? Se temos lagartos que neste momento não escondem a sua filiação azul e branca, porque temos nós que dizer mal da nossa equipa? Se temos adeptos frustrados a tentarem arranjar estímulos para poderem passar um natal mais feliz, porque temos nós que dizer mal da nossa equipa? Se temos adversários nossos a dizer que esta semana será difícil para o nosso clube, mercê de duas derrotas numa semana, porque temos nós que dizer mal da nossa equipa? Se temos meio mundo com inveja de tudo o que o Benfica apresenta futebolisticamente nestes últimos meses, porque temos nós que dizer mal da nossa equipa?

Esta semana vamos rir na cara de cada um que ouse pensar que o Benfica está fora do título. Esta semana vamos estar mais juntos que nunca. Esta semana vamos ouvir cada um dos corruptos dizer "que eles são os melhores", "que a sua equipa maravilha voltou", "que apostam na vitória do FC Porto e claro que preferem o Benfica o mais debilitado possível" ou que "o penta está a caminho" e com a humildade dos campeões vamos mostrar do que somos feitos no domingo. Não quero ouvir nem um Benfiquista pessimista e com discursos derrotistas a dar trunfos a estes atrasados mentais.

Se domingo formos goleados pela tal equipa maravilha de azul e branco - para gáudio do senhor Eduardo Barroso - estaremos a 2 pontos do segundo e a 3 do primeiro. Muito provavelmente ainda seremos a equipa mais concretizadora da liga e uma das menos batidas e saberemos unir esforços para na hora seguinte recuperarmos os nossos heróis, a nossa equipa técnica e prepararmo-nos todos para recuperar esses míseros pontinhos rumo ao título.

Como nada disso vai acontecer, teremos que mostrar hoje, amanhã e cada dia que durar esta guerra até Maio de 2010 que o Benfica este ano terá apoio inequívoco de todos os milhões de Benfiquistas espalhados pelo mundo. Quem não acreditar e quiser comemorar o título antecipado do FCPorto saia e não apareça. Não dêem razão a nenhum sportinguista ou portista frustrados. Sejam fiéis ao Benfica e acreditem. Deixem esses atrasados mentais dizerem todas estas baboseiras mas por favor não mandem tiros no nosso clube, fazendo o joguinho do coitadinho que agora vê que afinal o Benfica está "só" em primeiro e á frente dessas equipazinhas miseráveis que equipam de azul, verde e branco.

Não deixem por favor que ninguém ouse gozar com o Benfica pois "num país que aceita que uma mentira repetida muitas vezes se torne verdade", tudo pode ser possível. Tudo menos aceitar que qualquer badameco nos intimide com discursos populistas e mentirosos.

Domingo estaremos 60000 Benfiquistas no Estádio da Luz a apoiar inequívocamente a nossa equipa e não tenho a menor dúvida que cada um dos milhões que nas televisões, nos écrans da net ou nas rádios dos quatro cantos do mundo terão uma esperança imensa na nossa equipa. Gritem esse apoio e não tenham vergonha de nada, antes, durante e depois do jogo. Somos e seremos sempre maiores que esta corja de frustrados que vivem e morrerão com o maior desgosto possível - não serem do Benfica.

Todos seremos poucos nesta semana e não deveremos afastar-nos das nossas responsabilidades. Apoiar inequívocamente o nosso Benfica.

Força, Força, Força Benfica

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado por este texto que me obriga a olhar para dentro e confirmar que sou BENFICA. Penso de igual modo sobre o texto e só não totalmente porque não ligo a esquizofrénicos como esse tal barroso. Um pessoa é uma pessoa de bem quando se porta e pensa, em todas as áreas, com coerência e com honra.

Rui Pinho disse...

Parabéns, uma vez mais, pelo blog e pelas excelentes ideias partilhadas.

Uma questão, no entanto, para a qual não sei mesmo a resposta...

Quem é Eduardo Barroso?... :)

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

José Luís Marques disse...

Parabéns.

É tudo o que penso.