quinta-feira, 18 de março de 2010

Escolha círúrgica

Não quero falar de árbitros, nem gosto de falar de arbitragens mas a nomeação de Jorge Sousa para apitar domingo a final da Taça da Liga é algo que só pode ser encarado como provocatória.

Eu sei de cor as vezes que o Jorge Sousa apitou o Benfica, mas o vizinho Vedeta da Bola é mais científico e tem aqui um quadro que eu convidava todos a verem.

Independentemente do historial do Jorge Sousa, há factos que são indesmentíveis e que obrigavam a uma outra nomeação para este jogo. É da AFPorto, tem o tal historial contra Benfica que obrigaria a um bom senso maior, contra Vitória de Setúbal teve uma nota negativa e o que lhe dão de prémio? A nomeação para a final da Taça da Liga.

No Record vinha este texto há uns dias:

"A actuação de Jorge Sousa no Vitória de Setúbal-Benfica (disputado a 6 de Fevereiro) mereceu a nota mais baixa atribuída até ao momento a um árbitro na Liga Sagres: 2,2 (numa escala de 1 a 5). A avaliação é mesmo equivalente a um "insatisfatório" e foi nesse patamar que o observador da Liga, António Marques, situou a prestação de Jorge Sousa no Bonfim.Nesse jogo ficaram por assinalar duas grandes penalidades a favor dos encarnados (falta de Collin sobre Di María e mão de Zoro na área) e ainda foi mal invalidado um golo aos sadinos, embora aí com penalização para a nota do árbitro assistente José Ramalho."

Enquanto não se tratar este desporto com modernidade e com respeito por quem paga o bilhete não vamos a lado nenhum. A verdade é que este desporto em Portugal está cheio de saloios, de mafiosos de segunda, de gente sem o mínimo de escrúpulos, de gente sem educação, sem formação, sem vergonha e que não merecem estar numa industria de milhões (de euros e de adeptos).

Esta nomeação - e é a primeira vez que faço um post a falar duma nomeação - é provocatória, encomendada e vergonhosa. Anunciar este nome em dia de Marselha - Benfica (sim já sei que tinha de ser anunciado hoje...) é então a cereja em cima do bolo. Sei que a nossa fé e confiança são inabaláveis para o jogo de hoje e a verdade é que Ramires, Saviola, Cardozo ou Júlio César querem lá saber do árbitro do Porto quando estão a horas de jogar contra o Marselha, mas a verdade é que esta noticia, por muito triste que seja marca desde já a Final da Taça da Liga .

Se o objectivo desta nomeação é que fosse abafada pelo resultado (bom ou mau de Marselha) pode ter saído o tiro pela culatra. A julgar pela minha vizinhança do lado direito não foi, nem será abafado porque na essência é um escândalo.

Não tenho nada contra o senhor Jorge Sousa e sinceramente até o tenho como pessoa séria. Teve a coragem de marcar um penalti que Cardozo falhou no último minuto do jogo contra Vitória de Setúbal e ninguém me garante que este senhor não fará uma arbitragem isenta e de alto nível. Tudo bem... Não direi uma vez mal deste ou de qualquer árbitro, porque sei que lá dentro sem repetições a coisa não é nada fácil. Mas quem manda no futebol nacional e na arbitragem está a passar uma rasteira de todo o tamanho a Jorge Sousa. Depois do burburinho que foi a actuação de Lucílio Baptista o ano passado na mesma final da Taça da Liga arranjaram aqui mais um caso ainda antes do jogo começar e seria tão fácil evitar tudo isto, nomeando outro qualquer árbitro.

É assim tão difícil entender isto?

Qualquer pessoa com 13 anos decidiria outro nome e isto chega para qualificar a gente que continua a mandar neste futebol. São velhos, chulos, antiquados, estúpidos, mal formados e armados em importantes... No fundo o retrato de Portugal.

Coisas importantes... Os de Marselha nunca foram eliminados quando conseguem o 1-1 fora, no jogo da primeira mão em competições europeias. O Benfica já foi eliminado duas vezes quando empatou 1-1 em casa e passou a eliminatória noutras duas. Temos 50% de sucesso quando este resultado se verifica na primeira mão duma competição Internacional.

As últimas duas vezes que esse resultado aconteceu ganhámos a Arsenal em 1991 - num jogo histórico em Finsbury Park - e a Bayer Leverkusen em 1994 - num 4-4 igualmente histórico. Pois hoje desejo que aconteça História em Marselha, que o Benfica elimine o clube da terra, que seja a primeira vez que esse clube é eliminado depois de empatar fora 1-1, que entendamos todos que só ganhando hoje consolidamos o brilhantismo que esta equipa, nesta temporada merecem e que não esqueçamos que todas as hipóteses que temos de ganhar à arrogância Francesa, são sempre bem vindas.

Só os Benfiquistas acreditam pois todo o restante Portugal, tem a certeza que seremos eliminados. Eles entendem todos muito mais de futebol que nós, mas nós acreditamos com muito mais força. Todos acreditamos... Se tal não acontecer e o Benfica for eliminado, aplaudiremos de pé no Algarve e gritaremos com todas as forças para que esse resultado de Marselha não retire força onde ela será mais precisa.

Mesmo assim, e para que conste, Eu acredito...

Força Benfica

Sem comentários: